Novo Aquário, novas ideias, novas dúvidas


Recommended Posts

Pois é, 2 anos e tal sem aquário e já estou cheio de alergia... Coisa que se resolve com: 1 novo aquário!

 

Agora a dúvida está entre 1 Rena (ou equivalente, pois a Rena vendeu a fábrica que tinha no Norte) tradicional de 100x40x60cm e 200lts ou um Aquatlantis Evasion 67 de 67x67x67cm e 270lts (acho que exageram um pouco na litragem).

 

O primeiro tem a vantagem de ser uma forma conhecida e comum. O segundo tem a vantagem de se integrar melhor no espaço, ser mais original, ter uma área um pouco superior e maior quantidade de água. Tem é a desvantagem de nunca ter experimentado montar e organizar o lay-out interior de um bicho destes!

 

Vai ser, para não variar, um aquário do amazonas, com 1 ou 2 pares de ciclídeos anões, tetras, corys, ottos, troncos, equinodorus e talvez cabombas.

 

Que me dizem?

Editado por MoreiraMan

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora a dúvida está entre 1 Rena (ou equivalente, pois a Rena vendeu a fábrica que tinha no Norte) tradicional de 100x40x60cm e 200lts ou um Aquatlantis Evasion 67 de 67x67x67cm e 270lts (acho que exageram um pouco na litragem).

 

Boas,

67*67*67=300763

300763/1000=300,763

 

O cubo tem 300L brutos pelo que a litragem nao parece tao exagerada.

Já dá para um cardumezito de Discus... :discuss_gathering:

Será sem dúvida um desafio engraçado.

 

Força para o novo projecto!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

67*67*67=300763

300763/1000=300,763

 

O cubo tem 300L brutos pelo que a litragem nao parece tao exagerada.

Já dá para um cardumezito de Discus... :discuss_gathering:

Será sem dúvida um desafio engraçado.

 

Força para o novo projecto!

 

Os 67 são medida exterior. Tiras 1cm para a armação e 1,6 para os vidros dá 64,4. Não se enche até cima (há as lâmpadas...) e pelas minhas contas é difícil chegar aos 270 (dá à volta de 250). Mesmo assim é óptimo.

 

Discus é que não são a minha paixão.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, depois de alguma reflexão a escolha vai recair num cubo, com 90% de hipótese de ser o Evasion 67 da Aquatlatis (falta-me ir ver mais alguns).

Aquilo vem equipado com 2x24W T5 e reflectores e ainda tenho que escolher o filtro exterior (vai ser um Eheim 2075 - Professional 3, um pouco sobredimensionado mas vale mais assim ou teria que ir para um seco-húmido, talvez o 2227).

 

Acham que esta iluminação chega para um aquário tão fundo?

Estive a fazer umas contas e com 2x24W (T5) não dará para ter plantas demasiado exigentes pois o nível de radiação será sempre médio ao nível do substrato: 22,4 micromol/(s.m²) (mesmo que pusesse 2 lâmpadas tipo gro-lux, o que seria horrível em termos visuais pois distorce as cores, o resultado não seria muito melhor).

 

Sugestões para o aquascaping aceitam-se!

Editado por MoreiraMan

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham boa ideia colocar uma camada de substracto para plantas antes do areão? À primeira vista parece que sim pois favorece o crescimento das plantinhas mas depois li uma coisa que me fez pensar 2 vezes:

 

" Tropica PLANT SUBSTRATE

PLANT SUBSTRATE acts as a long term nutrition store for waterplants, so ensuring magnificent and healthy waterplant growth.

 

PLANT SUBSTRATE is a natural concentrate of clay and sphagnum, laid at the bottom of the gravel layer when you build your aquarium. Clay and sphagnum slowly release nutrients to waterplant roots and binds nutrition in the water in the bottom layer. Removing nutrition from water reduces the risk of undesirable algae growth.

 

Use

PLANT SUBSTRATE is laid in a 1 cm thick layer on the bottom of the aquarium, when the aquarium is built. The table below provides recommended PLANT SUBSTRATE amounts for a number of standard aquarium sizes.

 

A layer of gravel of minimum 3-4 cm thick is then laid over the substrate. The gravel acts as a barrier between the concentrated PLANT SUBSTRATE and the water. Plants are planted in the gravel in the normal way and new roots quickly form in the substrate. When planting, disturb the substrate as little as possible, to avoid clay and sphagnum particles being mixed into the water. " fonte: acuaristic.net

 

Ou seja, é muito bom mas se não temos um cuidado extremo pode sujar a água toda... E com que consequências para os peixes? Nem sei o que é "sphagnum" (clay é barro, o que também me soa estranho). E depois quando isto já não tiver mais fertilizante o que é que lá fica a fazer?

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o aquascaping, o que funciona melhor em cubos são ilhas. No meio.

 

em termos de iluminação, como sempre, primeiro é preciso saber o que se pretende lá colocar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, depois de alguma reflexão a escolha vai recair num cubo, com 90% de hipótese de ser o Evasion 67 da Aquatlatis (falta-me ir ver mais alguns).

Aquilo vem equipado com 2x24W T5 e reflectores e ainda tenho que escolher o filtro exterior (vai ser um Eheim 2075 - Professional 3, um pouco sobredimensionado mas vale mais assim ou teria que ir para um seco-húmido, talvez o 2227).

 

Acham que esta iluminação chega para um aquário tão fundo?

Estive a fazer umas contas e com 2x24W (T5) não dará para ter plantas demasiado exigentes pois o nível de radiação será sempre médio ao nível do substrato: 22,4 micromol/(s.m²) (mesmo que pusesse 2 lâmpadas tipo gro-lux, o que seria horrível em termos visuais pois distorce as cores, o resultado não seria muito melhor).

 

Sugestões para o aquascaping aceitam-se!

 

Tenho um cubo da Aquapor de 60x60x60 e estou supercontente com ele. Foi-me dito na loja que teria 216 litros brutos mas deve andar a volta dos 195 +/-.

Tenho andado para colocar fotos aqui mas a maquina fotografica nao anda la grande coisa. Basicamente o layout que fizemos cá em casa baseou-se simplesmente na ideia que um cubo (ao contrario de um layout de um aqua "normal") é para ser visto de pelo menos 3 faces, logo terá um aspecto "mais 3D".

O meu conselho é usares um dos cantos como ponto de elevação, onde vais colocar o areao ou equivalente, mais alto e partires para a construção do hardscape a partir daí.

 

Em termos de iluminação o meu trazia 2x15w que era manifestamente pouco, uma lampada que presumo de 6500k visto ser branca e uma flora de 7000k. O que fiz foi ir a uma vidreira mandar fazer uma prateleira em vidro grosso e abrindo a tampa traseira do aqua, prendi a prateleira por dentro do friso do aqua. Depois coloquei uma PLL de 55w que ja tinha de um aqua anterior por cima. Foi assim um mod um pouco à bruta mas tem resultado até agora e as plantas até se têm dado bem apenas com 85w.

 

O unico senão que tenho a apontar a este aqua e que possivelmente o Aquatlantis também possa sofrer é o plástico das tampas que é demasiado fino e rapidamente deforma-se devido ao calor das lampadas, levantando dos cantos onde encaixa.

Editado por Mort
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

O aquário já cá está! Sempre fui para o Aquatlantis Evasion 67. Tem 237lts reais (63,4x63,4x59cm) bem menos do que os 270lts anunciados mas já calculava que assim fosse. Tem vidro de 10mm de espessura! O móvel é bastante robusto. Só me lixaram foi nas lâmpadas: são T5 de 24W mas na versão curta de 438mm que só existe em certas marcas de aquariofilia (juwel, jbl e aquatech) ao passo que as de 550mm qualquer Philips ou Osram tem, por um terço do preço! A intensidade parece no entanto bastante alta.

Para filtro optei por um EHEIM 2075 (Pro3) que acho excelente. Comprei um aquecedor Jaeger de 200W que será suficiente.

Os troncos que cá tinha ficam ridículos e já estão à venda. Em sua substituição virá um único tronco de grandes dimensões.

A ideia que tenho neste momento, com o contributo de alguns (Muito Obrigado Mort e Ricardo Diogo) para o aquascape é fazer uma ilha em posição central recuada de onde arrancará o tronco em direcção à superfície. A ideia é que das 3 vistas do aquário dê a ideia que "cortei" um pouco do habitat e o trouxe no "bolso" até à minha sala. Assim vê-se um pedaço de tronco de árvore e um conjunto de echinodorus a ladeá-lo (e a esconder os tubos), tal como será possível ver em certas zonas alagadas na estação das chuvas na bacia do Amazonas (um dia ainda hei-de ver isto ao vivo...).

Estou é com pouco tempo....

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece ser um projecto bem interessante.

Esse cubo tem umas medidas bem porreiras para fazer um layout de ilha como já te disseram.

 

Já tens isso montado?

Já tens o filtro a funcionar? Comprei um igual para o meu novo projecto de 200L e queria ter algum feddback.

 

Mete umas fotos.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece ser um projecto bem interessante.

Esse cubo tem umas medidas bem porreiras para fazer um layout de ilha como já te disseram.

 

Já tens isso montado?

Já tens o filtro a funcionar? Comprei um igual para o meu novo projecto de 200L e queria ter algum feddback.

 

Mete umas fotos.

 

1 Abraço

 

O tempo tem sido pouco e como tal não está ainda nada montado. Talvez consiga montar o filtro amanhã mas a funcionar só para a semana. Para 200l tens que controlar o fluxo (eu também o vou fazer no meu). Mas estive a ver o filtro com atenção e tem uma construção soberba. Muito bom. Há medida que for tendo fotos vou postando. Desta vez quero fazer uma reportagem fotográfica da montagem.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diz-me se com esse filteo ao fim de 2 a 3 semanas ele mantem o fluxo que tinha no primeiro dia?

 

é que tenho um igual eheim 2075 com 1 mes uso e perdeu mais de 3/4 do fluxo ... e ando lixado com o bicho....

 

 

quanto aos peixes... ciclideos com tetras e corys ... os ciclideos não comem todos os que lhe apareçem á frente?

tinha a impressão que sim....

It's all coming to an END...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.