filhotes de plati


ademar

Recommended Posts

olá pessoal eu tenho uma duvida , com quantos dias eu posso liberar os filhotes de plati da maternidade para dentro do aquario comunitario

 

agradeço quem puder me ajudar.

Editado por ademar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!os platis são viviparos como os guppys...julgo que se os alevins não couberem na boca dos adultos estão em segurança....

platis nunca tive mas os guppys só os tiro da maternidade com três ou quatro semanas e um de cada vez a exprimentar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
so quando eles tiverem mais ou menos do tamanho de narizes bebedos de neons ou iguais aos pais

 

 

 

:?::thumbdown2:

 

isso sobrevive dentro da maternidade?

alem disso com condições?

para crescerem até esse tamanho demoram quanto tempo?

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas, os platys em relação aos guppys crescem mais lentamente. O meu conselho em relação a este assunto, é que deverias apostar num aqua bem plantado que possibilitasse bastante refúgio para os alevins. Assim tens sempre a certeza que acabam sempre por escapar alguns, e não tens que te preocupar em demasia com eles. Também poupas as feemas ao stress que lhes é causado quando estão numa maternidade. Eu faço isso em relação aos meus platys, e posso dizer que por cada nascimento, é seguro dizer-se que 7/8 ou mais acabam por chegar a adultos reprodutores. Portanto se tiveres como eu tenho, 3 platys femeas a reproduzirem-se ao fim de algum tempo tens que dar ou vender a população em excesso.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
... os platys em relação aos guppys crescem mais lentamente. O meu conselho em relação a este assunto, é que deverias apostar num aqua bem plantado que possibilitasse bastante refúgio para os alevins.

 

Boas

 

Os meus alevins de platys estão em uma criadeira de acrílico desde que nasceram. Esta criadeira está em um aquário pequeno, com filtro, compressor de ar e aquecimento para manter a temperatura sempre em torno dos 26-27C.

Quando da época do nascimento dos filhotes coloquei a mãe platy na criadeira e ela parece até que se acalmou na hora do parto (ficou isolada dos outros platys).

Depois que nasceram todos os filhotes ficou agitada querendo sair da criadeira.

Estou alimentado os filhotes com um ração para alevins da Sera.

 

A criadeira de acrílico fica presa no vidro do aquário por ventosas.

 

Diariamente faço uma pequena sifonagem no fundo da criadeira (só tem água, não tem substrato) com uma seringa (isto mesmo, uma seringa) a fim de limpar sem sugar os pequenos alevins. Esta técnica é ótima pois limpa o fundo da criadeira sem sugar os peixes como pode fazer a mangueira do sifão.

 

Gostaria de colocar os peixitos no aquário no qual está inserida a criadeira mas acho que o filtro vai sugar os pequenos e acabar por matá-los.

 

Acho que vão ficar mais ou menos um mês até crescerem e não poderem ser sugados pelo filtro ou comidos pelos outros peixes.

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vão ficar mais ou menos um mês até crescerem e não poderem ser sugados pelo filtro ou comidos pelos outros peixes.

 

Olá jaqueline!

 

Pessoalmente, penso que 1 mês é pouco. Fiz essa experiência, e eles foram comidos.

Como só tenho uma fêmea, fartei-me de esperar para ver novamente alevins.

Este sábado consegui apanhar 3, e coloquei-os numa maternidade. Só daqui a 2 meses é que os vou libertar. Concordo que se devem manter fora das maternidades, mas isso só quando tivermos o número ideal de plattys.

Os guppys são mais irrequietos, basta uma semana na maternidade.

 

Um abraço e boa aquariofilia!

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pessoalmente, penso que 1 mês é pouco. Fiz essa experiência, e eles foram comidos.

 

... Só daqui a 2 meses é que os vou libertar. Concordo que se devem manter fora das maternidades, mas isso só quando tivermos o número ideal de plattys.

 

/quote]

 

 

 

 

Obrigada ! banana rock

 

 

Realmente 1 mês é muito pouco. Como os meus estão em uma criadeira

vai passar de 1 mês. Em criadeira os filhotes demoram mais para crescer.

 

Estão sendo alimentados com ração para alevins da Sera.

 

A criadeira está em um aquário só para eles. Assim, posso libertá-los

sem o risco de serem comidos pelos adultos. O problema é o filtro que pode

sugá-los. Neste aquário (15 L ) tenho substrato de areia e uma planta pequena

em um vasinho, nada que sirva bem de esconderijo.

Vou pensar em uma solução tipo envolver a boca do filtro com um telinha para

protegê-los.

 

Logo terei mais filhotes pois outras 2 platis estão grávidas.

 

Como saber com uma certa antecedência a hora do nascimento? A fêmea

apresenta algum sintoma ? Espero que não resolvam nascer quando eu estiver

no trabalho.

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

 

Ontem soltei os alevinos em um aquário pequeno só para eles.

 

Estão se desenvolvendo melhor fora da criadeira.

 

Resolvi soltá-los logo pois dos que estavam na criadeira alguns morreram.

 

O aquário conta com filtro externo tipo hang-on (entrada de água protegida com tela para não sugar os pequenos), plantas, aquecedor com temperatura a 27 C e substrato de areia.

 

Amônia: 0

PH: > 7,5 (não consigo baixar para 7,2). Retirei as pedras para ver se baixa.

 

 

cumps.

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Ontem soltei os alevinos em um aquário pequeno só para eles.

 

Estão se desenvolvendo melhor fora da criadeira.

 

Resolvi soltá-los logo pois dos que estavam na criadeira alguns morreram.

 

O aquário conta com filtro externo tipo hang-on (entrada de água protegida com tela para não sugar os pequenos), plantas, aquecedor com temperatura a 27 C e substrato de areia.

 

Amônia: 0

PH: > 7,5 (não consigo baixar para 7,2). Retirei as pedras para ver se baixa.

 

 

cumps.

 

Jaqueline

 

Olá Jaqueline!

Com essas condições, foi o melhor que fizeste.

Como não tenho outro aquário, tenho de os aguentar na maternidade.

Já agora, quanto tempo têm?

Coloca, se puderes duas ou três fotos.

Cumps.

João

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, quanto tempo têm?

Coloca, se puderes duas ou três fotos.

Cumps.

João

 

 

Olá João

 

Acredito que eles tenham por volta de um mês. Esqueci a data em que nasceram.

Logo terei outros alevinos pois tenho outra plati tipo sal & pimenta que está gravida.

 

Não sei colocar fotos. Vou esperar nascer mais filhotes e deixar o aquário cheio

aí tento colocar umas fotos.

 

 

cumps.

 

 

Jaque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

ola tive uma plati gravida mas ja teve os alevinos mas como nao sabia que estava gravida, acabaram por serem comidos por outros peixes... agora levei uma foto ao sr da loja de animais e ele disse para por a outra femea na maternidade... ja la está a 2 dias hoje mais calma que ontem... mas nao sei se falta muitos dias ou nao... como é que eu sei??? e quantos dias eu posso deixa la na maternidade?... quando é que sei se ja pario todos ou nao??' desculpem tantas perguntas mas nao percebo nadinha da situaçao e como nao consegui salvar ontem nenhum tenho medo de voltar a fazer asneira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... tira-a da maternidade! Uns vão ser comidos e outros sobreviverão! É assim a natureza!

Se mesmo assim quizeres pôr alevins na maternidade, apanha-os depois de nascerem!

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...

Não sei se será tarde para publicar, qualquer das formas...
Tenho um aquario de 55L, tenho anubias e musgo de java.
Dia 1 de janeiro a minha Platy teve alvins, pensei que tivessem morrido todos comidos; doze dias depois encontrei um alvim (o mais espero e mais forte, foi o unico sobrevivente), li por aqui que não devemos interferir no nosso ecossistema, antes um Alvim forte, saudavel e bonito do que ter 10 numa maternidade, na minha opinião tem mais valor :b

Link to comment
Partilhar nas redes sociais