HC cuba


Hugo Bernardo

Recommended Posts

Boas, tenho a cuba a ficar com algumas folhas em tom castanho/amarelado, alguem sabe dizer o que podera ser isto???

 

Aqua= 100x30x40

Iluminacao= 4x39W (9 h/dia)

Substrato= elos bot. min. e elos terra

CO2= caseiro

Temperatura= 25C

 

A fazer o ciclo a 10 dias

pH= 7

Kh= 3

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais nada, tens luz excessiva para o teu aquário. Não sei como é que o mesmo está carregado a nível de plantas, mas a menos que seja algo com muita massa vegetal, se és inexperiente nos aquários plantados, vais ter dificuldades em manter isso sem algas...

Essa luz é demasiada, tanto em potência como em tempo. Baixa isso para 7 ou 8 horas. Assim poupas na conta da electricidade, e evitas sarilhos de maior com as algas.

 

Finalmente, e mais importante, a HC que plantaste compraste-a onde? Foi a alguém particular, ou vinha em vaso como os das lojas?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cuba foi dada por um amigo meu.

Entao as folhas estarem dessa cor é devido ao excesso de luz, correcto???

Outra coisa, a partir de quando é que comeco a fertilizar e de que forma???

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cuba foi dada por um amigo meu.

Entao as folhas estarem dessa cor é devido ao excesso de luz, correcto???

Outra coisa, a partir de quando é que comeco a fertilizar e de que forma???

 

uma ajuda dava jeito...muito mesmo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o que o Luis se queria referir é que se a cuba tivesse sido comprada em vaso demoraria mais tempo a pegar derivado ainda estar na sua fase emersa e era uma questao de tempo de adaptaçao ás caracteristicas do aquario.

 

A luz intença é uma chamada de atençao para te provenires de algas derivado a teres pouca massa vegetal.

 

Se já começou a lançar runners acerta os nutrientes no aquario, N.P.K e micros e ferro quanto baste seguindo as dosagens da embalagem.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu acho que o que o Luis se queria referir é que se a cuba tivesse sido comprada em vaso demoraria mais tempo a pegar derivado ainda estar na sua fase emersa e era uma questao de tempo de adaptaçao ás caracteristicas do aquario.

 

A luz intença é uma chamada de atençao para te provenires de algas derivado a teres pouca massa vegetal.

 

Se já começou a lançar runners acerta os nutrientes no aquario, N.P.K e micros e ferro quanto baste seguindo as dosagens da embalagem.

Faço minhas as tuas palavras... nem mais, nem menos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: A planta está a ficar amarela, não por causa da luz, mas sim por carências de nutrientes... derivadas, muito por causa da ainda não adaptação da planta ao teu aquário.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o que o Luis se queria referir é que se a cuba tivesse sido comprada em vaso demoraria mais tempo a pegar derivado ainda estar na sua fase emersa e era uma questao de tempo de adaptaçao ás caracteristicas do aquario.

 

A luz intença é uma chamada de atençao para te provenires de algas derivado a teres pouca massa vegetal.

 

Se já começou a lançar runners acerta os nutrientes no aquario, N.P.K e micros e ferro quanto baste seguindo as dosagens da embalagem.

 

Ok. De facto ja sao visiveis runners em algumas, nao em todas. Sendo assim ja vou comecar a fertilizar. Reduzo o tempo de iluminacao para 7h ou mantenho as 8h???

 

Uma vez que é o meu primeiro plantado nao conheco nada de fertilizantes.

Como acertar nos nutrientes???

Como se compra isso do N.P.K???

Que testes hei-de fazer???

Sugerem alguma marca para comprar os fertilizantes???

 

Desculpem la pelas minhas questoes que poderao ser basicas para muitos, mas para mim nao sao, face a minha inexperiencia em plantados. Aceito todas as dicas possiveis para poder desenvolver o meu aqua da forma mais correcta.

Obrigado

Hugo Bernardo

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ler este link que te vai ajudar bastante nas tuas duvidas.

Depois de varias leituras o que te esteja a fazer mais confusao tiras aqui essas duvidas.

 

As marcas de fertilizantes na minha opiniao quase todas funcionam e escolhem-se mais por gosto pessoal.

Umas mais faceis de aplicar "N.P.K juntos " outras mais personalizadas com os nutrientes em separado.

 

Visto seres iniciado secalhar até aconcelharia algo como a Tropica plant nutrition + que já contem quase todos os elementos issencias para as plantas.

Para nao complicar tanto as coisas inicialmente.

 

Lê bastante sobre o assunto cheers

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

 

7h de iluminaçao iniciais é perfeito , controla o temporizador para o horario que estas mais em casa.

 

4x39w a tua calha tem dois interruptores nao é ?? o ideal era levares isso a um electricista e adicionar uma ficha para cada interruptor e com dois temporizadores controlavas melhor esses horarios. ( do tipo primeiro ligao duas lampadas e a meio do periodo um pico mais forte com as quatro lampadas e no final a desligar só com duas de novo )

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ler este link que te vai ajudar bastante nas tuas duvidas.

Depois de varias leituras o que te esteja a fazer mais confusao tiras aqui essas duvidas.

 

As marcas de fertilizantes na minha opiniao quase todas funcionam e escolhem-se mais por gosto pessoal.

Umas mais faceis de aplicar "N.P.K juntos " outras mais personalizadas com os nutrientes em separado.

 

Visto seres iniciado secalhar até aconcelharia algo como a Tropica plant nutrition + que já contem quase todos os elementos issencias para as plantas.

Para nao complicar tanto as coisas inicialmente.

 

Lê bastante sobre o assunto cheers

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

 

7h de iluminaçao iniciais é perfeito , controla o temporizador para o horario que estas mais em casa.

 

4x39w a tua calha tem dois interruptores nao é ?? o ideal era levares isso a um electricista e adicionar uma ficha para cada interruptor e com dois temporizadores controlavas melhor esses horarios. ( do tipo primeiro ligao duas lampadas e a meio do periodo um pico mais forte com as quatro lampadas e no final a desligar só com duas de novo )

 

é isso krypticall, obrigado pelas dicas. No entanto se surgirem mais duvidas espero contar com as vossas opinioes

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou arranjar Nitrato de Potassio, Fosfato monopotassico e Cloreto de potassio para comecar a acertar os niveis NPK. A minha duvida é se devo comecar tambem a colocar micros ou se espero mais uma ou duas semanas para o fazer???

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho uma pequena duvida. Como estava dificil encontar aqui na zona Nitrato de Potassio, Fosfato monopotassico e Cloreto de potassio para comecar a estabilizar os niveis de NPK, tive de arranjar alternativas. Acabei por comprar Plant Nutrition liquid, mas ao que parece nao tem nem N nem P. A minha duvida é "basta fazer a fertiliza;ao com este produto ou tenho de adicionar mais alguma coisa???".

 

Obrigado

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu tinha recomendado o Plant Nutrition liquid + que é o mais completo em macronutrientes.

Se tens o normal nao faz mal pois tambem precisarias dele mais para reforço dos micronutrientes.

Ambos tem macronutrientes mas o que tens é em menos quantidade e mais micros e ferro.

 

usa os dois em conjunto

 

ac_plantenaring_fl_uk.jpg

 

ac_plantenaring_fl_plus_uk.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu tinha recomendado o Plant Nutrition liquid + que é o mais completo em macronutrientes.

Se tens o normal nao faz mal pois tambem precisarias dele mais para reforço dos micronutrientes.

Ambos tem macronutrientes mas o que tens é em menos quantidade e mais micros e ferro.

 

usa os dois em conjunto

 

ac_plantenaring_fl_uk.jpg

 

ac_plantenaring_fl_plus_uk.jpg

 

Ok. Eu procurei o que me aconselhaste, so que na loja onde costumo ir so tinha este, e como a minha cuba estava a precisar de qualquer coisa nem hesitei. Posso manter o aqua so com este durante umas semanas ou convem comprar ja o outro??

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai testando a tua agua , quando houver em falta algum dos macronutrientes é hora de os começares a adicionar.

A tua cuba já mostra sinais de carencia se deixares passar muito mais tempo , nao será boa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, acabei de comprar o Plant Nutrition liquid + como me tinhas sugerido (krypticall). No sabado passado introduzi pela primeira vez Plant Nutrition liquid, que ao que parece sao a base de micros. Ontem fiz o teste de nitratos e deu/me zero, mais tarde adicionei Plant Nutrition liquid + que tinha acabado de comprar. Hoje fiz umas medicoes ao aqua durante o fotoperiodo e deu:

 

NO3 = 10mg/l

PO4 = 0,5mg/l

pH = 7

Kh = 2 quase 3

Temperatura = 25C

CO2 = caseiro

 

Ao que parece devia de ter maior concentracao de fosfatos face ao valor dos nitratos.

Alguem da uma ajuda acerca dos parametros???

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, acabei de comprar o Plant Nutrition liquid + como me tinhas sugerido (krypticall). No sabado passado introduzi pela primeira vez Plant Nutrition liquid, que ao que parece sao a base de micros. Ontem fiz o teste de nitratos e deu/me zero, mais tarde adicionei Plant Nutrition liquid + que tinha acabado de comprar. Hoje fiz umas medicoes ao aqua durante o fotoperiodo e deu:

 

NO3 = 10mg/l

PO4 = 0,5mg/l

pH = 7

Kh = 2 quase 3

Temperatura = 25C

CO2 = caseiro

 

Ao que parece devia de ter maior concentracao de fosfatos face ao valor dos nitratos.

Alguem da uma ajuda acerca dos parametros???

 

ninguem da uma ajuda???

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

Ando com umas duvidas nas fertilizações. Uma vez que fertilizo ao longo da semana (dia sim, dia não com Aquacare Plant Nutrition e Aquacare Plant Nutrition + da Tropica) em vez da recomendação do fornecedor, que é de uma vez por semana, de que forma é que sei se estou a colocar a mais ou a menos fertilizante para as plantas que tenho. Existe alguma forma simples de acertar isto.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ando com umas duvidas nas fertilizações. Uma vez que fertilizo ao longo da semana (dia sim, dia não com Aquacare Plant Nutrition e Aquacare Plant Nutrition + da Tropica) em vez da recomendação do fornecedor, que é de uma vez por semana, de que forma é que sei se estou a colocar a mais ou a menos fertilizante para as plantas que tenho. Existe alguma forma simples de acertar isto.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

 

 

Boas,

 

A única forma de saberes, é fazeres os testes pelos menos no início até te habituares. NO3 + PO4 e possivelmente o Fe.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metes a mais.. e depois por semana trocas 50% da agua.

Antes a mais do que a menos.. penso eu de que. :thumbdown2:

 

O problema... de ser a mais... é que torna-se mais complicado advinhar os excessos... do que observar as carências. :?:

Eu... sinceramente... sou adepto... do contrário... antes a menos... porque assim podes ir aumentanto a dosagem.

 

No caso da Cuba... e por ser uma planta "exigente"... pelo menos ao inicio... é necessário fazer uma fertilização rigorosa.

Valores de macros sempre presentes, micros e ferro. De preferencia... tudo adiçionado em separado.

E já agora... de preferência... água mole.

 

É tambem bastante importante... promover uma boa circulação da água... junto ao substrato... de forma a "evitar um possivel" apareçimento de algas... e ao mesmo tempo... assegurar um correcto transporte dos nutrientes e co2.

 

Um substrato de granulometria pequena e poroso... é outra preciosa ajuda.

Iluminação... QB... sem excessos !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento ando a fertilizar 2 ml de Aquacare palnt nutrition e 2 ml de Aquacare plant nutrition+ de dois em dois dias, fertilizando em dias diferentes.

Só que ao fim de 2 ou 3 dias já tenho o areão todo esverdeado. Isto será sinal de quê??

 

Temp. - 26

pH - 6,8

Kh - 2

Nitratos - 10 mg/l

Fosfatos - 0,5 mg/l

Fotoperiodo - 8h

CO2 - diy

 

flora: HC cuba e 3 blyxa japonica

fauna: 13 neons, 4 red cherry, 3 crystal red, 2 guppies

 

Aceitam-se ajudas.

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento ando a fertilizar 2 ml de Aquacare palnt nutrition e 2 ml de Aquacare plant nutrition+ de dois em dois dias, fertilizando em dias diferentes.

Só que ao fim de 2 ou 3 dias já tenho o areão todo esverdeado. Isto será sinal de quê??

 

Temp. - 26

pH - 6,8

Kh - 2

Nitratos - 10 mg/l

Fosfatos - 0,5 mg/l

Fotoperiodo - 8h

CO2 - diy

 

flora: HC cuba e 3 blyxa japonica

fauna: 13 neons, 4 red cherry, 3 crystal red, 2 guppies

 

Aceitam-se ajudas.

 

Olá.

Podem ser várias causas.

Algumas hipoteses:

 

-Excesso de luz

-Excesso de nutrientes na coluna de agua

-falta de manutençao, limpeza ou aspiração do areão ou dos filtros.

-falta de circulação da agua, junto ao areão.

 

O que eu faria:

-Exprimentava diminuir a intensidade da iluminação e aumentava a circulação da água.

-Continuaria a fertilizar, procurando manter os parâmetros correctos e começava com uma rotina de tpa`s.

 

Vai demorar o seu tempo... e não esperes resultados imediatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento ando a fertilizar 2 ml de Aquacare palnt nutrition e 2 ml de Aquacare plant nutrition+ de dois em dois dias, fertilizando em dias diferentes.

Só que ao fim de 2 ou 3 dias já tenho o areão todo esverdeado. Isto será sinal de quê??

 

Temp. - 26

pH - 6,8

Kh - 2

Nitratos - 10 mg/l

Fosfatos - 0,5 mg/l

Fotoperiodo - 8h

CO2 - diy

 

flora: HC cuba e 3 blyxa japonica

fauna: 13 neons, 4 red cherry, 3 crystal red, 2 guppies

 

Aceitam-se ajudas.

 

Boas

 

Em relaçao aos macronutrientes estao bons , desde que nao exista em falta um dos nutrientes macros e continues com essa rotina está bom.

No entanto estás com falta de Co2 no aquario e é esse o problema para essa iluminaçao intença.

 

KH2 com PH6.8 tens 10ppm de co2 no aquario , ou seja muito pouco.

 

Aumenta o KH para 3 ou 4 aos poucos com bicarbonato de sodio e o caudal de Co2 e baixa a iluminaçao em tempo de horas ;)

Como usas Co2 caseiro exprimenta duas garrafas no mesmo difusor , era assim que fazia quando usava Co2 caseiro.

 

edit: Se usares o bicarbonato , atençao a isso lol , vai adicionando ás colheres de café razas e testando com o teste de kh.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relaçao aos macronutrientes estao bons , desde que nao exista em falta um dos nutrientes macros e continues com essa rotina está bom.

No entanto estás com falta de Co2 no aquario e é esse o problema para essa iluminaçao intença.

 

KH2 com PH6.8 tens 10ppm de co2 no aquario , ou seja muito pouco.

 

Aumenta o KH para 3 ou 4 aos poucos com bicarbonato de sodio e o caudal de Co2 e baixa a iluminaçao em tempo de horas ;)

Como usas Co2 caseiro exprimenta duas garrafas no mesmo difusor , era assim que fazia quando usava Co2 caseiro.

 

edit: Se usares o bicarbonato , atençao a isso lol , vai adicionando ás colheres de café razas e testando com o teste de kh.

 

Boas krypticall

 

Vou então subir o Kh e adicionar mais uma garrafa de CO2 caseiro. Estava a pensar fazer um fotoperiodo do género 1h(2x39w) + 5h(4x39w) + 1h(2x39w) durante uns dias para ver se será melhor, o que achas??? Outra coisa, penso que já tinha colocado esta questão a alguem mas já não me recordo, com Kh 3 ou 4 depois de adicionar o bicarbonato isto não será prejudicial aos red cherry e aos crystal red???

Mais uma vez obrigado krypticall, és o salvador disto tudo. Cada vez que escreves mais eu aprendo, grande artista 5*.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim o horario podes exprimentar esse , isso é depois uma questao de encontrares o equilibrio perfeito ao teu aquario , e o melhor modo é mesmo ir testando, mas que para isso nao notas diferenças em dois dias ou três , tens que manter e esperar se há resultados ou nao.

 

Como tambem já falaram por aqui, nao descures a movimentaçao da agua, uma boa circulaçao por todo o aquario é issencial.

 

Em relaçao ao KH como é apena uma subida minima de 1 grau ou 2 penso nao haver grandes problemas , ao subires o KH o PH tambem irá acompanhar a subida , mas minimamente neste caso , e por isso o aumento de CO2 para encontrares o equilibrio e teres o aquario estavel.

 

Em relaçao aos Crystal , penso nao haver problemas , mas faz as coisas com calma e espaçadas aos poucos.

Quando adicionares o Co2 convem que seja um dia que estejas em casa para acompanhares e veres se esté tudo bem e nao te gera problemas.

 

fica aqui esta tabela para te guiares , como poderás verificar , um KH de 3 ou 4 com um PH de 6.8 a 6.5 será o ideal em relaçao á concentraçao de CO2 que estejas a debitar :)

 

tabelaco2atualfn0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais