Aqua 60x30x30 só para um betta?


Cris_Nunes

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Já há muito tempo que não escrevia no fórum.

Tive um aqua montado cerca de um ano mas desmontei tudo na altura das férias e vendi os peixes.

Agora está na altura de recomeçar e lembrei-me de pegar numa ideia antiga que era ter um Betta, o que nunca cheguei a concretizar.

Neste momento tenho o meu aqua vazio só com o areão, mas estou a pensar no que lá meter porque quero dar vida a isto.

A nível de plantas vou comprar umas valisnérias e anúbias, como as que já tive, porque gosto do efeito e são de fácil manutenção...

 

Mas agora a minha dúvida: para um aquário deste tamanho (60x30x30) gostava de saber se era possível a manutenção de um Betta macho com um grupo de tetra neons ou um grupo de danios zebra? É que tenho andado por aqui a ler outros tópicos e fico sem saber muito bem o que fazer, ou seja, se o tamanho do aqua é suficiente para conseguir manter pelo menos estas 2 espécies sem que haja problemas.

 

No caso de ser possivel é aconselhável comprar primeiro o Betta e depois introduzir o cardume ou ao contrário?

 

Obrigada desde já pela vossa ajuda :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que nao ha probemas ... se colucares primeiro o cardume pois assim o betta nao vai marcar territorio .... e consequentemente nao os vai atacar ... mas para alem disso tem espaço

 

 

 

se estiver enganado digam m pessoal ^^

 

xD hang loose

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que nao ha probemas ... se colucares primeiro o cardume pois assim o betta nao vai marcar territorio .... e consequentemente nao os vai atacar ... mas para alem disso tem espaço

 

 

 

se estiver enganado digam m pessoal ^^

 

xD hang loose

 

Concordo plenamente. Já tive um betta macho num aqua desse tamanho com cerca de uma dezena de guppys e um cardume de 5 tetra limão sem problemas de maior (tirando uma ou outra cauda de guppy mais ratada ;)) mas os tetra neons e os zebra são bem mais rápidos que o betta e não têm barbatanas vistosas que o provoquem.

Aconselho apenas a colocares 2 ou 3 fêmeas para ele ter com que se distrair sem cansar nenhuma em excesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aqua tenho um betta, 12 neons e um ancistro, e nao tenho problemas nenhuns, e o betta foi o ultimo a introduzir no aquario e dao se todos bem..

Por isso penso que nao deves ter problemas...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas.

 

Aconselho apenas a colocares 2 ou 3 fêmeas para ele ter com que se distrair sem cansar nenhuma em excesso.

 

Então além de um pequeno cardume de uma das espécies acima indicadas é aconselhável comprar bettas fêmeas? Isso desvia a atenção relativamente aos outros peixes certo? Mas depois ele não vai andar sempre a chateá-las?

 

Eu peço desculpa por tanta pergunta mas no que toca a esta espécie de peixes realmente não domino bem o assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas.

 

 

 

Então além de um pequeno cardume de uma das espécies acima indicadas é aconselhável comprar bettas fêmeas? Isso desvia a atenção relativamente aos outros peixes certo? Mas depois ele não vai andar sempre a chateá-las?

 

Eu peço desculpa por tanta pergunta mas no que toca a esta espécie de peixes realmente não domino bem o assunto.

 

Com certeza que vai andar sempre de volta delas, no entanto tudo depende do macho e das fêmeas que colocares. E só no fim de colocares é que vais saber o que tens. Mas se houver bastantes esconderijos ele seguramente, não terá grandes hipótese de ferir nenhuma.

 

P.S. Coloca primeiro as fêmeas e as 3 ao mesmo tempo de preferência. Porque elas também são territoriais e quando chegam novas inquilinas elas ficam "brutas"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, sendo assim já tenho uma ideia melhor da fauna a colocar. Neste momento tenho o aqua a ciclar e fui hoje comprar umas plantas.

 

Depois quando tiver os habitantes mostro :music_singguitar:

 

Obrigada pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente!

 

Já comprei mais umas plantas, tenho o aqua a ciclar.

 

Entretanto ando às voltas com a fauna a colocar futuramente. Andei a ler e a pesquisar umas coisas e estou aqui um pouco baralhada.

 

A minha ideia era fazer um pequeno cardume de tetra neon (uns 6 ou 7) e como já tinha referido colocar um betta macho (com umas 2 femeas por exemplo). Mas entretanto andei a ler umas coisas e "descobri" as colisas. Achei-as bem giras e perfeitamente adaptáveis às condições do meu aquário.

 

Agora, as dúvidas existenciais:

 

1. Um cardume de neons, 1 betta macho + 2 betta femeas e um casal colisas é muito peixe para o meu aqua?

2. Até que ponto é que não vai haver confusão entre o betta e as colisas?

 

Se me pudessem ajudar... :music_singguitar:

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que as colisas ficam mal , ficam apertadas no teu aquário.

 

Mas isso sou eu.

 

E acho que podem gerar conflitos com os bettas.

 

Acho que tens outras hipóteses mais proveitosas.

 

Podes sim fazer uma equipa de limpeza bonita com umas cory e uns ottos, um cardumezinho e depois tens os bettas como personagens principais do teu aquário.

 

Eu faria isso, no teu lugar.

 

Mas espera pelos mais entendidos.

 

ABraço

 

edit: ou então teres as colisas no lugar dos betta...

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta Tugz.

Sim, a equipa de limpeza também vai ser comprada. Estava a pensar num otto para os vidros e plantas. Já tive um, são giros e eficientes. Para o fundo até tinha pensado numa cobra kuhli. Mas crescem um bocado e o meu areão não é muito fino, e como elas se gostam de enterrar. Por isso, talvez umas 2 corydoras.

 

Em relação ao resto gostava de ouvir mais opiniões ::D:

 

Uma vez que colisas e bettas no aquario em questão se calhar não é boa ideia, o que acham melhor para conviver com um cardume de neons? Um casal de colisas ou um trio de bettas (macho + 2 femeas)?

:cry4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta Tugz.

Sim, a equipa de limpeza também vai ser comprada. Estava a pensar num otto para os vidros e plantas. Já tive um, são giros e eficientes. Para o fundo até tinha pensado numa cobra kuhli. Mas crescem um bocado e o meu areão não é muito fino, e como elas se gostam de enterrar. Por isso, talvez umas 2 corydoras.

 

Em relação ao resto gostava de ouvir mais opiniões bigsmile

 

Uma vez que colisas e bettas no aquario em questão se calhar não é boa ideia, o que acham melhor para conviver com um cardume de neons? Um casal de colisas ou um trio de bettas (macho + 2 femeas)?

cheers

 

 

Para mim o trio de bettas é melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais