Primeiro teste à água + dúvidas


.miguel.

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de montado e ainda sem peixes, acabo de medir os parâmetros da água do meu primeiro aquário.

 

NO3 - 25

NO2 - 0

GH - 0

KH - 3

PH - 6,4

CL2 - 0,8

 

SETUP:

Aquário de 120L

Filtro Externo 600l/h

Iluminação 1 Flora-Glo 20w

Termostato 100w

 

Agora a questão essencial, a montagem tem já uma semana e foi introduzido bactérias vivas, aqua start da Tetra, todos os dias é adicionado um pouco de comida, para quando a introdução dos primeiros peixes?! com que valores?! penso introduzir agora corydoras para ajudar o ciclo.

 

Obrigado.

 

P.S. conto publicar amanhã algumas fotos a ver da vossa opinião

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Passado uma semana ainda tens cloro na agua ?.. estranho.

Vais ter ai um problema com o GH, não deve estar a zero.. vais ter de usar um buffer qualquer para isso.

 

Não sei se bem ou mal, mas fiz já um tpa de cerca de 30% tenho akadama como substrato e ao adicionar mais umas anubias soltou poeira e novamente a água turva, estes valores são após o tal tpa, já agora o que significa cada uma das ciglas. GH, no2 .... desculpem a minha ignorância e agradeço a paciência aos leigos kkk

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo teste, pouco de novo!!!

 

NO3 - 10

NO2 - 0

GH - 0

KH - 3

PH - 6,4

CL2 - 0

 

Alguém me pode dar uma luz, alguma coisa a subir? ou a descer? e como devo proceder? Entretanto foram adicionadas 2 corydoras e dois comedores de algas chinês.

 

Ficam imagens, não é de deslumbrar eu sei, mas é a minha primeira tentativa, mereço o beneficio da dúvida ok?! As 1ªs fotos depois da poeira assente

 

fotografia.jpg

 

fotografia2.jpg

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se enterra anubias nem feto de java.

Quando adicionas a agua não colocas o condicionador para limpar o cloro?

 

Um abraço

 

Obrigado Ismenio,

 

As Anubias não estão enterradas, mas sim presas nas rochas, as que estão enterradas sinceramente não sei o nome (as que estão no centro e lado direito) já agora se alguém as identificar agradeço.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O teste de GH deve estar estragado... vê se está dentro do prazo.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O teste de GH deve estar estragado... vê se está dentro do prazo.

 

Cumps

 

Julgo que sim, mas irei confirmar, o teste que uso é o tetra 6 em 1 de fita, provavelmente não será o mais eficaz mas sem dúvida bem mais acessível.

 

Já agora, agradeço também algum comentário ao layout, :bs_quesexclaim: que está bem, que está mal, que devo mudar?

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, deve ser mesmo algum problema com o teste, que também não deve ser dos mais fiáveis. Uma água ter 0 de dureza total é praticamente impossível (eu diria mesmo impossível, se for natural). No entanto, também não será muito crítico se o valor for baixo, embora as plantas necessitem de alguns sais de Cálcio e Magnésio (os normalmente associados à dureza total). Podes tentar ver nos parâmetros da água fornecida pela empresa que te abastece ou tentar ver, num "mapa" de durezas do país, se terás uma água macia ou dura.

 

O valor de kH que tens já te dá alguma capacidade tampão para evitar variações de pH.

 

Quanto ao hardscape acho-o bonito. Talvez umas plantas para ajudar a fazer tapete e umas para ciar algum volume no fundo, mas eu percebo pouco de plantas...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

SETUP:

Aquário de 120L

Filtro Externo 600l/h

Iluminação 1 Flora-Glo 20w

Termostato 100w

 

20w de iluminação para 120 litros brutos, isto não é muito pouquinho para plantas????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois plantado de 120 com 20w nao sei se vais la:S

 

Abraço e boa sorte

 

 

O teste é mesmo tiras, meto na alguns segundos e depois comparo as com o os valores da embalagem. Relativamente à iluminação tenho plena consciência que não é a ideal para um plantado, de qualquer das formas não é essa a intenção, é a minha primeira montagem, e quero apenas manter algumas plantas daí a opção por anubias que ao que sei exigem pouca luz.

 

Na Madeira (onde vivo) estou muito limitado em relação a plantas, gostaria de algumas pouco exigentes para "cobrir" o fundo mas não é nada fácil de encontrá-las .

 

Abraço,

Miguel

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

até agora tenho usado tambem essas tiras 6 em 1 da tetra e não tenho tido problemas, inicialmente não as usava era correctamente pois assim que as mergulhava alguns segundos ia logo comparar as cores e não deve ser feito assim, deve-se mergulhar a tira 3 ou 4 vezes, sacudir o excesso de agua e aguardar um minuto, só então passado esse tempo vamos fazer a comparação das cores.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

até agora tenho usado tambem essas tiras 6 em 1 da tetra e não tenho tido problemas, inicialmente não as usava era correctamente pois assim que as mergulhava alguns segundos ia logo comparar as cores e não deve ser feito assim, deve-se mergulhar a tira 3 ou 4 vezes, sacudir o excesso de agua e aguardar um minuto, só então passado esse tempo vamos fazer a comparação das cores.

 

cumps.

 

Provavelmente será aqui que estou a falhar!!! faço precisamente o que dizes estar errado banana rock irei amanha repetir o teste e posto à noite.

"

Comecei a povoar :), a ansiedade é tremenda, acho natural da primeira vez, espero que a adição de "bactérias vivas da tetra" e o "cicle" do tpa façam aquilo a que se propõem fazer .... optei pelos nariz de bêbado, pois acho que farão um cardume bem jeitoso!

 

Estou também a adquirir aqui no fórum alguns pés de sagitaria que certamente irão dar algum "brilho" ao akadama.

 

brazio, depois de testar convenientemente vejo se realmente necessito, de facto a nossa água é um pouco diferente, mas sempre tive a sensação que para melhor, por exemplo, a água corrente aqui é realmente boa no que se refere ao consumo e não tem qualquer gosto etc. etc. agora o facto da filtragem podes ter razão!!!

 

Abraço

Miguel

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Como combinado o novo teste desta feita da maneira correcta, pelo menos assim espero :character0050:

 

NO3 = 25

NO2 =1

GH = 4 ( 8 ) UM POUCO CONFUSO NAS CORES

KH = 6

PH= 6.4

CL2 = 0

 

Algo a corrigir? que deve subir/descer? e como?

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NO3 = 25

NO2 =1

GH = 4 ( 8 ) UM POUCO CONFUSO NAS CORES

KH = 6

PH= 6.4

CL2 = 0

 

Algo a corrigir? que deve subir/descer? e como?

 

Dava jeito uma resposta estou mesmo um pouco perdido no meio destes valores!

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Preocupa-te fundamentalmente com os nitritos.

 

Quanto aos outros, o Cl2 é desnecessário, deves usar água condicionada ou repousada.

O pH está relacionado com o kH. A mim parece-me que com um kH desses devias ter um pH mais elevado, mas o fundamental é que o pH se mantenha estável, pelo que não te aconselho a andar a alterar esses parâmetros.

 

cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Preocupa-te fundamentalmente com os nitritos.

 

Quanto aos outros, o Cl2 é desnecessário, deves usar água condicionada ou repousada.

O pH está relacionado com o kH. A mim parece-me que com um kH desses devias ter um pH mais elevado, mas o fundamental é que o pH se mantenha estável, pelo que não te aconselho a andar a alterar esses parâmetros.

 

cumps

 

Estará na altura do tpa??? como disse introduzi já alguns peixes, corys e bêbados, nesta fase estou a pensar 1 tpa 30% a cada semana, justifica-se?

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Vivas, boa noite

 

Adquiri agora (pelo fórum) um novo kit de testes Aquili, ainda com dificuldades a adaptar-me ao mesmo ficam as medições conseguidas:

 

NH4 - 0,5

KH - 4 (ou 5)

PH - 6

NO3 - 50mg/L

GH - 2

NO2 - 0,1 Mg/l

 

Ajudem-me a decifrar estes números sff. Aparentemente o no3 está alto e o nh4 ideal seria 0 certo?

 

O aquário está já com um mês de vida, adiciono bactérias semanalmente com pequenos tpa. Felizmente sem qualquer "baixa" até à data mas com 2 problemas a salientar.

 

1- Um dos escalares está (sempre esteve aliás) com uma pequena mancha vermelha na zona das guelras, nota-se mais de um lado do que de outro, posto uma foto, desculpem a qualidade da mesma, mas foi o que consegui arranjar para já. Os peixes estão activos, coloridos (bonitos a meu ver kkk) e comem ... muitoooo

 

2- nota-se igualmente nas folhas, basicamente tenho anubias, uma tonalidade e manchas castanhas, será ainda da poeira da akadama? a luz é insuficiente 20W apenas, fertilização tenho feito e agora adquiri também o eastlife. De notar que as novas folhas estão verdes e saudáveis

 

25102009388.jpg

 

Abraço,

MacastroX

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

TPA que se veja (para baixar nitratos).

Já não devias ter amónia, o pior. (mas a TPA vai baixar isso)

 

Se continuares a ter amónia, vais ter de rever a filtragem, mas devia ser suficiente (a não ser que estejas a dar comida em excesso)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

TPA que se veja (para baixar nitratos).

Já não devias ter amónia, o pior. (mas a TPA vai baixar isso)

 

Se continuares a ter amónia, vais ter de rever a filtragem, mas devia ser suficiente (a não ser que estejas a dar comida em excesso)

 

Cumps

 

Obrigado pela resposta AGA,

 

Provavelmente estarei a dar muita comiga, tinha já pensado nisso, julgo ser o erro de muitos iniciados como eu, tudo em prol do prazer de os ver a se alimentar, dou-lhes 3 refeições durante o dia, uma de granulado JBL, uma pastilha à base de vegetais, e um cubo de comida congelada à noite.

 

Gostaria entretanto de ter resposta às outras questões, as que se prendem com as plantas e a mancha vermelha dos escalares.

 

Miguel

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já te disseram tens de fazer uns tpas valentes para baixar os nitratos, os nitratos não são tão tóxicos mas nesses valores e com escalares não é boa ideia te-los a 50l.

Relativamente ao ciclo da-me a entender que já completou mas acho que deitas muita comida e como consequência os peixes geram mais amónia e o filtro pode não ter capacidade para mais, dai os valores nunca irem a zero.

 

 

Vivas,

 

O filtro é de 600L/H, ainda assim reparo que o seu caudal diminui, abri o filtro e havia muita poeira proveniente da akadama, não lavei nenhum dos componentes filtrantes, apenas deitei fora a água e pó (quase terra) acumulados no fundo do filtro. O caudal melhorou e muito.

 

Comida já vi que terei de reduzir. Farei igualmente um tpa hoje, cerca de 20%, vale a pena fazer novo teste após tpa ou espero até ao dia seguinte depois de "estabilizar"?

 

E os escalares, devo ou não preocupar com as manchas vermelhas nas guelras? desculpem a insistência mas não os quero com problemas :)

 

Miguel

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas "vizinho",

 

Antes de mais, bem vindo a este maravilhoso mundo da aquariofilia.

 

Quanto às plantas, aconselho-te o Loro Park, mas se queres plantas, arranja mais luz (tenho 60w num aqua de 204L brutos - devem ser 130 a 150L reais) e mesmo assim o pessoal diz-me que é muito pouco...

 

Se precisares de acessórios/equipamentos, aconselho-te A Selva (têm os preços mais baratos, mas deves ir já sabendo o que vais comprar). Não leves dúvidas para colocares, quando fores comprar alguma coisa lá. Faz os trabalhos de casa (lol)

 

Peixes aconselho-te APENAS Loro Park e Miau Miau.

 

Uma pequena dúvida: Tens cerâmicas no filtro? Que se encontra lá dentro?

 

Quanto à água, acho estranho essa dureza. Apesar de nunca ter testado, a Madeira sempre foi conhecida por ter águas mais duras. De qualquer das formas, repito que nunca testei, mas sinto que a "minha" água, tem um grande efeito tampão (ou seja, é dura).

 

Boa sorte

 

PS: Aproveita e lê isto: TESTES - certamente ficarás mais elucidado

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas inexperiente,

 

De facto a ilha é um paraíso mas no que toca à aquariofilia, deixa um pouco a desejar, corri já todas (ou quase) as lojas que conheço no Funchal e arredores, a única coisa que compro são mesmo peixes, e caros até dizer chega, vi escalares juvenis a 10€ no anadia e não tinham nada de especial acredita. Enfim, todo o resto tenho comprado cá no fórum (na wate[r]evolution) e digo-te que estou contente, desde plantas, testes, fertilizante etc. e assim continuarei a fazer.

 

Relativamente aos teste ainda persistem algumas dúvidas no seu manuseamento e poderei estar enganado nos valores, por exemplo juntar gota a gota até que fique laranja, bemmm ... confusão pq não sei que tipo de laranja esperar :thumbup3: se muito claro se um laranja mais forte etc.

 

Abraço

Miguel

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

O filtro é de 600L/H, ainda assim reparo que o seu caudal diminui, abri o filtro e havia muita poeira proveniente da akadama, não lavei nenhum dos componentes filtrantes, apenas deitei fora a água e pó (quase terra) acumulados no fundo do filtro. O caudal melhorou e muito.

 

Comida já vi que terei de reduzir. Farei igualmente um tpa hoje, cerca de 20%, vale a pena fazer novo teste após tpa ou espero até ao dia seguinte depois de "estabilizar"?

 

E os escalares, devo ou não preocupar com as manchas vermelhas nas guelras? desculpem a insistência mas não os quero com problemas :snipersmile:

 

Miguel

20% é TPA "para meninos"... vai-te baixar os nitratos para 40. Como eles estão sempre a ser produzidos nem se nota.

 

30-40% de TPA é seguro (desde que a água a repôr não seja muito diferente) e como tens esses parâmetros acho que se justifica.

 

Espera até ao dia seguinte, na sequência da TPA vais ficar com valores mais baixos, logo não será por isso que os bichos vão morrer. Se continuares com valores elevados não tenhas receio em fazer mais do que uma TPA por semana ou TPAs que se vejam.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estive na Loro Park (Anadia) e encontrei plantas, com excelente aspecto e verde garrido...

 

Quanto a peixes, de facto na ilha encontramos esse problema.

 

CrystalRed

 

Eu ainda não encomendei nada de lá, mas o feedback da loja é muito bom. Por duas vezes, liguei a pedir informações e o homem, foi excelente, respondendo bem mais aquilo que perguntei.

 

Quanto a esses testes de fita, desconheço, pois nunca os usei...

 

Boa sorte,

 

inexperiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.