White Desert Rock's


nmartinez

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Estava à tempos para fazer uma brincadeira destas. Já tinha vistos uns layout's bem fixes deste género e comecei a tirar ideias.

Peguei num aquário que estava parado e meti mãos à obra :)

Este aquário é para ser de simples manutenção, pois neste momento não posso ter nada de grandes complicações devido a situações paralelas.

Fiquei bastante contente com o resultado final e gosto bastante do aquário.

 

Setup resumido:

Aquário: 38L

Filtragem: Eheim Cascata 2041

Iluminação: 15W

Substrato: Areia de Silica

Hardscape: Xistos Algarvios

CO2: Vai levar para já com CO2 caseiro para tentar fazer crescer o musgo mais rápido. Depois em principio o CO2 deve sair.

 

Flora: Fetos e Musgo de Java

Fauna: Nada para já (tá no ciclo). Depois vai levar camarões e alevins

 

Vou-me deixar de tretas e passar ao que interessa. FOTOS!

 

gallery_32331_1722_45565.jpg

 

gallery_32331_1722_51330.jpg

 

gallery_32331_1722_48830.jpg

 

gallery_32331_1722_27381.jpg

 

gallery_32331_1722_32575.jpg

 

gallery_32331_1722_37422.jpg

 

gallery_32331_1722_11633.jpg

 

gallery_32331_1722_35221.jpg

 

A ideia do Musgo é tentar fazer uma "especie" de tapete naquela zona central, se assim se pode chamar. Vou tentar aprender como é que vai ser o comportamento do mesmo e como é que o vou tentar "prender" ao chão. Já pensei numa rede... Será que resulta?

 

Bem, caso queiram fazer algum comentário ou critica, estejam à vontade.

 

Abraços para todos!

Editado por nmartinez
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Gostei está simples e diferente :) .

Talvez para manter o musgo ali no meio, usar aquelas pedras mais pequenas que estão no meio, para mante-lo em baixo.

Então e quem iram ser os habitantes (especies) ?

 

 

Cumprimentos,

 

 

 

José Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as pedras sao muito bonitas... agr nao estou bem a perceber uma cena, o musgo é para preencher o chao todo?

 

como vais segurar o gajo? rede depois é capaz de ficar inestetico nao? ou vais colocar o musgo na rede a mao?

 

 

 

seja como for, gosto muito do hardscape

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários...

 

Talvez para manter o musgo ali no meio, usar aquelas pedras mais pequenas que estão no meio, para mante-lo em baixo.

Então e quem iram ser os habitantes (especies) ?

 

Tubarão, eu também já pensei nisso. Aliás, tenho lá bastantes lascas que sobraram da montagem e talvez as vá utilizar para ir segurando o musgo junto à areia, conforme ele for crescendo (espero que cresca... :))

 

Os habitantes para já vão-se transferir de outro aquário mais pequeno que vou desmontar e são os simples mas sempre bonitos Red's e alevins de Guppy's que mantenho.

 

as pedras sao muito bonitas... agr nao estou bem a perceber uma cena, o musgo é para preencher o chao todo?

como vais segurar o gajo? rede depois é capaz de ficar inestetico nao? ou vais colocar o musgo na rede a mao?

seja como for, gosto muito do hardscape

 

lgass Obrigado pelos teus comentários. Pois é... a tarefa não vai ser fácil, mas vou tentar segurar o musgo ao chão quando ele começar a tomar forma. Como expliquei acima quero segurá-lo ou em pequenas pedras ou pensei na rede. Mas realmente a rede é capaz de ficar mal. Só enterrando a rede na areia e depois aí tenho o problema do musgo debaixo começa a morrer... Vamos ver o que dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia é muito interessante. tapete de musgo...

 

sera que alguem ja tentou? seria bom teres ja umas noçoes para saberes o que nao resulta mesmo...

 

pode ser uma tarefa frustrante pois parece-me que vais na tentativa e erro... vou certamente acompanhar para aprender :)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, prendes o musgo com rede, eu já usei tule verde que compras numa loja de tecidos ou podes usar a rede das "esponjas" de tomar banho, se colocares o musgo em pedras pequenas e cobrires com a rede com o tempo o musgo cobre a mesma deixando mesmo de se ver, boa sorte para a tua nova montagem e parabéns pela mesma.

 

 

Abraço

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ao contrario da riccia, o musgo agarra-se ao substrato, mas como tens areia, acho difícil ele se segurar por si só.

Usa umas lascas mínimas de xisto para prenderes uns "tufos" de musgo e vai espalhando pela zona que queres de tapete.

Ao fim de algum tempo o musgo tapa o xisto e nem notas que ele está lá.

 

Boa sorte para o projecto e vai actualizando.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários encorajantes :)

 

Acho que vou mesmo por aí... vou adicionando umas lascas e ele vai-se prendendo. Se crescer bem em largura, que é isso que pretendo para tentar o tal "tapete", depois as lascas de baixo vão acabar por deixar de se ver :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples e bonito. Vou estar atento ao desenvolvimento do teu aqua. Vai actualizando com novidades.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sinceramente acho q a primeira disposiçao das pedras seria mais interessante.

Mas o que interessa é q esteja do teu agrado.

Abraço

 

Boas, eu tenho um tapete de musgo feito com lascas de xisto, simplesmente prendi o musgo com fio de pesca ao xisto e esperei que cresce se, 2 semanas depois ja nem se via o fio, enterras o xisto para que o musgo fique mesmo a superficie, e este alastra bem para cima, e ate para os lados. O teu melhor aliado tem de ser é a tesoura para que fique compacto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o aqua está muito fixe, agora o musgo.

penso que se o prendesse numas lascas pequenas com rede (como costumam fazer com a ricia) e as espalha-se pelo aqua ia ficar 5 estrelas.

mesmo para a manutenção ia ser muito mais facil (digo eu)

Comprimentos

Ricardo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

Obrigado a todos pelas vossas dicas. Realmente o desafio é tentar fazer alguma coisa com o musgo.

Ontem adicionei o CO2 e agora é esperar que ele cresca mais um pouco e tentar moldar de modo a fazer o efeito de tapete.

Continuo indeciso em relação à utilização da rede ou ir prendendo em pequenas pedras. Como o substrato é claro, a rede no inicio iria ver-se mas depois era capaz por "desaparecer" e até se enterrar um pouco na areia.

Vou ver...

Abraços a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Cá esta um exemplo de um layout simples... mas muito agradável.

Bontas pedras... um desenho interessante.

Tambem eu... curioso como sou... :P ... vou acompanhar o desenvolvimento dessa musgo.

Observar o efeito que vais criar.

 

Só uma pergunta... visto que vais utilizar uma rede(ou não).... porque não exprimentar a ricia ????

... e qual é o musgo que vais meter ???? Já pensas-te ... por ex... no fissidens fontanus.... que cria um efeito bastante interessante e atractivo.

Vai actualizando... ;)

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta... visto que vais utilizar uma rede(ou não).... porque não exprimentar a ricia ????

... e qual é o musgo que vais meter ???? Já pensas-te ... por ex... no fissidens fontanus.... que cria um efeito bastante interessante e atractivo.

 

Boas canito,

Primeiro Obrigado pelos teus comentários! Tb gosto bastante das pedras.... Aqui para que ninguém nos ouve, foi só para à beira da estrada e começar a escolher. Pena tenho eu de não ter trazido mais... mas a Maria começou logo a dizer que parecia um maluquinho :P...

 

Ora bem... o musgo! para já vai Java que é que tenho lá em casa. Como não tenho muito... e com pena minha, pois gosto imenso do efeito do musgo (epá, há aqui malta que diz que o musgo cresce como se não houvesse amanhã!!! o meu não! Manda lá uma explicação técnica/teórica para o cenário). Já me disseram que outras plantas podem estar a consumir os nutrientes e que o musgo assim cresce mais devagar... Bem, aqui só tenho musgo, por isso essa teoria não conta!

 

Em relação a segurar o musgo, para já estou a prendê-lo a pequenas lascas para ver o que dá... ainda não usei o método "rede" (tá horrivel... enquanto não crescer, parece um molho de limos agarrados à pedra ;)). Logo meto aqui uma foto...

 

fissidens fontanus - Tive a fazer umas pesquisas e parece-me muito bem e bonito! Agora, posso fazer uma coisa gira também, que é criar vários spot's com diferentes tipos de musgo... humm??? Epá... quero algo diferente. Pode não ser o best, mas agrada-me e isso é importante!

 

Pergunta para 1 milhão: Onde arranjo esse musgo???? Alguém tem para venda???? Fica a pergunta no ar.

 

Abraços a todos, e vão dando opiniões e principalmente criticas, pois só com elas podemos aprender!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quizeres passar aqui por casa... eu tenho uns "bocaditos" de fissidens "guardados" num Cubo da Vodafone.... levas sem custos.

Ofereço na boa... :P

Tens mp.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para actualizar... uma foto de hoje.... nada de novo!

Amanhã, novidades. Neste momento estão lá 2 alevins de guppy para dar uma ajuda ao ciclo.

Para já tudo ok!

 

18092009geral.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o musgo tem crescido ?

José Carlos

 

Boas José,

Nota-se algum crescimento. Aliás, já lá tenho bastante mais musgo...

Mas ainda está tudo muito inicial.

Depois coloco uma foto actualizada para dar uma ideia de como está. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos,

 

Só para não deixar morrer o tópico e para apresentar algumas fotos.

Este aqua não tem tido manutenção nenhuma além de TPA's semanais e limpeza do vidro da frente.

O Musgo tem crescido bem, mas sem forma (culpa minha claro que não o tenho "moldado")

 

camares3.jpg

 

camares2.jpg

 

camares1.jpg

 

geral.jpg

 

Podem cascar à vontade :)

 

Abraços a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Um pequeno vídeo para despedida deste aquário...

Vai dar lugar a outro.

Espero que gostem.

 

 

Edit: Está corrigido ;) Obrigado Hugo

 

Abraços grandes.

Editado por nmartinez
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ajuda, o código tá certo mas não é para colocar o link inteiro só o que está depois do sinal =

 

[youtube]jFwn9AYANP4[/youtube]

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.