Controlo total do aquário


Recommended Posts

Boas,

 

Recentemente decidi fazer uma renovação parcial do meu aquário, após mais de 4 anos em funcionamento os corais assim o exigem. Já cresceram até aos vidros e superfície da água, daqui para a frente a guerra pela ocupação do espaço levaria certamente à morte de algumas espécies. A par desta mudança vou fazer também alterações em alguns equipamentos, de entre os quais a iluminação e os sistemas de controlo do aquário e monitorização da qualidade da água. Nesse sentido e após uma pesquisa longa e exaustiva sobre qual será o melhor equipamento para o meu aquário comprei o sistema computorizado GHL ProfiLux Plus II (made in Germany) e respectivo módulo SMS. Este sistema que permite ter um controlo total do aquário tem ainda a partir do módulo SMS a vantagem de em caso de falha de electricidade ser imediatamente avisado através do envio de uma mensagem SMS para o meu telemóvel.

 

O equipamento removido e que irá ser substituido apenas pelo GHL ProfiLux Plus II é o seguinte:

 

- monitor de pH Pinpoint;

- monitor de ORP Pinpoint;

- controlador de pH AquaMedic (controla o pH no reactor de cálcio);

- osmorregulador Tunze (reposição automática de água evaporada);

- termostato electrónico para frio (controla o arrefecimento evaporativo através de uma ventoinha grande);

- termômetro digital;

- 2 temporizadores electrónicos para a iluminação;

- multicontrolador das bombas Tunze.

 

Deste equipamento aproveitei um eléctrodo de ORP e dois de pH para utilizar no novo computador não havendo qualquer problema de compatibilidade. Os reagentes utilizados na calibração são também os mesmos.

 

Além do módulo SMS adicionei também uma luz de luar (moonlight) da GHL, que também está ligada ao computador. Esta luz é constituída por uma pequena calha de LEDs azuis e brancos de intensidade variável (dimmable). Fixa-se facilmente à calha de iluminação, coloquei-a a meio do aquário e a 20cm da água. A intensidade desta luz varia de acordo com a intensidade da lua na nossa localização geográfica, para tal são introduzidas previamente no computador as coordenadas geográficas, no meu caso 38º Norte, 9º Oeste. Acredito que a luz de luar contribua positivamente para a estimulação da reprodução sexuada nos corais, esse é o objectivo.

 

Resumindo aqui está a lista de funções que de momento estou a utilizar com o GHL ProfiLux Plus II + módulo SMS:

 

- leitura e registo a cada 60 min. da Temperatura;

- leitura e registo a cada 60 min. do pH;

- leitura e registo a cada 60 min. do ORP (Potencial Redox);

- leitura e registo a cada 60 min. do pH do reactor de cálcio;

- controlo do pH no reactor de cálcio (computador acciona válvula solenóide para entrar CO2 fazendo baixar o pH até pH=6,5);

- controlo dos termostatos/resistências Eheim Jäger;

- controlo da ventoinha (frio, arrefecimento evaporativo da água);

- controlo do fotoperíodo do aquário através de 3 canais de iluminação (um dos quais dedicado à moonlight);

- após falta de energia eléctrica a iluminaçao arranca novamente passados 15min. permitindo o arrefecimento das lâmpadas HQI caso esta seja curta;

- contagem do nº de horas de trabalho das lâmpadas e dos eléctrodos;

- reposição automática de água evaporada (utilizando uma bomba de água normal - Maxi-Jet 1000);

- controlo da intensidade das 2 bombas de circulação Tunze 6100 (tem as mesmas ou mais funções que o multicontrolador Tunze);

- na altura da alimentação clica-se no botão ESC para estas bombas pararem durante 5min., retomando automaticamente o funcionamento após este tempo;

- envio imediato de SMS em caso de falha de energia eléctrica e após a mesma envio de novo SMS a notificar o seu restabelecimento;

- envio imediato de SMS em caso de existência de Alarmes relativamente a:

... Temperatura

... pH do aquário

... pH do reactor de cálcio

... ORP

... falta de água de osmose no depósito

- em qualquer momento posso enviar um SMS para o módulo SMS para questionar quais são os valores dos parâmetros mencionados no ponto anterior;

- ligação ao PC para descarregar dados dos parâmetros referidos atrás, exibindo-os directamente num gráfico;

- toda a programação do computador ProfiLuxl Plus II pode ser feita directamente no mesmo ou através de ligação (RS232 GHL, USB, Ethernet ou WLAN) a um PC via software gratuito disponível na net (ProfiLuxControl).

 

Para além destas funções existem muitas outras que de momento não estou a utilizar mas que num futuro próximo vou testar, destaco as seguintes:

- troca de água parcial (TPA) automática

- ligação em rede a um segundo computador ProfiLux Plus II localizado 2 andares abaixo para controlo e monitorização dos 3 aquários que tenho na garagem utilizando o mesmo módulo SMS com as mesmas funções

- utilização do software gratuito reefstatus para ligação directa ao ProfiLux Plus II através de ligação WLAN ao meu modem router, a partir daqui posso ter acesso via net directamente ao computador.

 

Deixo aqui uma foto do equipamento em acção no meu reef de 720l:

IMG_3884_2.jpg

 

Mais opiniões e experiências são bem-vindas.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabéns pelo seu equipamento mas deve ter sido bem caro isso né?!? rsrsr

 

Olá eduardocc21 e António Vitor,

 

Antes de mais obrigado pela vossa participação.

 

A aquisição deste equipamento foi uma decisão muuuuuuuito ponderada que teve em conta não apenas o custo do mesmo mas sobretudo a fiabilidade em caso de falha de energia eléctrica. Gosto muito dos animais que mantenho nos meus aquários e numa situação de férias ou ausência prolongada este aparelho pode ser a salvação caso algo corra mal. Além disso como já referi tem múltiplas funcionalidades das quais falarei numa próxima intervenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Apresento-vos algumas fotos da parte técnica do meu aquário relacionadas com a operação do GHL ProfiLux Plus II.

 

Bloco de 6 tomadas controladas pelo computador (GHL Powerbar 6D-D). Neste momento estou a usar as seguintes funções:

... S1 (Socket 1 = Tomada 1 ) - Canal de iluminação T5 6 x 80W;

... S2 - Canal de iluminação T5 actínicas 2 x 80W;

... S3 - Arrefecimento evaporativo da água. Ventoinha 50W;

... S4 - Aquecimento da água. Termostato Eheim / Jäger 200W;

... S5 - Reposição automática de água evaporada. Bomba de água Aquarium Systems Maxi-Jet 1000;

... S6 - Controlo do pH no reactor de cálcio. Válvula solenóide AquaMedic;

IMG_5532_2.jpg

 

Pormenor do bloco de tomadas.

... Com - luz amarela acesa indica ligação activa ao computador GHL ProfiLux Plus II;

... Pwr - luz verde acesa indica ligação à corrente eléctrica;

... S1 a S6 - luz vermelha acesa indica que a respectiva tomada está ligada por ordem do computador e de acordo com a programação feita por mim (no momento da foto a ventoinha e toda a iluminação encontravam-se ligadas);

IMG_5537_2.jpg

 

Bóia de nível para accionar a reposição automática de água evaporada. Bóia e suportes GHL. Existem também sensores ópticos por infra-vermelhos semelhantes aos utilizados nos osmorreguladores Tunze. Podem ser ligados mais sensores ao computador.

IMG_5529_2.jpg

 

Depósito de água de osmose junto à sump. No interior está a tal bomba de água Aquarium Systems Maxi-Jet 1000 para fazer a reposição automática.

IMG_5538_2.jpg

 

Suporte de eléctrodos AquaMedic colocado directamente no aquário junto à coluna seca. Este suporte foi transferido para a sump porque neste local os eléctrodos ficavam cobertos por algas. É referido no manual do computador a importância da localização dos eléctrodos e da sua posição que deve ser vertical. Os 3 eléctrodos são respectivamente: pH, Temperatura e Redox.

IMG_5525_2.jpg

 

Mensagem SMS resposta recebida após solicitação pontual.

... pH 1 - pH do aquário. Sinal "-" à frente indica que o valor está acima do valor que defini como normal (valor nominal pH = 8,1);

... Temp 1 - Temperatura da água do aquário. Sinal "*" à frente indica que a temperatura está acima do valor que defini como normal (valor nominal Temp = 26,0ºC). Indica também que a ventoinha está ligada de acordo com a programação da respectiva tomada S3;

... pH 2 - pH no Reactor de Cálcio. Sinal "-" à frente indica que o valor está acima do valor que defini como normal (valor nominal pH = 6,5). indica também que a válvula solenóide está ligada permitindo a entrada de CO2 de acordo com a programação da tomada S1;

... Redx 1- Potencial Redox do aquário. Sinal "-" indica que o Potencial Redox está acima do valor normal (valor nominal Redox = 350mV);

... Level - indicador da posição dos sensores de nível (1x, sensor 1 desligado; 1-, sensor 1 ligado).

IMG_5544_2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias caro Ricardo e desde já os nossos parabéns pelo sistema, no entanto ficá-mos com umas duvidas:

 

Como controlas os valores de Ca, Mg Nitritos e Nitratos, e no caso dos dois primeiros como é feita a adição e controlo dos mesmos? Mesmo com a bomba doseadora para o método de Balling como é que o GHL sabe as quantidades correctas de reposição?

 

Cumprimentos Rauqel e Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá raquelcordeiro,

 

Se pretendes utilizar o método de Balling a GHL tem umas bombas doeadoras próprias que ou se podem ligar ao computador GHL ProfiLux Plus II ou então podes optar por um outro modelo da marca que trabalha de forma independente. Com estas bombas doseadoras podes adicionar quantidades pré-determinadas dos produtos utilizados no método de Balling.

 

Não sou um utilizador do método de Balling pelo que não te poderei ajudar nas quantidades dos produtos a adicionar. Os meus aquários estão montados de forma simples, faço trocas parcias de água periodicamente e utilizo um reactor de cálcio para suplementar o carbonato de cálcio produzido pelos corais no seu crescimento.

 

Os valores das concentrações de Ca, Mg, NO2 e NO3 são avaliados através de testes químicos próprios para cada composto.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais