Primeiro Malawi


xuixo

Recommended Posts

Bom dia.

Estou prestes a começar a montagem do meu aquário mas tenho algumas duvidas em relação às especies e ao numero de habitantes que posso ter. Para tal preciso da vossa ajuda.

 

O Meu aquário tem 100 x 50 x 60 (CxLxA) e portanto 300 Litros de capacidade máxima.

Pretendo um layout simples como os que tenho visto com areia branca, dois montes de pedras de basalto em cada ponta com alguns esconderijos e algumas plantas do tipo das valisnérias que requeiram pouca manutenção e não encham o aquário em 2 semanas :lol:

 

Em relação aos peixes já estive a pesquizar e dos que vi gostava de ter os seguintes:

 

Labidochromis freibergi

lfreiber.jpg

Labidochromis Hongi

Hongi350A.jpg

Pseudotropheus Demasoni “Pombo Rocks”

Pseudotropheus%20demasoni%20Pombo.jpg

Cyrtocara moorii

BlueDolphinHumpHeadWFCiaf_Ap18BM.jpg

Melanochromis cyaneorhabdos

Mel_cyaneorhabdos2.jpg

Labidochromis caeruleus

electric-yellow-cichlid-profile.jpg

 

Não tenho bem a certesa se são espécies faceis de achar por aí nas lojas ou não mas como o aquário ainda vai ficar uns tempos a ciclar tenho tempo para os procurar. Neste aspecto precisava da vossa ajuda para saber em 1º lugar se é possivel ter essas espécies todas no mesmo aquário sem que haja "porrada" e em 2º lugar a quantidade de machos e femeas que devo ter de cada uma das espécies. Eu sei que estas espécies crescem até cerca dos 10/12 cm's mas eu pretendo compra-los pequeninos (+/- 3/5 cm's) e mante-los até +/- 7/8 cm's sendo depois substituidos por pequenos novamente ( Caso isto me permita ter mais espécies ou em quantidades maiores claro!!)

 

Qualquer tipo de ajuda é sempre bem vinda.

 

Saúdinha... :scarerun:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Pela experiencia que tenho, os Demasoni são “frescos”, tenho um casal e eles lutam com todos os peixes do aqua, mesmo com o triplo do seu tamanho, embora tudo sem danos físicos para ninguém.

 

Labidochromis Hongi, Labidochromis caeruleus são de agressividade média como todos os Mebunas.

 

Cyrtocara moorii pertence aos Haplochromideos e fica com cerca de 20 cm em adulto o que julgo ser grande demais para um aqua como o teu.

 

Se queres muitos peixes opta primeiro por um aqua maior, porque estar a adquirir peixes para depois te desfazeres deles por serem grandes não me parece que seja muito ético, alem de difícil e dispendioso. A mim dá-me muito gozo ver os peixes a crescer, observar as alterações físicas e comportamentais e a acasalar (desculpa a sinceridade).

 

As observações que fiz em relação ao comportamento dos peixes, é baseada no que fui observando nas espécies que mantenho (dai não ter falado em todos)

 

 

 

Espero ter ajudado,

 

NR

Editado por Nuno Rocha

Nuno Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais