Aquário - Principiante


karminzo

Recommended Posts

Se optares pelo América Central, tem atenção à proporção de fêmeas com machos. Deves ter mais fêmeas que machos, que é para não se cansarem (no caso dos guppies, deves ter, pelo menos, duas fêmea para um macho). Eu, pessoalmente, prefiro a primeira opção, pois tem mais cor. Mas são gostos. Não sou grande apreciador de neons.

 

Deves estar a referir-te às ampulárias, que são caracóis. São uma boa escolha, pois ajudam a limpar os vidros.

 

Quanto à comida, informa-te sobre a mais acertada. Ela deve ser o mais variada possível (mesmo em flocos, é aconselhável que tenhas duas marcas, para que seja variada). Quanto à quantidade, deves colocar o suficiente para que dure no máximo dois minutos até ser totalmente comida (mesmo a que cai para o fundo). Se durar mais, já sabes que estás a colocar demasiada comida e tens que reduzir, senão acumula no fundo e deteriora os níveis da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 94
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Finalmente chegou o dia de colocar fauna no aquário, neste momento tenho:

 

1 x Gupi Machos - Poecilia reticulata

2 x Gupi Fêmea - Poecilia reticulata

1 x Cori Panda

1 x Platis Machos - Xiohophorus maculatus

2 x Platis Variatus Fêmeas - Xiphophorus variatus

1 x Otocinclus Affinis

-----

O primeiro tópico vai conter informação actualizada

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 peixes logo na primeira vez que metes peixes? É algo puxado...Vai estando atento aos nitratos...Vai ser necessário, certamente, fazeres TPAs mais regulares agora. Não devias ter posto logo tantos peixes. Normalmente inicia-se com um ou dois no máximo. E depois ir colocando um ou dois por semana. Vai dando notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@crush,

 

Eu esqueci-me foi de colocar aqui no fórum os dias em que coloquei os peixes, a introdução comecei a fazer na semana passada,

 

Com o otto, e o panda,

 

No inicio desta semana, coloquei os gupi, e ontem(sexta) os platis.

 

Estou a pensar em comprar, os testes mas em forma de químicos, podem sugerir marcas?, os kits completos são melhores? ou devo comprar separados?

 

Queria ter algo para comparar com as tiras.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As marcas é algo irrelevante. Os testes completos, são sempre melhores, porque são...completos. No entanto, muitos deles são desnecessários. Fundamentais são os de pH, NO2, NO3 e o de amónia (embora este, se já estiver o ciclo acabado, é algo desnecessário). Mas há ainda testes de cloro, de durezas, de potássio, ferro, etc...Agora é uma questão de ires a lojas e veres preços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, às vezes existem coisas do caneco, sendo eu da Póvoa de Varzim, fui tentar encontrar a loja Arca de Noé, e não é que fica mesmo ao fundo da minha rua, aqui tão perto!!!! :bs_quesexclaim:

 

Fui lá e o atendimento foi impecavel, coloquei algumas questões às coisas foram respondidas de uma forma simples e com propostas.

 

Comprei o teste de Nitratos NO3.

 

Qual a vossa opinião em relação a alimentadores automáticos, tenho um problema, eu gostava de alimentar os peixes de uma forma sistemática, em que o horário fosse sempre o mesmo, mas por vezes não tenho oportunidade de estar sempre em casa., logo pensei em adquirir um alimentador automático, o que acham?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um e funciona bem.

 

Compras ai no fórum que é barato :bs_quesexclaim:

 

Mete na secção de "procuro".

 

Tens a vantagem de puder dar pouca comida, várias vezes ao dia!

 

e trocares horários de semana para semana etc

 

Só vantagens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento estou inclinado para este modelo

Eheim Feed

 

As lojas ainda estou à procura, e vou pesquisar neste fórum também.

 

Mas ainda não sei como o vou colocar no meu aquário.

 

Adiciono esta actualização

Editado por karminzo
721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha pergunta seguinte, seria mesmo essa para a qual já contribuiste Ismenio.

 

O que fazer a seguir no que diz respeito a compras.

 

Os gupies pelo que tenho lido, reparo que são muito activos, logo, se calhar vamos ter "paródia", tive o cuidado na loja, de perguntar isso mesmo, hipoteticamente imaginem que ate começo a ficar com muitos, o que fazer com eles. Em primeiro lugar coloco à disposição aqui no fórum, senão pelos vistos na loja, o sujeito disse que por vezes eles trocam os peixes por produtos (comida, testes, etc), calculo que por dinheiro seja mais dificil não sei, o meu objectivo também não é a comercialização, mas não quero ter o aquário sobrelotado.

 

Os camarões, que sugeres são fáceis de encontrar? em termos de cuidados? alimentação algo em especial?

 

Tenho que reportar que perdi a minha anúbia nana, ela estava apenas um bocadinho enterrada, presa por uma pequena pedra, e o artista do cory panda ele desbrava tudo, a minha filha é desse que mais gosta, ele/a não pára um minuto, e como parecia a anúbia estava com as folhas um pouco sensível (do tipo podre no ramo) então bastava um toque que se soltavam todas as folhas.

 

@Ismenio quando dizes cory, não têm que ser da mesma espécie pois não? por exemplo agora tenho um cory panda

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê bem antes de comprar. Conheço quem tenha comprado um alimentador e depois não soube como o adaptar ao aquário.

 

Esse alguém sou eu, foi o meu marido que fez a tampa,e na altura não contámos com isso.

Mas,felizmente já liguei para a loja onde a comprei e mesmo só indo lá no próximo mês trocam-me por outra coisa.

Mas,atenção os modelos mais baratos que ficam sempre virados para baixo, com a condensação a comida cola.

 

cumps

 

Também acho que deves colocar mais corys,as minhas são albinas.Gosto muito delas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adiciono algumas fotografias, uma delas corresponde à minha tentativa de eliminar os caracois. Compra da Armadilha da Sera(talvez tenha sido um desperdicio de dinheiro, mas queria experimentar)

 

Outra corresponde a um dos habitantes mais agitados do aquário, um(a) cory panda.

 

Este fim de semana conto comprar companhia para ele(a)

 

Ontem tive necessidade de fazer uma TPA, porque medi os valores de nitratos e estavam a 25 a caminhar para os 50.

 

Os nitritos nas tiras apontam 0, não sei porque os nitratos estão tão elevados, mas pronto, o aquário apenas esta semana é que esteve na lotação actual (8 peixes no total)

4034993577_74d0c28ee7.jpg

4034993475_4584a3f12b.jpg

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a vossa opinião sobre os próximos habitantes, tendo em conta a lotação do meu aquário (54L) já com 8 habitantes, 3 platys, 3 gupies, 1 otto e 1 cory panda

 

Estou indeciso, penso que devo comprar companhia para a cory, pelo menos mais dois, o mesmo se passa com o otto.

 

Mas posso combinar diferentes especies de corys? eu tenho panda, posso colocar outros?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a vossa opinião sobre os próximos habitantes, tendo em conta a lotação do meu aquário (54L) já com 8 habitantes, 3 platys, 3 gupies, 1 otto e 1 cory panda

 

Estou indeciso, penso que devo comprar companhia para a cory, pelo menos mais dois, o mesmo se passa com o otto.

 

Mas posso combinar diferentes espécies de corys? eu tenho panda, posso colocar outros?

 

 

Boas,na minha modesta opinião,acho que primeiro devias acabar a equipe de limpeza.

Penso que não há qualquer inconveniente,em misturar as corys,mas,o melhor é serem da mesma espécie(eu neste momento estou com 4 cory albinas), e devias fazer o mesmo em relação ao otto.

Depois voltas a esperar um pouco, E ai sim pensas o que podes colocar.

 

cumps

 

P-S- Os camarões amanos são fantásticos,tenho 3.De principio coloquei 3,perdi 2 e agora voltei a colocar mais dois,por norma não são complicados,mas,eu tive uma mudança brusca no Ph.

caridina japónica

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@FAlex

 

Obrigado pelas dicas, tal como o Ismenio também referiui é ncessário arranjar companhia, para os actuais habitantes.

 

Mas antes como tu referes devo arranjar uma "equipa de limpeza", ou melhor extender a que já tenho, que neste momento apenas é constituida pelo otto.

 

Então tenho a seguinte proposta, a compra de 2/3 Red Cherry, ou 2/3 Amano, + 1/2 otto, depende da disponibilidade da loja, se tiver em stock.

 

Queria pelo menos comprar um cory panda para fazer companhia ao que tenho.

 

E em relação à comida, reparo que a equipa de limpeza a sua dieta é à base de algas, mas se não tiver que alternativas tenho?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de compras:

 

2 - Caridina Japónica - Camarões Amano

 

2 - Ottos, para fazer companhia ao que já tinha

 

1 Cory que não me lembro o nome, parece que tem uma bandeira por cima da cabeça

 

Por agora chega, vamos deixar acalmar o aqua e estabilizar.

 

Depois penso se é possível acrescentar mais alguém.

 

Tenho de fazer contas :?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo dizer que os Camarões são até agora os mais divertidos, parece que estão sempre activos, sempre na labuta.

 

A cory que não sabia o nome, e daquilo que andei a pesquisar, é parecida com a Corydora Lamberti é um pouco grande em relação à cory panda que já que tinha.

O otto que tinha que já é de um tamanho razoavel, com a companhia destes dois novos mais pequenos, continua a marcar o seu espaço, atrás do tronco, os outros pequenos lá andam à procura do seu espaço. mas já está a ficar composto.

 

Queria era ver peixes mais a meio do aqua, tenho os platis e guppies sempre à tona, as corys e ottos sempre no fundo, no centro existe um vazio.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

este é o meu primeiro post, como estou a pensar em introdozir-me ao tema registei-me no forum, que tenho lido afincadamente.

 

tenho duas questoes,

1º. porque razão querem tanto eliminar os caracois? li um artigo em que os caracois ajudam a manter a agua limpa, li aqui

 

Olá a Todos,

 

Li por aí o post de alguém a queixar-se de quão penosa é a lavagem semanal do aquário e achei piada porque eu tenho aquários desde que me lembro, sem nunca me te chateado muito com as limpezas. Hoje em dia tenho dois tanques abertos, com plantas, onde as minhas gatas gostam de ir beber... e quem faz a limpeza é uma tropa inteira de caracóis de água !!! Só preciso mesmo de ir juntando água à medida que ela evapora e vai sendo bebida.

 

Como arranjar caracóis de água? Bem, basta um . É que eles tem a vantagem de serem hermafroditas e em pouco tempo conseguem colonizar o tanque. Os meus são os felizes descendentes de um caracol que veio agarrado a uma planta de aquário (há muitos anos!!) - de resto, esta é a maneira mais fácil de arranjá-los, já que são bastante comuns e aparecem muitas vezes nas lojas de aquariofilia.

 

Basta soltar um caracol dentro dum tanque e no espaço de algumas semanas deverão começar a aparecer caracóis pequeninos - mas não se preocupem, que eles não invadem o aquário como uma praga. Na verdade, eles conseguem sempre manter um número adequado de indivíduos em relação ao espaço que têm.

 

Posto isto, viva o descanso

 

 

a minha segunda pergunta é, porque razão aqui nunguem usa aquelas colunas de bolhas a sair do fundo do aquario, não ajuda a oxigenar a agua? é prejudicial para o aquario? ou simplesmente não usam porque não gostam?

 

karminzo é bom ver o teu intusiasmo, boa sorte como aquario e bota fotos nisso

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem-vindo ao fórum.

 

Respondendo à tua primeira questão, em relação aos caracóis, estou a referir-me a uns muito pequenos que se tornam numa "praga", pois surgem com muita frequência, ora isso não é nada bom, pelo menos para mim, que não os pretendo, em segundo porque "estes" caracois comem as plantas que tenho (fetos de java).

 

Talvez os caracois que te referes e esses sim penso que até são positivos num aquário chamam-se - Ampulária Dourada - Apple Snail, pois vai limpando lixo e não danificam as plantas.

 

Em segundo lugar em relação às bolhas na água, penso que se trata para oxigenar a mesma, e produzir um efeito estético, ora alguma informação que li, sugere que a utilização de bolhas de ar nos aquários não é muito importante, porque os aquários já permitem ter uma boa oxigenação da mesma.

 

Atenção que às vezes vês bolhas mas são de bombas CO2, o que é diferente.

 

Logo que possível coloco fotografias.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem quando cheguei a casa reparei que tinha um novo camarão no aqua, que estava preso ao tronco, mas qual o meu espanto quando este apenas deambulava ao sabor da corrent, era apenas uma carcaça de um dos meus camarões. Pois consegui contar os que tinha e aquele estava a mais.

 

Uma questão os camarões mudam de "pele" também, retirei aquilo do aqua, e era gelatinoso (ainda pensei retirei um ser vivo), mas não podia ser, em apenas um dia, os camarões não conseguem reproduzir-se e atingir o tamanho de uma camarão adulto.

 

Penso que não estou errado, as Caridinas Japónicas, não se reproduzem em água doce, pois não?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegamos a este dia e não é que cometo um grande erro, que é deslocar-me a uma loja "feito artista" e começo a ver os peixinhos ali a sorrir para mim, verifico que uns mais pequenos que não os neon até são engraçados, a funcionária aproxima-se eu explico-lhe que tenho um aquario com as dimensoes X, e com Platys Guppys e Cory, e com um ph na ordem dos 7.2-7.5

 

E pergunto se aqueles que vejo são compativeis com o setup que apresentei, e prontamente a resposta foi sim, claro que sim, pode levar uns três que eles gostam de andar juntos, assim fiz.

 

Chguei a casa, tratei do ritual da inserção dos peixes, tudo calmo, e entretanto comecei a procurar informação sobre os ditos peixes - peixes-lápis

e não é que na secção aqui no fórum que aconselha o tipo de peixes para principiantes, surgem como não aconselhados, fiquei desiludido, será que não vou ser capaz de tomar conta deles?

 

Não trouxe uma corydora panda, porque tinham chegado hoje, e ela disse que não vende peixes que acabam de chegar.

 

Reparo também que as caracteristicas destes peixes são de água mais ácida e agora?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Como podem reparar na minha assinatura, estou a verificar alguns parâmetros um pouco elevados no meu aqua.

 

Estes valores são medidos não dos testes de tiras mas testes de gotas, já comprei alguns e hoje adquiri o GH e KH

 

Então temos

  • pH: 7.5
  • GH: 7
  • KH: 4
  • NO2: 0
  • NO3: 20

 

O teste do GH é um pouco confuso não sei se acertei, mas tenho de contar o número de gotas até o tom mudar de cor, e comparar numa tabela, ora o resultado para 7 gotas equivale a um valor 125.3ppm KH/GH, não sei bem o que isto significa.

 

Porque até agora os dados que tinha eram das fitas e estas mostram dº

 

Hoje efectuei uma TPA de 10 litros, limpei um pouco o fundo, porque reparava que tinha alguns "objectos" que os peixes libertam.

 

E agora à noite efectuei uma nova leitura dos NO3, e estes estão a 20, ou seja subiram!

 

Outro facto prende-se com o número reduzido de KH, apenas 4, ora eu tenho um produto químico o ph-plus que faz subir o KH, mas segundo me parece também sobre o pH, ora isso não deve ser muito bom, porque eu já tenho o pH muito elevado.

 

Por favor comentem estes valores e apresentem alguma "luz", porque eu sinceramente estou um pouco perdido.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens nada no aquário que te faça subir o pH? Pedras calcárias ou conchas? É que com um kH baixo, acho que não era suposto teres um pH tão alto...

 

o kH serve para medir o efeito tampão para o pH, ou seja, quanto mais alto, mais estável é o pH (e também mais alto é).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.