Recommended Posts

bom...

hei-de tirar umas fotos depois...

 

ainda falta a luz do outro lado, neste lado podem ver que não coloquei reflectores para que o mangal que tenha receba parte da luz...

Pode não substituir o escumador, mas ajuda...e deve ajudar bem...

 

se realmente funcionar...talvez experimente uma temporada sem escumador para ver o que acontece...não aconselhável...

:)

 

http://reeftv.dyndns.tv:86/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que parece que ninguém está a ligar...

fica um video de um espanhol

 

muito bom...

O meu tem menos água a cair para não criar o efeito do salpico...no entanto irei tentar melhorar até que possa aumentar o débito (parece que com as algas deixa de existir salpicos...).

Um ventilador num sistema destes funciona MUITISSIMO melhor(a apontar para a rede)...ao nivel (mesmo com um ventilador de 12v) de um potente chiller...não digam isto a ninguém...

 

 

Outra coisa que parece evidente é o aumento do oxigénio...pelo menos a maior facilidade de ter o oxigénio em equilibrio com a atmosfera...bem como reduzir o co2 vindo do reactor de cálcio, mantendo este em equilibrio com a atmosfera...

reparem aumentei em mais 1 metro quadrado a superficie do aquário... e melhor com a velocidade da água nessa "superficie" é mais do que ter apenas mais 1 metro de superficie...

admira-me sinceramente ninguém usar isto...sério...

não encontro defeitos...

Se tiverem receio dos esporos das algas, não tenham...porque não existe aquário sem os tais esporos...e se ocorrer crashes com sistemas destes, não me parece que seja isto a provocar o problema...

 

um documentário interessante...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Este link http://reeftv.dyndns.tv:86/ dá-me erro.

 

A ideia é muito boa, vou continuar acompanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Este link http://reeftv.dyndns.tv:86/ dá-me erro.

 

A ideia é muito boa, vou continuar acompanhar.

 

estranho...(não usas linux?)

tenta usar outro browser...

ou abre o explorer e faz paste disto (sem parenteses)

(mms://85.247.35.27:9001)

deve abrir o mediaplayer do windows...

 

Atenção que isto é válido para água doce...como água salgada...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Pois eu sou mais de água doce (pelo menos por enquanto) mas calculei que fosse válido para ambos....

 

Uso Windows e estou com firefox, vou testar como indicaste.

 

P.S. pelo mms://85.247.35.27:9001 já deu no firefox.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok :)

 

Que tal se está a portar?

Tens há muito tempo a funcionar?

Tens uma bomba auxiliar ou está pelo escoamento?

 

A luz não devia ir para o escmador, certo?

 

Desculpa a bateria de perguntas, mas é difícil encontar alguém por cá com um filtro destes.

Não sei porquê, pelo que tenho lido, faz maravilhas para exportar nutrientes.

 

Abraço

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok :D

 

Que tal se está a portar?

Tens há muito tempo a funcionar?

Tens uma bomba auxiliar ou está pelo escoamento?

 

A luz não devia ir para o escumador, certo?

 

Desculpa a bateria de perguntas, mas é difícil encontar alguém por cá com um filtro destes.

Não sei porquê, pelo que tenho lido, faz maravilhas para exportar nutrientes.

 

Abraço

 

Não se vende...não se fabrica...deve ser esse o problema, e não ser moda...pode passar a ser...mas dúvido já que é necessário algum jeito no diy...porque não se vende...tal como as canalizações dos aquários...

 

A luz vai para o escumador mas é pouco...tem a rede entre ambos, e as luzes que irei meter desse lado vão bloquear a luz das outras com os reflectores ...vamos ver e sim está a trabalhar bem por enquanto. recebe a água de uma bomba...não é da queda

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se vende...não se fabrica...deve ser esse o problema, e não ser moda...pode passar a ser...mas dúvido já que é necessário algum jeito no diy...porque não se vende...tal como as canalizações dos aquários...

 

A luz vai para o escumador mas é pouco...tem a rede entre ambos, e as luzes que irei meter desse lado vão bloquear a luz das outras com os reflectores ...vamos ver e sim está a trabalhar bem por enquanto. recebe a água de uma bomba...não é da queda

 

Realmente não percebo. Deve ser por esses motivos.

Se conseguir fazer algo em condições e adaptável vou comercializar :sorry:

 

Vai mantendo o post actualizado com a evolução.

 

Abraço

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente não percebo. Deve ser por esses motivos.

Se conseguir fazer algo em condições e adaptável vou comercializar :sorry:

 

Vai mantendo o post actualizado com a evolução.

 

Abraço

 

só está a trabalhar há 2 dias

e com luz há 1 dia...

mas vai existir um aumento de 150% de luz amanhã se tiver tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://3.bp.blogspot.com/_aZd4u6ysNSw/Srvo...-h/100_0635.JPG

 

podem ver a bomba...

 

A tubagem que serve de suporte à rede leva a água até cima...na parte horizontal (em cima) da tubagem tem os tais furos, para "regar" a rede...

 

porque a bomba é potente demais, sai alguma da água do outro lado onde tem um T que serve de pé para a estrutura, a bomba do outro lado faz o outro pé...é bastante estável proque a bomba é pesada...relativamente ao peso da estrutura.

 

A bomba é uma simples eden 2500 l/h.

no T enfiei de forma arcaica um tubo (não se vÊ) para regular a saida nesse lado...

 

menos água na saida mais sai nos furos para a rede...simples

 

Para comercializar acho que existe patentes, não sei se seria possivel...

 

Lembro-me de um caso nos eua, que os gajos copiaram escandalosamente os diagramas de moinhos para energia eólica alemães, sim uma empresa americana fez pirataria, que depois patenteou a tecnologia dos alemães...como se fosse a deles...e foi aprovoda....

curiosamente 5 anos depois da tecnologia já existir na europa...

 

Ou seja os alemães para entrar no mercado norte americano tinham de pagar comissão aos ladrões...

não compreendo como podem dar patentes a estes gajos...

 

como acho que a patente é norte americana, seguindo o mesmo principio, acho que sim podes comercializar a coisa, agora acho que só na europa...

e daí também não sei como os europeus são sempre uns pernas abertas...ou seja eles fazem o que querem e nós fazemos o que eles querem...

por isso os chineses não pagam impostos em portugal...duvido que isso aconteça com os portugueses na china...se é que foi para lá algum....

:sorry:

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheh :sorry:

 

A parte da comercialização era brincadeira.

Se realmente fosse comercializar era na base dos DIY, tipo uns kits com tudo para montar.

Como algumas pessoas fazem com os escumadores.

 

Abraço

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheh :doofywave:

 

A parte da comercialização era brincadeira.

Se realmente fosse comercializar era na base dos DIY, tipo uns kits com tudo para montar.

Como algumas pessoas fazem com os escumadores.

 

Abraço

 

funcionou, e eu já melhorei o formato da coisa...

 

fiz um rasgo, sobre todo o comprimento do tubo superior de onde vem a água, isto pensei eu seria melhor que furos, mais débito de água e menos energia por cada furo...espalhando-se pelo comprimento do tubo, e sim é melhor...

 

deitei fora a outra rede, foi só para testes e coloquei outra novinha...tem 1 dia de uso.

 

dobrei esta para ter duas camadas de rede, e na dobra, foi onde enfiei no tal rasgo...agora é assim a rede caia...

coloquei na dobra dentro do tubo, um tubo de rega, ou seja o tubo de rega porque está dentro da dobra, não deixa a rede passar pelo rasgo, porque o tubo de rega é mais grosso que o rasgo...

simples...

 

não colei nada para poder desmontar...

 

Daquilo que eu reparei é que, não sei se terei ganhos a nivel de menos nutrientes, sei que tenho mais um metro quadrado de superficie...e com água a correr velozmente...

menos swings no pH, muitissimo menos...

 

falta ainda colocar mais duas luzes, reduzi o débito da bomba, para não fabricar ruidos nem salpicos, talvez para 1250 l/h

 

aqui fica em HD.

http://www.vimeo.com/6824400

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um video da coisa a bombar bem melhor...

http://www.vimeo.com/6861775

 

deveria ter algo perto dos 900 l/h anteriormente...agora devo estar acima dos 1500 L/h, isto intuitavemente...chega e sobra...sem ruidos e salpicos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um video da coisa a bombar bem melhor...

http://www.vimeo.com/6861775

 

deveria ter algo perto dos 900 l/h anteriormente...agora devo estar acima dos 1500 L/h, isto intuitavemente...chega e sobra...sem ruidos e salpicos!

 

Muito bom, está melhor.

 

Tens é de ter cuidado com a luz extraviada, senão vais ter algas em outros sítios da sump além da rede.

 

Abraço

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, está melhor.

 

Tens é de ter cuidado com a luz extraviada, senão vais ter algas em outros sítios da sump além da rede.

 

Abraço

 

 

Obrigado...vai estar melhor...vou alargar os buracos da coisa, fica tipo metades entre a rede, mais largo menos velocidade de saida terá a água, e mais débito consigo ter sem que faça salpicos, barulhos...ou seja, nessa altura posso meter a bomba no máximo...não está ainda no máximo...

 

falta ainda uns reflectores também...

 

Daquilo que eu reparo, é que o tempo do pH em equilibrio acabou, parece que as bacterias aeróbicas, e que produzem ácidos, explodiram...

medi o KH e para meu espanto o pH nunca esteve tão baixo, com esse kh...

 

não tenho nitratos nem fosfatos, mesmo sem a dsb na sump (vai ser mais fácil limpar as algas), o que é curioso...nunca tive nitratos...nem fosfatos...

também tenho algas e algas no display principal, e isso acho que deve ser o factor preponderante para os níveis de nutrientes...

 

também nota-se um ligeiro, decréscimo nas algas, agora, mas parece...parece ser ainda cedo para afirmar seja o que for, mas garanto que ainda não há competição entre as algas da rede (tenho poucas na rede ainda... )só a tal explosão nas bactérias...tenho concerteza pelo pH mais baixo, uma maior "fauna" bacteriológica...

 

vamos ver ...

acho que o equilibrio agora mudou em termos populacionais, agora tenho oxigénio q.b. para uma maior população aeróbica bacteriológica, vamos ver se isso é bom.

 

não tenho o reactor de cálcio a trabalhar, e o co2 produzido deverá ser libertado mais fácilmente agora, portanto só pode ser outros ácidos a provocar a baixa do pH...digo eu...

 

curiosamente nos primeiros dias disto tinha o pH bem mais estável...como nunca tinha tido

;)

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precipitei-me a tirar conclusões...

 

morreu uma tridacnia que já a tinha há mais de 1 ano...

era mordida pelo meu peixe assassino um kole, que pinica tudo...,supostamente seria herbivoro...raio de tangs...

 

daí o pH estar baixo...

ora pois...a responsabilidade não era do filtro...qunato muito evitou males piores

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precipitei-me a tirar conclusões...

 

morreu uma tridacnia que já a tinha há mais de 1 ano...

era mordida pelo meu peixe assassino um kole, que pinica tudo...,supostamente seria herbivoro...raio de tangs...

 

daí o pH estar baixo...

ora pois...a responsabilidade não era do filtro...qunato muito evitou males piores

 

sem ruídos...o que ouvem é do retorno do aquário para a sump...

http://www.vimeo.com/6896499

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem ruídos...o que ouvem é do retorno do aquário para a sump...

http://www.vimeo.com/6896499

 

Agora que tenho o filtro a funcionar já com algumas algas, noto...

 

:music_singguitar:

nunca tive tal estabilidade em relação ao pH, embora com o tal episódio da morte da tridacnia (andava há muito meio fechada...era inevitável...raio de kole), que me alterou o pH momentaneamente...

 

Hoje tenho 8.12 pH no fim do ciclo nocturno (a sonda pode não estar calibrada), mas tenho 8.15 máximo durante o ciclo diurno.

 

tenho de a afinar devo ter pH mais alto, mas o que importa, é que a oscilação é de uns 0.03 pH...

 

O que digamos é óptimo...portanto está aprovada...

mais uma vez admira-me ninguém pensar neste tipo de filtros...

sinceramente...será o temor da quantidade de esporos?

não sei...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

parabéns bela ideia, parece-me bastante funcional.

gostava de poder observar de perto, pois não há nada como ver e colocar algumas questões (isto porque sou um iniciado em salgados)

segui atentamente todo este post e gostei imenso do que vi.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais