Led ou nao Led


c4m4l340

Recommended Posts

Boas,

finalmente instalei as calhas de led no meu aquario.

Fica aqui o teste que fiz. Vale o que vale, obviamente.

 

Fora colocadas 3 calhas respectivamente, 12000K. 6500K, 5000K de 24 LEDs cada, e uma T8 15W(era a que vinha com o kit).

A maquina foi calibrada para modo manual:

Iso 800

Tempo exposicao 1,6

Abertura F8.

Sem flash.

O ponto de focagem foi a folha ao meio.

A maquina foi colocaca no mesmo sitio para as duas fotos. Sensivelmente a 1m do aquario.

 

A foto com a T8 de 15W

DSCF6816.JPG

 

A Foto com as calhas de LED (Total 7.5W)

DSCF6817.JPG

 

Tirem as vossas conclusoes.

Eu ja tirei a minha.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

 

O que eu achei até agora é que nota-se mais as reais cores do que se tem dentro do aquário... .isto é o que me parece....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a T8 com balastro ferromagnético ou electronico?

qual a temperatura de cor da T8?

quantos meses tem no aquário a T8?

quanto tempo de funcionamento tem os led?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a T8 com balastro ferromagnético ou electronico?

Blastro ferromagnetico.

Ferromagnetico ou electronico é irrelevante para a luz produzida.

qual a temperatura de cor da T8?

Este ponto nao sei. Nao vem escrito na lampada. Assim a olho, diria que qq coisa na casa dos 4000K, mas a olhometro

quantos meses tem no aquário a T8?

6 meses. Posso tentar fazer o teste daqui a 5 anos. É quando os leds deve atingir os 50% de vida util.

quanto tempo de funcionamento tem os led?

Quando tirei as fotos tinham cerca de 3 minutos de funcionamento.

 

O impacto visual é muito positivo. Cores mais definidas.

O consumo é metado do que tinha.

Tendo em conta que uma T8 so tem uma temperatura de cor, e esta sendo de um kit acho que nem se coloca outra hipotese, passei a ter mais temperaturas de cor disponiveis.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

finalmente instalei as calhas de led no meu aquario.

Fica aqui o teste que fiz. Vale o que vale, obviamente.

 

Fora colocadas 3 calhas respectivamente, 12000K. 6500K, 5000K de 24 LEDs cada, e uma T8 15W(era a que vinha com o kit).

A maquina foi calibrada para modo manual:

Iso 800

Tempo exposicao 1,6

Abertura F8.

Sem flash.

O ponto de focagem foi a folha ao meio.

A maquina foi colocaca no mesmo sitio para as duas fotos. Sensivelmente a 1m do aquario.

 

A foto com a T8 de 15W

DSCF6816.JPG

 

A Foto com as calhas de LED (Total 7.5W)

DSCF6817.JPG

 

Tirem as vossas conclusoes.

Eu ja tirei a minha.

 

 

Boas!

 

E agora, passados quase 8 meses (desde a data do post) como é que se têm comportado os peixes e as plantas? Ando maluco para fazer uma coisa destas tb.

 

Não dá para postar uma foto das calhas?

 

Cps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

E agora, passados quase 8 meses (desde a data do post) como é que se têm comportado os peixes e as plantas? Ando maluco para fazer uma coisa destas tb.

 

Não dá para postar uma foto das calhas?

 

Cps

LOL

para isso tens de falar com o membro kknd.

Este ainda nao tem 24Horas :D

As calhas sao as do site http://www.ampule-led.fr

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... também gosto mais dos led's...

Será que podes tirar uma foto com apenas a calha led de 6500k? ando a pensar em comprar apenas uma, mas não sei se chegará em relação a de 15w...

cumps

Luís Gândara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta altura é complicado tirar apenas com 1 calha ligada, ate pq dei tantas voltas com o fio que espero nao ser preciso tirar a tampa do aquario tao depressa :(

 

Por acaso lembrei me de ver isso antes da montagem ,mas nao tirei fotos.

 

Posso-te adiantar ja que nao chega, por causa da dispersao de luz, ou seja, mesmo por baixo da calha da um pouquinho menos ou mesmo equivalente, mas mais para os lados, da muito menos.

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para rectificar, eu não achei site nenhum, limitei-me a pegar numa tentativa de encomenda abortada e leva-la avante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se pode chamar a isto um "teste".
Porque não? :mrgreen:

 

 

Um "teste" seria medir com um medidor de PAR a quantidade de energia que chega ao fundo da coluna de agua em ambos os casos.
;) Isso seria uma medição..... quanto muito um teste com medição! :angelic008:

e porquê com um medidor de par? Porque não com um Espectrofotómetro?

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que so tenho plantas de "baixa manutencao", o objectivo primario foi dar "mais luz" ao aquario e realçar as cores com menos consumo.

Isso foi conseguido.

So com o tempo é que irá dar para ver o comportamento das plantas.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

para isso tens de falar com o membro kknd.

Este ainda nao tem 24Horas :)

As calhas sao as do site http://www.ampule-led.fr

 

 

Tsc! Desculpa! Confundi a data do post com a data de registo do utilizador :)

Então daqui a uns meses volto a fazer a questão :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jbrazio acho que tens toda a razão, mas a pergunta que fica no ar é como testar isso? Tens aparelhos para tal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jbrazio:

De acordo com o grafico, os niveis de fotossintese maximos sao atingidos nas cores Vermelho e Azul.

 

Color Wavelength (nm)

Red = 780 - 622

Orange = 622 - 597

Yellow = 597 - 577

Green = 577 - 492

Blue = 492 - 455

Violet = 455 - 390

 

De acordo com a wikipedia a variacao da temperatura de cor (K) em funcao do comprimento de onda é dado por:61e54e2f0f6e9676170883ca8fddeedf.png

 

b - 2.8977685×10−3 mK

Por estarmo no campo visula usaremos o nK. fica b = 2,897,768.5(51) nm·K.. Como niguem se entende sobre os ultimos digitos, nao vou usa-los

 

Portanto para o azul temos (492nm) T=2897768.5 / 492= 5889K

e para o vermelho temos (780nm) T = 2897768.5 / 780 = 3715K

 

Resta saber, qual a intensidade luminosa que chega as plantas em LUX e nao em lumens.

 

Atencao que matematica nao é nada comigo. Apenas fiz contas com as formulas encontradas.

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um luxometro, daqueles usados em fotografia, nao é possivel fazer uma medicao desse genero?

É que nas temperaturas da cor, é possivel encontrar iguais tanto nos led como nas T8/t5/etc....

Com um luxometro, devidamente isolado, e colocado no fundo da coluna de agua, poderemos medir a quantidade de luz que la chega...

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi:)

E ninguem compra uma coisinha dessas.....

Uma vaquinha entre todos eheh :(

Ou o Forum compra e depois aluga ao ppl.....

:bs_quesexclaim:

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Blastro ferromagnetico.

Ferromagnetico ou electronico é irrelevante para a luz produzida.

Não é verdade. Tanto á partida como ao longo do tempo. Há partida as de balastro ferromagnético teem mais emissão para a mesma lamapada, mas com um maior consumo e por isso pior eficiencia, ao longo do tempo, como a degradação é maior com balaastro ferromagnético, as de balastro electronico teem maior emissão e maior eficiencia.

 

Este ponto nao sei. Nao vem escrito na lampada. Assim a olho, diria que qq coisa na casa dos 4000K, mas a olhometro

 

 

o Olho é muito mau avaliadar, é um avaliador não linear, e com picos de detecção muito especificos. Ainda menos para espectros, do que para tonalidades de branco, ai é simplesmente mau.

 

 

 

 

 

 

6 meses. Posso tentar fazer o teste daqui a 5 anos. É quando os leds deve atingir os 50% de vida util.

 

Quando tirei as fotos tinham cerca de 3 minutos de funcionamento.

 

vida útil  e intensidade de emissão são duas coisas muito diferentes, a vida útil é o tempo médio estimado para 50% dos equipamentos falharem, a queda da emissão ao longo do tempo é bastante diferente, especialmente com leds brancos em que os fluores que fazem a conversão teem um tempo de vida, e um shift espectral ao longo do tempo.

 

Basicamente estás portanto a comparar, lampadas que não sabes o espectro, com 6 meses de vida, provavelmente num mau balastro, com Leds novos, de multiplo espectro acabadinhos de acender, e apenas estás a comparar o que vês, e a medição de uma câmara com ajuste de brancos feito pela própria, camara essa que está feita para ter uma resposta em termos de cor semelhante ao olho humano.

 

 

 

O impacto visual é muito positivo. Cores mais definidas.

 

quando se muda de lampadas para lamapadas novas, e para espectros melhores, normalmente também se fica impressionado com a mudança.

 

 

O consumo é metado do que tinha.
medido ou pensas que é?

 

Tendo em conta que uma T8 so tem uma temperatura de cor, e esta sendo de um kit acho que nem se coloca outra hipotese, passei a ter mais temperaturas de cor disponiveis.

 

 

já olhaste para um gráfico de emissão espectral de leds? se calhar estás enganado.

 

Posso mudar o nome para Comparativo se acharem melhor....

 

eu acho que nem um comparativo é, tem tantas coisas diferentes...

 

 

 

 

jbrazio:

De acordo com o grafico, os niveis de fotossintese maximos sao atingidos nas cores Vermelho e Azul.

 

Color Wavelength (nm)

Red = 780 - 622

Orange = 622 - 597

Yellow = 597 - 577

Green = 577 - 492

Blue = 492 - 455

Violet = 455 - 390

 

De acordo com a wikipedia a variacao da temperatura de cor (K) em funcao do comprimento de onda é dado por:61e54e2f0f6e9676170883ca8fddeedf.png

 

b - 2.8977685×10−3 mK

Por estarmo no campo visula usaremos o nK. fica b = 2,897,768.5(51) nm·K.. Como niguem se entende sobre os ultimos digitos, nao vou usa-los

 

Portanto para o azul temos (492nm) T=2897768.5 / 492= 5889K

e para o vermelho temos (780nm) T = 2897768.5 / 780 = 3715K

 

Resta saber, qual a intensidade luminosa que chega as plantas em LUX e nao em lumens.

 

Atencao que matematica nao é nada comigo. Apenas fiz contas com as formulas encontradas.

estas contas não me parecem fazer nenhum sentido... estás a pegar numa formula para ser aplicada ao longo de um espectro e integrada e utilizas para um valor escolhido ao acaso?  Apenas calculas qual a temperatura de um corpo negro cuja emissão monocromática seja a do comprimento de onda escolhido... não estou a ver onde queres chegar com essa conta...

 

 

 

Com um luxometro, daqueles usados em fotografia, nao é possivel fazer uma medicao desse genero?

É que nas temperaturas da cor, é possivel encontrar iguais tanto nos led como nas T8/t5/etc....

Com um luxometro, devidamente isolado, e colocado no fundo da coluna de agua, poderemos medir a quantidade de luz que la chega...

 

O luxometro tem uma correcção espectral... as plantas teem especificidade espectral na absorção...

 

 

medir apenas valores sem ter um gráficos de distribuição espectral para comparar, não adianta nada, e sem ter a tabela de relacção de correcção e aplicar correcções inversas...

 

Já um medidor PAR, tem uma distribuição relacionada com o espectro de absorção, pega na luz que recebe, faz a correcção e apresenta um valor.

 

Seria obviamente muito bom ter um medidor PAR á provade agua para poder fazer medidas.

 

 

 

no entanto se queres comparar os leds com as lampadas, sem ter tanto BIAS, procuras pelos gráficos de distribuição, pelos números relacionados com a emissão, e com os gráficos de degradação ao longo do tempo, e ai tens um comparativo.

 

Assim, apenas conseguiste comparar com fotos, mas não forneceste nada que se possa comparar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme referi no inicio, o teste vale o que vale e cada um retira as suas conclusoes das fotos apresentadas.

Estao a querer fazer de um teste com uma maquina fotografica, em que apenas se consegue avaliar a intensidade de luz na agua, uma experiencia cientifica de alto valor....

 

Para mim foi ganho a nivel de cores e consumos.

Ao nivel das plantas so o tempo o dirá.

 

As conclusoes que se podem retirar deste teste sao:

Tenho maior intensidade de luz com as 3 calhas. Isso é indiscutivel e mensuravel pela segunda foto sobrexposta.

Tenho menor consumo electrico. 15W da T8 contra 7.5 dos LED. Nao medi. Os valores assentam nas descricoes do fabricante. Assumindo um erro de 10% a favor da T8, 13,63W contra 8.25W.

 

Daqui a muitos anos, quando perceber alguma coisa de plantados, poderei avaliar se os led sao ou nao melhores para as plantas.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pondo de lado os lux... os par..... wats.... e afins.......

 

vai mas é postando umas fotos, semanalmente era fixe, que é disso é que a malta gosta! :music_singguitar:

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho maior intensidade de luz com as 3 calhas. Isso é indiscutivel e mensuravel pela segunda foto sobrexposta.

 

não é indiscutivel, nem muito menos mensuravel pela foto apresentada.

 

e comparar uma lampada da qual nem sabes o espectro a 3 calhas de leds que teem como função ser agradaveis ao olho, é uma falsa comparação.

 

podia-se fazer exactamente o mesmo ao contrario comparando leds de comprimento de onda escolhido, com uma lampada de 6500K.

 

Exagerando para ser mais facil perceber, se colocasses LEDS UV, ou Infra vermelho, até uma incandescente de 1W parecia ter mais intensidade.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, mediste o consumo do transformador?

 

e ninguem está a tentar transformar isto numa experiencia cientifica, estamos apenas a dizer que tirar conclusões de uma comparação de alhos com bugalhos, é errado, do meu ponto de vista.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais