Palhacos :)


raquelcordeiro

Recommended Posts

Viva, tens os Ocellaris Clownfish (Amphiprion ocellaris).

 

Se clicares neste link, terás a ficha desta espécie, depois podes ver o temperamento dos mesmos:

Clicar aqui!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Agressivos MESMO, só há um : Premnas.

 

são autenticos terrores entre palhaços - a partir do momento que acasalam não há quem os separe.

 

matam , esfolam, tiram olhos a outros palhaços.

 

palhaços relativamanete pacificos e faceis de manter : ocellaris, que estão sempre disponiveis e produzidos em cativeiro, ou seja são estremamente resistentes e tolerantes a condições de agua.

 

anemonas todos adoptam, procura no googgle - pois há palhaços que aceitam anemoenas mais rapidamente que outros ; por exemplo, a Entacmea Quadricolo é um host perfeito para os Premnas e não tanto para os Ocellaris

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os peixes-palhaço normalmente não são peixes agressivos, é uma espécie que vivem num espaço pequeno e que defende esse mesmo espaço. Os Amphiprion ocellaris podem ser tão ou mais agressivos do que os Premnas biaculeatus, não depende da espécie depende sim do espaço e condições do aquário, da restante população de peixes e por últmo do próprio peixe, os peixes não são todos iguais. Os meus Premnas portam-se bem, até posso aproximar a minha mão das suas posturas que eles não fazem nada.

 

A esolha da espécie de peixes palhaço para um aquário convém adequar-se ao espaço disponível sendo que A. frenatus, A. melanopus, A. clarkii, A. polymnus, Premnas biaculeatus são espécies que crescem mais e necessitam de um volume maior de água do que por exemplo A. ocellaris, A. percula ou A. perideraion.

 

Convém ainda que exista apenas 1 espécie presente por aquário. Podem ser 2 peixes ou um pequeno grupo, idealmente e para evitar situações de stress os palhaços devem ser introduzidos em simultâneo.

 

Entre as anémonas mais fáceis de manter estão as Entacmea quadricolor e as Stichodactyla haddoni. Embora na natureza os palhaços vivam nas anémonas que existem na sua localização geográfica está mais do que verificado que em aquário vivem nas que estão disponíveis podendo inclusivé adoptar corais para o seu abrigo.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola Raquel. Seguindo a sugestao do Filipe:

 

Viva, tens os Ocellaris Clownfish (Amphiprion ocellaris).

 

Tem aqui alguma informacao util sobre estes peixes

 

http://www.fishlore.com/Profiles-ClownFish.htm

 

 

Quanto a anemonas, como pode ver no endereco, em principio adoptam «Bubble Tip Anemone (Rose Anemone) (Entacmaea quadricolor), Magnificent Anemone (Ritteri Sea Anemone) (Heteractis magnifica), Giant Carpet Anemone (Stichodactyla gigantea), Saddle Carpet Anemone (Haddon's Sea Anemone) (Stichodactyla haddoni»

 

Seguindo o mesmo endereco, tem aqui um quadro com varias anemonas e peixes que habitualmente as adoptam para viver em simbiose:

 

http://www.fishlore.com/clownfishanemonechart.htm

 

Antes de escolher convem ter bem presente o que escreveu o Membro Ricardo. Efectivamente, na natureza adoptam como hospedeira uma anemona que esteja nas proximidades, em principio que seja endemica da regiao. Nao sou "expert" em "Peixes Palhaco" e nao sei se ha registos de que em cativeiro tenham adoptado outras anemonas contrariando por exemplo o quadro anteriormente referido. Mas a manutencao de uma anemona pode ser muito dificil e a sua perda pode causar uma "catastrofe" no aquario se nao for retirada a tempo (antes de morrer) pela toxicidade que liberta para o aquario e seus habitantes. Dependendo dos peixes escolhidos, com mais ou menos dificuldades pode conseguir que se adaptem a corais moles, muito proximos das anemonas como por exemplo Rodactis ou Ricordeas e ha mesmo registos de viverem entre Xenias, Sarcothytons, Gonioporas e penso que tambem em Euphyllias entre outros... No caso particular das Goniopora penso ser mau para o coral os Peixes passem o tempo entre os seus tentaculos mas certamente que alguem mais experiente te ira confirmar ou negar esta situacao. Normalmente, falamos de simbiose com as anemonas porque ambos ganham com a vida conjunta mas no caso dos corais penso que sera mais uma relacao de "comensalismo" mas com duvidas pois podera haver "desconforto" para o coral e para ser comenalismo tera que haver uma especie beneficiada de algum modo (alimentacao ou proteccao) sem qualquer ganho nem prejuizo para o "hospedeiro". Um exemplo disto sera a relaccao entre a Remora e o Tubarao em que o primeiro ganha proteccao, transporte e restos de alimento sem que o hospedeiro tenha qualquer prejuizo relevante ou ganho com a sua presenca.

 

Outro ponto importante tem a ver com o tamanho do aquario ser adequando a especie escolhida e fazer por manter uma especie em cada aquario, a menos que seja grande mas muito grande mesmo. Conheco um caso de um Perculo 90 da AquaMedic (90cm de comprimento) onde habitam tres Amphiprion Ocellaris e um Amphiprion Ephippium mas ate que isso fosse possivel dois ou tres Ocellaris morreram por saltar fora do aquario perseguidos pelo Ephippium. E foi preciso algumas "perseguicoes punitivas" e sustos ao Ephippium para ele deixar os Ocelalris em paz...

 

Mas procurando na InterNet encontra muitos enderecos a falar dos peixes e das anemonas que adoptam para viver. Por exemplo:

http://www.nhm.ku.edu/inverts/ebooks/ch2.html

 

Caso se opte pelas Anemonas para hospedeiras, um artigo sobre Alimentacao e Iluminacao:

http://www.athiel.com/lib/questions/anemone.htm

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou contar a minha experiencia.

 

Eu tenho dois A.Ocellaris por gosto de outras pessoas e um A.Clarkii por gosto pessoal. Só tenho um Clarkii porque achei que se pussese dois já ia haver uma maior defesa de território quando formassem casal.

Antes de comprar o Clarkii, comprei uma Sebae Anemone - Heteractis crispa para os Ocellaris, só como não informei-me antes, eles não gostam desta anemona e nunca foram para lá, assim que comprei o Clarkii, no dia seguinte já lá estava.

 

Os 3 Palhaços coabitam até agora no meu aqua sempre problema nenhum.

 

O Clarkii aceita quase todo o tipo de anemonas.

 

O Ocelarris só aceitas estas:

 

Heteractis magnifica

 

Stichodactyla haddoni

 

Stichodactyla gigantea

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ocelarris só aceitas estas:

 

Heteractis magnifica

 

Stichodactyla haddoni

 

Stichodactyla gigantea

 

Boas Vodka7. Nao sei como sera com as anemonas mas eu tenho 3 Ocelalris em Coimbra a viver em Rodactis e conheco 3 num Percula 90 na Damaia que vivem igualmente em Rodactis. Penso que, sentindo necessidade de defesa ou reproducao eles vao procurar uma anemona onde se possam fixar ou algo parecido. Na Damaia eles foram muito perseguidos pelo "Palhaco Fogo" (Amphiprion Ephippium) mas em Coimbra estao os tres com um Cardinal de Bangai num aquario de 70x60x60 vivendo todos em perfeita harmonia e nunc ahouve problemas entre eles mas os palhacos ja tiveram posturas.

Efectivamente, penso que ha amenonas onde os Ocellaris nao tocam mas nao sei porque sera.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho ocellaris, ja tive 3 anemonas e nada de simbiose.

A coisa de 2 anos começaram a fazer com um sarcophytom e desde então têm sido posturas atras de posturas, por causa das crias eles foram aumentando a agrecividade a ponto de me picarem a mim se la coloco as mãos dentro.Mas concidero esta especie das mais pacificas.

Abraço

Ricardo Oliveira

9197329_1fUdf.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Olá já agora eu gostava de saber se comprar um sarcophytom o meu casal de palhaços fará simbiose com ele . Eu já tenho este casal á algum tempo ,estão sempre juntos . Escolhi os especialmente por já la na loja estarem juntos , desde que os comprei que eles ficam sempre juntos da bomba .. Comprei já duas heteractis crispa mas eles nunca se interessaram e elas por fim morreram , gostava que eles fizessem simbiose com algum coral ou anémona .. se me pudessem ajudar agradecia . obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais