1º Aquário Plantado


srg

Recommended Posts

Boas,

 

Gostaria de me iniciar neste mundo e, se possível, com um aquário plantado...

 

Agora ao princípio não vou ser muito exigente, o que quero é preencher o meu aquário de 60cm's com bastante verde...

 

Agora as dúvidas,

 

Para o aquário ser plantado a luz necessário pode ser uma T8? Ou terá que ser uma daquelas T5 naqueles suportes exteriores?

 

Eu pretendo meter areão preto, daquele que parece vulcânico, e preencher grande parte desse areão com uma planta que seja tipo "relvado", da qual não sei o nome, é possível?

 

Depois disso, provavelmente irei meter la' dentro uma pedra ou um tronco e mais umas plantas de preferência com bastante côr, sugestões?

 

 

Não posso gastar muito dinheiro, e por isso pergunto-vos quais os "ingredientes necessários e BÁSICOS para que tudo esteja em harmonia.

O controlo do PH sei que será fundamental, mas que mais me vai faltar?

 

Abraço,

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

 

começando pela luz tanto faz ser T8 ou T5 desde que cumpras a regra de 1W/1Lt de água.

acho que esse areão dá para esse tipo de plantas.

quanto ao equipamento precisas de um filtro termóstato, fertilizante eu uso

nutrifin plant gro NPK e Sera Florena,teste do PH,KH,GH(PO4,NO3,NO2,NH3 e NH4 e FE não sei se é preciso)

qual é a largura e altura do aquario?

Editado por HMN$
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, primeiro sp k falares no tamanho fala por litros, ou entao pelas dimensões axlxc, para o ppl perceber melhor :)

tens varias plantas que dão para fazer relvado, eu aconselho-te parvulas, não precisam de co2 e crescem bem mas não fica mm mm tapedo (é mais dificil) pk tens k ir cortando e plantalas juntinhas. Axo que é a maneira mais facil e barata.

Numa fase inicial metes poucas plantas e peixes, e poupas nos testes No3, Po4, etc.. e compras so os do ph! Aconselho-te a comprares um estabilizador de ph Chemi Pure que metes na base do filtro e algodão (que te dura meses) e bolas para a fltragem (esquece os varios produtos que arranjas mm do filtro) Bioballs antes do areão para fertilizante e usa dps Nutrafin plant grow dps de cada tpa (dose mediante litros). Aconselho-te a comprares certos produtos, como filtro e termostato de marcas conhecidas para melhores resultados e mais fiaveis.

 

abraço,

pedropatrício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,,

 

Antes de mais, o aquário tem à volta de 50l, 60x30x30 acho eu... O filtro e o termostato sao Ehen se não me engano...

Entao tanto faz a lampada ser T8 ou T5?

Então assim tipo lista... Preciso dos testes do PH,KH, GH e fertilizante para as plantas?

 

Ponho um fertilizante antes de por a areia e outro depois?

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum.

 

Recomendo-te que vás lendo os tópicos criados para os iniciantes neste mundo dos peixes.

São muito bons e aprenderás muito.

 

O substrato "rico" para as planatas é inicilmente colocado no fundo do aqua e depois poderás completar com o areão que compres.

Existe substrato que pode ser colocado "sozinho" ou seja, não necessita de mais nada.

Poderás fazer uma pesquisa com o titulo "substrato" e irás encontrar muita informação.

 

Atenção que o teu aqua depois do areão/substrato, decorações (troncos, pedras, outros) o volume de água irá diminuir, e então não terás 54 litros mas menos.

 

Quanto ao montares um aqua bem verdinho deverás ter em conta a iluminação, não é só os watts que contam, mas igualmente o tipo de iluminação (uma pesquisa pelos tópicos irás perceber o que digo).

 

Esse aqua não trás tampa com uma lâmpada?

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum.

 

Recomendo-te que vás lendo os tópicos criados para os iniciantes neste mundo dos peixes.

São muito bons e aprenderás muito.

 

O substrato "rico" para as planatas é inicilmente colocado no fundo do aqua e depois poderás completar com o areão que compres.

Existe substrato que pode ser colocado "sozinho" ou seja, não necessita de mais nada.

Poderás fazer uma pesquisa com o titulo "substrato" e irás encontrar muita informação.

 

Atenção que o teu aqua depois do areão/substrato, decorações (troncos, pedras, outros) o volume de água irá diminuir, e então não terás 54 litros mas menos.

 

Quanto ao montares um aqua bem verdinho deverás ter em conta a iluminação, não é só os watts que contam, mas igualmente o tipo de iluminação (uma pesquisa pelos tópicos irás perceber o que digo).

 

Esse aqua não trás tampa com uma lâmpada?

 

Boa sorte.

 

Olá,

 

Vou fazer isso, comprar um bom substracto e pôr por baixo do areão, de maneira a ter as plantas bem bem saudáveis, ou será mesmo melhor misturar o substracto e o areão? E que substracto aconselham?

Não vou inventar muito porque sei que há plantas bem difíceis de lidar... Aquele "relvado" que eu quero, quais são as mais fáceis?

 

 

Outra coisa, eu tenho um daqueles motores pequenos que dá para ligar 2 tubinhos e supostamente meter aquelas pedras difusoras... Vale a pena meter isto? Em termos de ambiente o que é que poderá fazer?

E sim, o aquário tem tampa e a respectiva lâmpada, a minha dúvida era se essa lampada ( T8 ) dará para manter as plantas bem saudáveis...

 

Abraço

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende da escolha pessoal de cada um.

 

Não sei como é a tua experiência com aquários, mas deverás ter em conta que um aqua plantado é mais exigente do que um aqua apenas com peixes e restante decoração.

 

Terás que ter em conta os nutrientes que deverás "dar" regularmente às plantas bem como a iluminação.

 

Recomendo que para além de leres mais sobre o assunto por aqui no fórum, escolher plantas não muito exigentes.

 

Depressa encontrarás aquelas que se adequam às condições do teu aqua e daquilo que lhes podes dar.

 

 

As pedras difusoras poderão ter mais do que um efeito visual agradável quando por exemplo queremos mais "agitação" da água no aqua.

 

Não sei que filtro terás, talvez um interno. Esse motorzinho não será uma bomba de ar?

 

EDIT:

Mais informações sobre o substrato: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33662

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

For any given task in Britain there are more men than are needed. Strong unions keep them there in Fleet Street, home of some London’s biggest dailies, it is understood that when two unions quarrel over three jobs, the argument is settled by giving each union two. Thru means 33 per cent over manning, ,33 per cent less productivity than could be obtained.

A reporter who has visited plants throughout Europe has an impression that the pace of work is much slower here. Nobody tries tm hard. Tea breaks do matter and are frequent. It is hard to measure intensity of work, but Britons give a distinct impression of going at their tasks in a more leisurely way.rolex,

But is all this so terrible? It certainly does not improve the gross national product or output per worker. Those observant visitors, however, have noticed something else about Britain. It is a pleasant place.

Street crowds in Stockholm. Paris and New York move quickly and silently heads down, all in a hurry. London crowds tend to walk at an easy pace (except in the profitable, efficient City, the financial district).

World of Warcraft power leveling,

Every stranger is struck by the patient and orderly way in which Britons queue for a bus; if the saleswoman is slow and out of stock she will likely say,‘oh dear, what a pity’; the rubbish collectors stop to chat and call the housewives“Luv”. Crime rises here as in every city but there still remains a gentle tone and temper that is unmatched in Berlin, Milan or Detroit.It short, what is wrong with Britain may also be what is right. Having reached a tolerable standard, Britons appear to be choosing leisure over goods.56. What happens when disputes over job opportunities arise among British unions?A) Thirty-three per cent of the workers will be out of workB) More people will be employed than necessaryC) More jobs will be created by the governmentD) The unions will try to increase productivity.57.

rolex,

What does the reporter who has visited plants throughout Europe think about Britain?A) Tea breaks do not affect the intensity of work in BritainB) Britons do their work in an unhurried sort of wayC) The pace of work in Continental Europe is much slower than in BritainD) Britons give the impression of working intensively58.“The breaks do matter” ( Para.2 Line 2) indicates tha they are an important aspect of the British way of lifeB) they are greatly enjoyed by British workersC) they can be used by the workers as excuse to take time off from workD) they :bs_quesexclaim: the workers to be on good terms with each other59.rolex, ,The word“this” (Para.3 Line.1) refers

to the fact tha there are more men on any given job than are neededB) 33 per cent over manning leads to 33 per cent less productivityC) it is difficult to measure the intensity of workD) Britons generally do not want to work too hard60. By“what is wrong with Britain may also be what is right” (Para.6, Line.1) the author means to say tha quarrels between unions will :bs_quesexclaim: create jobsB) a

rolex,

leisurely way of life helps Britons increase productivityC) the gentle tone and temper of the people in Britain makes it a pleasant placeD) Britons will not sacrifice their leisure to further in crease productivityPassage,rolex,

 

Street crowds in Stockholm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Poderás fazer o teu próprio substrato ou podes ir visitando as lojas da especialidade.

 

Podes até por começar em visitar os patrocinadores do fórum e encontrarás de certeza muitos substratos a vários preços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a pensar fazer um co2 caseiro, acontece que tenho algumas dúvidas...

 

Vou utilizar uma pedra porosa na ponta do tubinho, vou colocar essa pedra junto à superfície para que o impacto no PH seja diminuto... (Estou certo?)

Outra coisa que já li foi que com bicabornato de sódio o KH da água aumenta... Logo a ´+agua fica mais dura e a possibilidade do PH seer alterado é mais remota... Isto quer dizer que se eu adicionar mais bicabornato na "sopa de co2" consigo aumentar o KH, logo o PH nao sofre alteração?

 

Outra coisa, já li em vários fóruns a possibilidade de utilizar 2 tubos, 1 deles sai da garrafa com a "sopa" e entra noutra garrafa, mais pequena, que apenas tem água.... Convém fazer com as duas garrafas? Para que serve a segunda?

 

 

Também já ouvi falar sobre a possibilidade da garrafa com a sopa explodir, devo fazer um furo pequeno para libertar um bocadinho de gás carbonico para o ar ou não é necessário? Como evito isso?

 

Tenho o aquário montado há 3 dias, PH estabilizado 6.9/7, apenas tenho plantas e deixo a iluminação 8horas por dia ligada... Estou a fazer tudo bem? Estou també a colocar comida, muito pouca, para ajudar a apressar o ciclo. Correct?

 

Last but not the least... A garrafa pode ser colocada a uma altura inferior ao aquário?

 

 

Mais tarde colocarei fotos para que me ajudem a decorar... Ainda não tenho qualquer pedra mas vou esta sexta a um rio com quedas de água, em afife, procurar. O rio é muito limpo mas mesmo assim sei que tenho de ferver a pedra.

 

 

Abraço

Editado por srg

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.