Ajuda: Redefinição do layout/re-montagem de aquário para escalares.


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Preciso de uma ajuda no layout/re-montagem do meu aquário.

 

Recentemente tenho-me tornado um utilizador/leitor assíduo deste fórum e tem-me ajudado bastante em relativamente a algumas questões. Pelo que gostaria de felicitar a todos pelo fórum,

 

Iniciei-me na aquariofilia à vários anos (uns 15 ou mais) comecei naturalmente num de 40 cm, depois um de 60com e à uns 2/3 anos que passei para um 100*40*40.

 

Já tive todo o tipo de espécies “normais” e correntes, chamo normais e correntes não como termo depreciativo, apenas como as espécies mais encontradas em lojas de correntes.

 

Até à bem pouco tempo, antes do fatal acontecimento no aquário o meu setup era o seguinte:

 

 

Aquário:

Medidas:100x40x40

 

Hardscape:

-2 Troncos

-Pedras (Xistos) Areão de cor clara e 2 troncos.

Substrato da Sera

 

Flora:

1 - Musgo de Java

3 - Anubias “normais”

Varias - Anubias Anãs

 

Fauna:

2 - corydoras

2 - Chinese Algae Eater (CAE)

7 - Escalares Zebra (Pterophyllum Scalare)

1 - Boca de Fogo (Cichlasoma Meeki)

1 – Kribensis (Pelvicachromis pulcher) o ultimo sobrevivente da minha criação de kribensis no aquário de 60cm.

 

Temperatura: 27/28º

PH: 6.5

 

 

 

Foto panorâmica 1:

 

gallery_20534_1764_1323340.jpg

 

Foto panorâmica 2:

 

 

 

Fotos dos Escalares + Krib:

 

gallery_20534_1764_1083157.jpg

 

Fotos dos Escalares + Meeki:

 

gallery_20534_1764_905990.jpg

 

Fotos dos Escalares + Meeki:

 

gallery_20534_1764_1665250.jpg

 

Fotos dos Escalares + Meeki + CAE:

 

 

 

 

 

Durante as minhas ferias, na minha ausência, o kit de CO2 caseiro entrou em fermentação excessiva e matou-me quase todos os peixes. Pelo que vou aproveitar o desastre para redefinir o layout do aquário.

 

O problema com o KIT de CO2 caseiro não só me matou a fauna quase toda, à excepção de uma corydora, como também me deixou toda a flora num estado lastimável, as anubias ficaram bastante destruídas, mas sobreviveram.

 

Após este problema, rapidamente pesquisei o Kit’s profissionais de CO2 pressurizado, uma leitura atenta do fórum levou-me À compra do kit CO2 da aquaristic. Tudo 5 estrelas, facilidade de instarão (com a ajuda do fórum) e está correctamente a funcionar.

 

Actualmente o aquário encontra-se numa fase de estabilização, desde o dia 10 de Setembro (o dia fatídico), na semana passada comprei 3 SAE para combater algumas as algas pretas tufo.

 

 

Neste momento estou à procura de várias coisas:

 

1 – Uma ajuda na redefinição do layout, dicas e sugestões são bem vindas! Actualmente o layout encontra-se muito semelhante ao colocado nas fotos, apenas as plantas estão bastante fragilizadas. Tenciono adquirir mais algumas plantas.

Também já pensei em mudar completamente o areão, andei à procura e não encontrei em nenhuma loja areão mais escuro para escalares. Tipo areão castanho escuro.

 

 

2 – Um aconselhamento na selecção da fauna correcta, procuro uns 4/6 escalares zebra. Alguém me pode indicar onde posso comprar escalares zebra com qualidade, na zona norte – Porto.

 

Que outro tipo de peixes compatíveis me aconselham? Também estou a pensar em colocar um casal de ramirezis.

 

Aceitam-se sugestões e criticas.

No fim-de-semana vou tirar umas fotos ao aquário tal e como está neste momento.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas BruFer

Antes demais devo lamentar o incidente que aconteceu com o teu aqua.

Penso que podes montar um novo layout mas com base no que tinhas na minha opiniao estava muito positivo.

 

Agr um conselho que te do é tirares aquela tela qye tens na parte posterior do aqua ou entao subestituis-la por vinil preto que faz com que a coloraçao dos peixes e plantas subresaia.

 

Vai postando nuvidades.

Abraços

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Respondendo a algumas das perguntas, penso que o areão poderia ser substituido por akadama (castanha), não é muito dispendioso e daria hipotese para se aventurar em algumas plantas mais exigentes.

Mais caro existe a linha terra da Elos.

 

Para peixes conheço a antiga aquaplante no porto, com um nome que não me lembro, mas fica na Rua Pedro Hispano, perto da casa de saúde da Boavista ao lado da liga de combatentes das forças armadas.

 

Layout, penso que ficaria melhor colocar uma tela preta no fundo e assim terá mais ponto focal sobre as plantas e troncos. Vai mudar muito o aspecto do aquário.

Como já tem um sistema a sério de CO2, porque não aproveita para se iniciar num plantado ou aquascaping, irá ser uma mudança mais radical, mas dará muito mais satisfação com o resultado final.

Tem muita informação sobre layouts para os 2 tipos.

 

Isto é a minha opinião, só porque adoro estas duas técnicas.

 

Boa sorte com o novo aqua.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.