Tratamento pra ténias


totamikarte

Recommended Posts

Boas pessoal da aquariofilia,

Venho por este meio tentar resolver um problema ao qual me deparo á uma semana e que já resultou na morte de dois dos meus discus!

Após analise laboratorial, fiquei a saber que são parasitas internos do tipo Diphyllobothrium latum ( o tipo de ténias em peixes de água doce ).

A minha dúvida, e a qual tento obter informação, é se posso fazer tratamento com Tremazol da Sera em aquário comunitário, plantado, com ampulárias e camarões.

O setup é o seguinte:

Aqua 120x50x50

Filtro externo Sera 1300

Filtro U.V. 15w 3h/dia com bomba circulação 700ltr/h

 

Temp. água: 29ºC

Ph: 7

nitritos: 0

nitratos: 100 ( altos, mas sai da torneira a 75! )

Gh/Kh: dentro dos parâmetros ideais

CO2 caseiro com cerca de 2 bolhas/segundo

 

Recordo que é aqua plantado, comunitário.

 

Agradeço toda a ajuda possível.

Atenciosamente,

Silvio Vilar.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O correto é tratar o peixe em aquario hospital, pois o Tremazol é maléfico as bactérias nitrificantes...

 

Como estão as fezes dos peixes ? Estão se alimentando ?

 

Esse problema é comum em discus selvagens e é passivel de transmissão para outros criados.

 

A indicação é realmente o Tremazol por ser um verme do tipo Nematelminto (redondo) ou remédios com composição de Cloridrato de Levamisol (eu já usei o Ripercol da FortDodge e foi muito bom)

 

Uso do Ripercol por 3x a cada 7 dias. Os vermes são eliminados no máximo em 12 horas da primeira aplicação, as demais são fundamentais para livrar o aquario e eliminar os novos vermes dos cistos que irão eclodir.

 

1- Remover o carvão ativo;

2- TPA de 50% antes de começar o tratamento;

3- Aplicar o remédio com as luzes apagadas e aeração reforçada. A dosagem é 4 mL para cada 10 litros;

4- 24 horas de duração;

5- TPA de 40% com sifonagem repondo o carvão;

6- Repetir o tratamento 7 dias depois e mais uma vez outros 7 dias depois.

 

Meu Severum Gold chegou a vomitar vermes.

 

Boa sorte.

 

Cumprs.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Durangoz, é sempre bom ter uma ajuda em situações destas.

Diz-me, o " Ripercol " encontro onde, na farmácia?!

Um amigo enviou-me à pouco o seguinte tratamento:

 

" O ideal é fazeres desparatização a ténias em aqua hospital, tremazol muito bom bem como tenilvet ou o droncit mas se queres experimentar fazer no aqua vai a farmácia e compras fluvermal liquido 60ml, aplicas 10ml por cada 100litros um frasco dá para 600litros de água, desligas UV, se tens carvão nos filtros Tiras o carvão, oxigénio dia todo, passado 48h tpa´s normais repetir 7 dias depois.

 

Vantangens: mata ovos de ténias.

 

Desvantagens: mata caracois e duvido que tão cedo voltes lá a por algum, em caso de teres um peixe mais doente e fraco o fluvermal vai a judar esse peixe a morrer.

 

Nunca te esquecas disto:

 

Disco com a barriga () - Prazinquantel - Provaveis ténias ou empacotamento intestinal.

 

Disco com a barriga )( - Flagyl ( metrodinazol ). "

 

( Obrigado ao Nuno Rodrigues! )

 

Achei interessante publicar, pois pode ajudar outros em situações futuras.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Apenas pra actualizar isto um pouco.. de facto o tratamento com o Fluvermal tá a correr bem. Comecei-o á cerca de dez horas, e confesso que tive duas baixas ( 2 ottos de seis recem-chegados ao meu aqua! ) do qual tenho pena, mas algo que saberia que seria provavel acontecer, pois ainda não tinham recuperado a 100% da aclimatização.

Mas, generalizando, tá a correr bem, pois este tratamento tá ser efectuado num plantado comunitário, e até os camarões se estão a aguentar!!!!

Espero que continue assim e obtenha os resultados desejados.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ouvi falarem que o Fluvermal não afeta a biologia do aquário então suas baixas provavelmente não tem relação direta com o medicamento...

 

Como disses, é mais provavel que não tenham se adaptado ao aquario...

 

Mas é mais comum utilizarem o Flagyl ao Fluvermal quando o aquário é plantado... mas no seu caso o Flagyl não daria conta dos vermes pois é um antibiotico e no caso dos peixes mais destinado aos flagelados.

 

Manda noticias...

 

Cumprs.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Ora então cá tou pra falar de resultados deste tratamento. Quero deixar aqui meu depoimento positivo do uso de FLUVERMAL em aqua plantado/comunitário.

Quando comecei tratamento ( 1ª fase ), tirei matéria biológica do filtro. Tinha receio que interferisse com colónia de bactérias, e essas cenas...

mas na 2ª fase arrisquei e deixei a colónia no sítio dela, e pra meu espanto... resultado foi positivo. Os parâmetros da água estão normais.

Apenas devo salientar que em todo o aqua apenas as plantas Sobulata sofreram com medicamento.

Agora é só esperar pelos resultados a longo prazo.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

ja usei o tremazol, e nao matou caracois, nem bacterias....

 

Ou é o flagyl ou o fluvermar que mata os caracois e camaroes, mas nao sei qual deles é.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais