??? quanta comida dar????


bolly

Recommended Posts

Olá e bem vindo! Dá uma vista no forum aprende o básico da aquariofilia, posso te recomendar desde já o tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Tem muita informação util!

 

Quanto à tua pergunta é uma questão muito relativa, costumo dizer que cada caso é um caso! Posso te dizer o que eu faço, dou a comida necessária para que seja totalmente consumida em +/- 2-3 minutos! Incluindo a que cai no chão! E normalmente dou 2 a 3 vezes ao dia, comidas de vários tipos!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

Eu também tenho 3 guppies (1 macho e 2 femeas), num aquário de +- 20 litros e deito flocos no que corresponde a uma circunferência de aproximadamente 4cm de diâmetro.

No entanto, tenho outro aquário de 43 litros, que já me sai pequeno para um limpa fundos que ao longo dos anos cresceu bastante e já vai em + de 20cm e acabo por deitar comida que cobre quase a totalidade da superfície da água.

Nesse aquário do limpa fundos também tinha um escalar enorme, daí a necessidade de deitar mais comida. O escalar acabou por morrer (não sei se foi de velhice ou se por ser atacado pelo "pacífico" limpa fundos, o que é certo é que não escapou, porque ao tentar salvá-lo o coloquei no aquário mais pequeno com um termoestato novo que tinha de reserva e este ao não disparar, quando reparei, estava a água a ferver... fica aqui a dica para testar sempre o material novo antes de usar...) Após este infeliz sucedido acabei por comprar um casal de guppies que juntei ao limpa fundos e continuei a cobrir a superfície da água com comida. Eles só comiam o que lhe apetecia, quanto mais comida têm, mais selectivos se tornam.

Neste momento os guppies estão no aquário pequeno, porque na altura caí no erro de comprar um barbo albino para companhia. Foi um caos, o guppy macho de vez em quando não tinha descanso... Andei a pesquisar e apliquei a teoria de comprar + 2 albinos e 3 tigres para não se sentir inseguro... Segunda desgraça, costumava dar comida 3 vezes ao dia, de manhã dou mais e a meio da tarde e à noite é menos, porque se lá coloco os dedos por alguma razão, começam a morder-me os dedos, o que é certo é que falhei no horário da manhã e já a guppy tinha uma falha na cauda e na barbatana. Desgraça número 3, um dos barbos saltou prá maternidade e comeu o único guppy que lá havia... Embora sejam uns selvagens, eu gosto deles, porque assim que me vêm nadam logo para onde forem os dedos, mas não é por falta de comer!

 

Em suma, pela minha experiência, posso dizer que dar pouca comida não é o melhor, porque quando comecei a ter peixes tinha o aviso das pessoas que não se podia dar muita comida, mas nessa altura os peixes ficavam fracos, apanhavam doenças e julgo que morriam disso e de fome. Desde que comecei a dar muita comida têm durado anos e não me lembro de ver uma doença. No entanto há que ter atenção ao tamanho dos peixes, porque não vale a pena sujar a água se eles de facto vão desperdiçar comida. É dar e ver se sobra!

 

Espero ter ajudado, quanto mais não seja para que não aconteçam as mesmas desgraças...

 

Cumprimentos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.