O Meu primeiro Aquario


JRaimundo

Recommended Posts

Viva,

 

Depois de ler muitos tópicos aqui no forum (ciclo do azoto, pH etc) e de ter sido influenciado por alguns amigos, decidi iniciar-me na aquariofilia.

 

Deixo-vos aqui o meu primeiro aqua e aguardo o vosso feedback/sugestões:

 

Setup:

 

Aquario: Tetra AquaArt

Dimensao: 57x35x30 (60litros)

Vidro Plano: 5mm

 

Equipamentos:

 

Filtro: TetraTec - EasyCristal - Filter Box 300

Termoestato: Tetratec HT50

 

(como já devem ter reparado comprei um kit da tetra :P )

 

Flora:

 

Anubia Gigante

Outra que nao sei o nome

 

 

Fauna:

 

6 neons

2 Molys Balão

1 Gurami

1 Caracol

1 Limpa tudo (lol)

 

Seguem algumas fotos:

 

Inicio:

 

gallery_38784_1741_795371.jpg

 

Depois de Colocar o areão, o tronco e as plantas:

 

gallery_38784_1741_51992.jpg

 

 

O Filtro e o Termostato:

 

gallery_38784_1741_720844.jpg

 

 

Bomba de ar com pedra difusora (e o emplastro):

 

gallery_38784_1741_48812.jpg

 

 

A anubia:

 

gallery_38784_1741_1069775.jpg

 

 

A que não sei o nome:

 

gallery_38784_1741_197429.jpg

 

2 dos condóminos:

 

gallery_38784_1741_196447.jpg

 

Visao geral:

 

gallery_38784_1741_1253838.jpg

 

 

Fico a espera das vossas opniões!

 

Abraços

 

Jraimundo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta, antes de mais, como é que colocaste as fotos aqui? Isto está alojado no site da aquariofilia?

 

Quanto ao aquário, parece-me bem. Talvez colocaria um pouco mais de plantas rasteirinhas pelo aquário, para não ficar o fundo tão vazio, ou arranjaria mais umas pedras (preferencialmente escuras). Mas isso são gostos.

 

Coloca uma cartolina preta no vidro de trás do aquário. Isso dá um efeito muito bonito no aquário, esconde os fios que passam por trás e no teu caso ainda camufula o filtro (preto no preto não se notaria tanto)

 

Tenta colocar a mangueira da bomba de ar por cima da aresta do aquário, de forma a não se notar tanto. Não sei é como. A única solução que eu vejo é meter a mangueira tensa, de forma a não ficar ondulada (não sei se me percebeste...).

 

Gostei das bolhinhas de ar mesmo no meio do aquário. Ficou engraçado.

 

Como leste os tópicos aqui no fórum, presumo que tenhas feito tudo bem, mas de qualquer das formas, vou perguntar, pelo sim, pelo não. Fizeste o ciclo do azoto? Meteste esses peixes todos de uma só vez, ou foste pondo gradualmente?

 

Só falta meteres no setup do aqua os parâmetros da água e há quanto tempo o montaste.

 

Outra coisa, na foto não aparece, por isso não sei se tens ou não, mas meteste um termómetro? É que deves meter, para medir a temperatura da água. O termostato não indica a temperatura que está o aquário, mas apenas a temperatura que nós queríamos. Por vezes, ele pode estar a funcionar mal, ou mal equilibrado.

 

Gostei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aqui vai a minha opinião... Está um pouco nu ainda, espero que ponhas mais umas plantas... Mas antes disso diz-me: qual a potencia da iluminação e quantas horas deixas as luzes ligadas; em que consiste o substrato, se só puseste areão as plantas não se vão aguentar; e ainda se tens a anúbia com os rizomas enterrados, desentarra-a; as anúbias são plantas que absorvem os nutrientes que necessitam através da coluna de água e por isso mesmo não podem estar enterradas. Conselhos para plantas que não necessitam de muitos cuidados, as anúbias e os fetos de java são plantas que pelo facto de não poderem estar enterradas no substrato tem que se prender a algo como rochas ou troncos; podes fazer isso com fio de coco... O musgo de java também pode ser atado aos troncos e faz um efeito muito bonito...

Cumps...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa planta que dizes chamar anubia... tenho um reparo a fazer.

Se for mesmo uma anubia não a deverias ter assim.

Tens o risoma enterrado no areão quando deveria estar fora do areão.

Assim como está vai apodrecer e a planta vai morrer.

Tenta deixa-lo de fora... ata-o a uma pedra por exemplo.

 

Cumps e boa sorte com o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem-vindo ao vicio Raimundo.

 

Gostei do aquário, acho que as plantas e pedras estão bem posicionadas. Simples mas bonito. Até a própria pedra difusora que pessoalmente desgosto fica aí bem, mas podes testar tirá-la para ver como fica :puppydogeyes:

Ainda em relação às plantas reforço o que aqui já escreveram: desenterra os rizomas da uniba caso contrário acaba por morrer. Se queres fazer um plantando precisas de meter aí mais umas plantinhas... Umas rasteiras para a frente e as mais altas na parte de tras do aquário. Como tambem já foi sugerido coloca fundo preto no aquário porque ajuda a esconder não só os cabos como o filtro, para alem de realçar a cor dos peixes e plantas.

Penso que na generalidade o maior problema de todos os que iniciam na aquariofilia é quererem fazer tudo muito rápido. Comprar aquário, encher de água, plantas e os peixes lá para dentro, por isso aconselho calma. Ponderar bem para onde queremos seguir é fundamental, o resto vem com o tempo

 

Abraço e boa sorte

Belga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta, antes de mais, como é que colocaste as fotos aqui? Isto está alojado no site da aquariofilia?

 

Quanto ao aquário, parece-me bem. Talvez colocaria um pouco mais de plantas rasteirinhas pelo aquário, para não ficar o fundo tão vazio, ou arranjaria mais umas pedras (preferencialmente escuras). Mas isso são gostos.

 

Coloca uma cartolina preta no vidro de trás do aquário. Isso dá um efeito muito bonito no aquário, esconde os fios que passam por trás e no teu caso ainda camufula o filtro (preto no preto não se notaria tanto)

 

Tenta colocar a mangueira da bomba de ar por cima da aresta do aquário, de forma a não se notar tanto. Não sei é como. A única solução que eu vejo é meter a mangueira tensa, de forma a não ficar ondulada (não sei se me percebeste...).

 

Gostei das bolhinhas de ar mesmo no meio do aquário. Ficou engraçado.

 

Como leste os tópicos aqui no fórum, presumo que tenhas feito tudo bem, mas de qualquer das formas, vou perguntar, pelo sim, pelo não. Fizeste o ciclo do azoto? Meteste esses peixes todos de uma só vez, ou foste pondo gradualmente?

 

Só falta meteres no setup do aqua os parâmetros da água e há quanto tempo o montaste.

 

Outra coisa, na foto não aparece, por isso não sei se tens ou não, mas meteste um termómetro? É que deves meter, para medir a temperatura da água. O termostato não indica a temperatura que está o aquário, mas apenas a temperatura que nós queríamos. Por vezes, ele pode estar a funcionar mal, ou mal equilibrado.

 

Gostei

 

 

Boas!

 

Muito obrigado a todos pelos vossos comentários!

 

Sim, criei um album no meu perfil fiz o upload das fotos e linkei as fotos para o post. Em relação as plantas é um objectivo meu colocar mais plantas. mas como só coloquei areia sem qualquer tipo de substrato ainda nao arrisquei.

 

No inicio de setembro arranjei umas pedras escuras numa praia em albufeira mas só ainda nao as coloquei porque tenho uma duvida que aproveito para colocar... sendo elas de agua salgada, devo ter algum procedimento "especial" (para alem de as ferver..) para nao alterar os niveis da agua?

 

Precebi a sugestão da mangeira da bomba, mas com a colocação da cartolina preta penso que vai resolver.

 

Sim, fiz o ciclo do azoto. Durante 3 semanas, os peixes fui colocando gradualmente...primeiro vieram os neons e o limpa tudo, entretanto tive um escalar e 3 guppys (2F e 1M) que morreram. Depois coloquei 1 molly e o gurami, e á uma semana atrás dei um macho a molly e o caracol.

 

Este aquario tem 1 semana. Tive de alterar pois o que tinha à 2 meses comecou a verter agua o que foi bastante complicado para mim. Para aproveitar a agua que tinha no anterior, coloquei em alguidares e voltei a repôr neste depois de o ter lavado.

 

Em relação aos niveis da agua, tenho só medido o pH que está a 7.2

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aqui vai a minha opinião... Está um pouco nu ainda, espero que ponhas mais umas plantas... Mas antes disso diz-me: qual a potencia da iluminação e quantas horas deixas as luzes ligadas; em que consiste o substrato, se só puseste areão as plantas não se vão aguentar; e ainda se tens a anúbia com os rizomas enterrados, desentarra-a; as anúbias são plantas que absorvem os nutrientes que necessitam através da coluna de água e por isso mesmo não podem estar enterradas. Conselhos para plantas que não necessitam de muitos cuidados, as anúbias e os fetos de java são plantas que pelo facto de não poderem estar enterradas no substrato tem que se prender a algo como rochas ou troncos; podes fazer isso com fio de coco... O musgo de java também pode ser atado aos troncos e faz um efeito muito bonito...

Cumps...

 

caros, Nao percebi.

 

ela tem de estar totalmente desenterrada? Desenterro a planta e prendo-a ao troco por exemplo? e a outra que nao sei o nome está bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem-vindo ao vicio Raimundo.

 

Gostei do aquário, acho que as plantas e pedras estão bem posicionadas. Simples mas bonito. Até a própria pedra difusora que pessoalmente desgosto fica aí bem, mas podes testar tirá-la para ver como fica :puppydogeyes:

Ainda em relação às plantas reforço o que aqui já escreveram: desenterra os rizomas da uniba caso contrário acaba por morrer. Se queres fazer um plantando precisas de meter aí mais umas plantinhas... Umas rasteiras para a frente e as mais altas na parte de tras do aquário. Como tambem já foi sugerido coloca fundo preto no aquário porque ajuda a esconder não só os cabos como o filtro, para alem de realçar a cor dos peixes e plantas.

Penso que na generalidade o maior problema de todos os que iniciam na aquariofilia é quererem fazer tudo muito rápido. Comprar aquário, encher de água, plantas e os peixes lá para dentro, por isso aconselho calma. Ponderar bem para onde queremos seguir é fundamental, o resto vem com o tempo

 

Abraço e boa sorte

Belga

 

Tks Belga!

 

Se realmente estou no bom caminho é graças aos teus conselhos! Tens sido impecável! Muito Obrigado mesmo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de teres feito o ciclo de azoto, estás a colocar os peixes muito rapidamente na mesma. À excepção dos peixes de cardume (como as corydoras), os outros deves meter um ou dois por semana...Puseste esses todos numa semana não é? Daí provavelmente terem morrido esses peixes. Apesar do aquário já ter bactérias, ainda não são em número suficiente para combater a amónia provocada pelos peixes. Vai com calma a meter peixes, pois o aquário precisa de se ajustar após a entrada de peixes novos.

 

A água que usaste podia (provavelmente mesmo) não ter as bactérias necessárias, pois elas alojam-se é no areão e no filtro. Daí teres usado a água, apesar de já ter ajudado qualquer coisa, não implicou que mantivesses todas as bactérias. Certamente muitas morreram durante o tempo em que trocaste o aquário.

 

Quanto à pedra, antes de mais verifica se a pedra é calcária. Para isso deves secar a pedra e meter umas gotas de vinagre ou limão. Se fizer bolhinhas, quer dizer que é calcária, ou seja, provavelmente vai aumentar o pH da tua água. Como tu já tens um pH alcalino, um aumento de pH não é muito aconselhável. Quanto à limpeza, ferver é o essencial. Depois passas por água, raspas eventuais sujidelas e estará pronta para entrar. Mas como mais vale prevenir do que remediar, podes meter num recipiente com água que tenhas tirado do teu aquário e vê se há alterações (parâmetros da água, se a pedra se desfaz, se liberta sujidade, etc.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de teres feito o ciclo de azoto, estás a colocar os peixes muito rapidamente na mesma. À excepção dos peixes de cardume (como as corydoras), os outros deves meter um ou dois por semana...Puseste esses todos numa semana não é? Daí provavelmente terem morrido esses peixes. Apesar do aquário já ter bactérias, ainda não são em número suficiente para combater a amónia provocada pelos peixes. Vai com calma a meter peixes, pois o aquário precisa de se ajustar após a entrada de peixes novos.

 

A água que usaste podia (provavelmente mesmo) não ter as bactérias necessárias, pois elas alojam-se é no areão e no filtro. Daí teres usado a água, apesar de já ter ajudado qualquer coisa, não implicou que mantivesses todas as bactérias. Certamente muitas morreram durante o tempo em que trocaste o aquário.

 

Quanto à pedra, antes de mais verifica se a pedra é calcária. Para isso deves secar a pedra e meter umas gotas de vinagre ou limão. Se fizer bolhinhas, quer dizer que é calcária, ou seja, provavelmente vai aumentar o pH da tua água. Como tu já tens um pH alcalino, um aumento de pH não é muito aconselhável. Quanto à limpeza, ferver é o essencial. Depois passas por água, raspas eventuais sujidelas e estará pronta para entrar. Mas como mais vale prevenir do que remediar, podes meter num recipiente com água que tenhas tirado do teu aquário e vê se há alterações (parâmetros da água, se a pedra se desfaz, se liberta sujidade, etc.)

 

Pois.. Meti os neons o :mrgreen: os guppys e os escalares ao mesmo tempo :bs_quesexclaim:

 

Entretanto o escalar e os guppys morreram. passado cerca de 2 semanas meti 1 molly e o gurami e a semana passada (com +/- 2 semanas de intervalo) coloquei mais uma molly para fazer um casal.

 

Agora gostava de me focar mais nas plantas. tenho de estudar bem os substratos.

 

Muito obrigado pelos teus conselhos. Estão a ajudar-me! :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aprendemos com os erros. No meu aquário entraram 11 peixes de uma vez...Desses 11, apenas 2 sobreviveram às primeiras semanas (sendo que um deles acabaria por morrer passados uns dois meses). Por isso vê lá tu...

 

É importante que se tire todas as dúvidas aqui no fórum. E que diariamente te dediques um pouco a ler os tópicos que cá vão criando. Podem não te ser úteis ou ajustados na altura, mas no futuro, já vais ter uma ideia e vais aprendendo constantemente...É assim que eu tenho crescido no mundo da aquariofilia. Quanto mais informados estamos, melhor vida podemos dar aos nossos peixinhos.

 

Quanto às plantas, começa por te concentrares em plantas fáceis. Eu tenho uma, a Ceratophyllum demersum, que não precisa de substrato, uma vez que não tem raízes e aquilo tem crescido que é uma brutalidade. Substratos agora é mais complicado, uma vez que já tens o aquário montado. Ainda assim, podes retirar um pouco do teu areão e aplicar um novo substrato. Não tires todo o areão, pois como já disse, é onde se alojam muitas bactérias. Penso que o ideal, é meter substrato no fundo e depois aplicar um areão, tipo o que usas, por cima. Como fazer isso agora não é muito aconselhável, talvez fazeres uma mistura dos dois seja melhor...Não sei, aguarda alguém mais expert para te ajudar nesse aspecto.

 

Agora que penso, o que podes fazer, é retirar os peixes para um recipiente com água do aquário, de forma a que eles não fiquem em stress com os teus movimentos dentro do aquário, depois retirares o areão para um outro recipiente com água do aquário, de forma a não matares as bactérias, em quantidade apenas estritamente necessária para manter submersso, aplicares o substrato no aquário, meteres o tal areão por cima e recolocares os peixes no aquário. Certifica-te que a divisão onde estarão os peixes não está muito fria, de forma a que a temperatura da água não baixe e provoque choques térmicos aos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já não dá a não ser que desmontes tudo.

 

depois de ler uns tópicos existe muito pessoal que fala de umas bolas de fertelizante da JBL que podem ser colocadas se partidas aos bocadinhos. Como alternativa tambem li sobre fertilizantes liquidos.

 

Cosideras viavel? Nao gostava nada de perder a anubia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não utilizo fertilizante no meu aquário (até porque só agora tenho um plantado que possa realmente requerer algum cuidado a mais), mas imagino que não seja o mais aconselhável, pois químicos tendem a perder efeito ao longo do tempo, tens que estar sempre a pôr e podem causar algum efeito mais negativo nos peixes se houver algum descuido. Mas se for mesmo a única solução...Espera por mais opiniões. Alguém mais expert vai aconselhar-te melhor que eu, certamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não utilizo fertilizante no meu aquário (até porque só agora tenho um plantado que possa realmente requerer algum cuidado a mais), mas imagino que não seja o mais aconselhável, pois químicos tendem a perder efeito ao longo do tempo, tens que estar sempre a pôr e podem causar algum efeito mais negativo nos peixes se houver algum descuido. Mas se for mesmo a única solução...Espera por mais opiniões. Alguém mais expert vai aconselhar-te melhor que eu, certamente.

 

Certamente.

 

Não sou nenhum expert mas penso que isto é de "La Palice" em aquariofilia:

 

Ao longo do tempo as pessoas que colocam substracto fértil (poroso) por baixo do (vamos assim chamar-lhe) "areão de rio" de cima, tem que fertilizar os seus aquários sob pena de verem as plantas sofrer de variadas deficiências.

Isto põe-se porque ao longo do tempo (muitos meses) o substracto fértil começa a ficar "gasto" e sendo assim é necessária a intervenção dos "teus" tais quimicos. Que são nada mais nada menos que concentrados de micro e macro nutrientes (varia de marca para marca) que se introduzem na coluna de água (no meu caso semanalmente quando faço TPAs) para ajudar a manter o equilibrio do plantado.

 

No meu caso, comecei a fertilizar o meu aquário 1 mês depois de plantado +/-. E até hoje, nem algas nem plantas deficientes.

 

Sendo assim, fertilizar é o mais aconselhável sim. Um aquário plantado não fertilizado é meio caminho andado para o descalabro.

 

 

 

Disse tudo isto muito resumidamente e com bastantes lapsos mas também já é tarde para coisas mais técnicas e detalhadas. :wink:

 

ah e PS. Nunca ouvi qualquer relato de fertilizantes causarem algum tipo de embaraço aos peixes. Seria, no minimo, ridiculo. Pois, sendo assim, ou se tinha peixes ou se tinha plantas, não ?

 

PS2. Já agora crush, se tens um aquário digno de alguns cuidados (ao nivel de plantas) o que lhe fazes? (descontada que está, pelos vistos, a fertilização) ?

 

Cumps

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como diz o colega anterior, não faz sentido não fertelizar as plantas, vão acabar por morrer e também é certo que se se meter fertelizante em exagero que pode ser prejudicial aos peixes.

Eu uso apenas umas pastilhas da sera que se desfazem em poucos minutos, como substrato fértil tenho terra para bonsai que comprei numa grande superfície... Desde que seja biológica nao há problemas. Nomeu 1º plantado tinha húmus de minhoca biológico e as plantas sempre se deram bem.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certamente.

 

Não sou nenhum expert mas penso que isto é de "La Palice" em aquariofilia:

 

Ao longo do tempo as pessoas que colocam substracto fértil (poroso) por baixo do (vamos assim chamar-lhe) "areão de rio" de cima, tem que fertilizar os seus aquários sob pena de verem as plantas sofrer de variadas deficiências.

Isto põe-se porque ao longo do tempo (muitos meses) o substracto fértil começa a ficar "gasto" e sendo assim é necessária a intervenção dos "teus" tais quimicos. Que são nada mais nada menos que concentrados de micro e macro nutrientes (varia de marca para marca) que se introduzem na coluna de água (no meu caso semanalmente quando faço TPAs) para ajudar a manter o equilibrio do plantado.

 

No meu caso, comecei a fertilizar o meu aquário 1 mês depois de plantado +/-. E até hoje, nem algas nem plantas deficientes.

 

Sendo assim, fertilizar é o mais aconselhável sim. Um aquário plantado não fertilizado é meio caminho andado para o descalabro.

 

 

 

Disse tudo isto muito resumidamente e com bastantes lapsos mas também já é tarde para coisas mais técnicas e detalhadas. :blush:

 

ah e PS. Nunca ouvi qualquer relato de fertilizantes causarem algum tipo de embaraço aos peixes. Seria, no minimo, ridiculo. Pois, sendo assim, ou se tinha peixes ou se tinha plantas, não ?

 

PS2. Já agora crush, se tens um aquário digno de alguns cuidados (ao nivel de plantas) o que lhe fazes? (descontada que está, pelos vistos, a fertilização) ?

 

Cumps

 

 

Foi por isto que o recomendei esperar por alguém mais entendido da coisa. Quanto ao uso de fertilizantes, como não uso, vou acreditar que não provocam então nenhum problema. Eu imagino que quantidades a menos ou a mais de algum parâmetro possa afectar os peixes, mas se não...E para controlar isso, teria que comprar testes não?

 

Quanto ao meu aquário, como disse, só agora arranjei um bom plantado. Para já está a dar-se bem, com apenas substrato fértil. Este fim-de-semana vou tratar de arranjar forma de injectar CO2 para o aquário...De resto, não faço mais nada...Aliás, o meu aquário é muito principiante. Por isso disse "imagino que" e o recomendei esperar pelos mais experts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim crush eu percebo o teu ponto de vista. Não te estava a criticar nem pouco mais ou menos! Em relação ao fertilizante eu quando referi nunca ter ouvido relatos de desconforto nos peixes estava a falar de uma dosagem normal...vulgo: "ler a bula"...Agarrar na embalagem e meter uma dose que achemos engraçada, sem qualquer tipo de peso ou medida evidentemente poderá causar alguma coisa nos peixes, pois estamos a colocar na água muitos nutrientes que em excesso poderão provocar um sem número de sintomas na fauna.

 

Em relação ao CO2...bom acho que podias ir para um sistema de pressão pequeno tipo 500gr, não são muito caros.

 

Não sei no entanto o tamanho do teu aqua. No meu de 300 litros uso uma botija de 2kg comprada no ebay..tal como a soleinóide, reactor etc. Ficou.me tudo a 200 e poucos euros...para 300litros não considero caro.

 

PS. Sim, para controlar os nutrientes da fertilização compram-se te testes de fosfatos etc

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.