ajuda para iniciante, por favor...


Recommended Posts

Pessoal, sou novo no fórum e, igualmente, ao aquarismo, ou aquariofilia. Vou direto ao ponto: mesmo sabendo que não é muito aconselhável por algumas pesquisas que fiz que aquário esférico, como os "da vovó", estou criando duas platys fêmeas em um deles. O problema é que uma delas está grávida, e tenho uma série de problemas...

1)ainda não tenho filtro, e não sei muito bem qual o melhor a usar.

2)ainda não tenho uma floresta submersa, como é aconselhável se ter, para protejer os alevins.

3)não sei ainda como se deve controlar o compressor de ar, se deve ou não passar o dia todo, ou se só parte dele, ligado soltando bolhas e mais bolhas...

Então, alguém me ajuda, por favor... Que eu gosto demais de aquários, e queria fazer a coisa certa. Se alguém puder me ajudar quanto a essas minhas 3 questões acima, e o fato de se vai ser necessário eu refugiar ou não os alevins num aquariozinho separado para protege-los, mesmo tendo um arbustinho artificial...

 

vaaleu gente.

espero conseguir ajuda para meus novos pets, rere, além de possíveis contatos daqui do fórum.

obrigado, desde já, por qualquer ajuda.

:)biggrin

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esqueci de perguntar: a platy grávida ta um pouco rechonchudinha, com o ventre bem branco, e com uma manha vistosa perto da nadadeira perto do anus. será que ela já ta perto do parto? e quanto tempo pode durar o parto?ela pode mesmo atacar os alevins mesmo logo após o parto? e como vou saber que os alevins já estão nascendo (não consegui achar muito na internet sobre como identificar os alevins recém-nascidos...)?

 

:)

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as condições que tens não são nada favoráveis e o pessoal não é mágico,por isso, para te poder ajudar vai ser complicado.

1º de tudo aconslho a mudar o aqua no minimo um de 30L,aqui já resolves bastante coisas,espaco pars os peixes e alguma estabilidade nos parametros do aqua,podes colocar um filtrro que te faça no minimo 5x a litragem do aqua(supor aqua de 50L tem queter um filtro no minimo de capacidade 250L/H).podias colocar plantas de baixa manutenção e pouco exigentes,servia tb refugio para alvins.

Em relação à bomba de ar nas tuas condições claro que é necessário estar ligado para movimentação da água e oxinação,no caso se colocar o filtro não é obrigatóriamente necessário,mas muito util em situações de doença e a noite quendo as plantas tb produzem Co2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as condições que tens não são nada favoráveis e o pessoal não é mágico,por isso, para te poder ajudar vai ser complicado.

1º de tudo aconslho a mudar o aqua no minimo um de 30L,aqui já resolves bastante coisas,espaco pars os peixes e alguma estabilidade nos parametros do aqua,podes colocar um filtrro que te faça no minimo 5x a litragem do aqua(supor aqua de 50L tem queter um filtro no minimo de capacidade 250L/H).podias colocar plantas de baixa manutenção e pouco exigentes,servia tb refugio para alvins.

Em relação à bomba de ar nas tuas condições claro que é necessário estar ligado para movimentação da água e oxinação,no caso se colocar o filtro não é obrigatóriamente necessário,mas muito util em situações de doença e a noite quendo as plantas tb produzem Co2

 

Bom, o compressor de ar já dei um jeito: ta ligado agora a todo tempo, e pra evitar muito respinga, pus uma folha pra transparência muito bem lavada (pra evitar sujar a água com algum produto químico da cola). também procurei ajeitar bem a saída das bolhas de ar, pra não assustar os peixes, nem revirar o fundo do aquário.

Quanto ao resto, ainda to no processo de adquirir tudo. Eu vi numa petshop aqui perto de casa um filtro mecânico e biológico, acho que é assim, que me parece ser uma esponja no meio de uma saída para o compressor... não entendi muito a parte do biológico na história, então pesso que alguem daqui me explique, por favor...

Quanto a mudar o aquário, vai ter que esperar um pouquinho :thumbup3:

bem, aqui em fortaleza ainda num conheço muito lojas que vendam aquários com no mínimo trinta litros de capacitância, como o amigo João José respondeu acima, e a que vi, cobrou um preço um pouco salgado pra mim ainda, rere... Portanto, enquanto junto a grana pra arranjar tudo, vou trocando a água toda noite, e lavando o aquário de dois em dois dias. Contudo, garanto que até essa sexta consigo já tempo pra ir comprar o dito filtro que falei...

valeu mais uma vez. Com o passar do tempo vou fazendo mais perguntas aqui, por enquanto, até eu saber como montar mesmo um aquário legal, bonito e talz... E valeu João; rere, sei que o pessoal daqui num é mágico, mas eu que vou ter que ser, rererere. valeu pelo comentário. :priere::fart004::tapfoot:

 

ahh, antes que achem estranho, não to perguntando no tópico errado, apenas quero saber direitinho como criar minhas platys e outro semelhantes direitinho... lógico que pra isso preciso saber como e de como é o ambiente em que eles vivem, pra isso pergunto aqui como fazer um aquário direitinho para eles. depois vejo como fasso para outros peixes, num futuro ainda distante... agora que esclareci, fica tudo bem.

:discuss_gathering:

Editado por danilo_arq

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Portanto, enquanto junto a grana pra arranjar tudo, vou trocando a água toda noite, e lavando o aquário de dois em dois dias

 

trcar 15 a 20% do aqua fazes bem pois não tens plantas e filtro,essa de lavar o aqua de 2 em 2 dias é quenão percebi,basta só tira essa percentagem de água,se tirartes tudo par lavar estás sempre a perder as bactérias que se formam no ciclo do azoto bem necessárias para a vida do aqua.

deixo-te aqui um link para além tb passare os olhos aqui no forum na zona deiniciados que se encontra lá muita informação este linka é de site simples e directo e fácil de entender

 

http://faq.thekrib.com/pt/index.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, tenho mais uma dúvida que surgiu hoje pela manhã quando visitava uma loja, vendo vários modelos de aquários de 30 a 4a0 litros: é realmente necessário o aquário fica 24 horas direto com uma forte luz iluminando ele, mesmo tendo só vegetais artificiais? tipo, pode parecer uma pergunta meio boba pra muitos aqui, mas eu realmente não sei nem se peixe dorme, o que sempre achei que não, nem sei mais seeu to maltratando minhas duas platys quando eu chego em casa e acendo as luzes do meu quarto; sempre que fasso isso elas ficam agitadas, e normalmente a que está grávida fica perseguindo a outra (que hoje achei que poderia estar grávida tbm, mas pra esta ainda tenho que esperar) :crazyeyes:

e tenho que agradecer ao jõao, que até agora foi quem me ajudou mais neste princípio com o link que ele me enviou... VALEU JOÃO!! :shocked028:

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

é realmente necessário o aquário fica 24 horas direto com uma forte luz iluminando ele, mesmo tendo só vegetais artificiais

 

Claro que não e não, tendo plantas ainda por cima reforça a ideia de não o teres,senão ias ter um surto de algas,pois não ter plantas estas não consomem os nutrienetes e nem competem com algas,fazendo estas desenvolver rápidamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

felicidades, a dois dias adquiri o filtro; um simples, mas já é um bom começo. ele é um filtro transparente que a gente põe uma esponja, lã de acrílico, e anexa com o compressor de ar, que eu já tinha. Na loja o comerciante me informou que o nome era filtro biológico... bem, nomes à parte, ele também irá fazer filtragem física, de um jeito ou de outro, por aspirar parte da água do aquário e a fazer passar pela esponja. A questão dessa vez é: quanto tempo deve demorar até as bactéria do ciclo do azoto (nitrogênio) estabelecerem uma boa colônia no meu filtro, considerando que meu aquário é beeeeem pequeno, apenas de 7 litros...???

 

:smile2:

:thumbup3:

Editado por danilo_arq

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

em relação ao ciclo dentro de 15 dias a um mês e sempre que lavares esse filtro, lava na água que tiras-te do t.p.a,não laves com água da torneira, pois mata as bactérias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!

A dois dias, antes que eu chegasse em casa quando voltava do colégio, uma de minhas plattylou para fora do aquário. Eu sei disso, por que quando cheguei e procurei ela, não encontrei; fui achá-la embaixo do móvel que uso para sustentar o aquário, já quase totalmente ressecada. Contudo não estava morta, ainda estava a mecher algumas nadadeiras, mas muiiiito pouco.

nao demorei e pus ela de volta ao aquário, e imediatamente ela comessou a se debater, até as guelrras se soltarem, ai ela ficou melhor. esperei até hoje pra ber o que acontecia...

Hoje ela está com as guelrras azuladas; as nadadeiras estão todas se desfazendo, todas mesmo, e ela mal está conseguindo nadar direito. Aonde deveria ser a nadadeira caudal, toda a membrana caiu, e agora ta crescendo algo parecido com algodão, branco.

Gente, e João, será que a minha platty já era, que só atrasei o inevitável? ou será que ela ainda tem sauvação?

 

 

obs.: Uma notícia boa no meio disso: antes só descofiava, mas hoje também tive uma certeza, a de que no meu aquário tem um alevino!!... eu não sei direito como ele escapou dos outros, mas ele tava bem escondido. já havia visto ele de relance, por isso só desconfiava. hoje vi ele nadando entre um dos ramos de uma planta verdadeira que eu comprei ontem... tirei ele e pus num aquariozinho, pequeno também mas resolvendo o problema de ele nao ser devorado... até ele atingir um tamanhozinho aceitável pra não ser comido, vou manter esse sobrevivente nesse aquariozinho, um daqueles que as vezes aparecem como lembrança de aniversário de criânças... Fiz certo ao fazer isso?

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Em relação ao platty penso que a única coisa que podes fazer é aumentar a oxigenação com ajuda a uma bomba de ar e esperar.

Em relação ao alvim se optas-te por o tirar dos outros foi opção tua,sem agravamentos nehuns,os meus andam lá à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Em relação ao platty penso que a única coisa que podes fazer é aumentar a oxigenação com ajuda a uma bomba de ar e esperar.

Em relação ao alvim se optas-te por o tirar dos outros foi opção tua,sem agravamentos nehuns,os meus andam lá à vontade.

 

 

 

Agora está sem solução... O peixe morreu... ontem a noite. E tem outra péssima notícia: a espécie não é platy, é espada!!! :busted_red::shocked028::microwave::crazyeyes::doofywave:

 

eu havia adquirido os peixes numa lojinha de pets num supermercado, e foi lá que, erradamente, colocaram a etiqueta como sento platys. hoje eu fuçando aqui pelo fórum, descobri que na verdade eram espadas...

 

para tirar a dúvida, fui na mesma loja que comprei uns raminho de uma planta a uns dias atrás e perguntei; lá eles me confirmaram que eram espadas. aproveitando a ocasião, comprei outro peixe, tbm espada, mas bem mais jovem, e junto comprei uns néons cardinais (lindos). Coloquei esses últimos junto com os outros dois, e tbm com o alevino, que já estava grandinho o bastante pra ninguém come-lo [risos kkkkk]. Já está datado o dia que vou comprar um aquário bem maior. por isso me aventurei a isso. vou comprá-lo quando na loja aparecer a encomenda que fiz de musgo de java...

 

espero que as coisas andem melhores...

obrigado por toda a ajuda menino...

valeu

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora está sem solução... O peixe morreu... ontem a noite. E tem outra péssima notícia: a espécie não é platy, é espada!!! :busted_red::):microwave::crazyeyes::doofywave:

 

eu havia adquirido os peixes numa lojinha de pets num supermercado, e foi lá que, erradamente, colocaram a etiqueta como sento platys. hoje eu fuçando aqui pelo fórum, descobri que na verdade eram espadas...

 

para tirar a dúvida, fui na mesma loja que comprei uns raminho de uma planta a uns dias atrás e perguntei; lá eles me confirmaram que eram espadas. aproveitando a ocasião, comprei outro peixe, tbm espada, mas bem mais jovem, e junto comprei uns néons cardinais (lindos). Coloquei esses últimos junto com os outros dois, e tbm com o alevino, que já estava grandinho o bastante pra ninguém come-lo [risos kkkkk]. Já está datado o dia que vou comprar um aquário bem maior. por isso me aventurei a isso. vou comprá-lo quando na loja aparecer a encomenda que fiz de musgo de java...

 

espero que as coisas andem melhores...

obrigado por toda a ajuda menino...

valeu

 

Boas,

 

Deixa lá ver se eu percebo:

Tens um aquário de 7 litros com uma platty fêmea/espada, um alevin, uma espada e ainda mais cardinais? :)

Quantos cardinais compraste?

não te deverias ter aventurado nessa compra, mesmo tendo em vista a aquisição de um aquário maior para breve. Agora a tarefa que tens pela frente é manter esses peixes todos vivos até cl-legar o novo aquário e teres tempo suficiente para fazer o ciclo do azoto.

 

Que tamanl-lo tem o alevin? é que mesmo podendo parecer grandote, nessas condições stressantes os outros peixes podem tornar-se mais agressivos do que o l-labitual.

 

O meu consell-lo é que vás fazendo trocas de água com bastante regularidade (trocas parciais, mudar a água toda é um erro gravíssimo!) e mantenl-las uma boa movimentaçao da água á superfície para não faltar oxigénio aos peixes. Isto deve ser uma solução temporária até arranjares um aquário maior, uma vez que tens demasiados peixes nesse aquário (podem parecer poucos, mas mantê-los vivos vai dar mais traball-lo do que num aquário com outras dimensões).

 

Já agora, quando cl-lega o outro aquário? vai ser de quantos litros?

 

Boa sorte com isso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos cardinais compraste?

 

 

Já agora, quando cl-lega o outro aquário? vai ser de quantos litros?

 

 

Bem comprei cinco néons cardinais, pois pelo que me lembro eles são cardumeiros fervenhos. sei também que não foi o bastante para fazer um bom cardume, mas como vc mesma disse, meu pequeno globinho de 7 litros está superlotadíssimo...

oaquário "de verdade" ai chegar daqui a uma semana, pouco mais ou menos até. ele terá uns 60 litros, pelo que me lembro na loja.

 

 

o alevins deve ta com uns 5mm, acho, e bem gordinho. quanto a ele eu sei que ele se vira. ele é safo,..., sobreviveu, mesmo tendo sido parido de uma mãe faminta (acho que chegou no mesmo dia que comprei a femea mae dele, e ela estava a dias sem comer, acho), ainda passou uma semana e meia sem eu saber da existencia dele, só desconfiava, achava que tinha sido uma visao quando vi ele nascer [(!!!!!!!)] rererere O garotão sabe se virar direitinho, além do mais, os cardinais são novinhos ainda... não iriam comer uma coisa que nem cabe na boca deles, certo?...

 

 

 

ao mais, vou experimentando, me aventurando até, assim eu aprendo inclusive o que não devo na prática, e não repito mais...

de qualquer modo, obrigado mesmo pelo desejo de sorte Marta. Por enquanto é no que eu estou me pegando pra evoluir neste hobby, que está crescendo para uma pixão, que são os aquários.

 

valeu os comentários, mesmo...

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se gostas mesmo de aquariofilia, ou estás a aprender a gostar; também vais aprender que a paciencia e o planeamento são factores essenciais para teres sucesso neste hobby. Quando falo em sucesso, refiro-me por exemplo á qualidade de vida dos peixes (entre outros); e acho que não te tens preocupado muito com o exemplo que dei, nem tens conseguido aplicar ou ter os factores que referi atrás.

Tenta não te entusiasmares demais, porque se assim for, vidas vão-se perder... Vai com calma e pensa melhor no que queres, lê primeiro os artigos existentes neste site direccionados para pessoas como tu, iniciados. Aí vais encontrar respostas ás tuas dúvidas e quais os passos que deves seguir para que tudo corra bem, para ti e para os peixinhos.

Não te estou a querer desencorajar, mas faz as coisas com cabeça...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se gostas mesmo de aquariofilia, ou estás a aprender a gostar; também vais aprender que a paciencia e o planeamento são factores essenciais para teres sucesso neste hobby. Quando falo em sucesso, refiro-me por exemplo á qualidade de vida dos peixes (entre outros); e acho que não te tens preocupado muito com o exemplo que dei, nem tens conseguido aplicar ou ter os factores que referi atrás.

Tenta não te entusiasmares demais, porque se assim for, vidas vão-se perder... Vai com calma e pensa melhor no que queres, lê primeiro os artigos existentes neste site direccionados para pessoas como tu, iniciados. Aí vais encontrar respostas ás tuas dúvidas e quais os passos que deves seguir para que tudo corra bem, para ti e para os peixinhos.

Não te estou a querer desencorajar, mas faz as coisas com cabeça...

Cumps.

 

 

 

não se preocupe; eu não desencorajo fácil.... pelo contrário: tenho em mente que de tudo se aprende um pouco. logo, se quero mesmo começar esse hobby, preciso usar a cabeça. este ponto eu já tenho em mente, e bem implantaado... Eu acho que só dei a mal entender quando não expliquei que quando fui à loja, comprar apenas outra espada, levei junto minha mãe. esta sim é muito mais impulsiva que eu... quando ela viu os cardinais, logo quis. mas só queria se fosse apenas dois. foi quando expliquei pra ela que eles eram cardumeiros, e ela decidiu levar mais três. Aqui em fortaleza o preço destes ta bem baixo em algumas lojas, logo foi outro bom atrativo: os três B's, bom, bonito e barato... rerere. eu aceitei, tentando acreditar que vou conseguir mantêlos saudáveis até semana que vem, quando adquiro outro aquário maior. aí deixo apenas eles no aquário menor e mudo os outros para o maior, para dar início ao ciclo neste.

 

De qualquer modo, compreendo o seu ponto de vista; pra quem diz estar pensando com a cabeça, começar se aventurando como eu o fiz parece ser bem insensato. Bem, agora eu que arque com as consequências, sem ferir os meus mais novos colegas de quarto com nadadeiras, rererere.

 

valeu.

[cumps]

''"""'''''"'"''"""'''

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais