luzex


afrr

Recommended Posts

boas,

pessoal podem ajudar-me que lux devo meter no meu agua??

eu tenho plantas,

devo meter uma branca normal,

ou poxo meter uma neo assim que fica azul o agua podem ajudar me enquanto a ixo??

 

obrigd

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E escreveres em portugues?

 

Luzex - Instalações Eléctricas, Lda

Lux - Unidade de padrão internacional para a medida da intensidade da luz. Equivale a 0.0929 lumens.

Poxo - is a serie of tools that can be used to discover, search and verify possible regulatory cis-element(s) from set(s) co-expressed genes.

ixo - International X-ray Observatory

 

by google

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de dizer pelo menos o tamanho do aquário, que plantas tens e outros pormenores.

Não desanimes, coloca uma foto ou descreve aqui o Layout para te ajudarmos!

 

Força nisso

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E escreveres em portugues?

 

Luzex - Instalações Eléctricas, Lda

Lux - Unidade de padrão internacional para a medida da intensidade da luz. Equivale a 0.0929 lumens.

Poxo - is a serie of tools that can be used to discover, search and verify possible regulatory cis-element(s) from set(s) co-expressed genes.

ixo - International X-ray Observatory

 

by google

 

 

Que muito bem tirada biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao menos podiam ajudar...

 

 

Se tiveres um aquário plantado, arranja uma luz com 0,5 a 1 watt por cada litro de água que o aquário estiver...Arranja das brancas. Ou então compra daquelas mesmo adequadas, à venda em qualquer loja de aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É assim, Português é sempre apreciado. Por outro lado o que se vê e ouve das nossas crianças e adolescentes "é de bradar aos Céus". Enfim....

 

Quanto á iluminação, eu também coloco aqui uma questão.

 

Quando se diz 0,5 a 1 W por litro referimo - nos a quê? A que tipo de lâmpada? Fluorescentes? HQI? Incandescentes - "normais" ou alogéneo ? Vapor de Mercúrio, Vapor de Sódio? Leds?

 

Pelo que sei o W diz respeito ao consumo da lâmpada e não á quantidade de lumens emitidos e estes serão bastante diferentes de acordo com a fonte emissora. Por exemplo:

 

Incandescente 100W emite 1340 lm

Halogéneo Dicroica 50W emite 4400 cd (a Osram não assume os lumens emitidos.....)

Fluorescente T5 de 54w cor 840 emite 4450 lm

HQI de 70W NDL emite 5700 lm

Vapor de Sódio Alta pressão de 70W emite 5600 lm

Vapor de Mercúrio de 80W emite 3400 lm

Leds............"sabe Deus"......ele há tantos.....

 

( Fonte: Catálogo Osram de 2007 )

 

O que pergunto é a temperatura de cor? E quantos Lux (aqui sim o termo correcto....) deveremos ter por exemplo ao nível da linha de água ( para não falar ao nível do substrato já que seria difícil de medir...... )? E, já agora, a restituição cromática?

 

De qualquer modo penso que devemos ajudar mesmo quem escreve " tipo SMS" como os meus filhos..........." balha-nos Deus......."

 

Um abraço

 

Pedro Silvão

Pedro Silvão

pedro.silvao@gmail.com

938687935

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

As regras do forum são claras (e estão disponiveis a todos). É proibido escrever em Semês, pode haver sanções.

 

Erros a escrever, todos fazemos. Uns por não saberem outros por "simpatia".

 

quanto à questão principal, deves optar por colocar uma lampada (T8 ou T5) de 6.500K.

No caso da tua calha ter 2 lampadas, deves optar por uma de 6.500K + 4.000K

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Na minha pouca sabedoria sobre iluminação, consegui descobir que os W/L a que normalmente o pessoal se refere, sao para as Lampadas fluorescentes.

 

Foi uma medida que se "arranjou" e que funciona mais ou menos como o centimetro de peixe adulto por litro. biggrin.png' alt=':biggn:'>

É uma directiva e nao uma regra.

 

Penso que essa potencia, varia com o tipo de lampada usada, bem como a temperatura de cor, já que diferentes temperaturas de cor, têm diferentes profundidades de penetração na coluna água.

 

O que deveria ser medido, a meu ver, seriam os lux. Mas a que altura devem ser medidos? A intensidade de luz varia com a distancia à fonte e com a lucidez da agua.

 

Nota:

Um lúmen, em fotometria, é a unidade SI de fluxo luminoso. É equivalente à quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa de intensidade igual a 1 candela (cd) dentro de um ângulo sólido unitário (sr).

by infopedia

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que devem fazer reparos ao português e chamar a atenção (não castigar logo, porque vamos ser honestos, 99,9% das pessoas nunca leram as normas e isto é uma daquelas coisas normais nos jovens de hoje - eu, que com 21 anos, vejo muito disso, sempre incentivei a escreverem como deve ser), mas não devem negar uma ajuda...Deixem as correcções para os professores de português...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@camaleão pensei que já tinhas percebido ali do outro tópico que a medida relevante para a luz no contexto da aquariofilia é o PAR e não o lux..

Isso eu ja percebi, mas nao vejo em nenhum post o pessoal referir-se a Nivel de PAR(nao sei qual a medida, se é que existe)/L. É sempre W/L.

Mal por mal, seria deveria ser lux/L e nao W/L, uma vez que sao raras as lampadas que apresentam informacao de PAR.

 

Corrije-me se estiver errado, mas imagina uma lampada com uma curva PAR ideal. Se nao tiver potencia(W) suficiente para que a intensidade de luz(lux) chegue ao fundo, nao serve de muito as plantas, certo?

 

 

crush: acho que com 29 anos nao é nenhum miudo...

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A culpa não é dos miudos.. os graudos tambem acham que devemos ter um sotaque mais à brasileira. :)

 

E olha que no Brasil faz-se muito mais pela língua do que por cá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que devem fazer reparos ao português e chamar a atenção (não castigar logo, porque vamos ser honestos, 99,9% das pessoas nunca leram as normas e isto é uma daquelas coisas normais nos jovens de hoje - eu, que com 21 anos, vejo muito disso, sempre incentivei a escreverem como deve ser), mas não devem negar uma ajuda...Deixem as correcções para os professores de português...

 

Ena pah, esta frase é tão tuga... Meu Deus, os outros não fazem, eu também não faço, logo não é obrigatório fazer.

Ninguém aqui negou ajuda, e as correcções não são só para os professores de Português, senão as correcções na aquariofilia seriam só para certos mestres! E no entanto andamos para aqui a dar bitaites!

 

Ainda escreverem mensagens no telemóvel ainda vá, que é entre eles, mas vir escrever assim para um fórum... É um abuso para com a nossa Língua! E uma ofensa, para todos os que falam Português.

 

 

P.S. Desculpem lá mas isto tira-me do sério.

 

Boa noite a todos

Editado por minum

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Presumo que já deva ter potencia suficiente para o teu exemplo:

- Imagina então uma lâmpada com 1000W, de certeza que a luz consegue alcançar 60cm de profundidade.

- Se esta lâmpada for de um espectro *SEM* nenhuma incidência entre os 400 e os 500nm nem entre os 600 e os 700nm.

 

Explica me lá porque é que as plantas não vão crescer tão bem como com os meus 96W..

NOTA: A explicação "A minha agua está a ferver e a tua não" não vale. bigsmile

 

Watts.. é uma unidade de consumo de energia/potencia, não tem nada a ver (directamente) com lumens, lux ou até µmol photons/m2/second (PAR).

 

Acho que nao me expliquei bem.

Eu ja percebi, que o que interessa para as plantas é o espectro de luz.

Para que esse espectro chegue as plantas, precisas de potencia.

O que eu acho é que " ah e tal precisas de 1w/L para teres um plantado..." é errado.

O que eu acho é que deveria ser: Com a lampada xpto, que tem um espectro bom para as plantas, precisas que chegem as plantas xLux para teres um plantado. Para teres esses xLux precisas de: Com lampada fluorescente 1w/L com leds 0.5W/L com HQI 100W/L, etc...

 

Eu acho que nao estou é a conseguir passar a minha ideia, ou entao ja estamos os dois a dizer a mesma coisa mas de maneiras diferentes.

:photo:

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.