Tanganyika em 80cm...?


tfncruz

Recommended Posts

Boas!

 

Quero transformar o meu plantado num biótopo de ciclídeos africanos. A minha ideia inicial era malawi mas devido ao tamanho do aquário (80x40x50 - 160l) é complicado manter mais do que uma espécie. Aconselharam-me a pensar em tanganyika.

 

Uma das coisas que me atrai nos ciclídeos de malawi são as suas cores. Andei a pesquisar um pouco os ciclídeos de tanganyika e encontrei algumas espécies interessantes (Cyprichromis leptosoma (Mpulungu), Cyprichromis sp. "Leptosoma Jumbo" (Black Bee), Tropheus sp. "Black" (Pemba), Julidochromis marlieri (Gombe), Julidochromis transcriptus (Pemba), 'Lamprologus' brevis (M'toto), etc...).

 

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a montar um biótopo de tanganyika num aquário com estas medidas. E que espécies me aconselham (mais coloridas possível)... Já percebi que é melhor esquecer os tropheus...

 

Em termos de hardscape penso em ter uma zona com pedras, outra aberta (talvez com conchas para shell dwellers) e bastantes plantas (valisnérias, fetos de java e anubias).

 

Desde já obrigado pelas vossas respostas!

 

@edit

Dei uma olhadela no site www.verduijncichlids.com e as espécies que mais gostei foram as seguintes (já excluí os tropheus):

Altolamprologus calvus white

Altolamprologus calvus black kapampa

Altolamprologus compressiceps goldhead

Altolamprologus compressiceps kigoma

Ectodus descampsi yellow

Chalinochromis brichardi

Cyphotilapia frontosa kavalla

Cyphotilapia frontosa zambia blue

Cyprichromis sp. leptosoma jumbo moliro

Eretmodus cyanostictus burundi

Eretmodus cyanostictus zambia

Gnathochromis permaxillaris Burundi

Julidochromis ornatus yellow

Julidochromis regani kipilli

Lamprologus ocellatus orange

Lamprologus similis

Neolamprologus brichardi

Neolamprologus olivaceus

Neolamprologus brichardi ligambo

Neolamprologus gracilis

Neolamprologus leleupi longior

Neolamprologus splendens orange

Neolamprologus tretocephalus

Paracyprichromis nigripinnis blue neon

Synodontis multipunctatis burundi

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu diria que num aqua de 80cm é mau para tanganyikas. É grnade só para uma colonia de simillis e é pequeno apra cyprichromis. Falo por experiencia propria.

 

eu apostaria num mono espécie de julis, ou calvus.

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta o teu desejo por cor, penso que podes fazer, por exemplo, um aquário com duas espécies. Uma sugestão: Casal de Neolamprologus leleupi e outro de Lamprologus ocelatus. Eu pessoalmente prefiro monoespécies e talvez optasse por um casal de Altolamprologus calvus. Vai lendo mais um pouco àcerca das espécies.

 

boa sorte,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal um casal de Julies e uma colónia de smilis? Eu tenho andado a pesquisar e a colher opiniões de quem sabe mais que eu (que no caso de tanga é quase toda a gente :eusathink:) e parece-me uma opção consensual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas!

 

eu diria que num aqua de 80cm é mau para tanganyikas. É grnade só para uma colonia de simillis e é pequeno apra cyprichromis. Falo por experiencia propria.

eu apostaria num mono espécie de julis, ou calvus.

Pois... já me apercebi que estas medidas nem são "carne" nem "peixe". A hipótese de ser mono espécie continua em aberto...

 

Tendo em conta o teu desejo por cor, penso que podes fazer, por exemplo, um aquário com duas espécies. Uma sugestão: Casal de Neolamprologus leleupi e outro de Lamprologus ocelatus. Eu pessoalmente prefiro monoespécies e talvez optasse por um casal de Altolamprologus calvus. Vai lendo mais um pouco àcerca das espécies.

O meu desejo por cor não é so um desejo pessoal. Este aquário está na sala de jantar e é o aquário principal (existe um plantado mais pequeno). A minha namorada não vai achar piada nenhuma se eu desmontar este comunitário que tem montes de espécies diferentes e cheio de cor e montar um com poucas plantas e com dois ou três peixes lá dentro :S

Com valisnerias, fetos e anubias penso que consigo resolver a questão das plantas... mas os peixes é mais complicado. Mas acho esses Altolamprologus calvus muito bonitos! Têm mesmo que ficar sozinhos no aquário? Pelo que andei a ler não me parecem muito agressivos...

 

E que tal um casal de Julies e uma colónia de smilis? Eu tenho andado a pesquisar e a colher opiniões de quem sabe mais que eu (que no caso de tanga é quase toda a gente icon_smile.gif) e parece-me uma opção consensual.

Pelos vistos andas com o mesmo dilema que eu... ;) também já pensei nessa hipótese... mas parece que não é muito boa ideia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à questão dos calvus, penso que para um casal o aquário seja suficiente. O aquário é curto, mas talvez consigas consiliá-los com um casal de leleupi.

 

Quanto ao aspecto, se conseguires fazer algo deste género, com um belo background em rocha, penso que a namorada não se irá queichar (muito). Vê bem o tópico, pois as primeiras imagens são de um plantado, inspiração e primeiras tenatativas. Penso que tens de estar registado no forum, mas de qualquer das maneiras, se não estás farás bem em estar.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Tiago!

 

Já conhecia o fórum (ainda não me registei) mas não conhecia o tópico... realmente fantástico! Li-o todo e conforme ia lendo questionava-me em relação às opções em termos de espécies. Cheguei ao final e percebi que também neste caso é muito complicado. As espécies vão-se aguentando enquanto são pequenas mas mal começam a crescer, começa a "tourada"...

 

Um outro aquário que também gostei muito foi este... principalmente a primeira abordagem!

 

Enfim... são opções. Acho que vou ter mesmo que caprichar bem no layout para compensar a falta de cor e actividade dentro do aquário.

 

Ainda em relação às espécies... gosto muito dessa combinação dos calvus com os leleupi. E gostei de ler que posso manter as posturas dos leleupi dentro do aquário. Aliás, sendo um aquário com poucas espécies (neste caso duas) gostava de poder ter em alguma quantidade. Não gosto de aquários muito povoados, mas também não aprecio muito aquários com pouco movimento. Ou seja, duas espécies em que pudesse manter as posturas de ambas no aquário seria muito bom! Pelo que li dos calvus não me parece que isso seja possível... estou a pensar correctamente?!

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que quer os calvus, quer os leleupi requerem aquários na ordem dos 200 a 250 litros no mínimo. E são ambos rock dwellers.

 

---edit--- Além de serem ambas espécies que predam alevins de outras espécies---

 

Como tal, a manter duas espécies, será sempre mais aconselhável manter uma que seja conchicula e outra que prefira uma zona rochosa (não sei se existe o termo rochicula).

 

Ou seja, mantenho a minha opinião que um casal de julis mais um casal de ocelatus ou uma colónia de smilis ou multis continua a ser uma opção (mais) viável.

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente, como referiu o João, com os calvus no aquário as crias de outros peixes não durarão muito. (Cuidado. Não aconcelho os conchiculas com os calvus por também poderem entrar na ementa) Quanto a ambas as espécies precisarem de tanto volume, discordo. Acho que um casal apenas, de qualquer das espécies, se pode manter nesse aquário, sem problemas. Apenas sugeri duas espécies, por vertente de diversidade, alegadamente exigida pela cara metade. Acho no entanto, que o aquário ficará inclusive mais bonito como monoespécie, mas eu sou suspeito nestes gostos. Entretanto, vai ponderando as possibilidades.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já estou mais perto da solução para o meu problema... Decidi abandonar a ideia de Malawi porque este aquário não permitia ter mais do que uma espécie. Depois de pesquisar sobre as espécies do lago Tanganyika percebi que apesar de ser possível também não é boa ideia. O aquário é definitivamente pequeno para CAs.

 

Ou seja, vou mesmo optar por mono espécie. Como também posso montar um mono espécie malawi só tenho uma dúvida para poder escolher entre os dois lagos. Ao longo da minha pesquisa encontrei uma espécie de Tanganyika que gostei muito... os Tropheus sp. "Black" (Pemba).

 

Apesar de eles crescerem até aos 12cm acham que é possível manter neste aquário 2 machos e 4 fêmeas e depois deixar a colónia crescer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sem querer ser chato e estragar a ideia. Mas andei a ver a mesma coisa. O mais próximo, mesmo monoespécie foi em 100cms e não 80.

 

Ou seja, Malawi com aquários do tamanho do nosso é para esquecer.

 

E estamos de volta ao Tanganyica.

 

Aqui já se começa a encontrar as alternativas. Mas pronto mesmo assim... com poucos peixes. Vamos ter de ter cuidado para não cansar.

 

Amanhã vou continuar a pesquisa. Vou sarnar a cabeça ao Nuno na Mania dos Peixes que deve achar que eu sou maluco, ora procuro akadama ora CAs :animal_fish:.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais