Limpador/Apirador de Areao


Recommended Posts

Bons dias caros amigos,

 

Ando a equacionar adquirir um limpador de areao (tubo com mangueira extratora), tenho lido opinões que afirmam que em salgados nao se deve mexer no areao ou aspira-lo!

 

Que acham?

 

Raquel

 

Caros amigos já sei que aspirador revolvedor em salgados, jamais nunca se devendo revolver o areao bowdown

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aspirar so se for mt de leve...e so em caso de teres alguma alga indesejavel.

Mas sempre com mt cuidado pra n revolver areia.

 

 

Exacto menina Raquel. Aí no areão, residem as bactérias que te permitem ajudar na filtragem da água, pelo que mandarias tudo pelo cano abaixo literalmente :)

Aspirar não, quanto muito podes revolver um pouco a camada superiora para que fique com aspecto menos sujo ;)

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caros Nereu, Paulo e Commendatore,

 

Para divergir e exemplificar, o meu aqua ( 14 meses ), estava a apresentar variações de Ph, que formavam-se apartir o substrato aragonite que nunca havia sido aspirado em 12 meses!!! como no tópico Aragonite, Aragonite com 1 ano - a aglomerar-se.

 

Como solução me foi indicado pelo colega aquarista André Silvestre, que relata o hábito de revolver e aspirar o substrato, colega este que é mantenedor de aquas de água doce e reefs, foi o que fiz e o Ph, deixou de oscilar, a percepção foi a de que o aragonite, substrato não estéreo, estava ao invéz de tamponar, como esperado, estava sim a acidificar a água, chegando a Ph 8.0, atuais 8.4 / 8.5 e dKH 7.0.

 

Sempre a observar que não seja um DSB, até os corais adoram filtrar o alimento momentaneamente disperso no display, e que não passa sem ser notado pelo escumador, ao fim de alguns minutos de circulação de água, fica tudo claro "cristal clear", sem alterações quimicas. Assim sendo sempre que me lembro de revolver o fundo de aragonite ( 1 x semanal + ou -), o faço.

 

Outra observação feita por outro colega aquarista Antº Vitor, é que o melhor seria um substrato inerte, que não afetasse a quimica da água. Neste caso penso que tal aspiração não fosse necessária.

 

Outrossim é o fator facilitador que o tal aparelho de sinfonagem / aspiração tráz a TPA, pois não é necessário quase beber a água para iniciar a sinfonagem e o fluxo fica bem mais controlável com a transmissão reguladora de vazão que alguns trazem ( o meu tem ). TPA´s que realizo de 10 em 10 dias, a 20% e em vezes alternadas com aspiração.

 

Jeff

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu Tambem costumo aspirar o areão,sempre na altura de fazer uma tpa... mas com pouca frequencia, no maximo 1x por mês.

Sai muita sujidade :fart004: e nunca tive problemas...

 

cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais