espada meio caminho andado para morrer?


danilo_arq

Recommended Posts

Eu tinha inicialmente apenas duas espadas, bonitinhas, ainda jovens. adquiri elas pq são recomendadas para iniciantes... contudo, como ainda não sabia muito, uma delas adoeceu e morreu depois das nadadeiras e barbatanas se desfazerem; hoje sei que por bacteriose. Comprei outra e juntei à nova solitária... Contudo, novamente parece que as coisas voltaram a ocorrer: as barbatanas começaram a se desfazer tbm, a coluna se curvou, e parecia que os peixes estavam ofegantes...!!!! Comecei um tratamento ontem com o Bacter, da ALCON, que era o que tinha na loja que eu costumo comprar os mantimentos para meus peixes. O caso, é que de ontem pra hoje, parece que metade da nadadeira da cauda da "mais velha" sumiu, evaporou no ar... contudo, flagrei a nova habitante dando beliscadas na mais debilitada... Será que a nova espada tá comendo os restos da outra, tipo, como se os pedaços soltos, mutilados, fossem comida viva...? Será que o remédio está fazendo efeito, ou posso esperar a morte da minha linda espada?

 

obs¹.: A espada que morreu primeiro, antes de morrer, abortou uma ninhada, da qual só sobreviveu um alevino, o qual também está doente, mas já quase curado, de ictio.

obs².: Uma última pergunta: quanto tempo demora a maioria dos tratamentos, completamente? Pois as dosagens do remédio não podem passar de 5 dias de 15 em 15 dias, de acordo com a bula...usando apenas um tronco de madeira, posso substituir algumas decorações do aqua que teriam infeccionado meu peixes, sem tirar os esconderijos?

 

valeu a ajuda...

[cumps]

Editado por danilo_arq

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tens que nos dar mais informações dobre o aqua,quanto mais sabermos melhor.

 

 

Então, é o mesmo aquário que citei noutra parte do fórum: é em formato de globo, tem cerca de 17 litros de capacidade [mas com cascalho eduas pedras para dr uns esconderijos, fica pelos 13 litros úteis...]

Estou usando pedra difusora, para dar um pouco mais de corrente na água. retirei o filtro, para salvar as bactérias nitrificadoras e nitrificantes, e isolei num recipiente; to fazendo tpa's diárias de cerca de 40% do volume. como estou com problemas aqui em casa e ainda não posso comprar e instalar logo o aqua de uns 160L, estou a usar o que tenho, antes como principal, agora como aquário hospital.

Para o alevino, o espaço é bem menor, pois ele não está com bacterioses, so com ictio. separei ele num aqua que já tinha usado antes, quando ele era beeeem menor, indefeso contra os grandes. Deve-se ter nesse menor cerca de apenas 1,5L útil. Para tratar estou a diluir primeiro o remédio em dois litros [garrafa PET] e depois substituo pela água do aquariozinho do alevino, a cada 12 horas fasso uma tpa de 25%, e o remédio é reposto a cada 48 horas.

 

Para os peixes, estou dando artêmia recém eclodida, e uns flocos da sera, alternando [um dia um, outro dia, o outro}]

 

espero já ter informado alguma coisa mais útil dessa vez, pois a coitada que estava perdendo parte da nadadeira, notei hoje que está perdendo apenas parte, que os raios estão vermelhos mais estão lá; só aquela pelezinha que está a se desfazer... isso é normal no tratamento?

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

vamos ver se entendemos

1º aqua pode ser podridão das berbatanas,já que te referes

que os raios estão vermelhos mais estão
e isso pode ser causa da qualidade da água ou uma dieta pobre em vitaminas.

Então o trata mento passa por melhorar a qualidade da água e alimentação variada,aplicação de um bactericida.podes tb subir um pouco a temperatura acima dos 28º e adicionar um pouco de sal grosso,bem diluido num copo.

Já agora tiras-te os filtros pq? o produto que usas diz para os desligares?

 

2º aqua do alvim é só subir a temperatura acima dos 28º e adicionar sal grosso,podes tb adicioner produtos para ictio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º aqua do alvim é só subir a temperatura acima dos 28º e adicionar sal grosso,podes tb adicioner produtos para ictio

 

 

O aqua do alevino já fiz quase tudo, so me falta subir a temperatura...

 

quanto à qualidade da água do aqua do grandão, eu já fui atrás disso também: comprei um teste de ph, junto com os corretivos; desses, uso muito pouco, pois a minha ´gua daqui de casa, é de poço, daí só preciso trata-la para não trazer vermes e bactérias [ferver bem] e pô-la no aqua. além disso, uso bicarbonato de sódio pra ajustar a dureza da água [esse eu procuro evitar junto ao corretor de acidez, pois este contém HCl, o qual reage com o bicarbonato, podendo deixar a água muiiito salina, ou mesmo deixar de deixa-la ácida pra deixa-la alcalina... [!!!!]]

 

O meu verdadeiro problema, dentre os quais vc me apresentou acima, joão, é quanto à alimentação. pro alevino ainda dou SERA Mikropan, além de já dar alguns flocos maiores, mas não muito [daqueles que em alguns topicos do fórum ensinam para triturar um pouco e depois dar]. já procurei dar artêmia recém eclodida, mas ainda não sei proceder com isto: ainda não sei como preparar um recipiente para os ovos eclodirem direito, aliás, nem sei qual recipiente devo usar mesmo...

Para o grandão estou a procurar comida congelada. a própria artêmia adulta, congelada, estou a procurar, mas é difícil achar algum lugar que a tenha BBB =>Boa, Barata e Bem armazenada...

 

A temperatura tbm é problema, por enquanto... Um termômetro não é caro, nem difícil de encontrar, mas o termostato.... um bom, que possa regular direitinho a temperatura sem dar solavancos [não quero ferver a água, meus peixes não quero comer....!!! kkk], tá difícil de encontrar também...

 

Mas, porém, contudo todavia... Como já disse em outra parte do fórum, pra eu desistir é muito mais difícil do que encontrar ítens. Se bobear, eu compro um ferro de solda, um tubo de ensaio de laboratório e um dimmer e 'vouilar', tenho meu aquecedor...

 

Minha pergunta dessa vez é: como posso fazer para eclodir direito as artêmias? o sal já tenho, mas e o resto, do que eu preciso?

 

 

obs.:Um dos peixes, a mais velha, morreu... só tenho a mais nova, que parece estar reagindo bem ao tratamento, e o alevino, que é duro na queda [meu garotão!!! (ou garotona, ainda não dá pra saber)].Comecei o tratamento tarde demais...

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

vê se isto ajuda tb tens patês caseiros http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78408

 

 

valeu joao. cara, acho que vc tem sido meu principal consultor nesse começo conturbado... cara, valeu mesmo...

vou tentar mesmo estes outros tipos. já havia visto esta página antes, mas não tinha dado tanta importância às misturas antes. vou prestar atenção, e mais, vou procurar tentar as receitas também.

rere. cara, mais uma vez valeu...! vc realmente já entrou na história do meu hobby: quem mais me deu dicas e força.

 

[cumps]

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais