O meu primeiro aquário!


Giantstep

Recommended Posts

Iniciei-me há pouco tempo e venho mostrar-vos o meu aquário e pedir algumas sujestões.

 

O aquário é da marca elite, tem trinta litros úteis e trazia o seguinte equipamento:

Filtro Elite-flo 50 - 200l/hora

Aquecedor 50w

Lampada de 11w

 

Flora:

 

anubia barteri var. nana

Vallisneria Gigante

Cladophora Aegagrophila

Uma planta desconhecida que segundo sugestão de alguns membros do forum, num tópico que abri com o propósito de descobrir a espécie, poderá ser uma Saururus cernuus (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=136918)

 

Fauna actual:

Dois guppy's

Um Octocinclus

 

Algumas fotos do estado actual:

 

DSCF1594.jpg

 

DSCF1598.jpg

 

Coloquei o octocinclus ontem e os Guppy's há uma semana atrás. E quero colocar, se acharem adequado, mais alguns peixinhos. Por isso peço a vossa ajuda para determinar quais as espéceis mais adequadas para fazer companhia aos que já lá estão. Neons? cory's?

 

Muito obrigado!

 

João David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!!!

essa Vallisneria Gigante dá ai um toque espetacular a teu aqua!!!

bem...

olha os guppy é macho e femea?

qual o ph do aqua?

cumprimentos

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!!!

essa Vallisneria Gigante dá ai um toque espetacular a teu aqua!!!

bem...

olha os guppy é macho e femea?

qual o ph do aqua?

cumprimentos

 

 

Os guppy's são um casal. Ela é azul e ele amarelo, mas depois de os comprar arrependi-me muito de não ter trazido os dois azuis, a cor é excelente e se se reproduzirem, o que, pelo que li, não deve tardar, daria belos exemplares. Mas pronto, viver para aprender ;)

 

A vallisneris foi das últimas plantas que coloquei, mais recente só mesmo a anubia. Comprei-a porque achava o aquário muito vazio principalmente no fundo, e resolvi procurar uma planta de fácil manutenção e com baixos requisitos em termos de iluminação. Como só tenho uma relação se sensivelmente 0,4 w/l, optei por esta espécie.

 

Antes de colocar a vallisneria o aquário estava assim:

 

DSCF1581.jpg

 

O ph tem vindo a descer. A água sai da torneira com 8, mas ultimanente tem andando entre os 7 e os 7.2 (penso que a oscilação também se deve á falta de precisão dos testes colorímetros).

 

Obrigado Arianita!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a bola são gostos ;) se tu gostas e quem a exigiu tambem perfeito podes e encheer mais de plantas e depis arranjar um sitio melhor parar a meter...

bem me pareçia..

femea e macho nao tarda mesmo muito e tens ai pequenitos mas...essas plantas nao chegam e depressa esses teus 30litros tornam se muito pequenos pois o guppy solta uma hormona que atrasa o crescimento da competição..logo vais ter me mudar muitas vezes a agua ou mudar para um maior.

depressa vais ver ficas ai com o aquario cheio de peixes..

sim aconselho te meteres corydoras para a limpeza e os neons se gostares porque nao..

mas nao te esqueças os guppy sao piores que coelho e mesmo que separes o macho da femea ja vais tarde...

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje morreu o meu primeiro peixinho! Eu convencido que se algum morresse ia ser por culpa minha, tenho tido tanto cuidado com os testes, tpa's quase diárias e agora que consegui estabilizar o aqua, um dos meus primeiros habitantes, um Guppy macho amarelo, morreu às mãos da Guppy femea. Foi de tal forma a pancada que lhe deu, durante o tempo que não estive em casa, que quando cheguei já lhe faltava quase metade da barbatana anal :angel:

 

Ontem reparei que a Guppy femea, cada vez que o macho passava por ela, tinha algumas atitudes agressivas, mas nunca lhe tinha feito mal nenhum. Hoje chego aqui e vejo este espectáculo triste.

 

Melhores dias virão! :(

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!!

tenho muita pena que tenha morrido..agora podes comprar o macho azul que tanto querias!!!

agora peixes para nao causar populaçao a mais..já os guppy te podem encher o aquario todo mas como nao tens muitos esconderijos para os bebés talvez nao...

podes meter neons ficam sempre muito bonitos :angel: e as corydoras também há bem lindas!!

força nisso

cumprimentos

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá já ha muito tempo que não tinhamos noticias...e ve se porque ta muito fixe o aqua :|

porque não aumentas o cardume dos neons ficava mesmo bem ai :character0050:

ainda tens os guppys??

cumprimentos ;)

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito. Essa areia ai é que não tá com nada...

 

Eu tirava o mais que pudesse dela e metia mais akadama :|

 

De resto nada a apontar.

 

Que fauna mantens ai?

 

Concordo com o aumentar o cardume de neons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários!

 

O "cardume" de neons está apenas em 4 indiviuos porque, infelizmente, me morreram 2 há dias apesar de os parametros estarem em níveis aceitáveis e de não haver aparentemente nenhuma doença. Não os repus porque ainda não encontrei á venda numa loja de confiança. Em breve o cardume voltará a estar completo com os 6 neons.

 

Relativamente à areia admito que foi uma falha. Ao princípio consegui manter a areia de sílica separada da akadama mas com as corys a revoltar o fundo acabou por misturar-se completamente. Estou a pensar em mudar.

 

Quanto à fauna que tenho neste momento:

 

1 Colisa Macho

4 nenos (em breve serão novamente 6)

3 corys (uma albina, uma bronze e uma paleatus)

2 mollys Balão

2 Prionobrama filigera

1 Plecostomus Borboleta

1 SAE

1 Neritina natalensis

2 Caridina Japonica

 

E já está lotado!

 

Comprei recentemente um filtro externo Tetratec Ex400 porque o filtro interno não dava conta do recado.

 

Mais alguma sugestão?

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah esqueci-me de dizer que tmbém encomendei uma calha Jad STS-600 3 x 14 w. É um pouco demais para este aquário mas como dá para acender apenas algumas das lampadas já fica para uma posterior montagem com um aquáriom maior bang.gif' class='bbc_emoticon' alt=':thumbup3:' />

 

Tenho também um aqua mais pequeno que está à espera de uma calha com luz suficiente para fazer um plantado com um bom tapete de cuba ou parvula. Mas isso serão cenas dos próximos episódios.

 

Arianita, quando aos Guppy's acabei por não comprar mais, foram morrendo e eu não conseguia perceber porquê. Tinha espécies muito mais sensíveis que estavam muito bem enquanto os guppy's iam morrendo. Desde que morreu a minha guppy grávida não comprei mais :thumbup3:

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito o meu tópico para vos pedir uma sugestão:

 

A minha calha de iluminação está para chegar e sendo assim irei retirar a tampa do aquário, contudo, queria também retirar o contorno plástico que está na base do aquário, ou seja, queria deixa-lo apenas com o vidro retirando todos os elementos plásticos, desde base a tampa. Contudo, tenho medo de ao retirar os plásticos estar a fragilizar o aquário.

 

Acham que haverá algum problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que fazes mal em tirar a parte de baixo.

 

Se for as traves estás a fragilizar o aquário e de qualquer forma essas traves fazem com que não vejas, pelo menos uma parte, do substrato.

 

Que nada tem de engraçado para ver...

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então, como é que vai o aquário?

A nova calha ja chegou?

Posta novas fotos com as actualizações...

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Deixo-vos uma pequena actualização deste aquário. Tenho feito várias experiências em buscar de melhores resultados. Inseri algumas plantas, experimentei outras disposições no layout, umas correram bem, outras nem lá perto. Mas a vontade continua e novas experiências estão para breve

 

Novidades:

Filtro Externo Tetratec 400

Calha Boyu sts-60 3x14

Garrafa de co2 e manometro da TMC.

Difusor de co2

Conta-bolhas e valvula anti-retorno em vidro.

 

Na fauna não há grandes novidades, tirando o nascimento de 10 molly's balão. Estão provisoriamente na maternidade mas, ao lado do aquário já está um pequeno cubo onde os vou colocar.

 

Debati-me há pouco tempo com uma doença que afectou a Colisa, um Guppy e um Molly. Pelos sintomas era claramente obstipação. Tratei-os num aquário á parte e tive sucesso, felizmente! Não me parece haver motivos para a obstipação, a comida é bastante diversificada, desde artémia até bloodworms e ração industrial. Talvez tenha tido como causa a qualidade dos flocos.

 

Seguem as fotos:

DSCF2294.jpg

 

DSCF2297.jpg

 

DSCF2296.jpg

 

DSCF2298.jpg

 

 

Agradeço todos os comentários e sugestões.

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.