Finalmente ALEVINS!!!!!!!


citrolois

Recommended Posts

Boas, hoje decidi entrar no mundo dos escalares, no entanto, acho que já entrei com o pé esquerdo, pois apenas comprei 2... Eles tem cerca de 10 a 12cm's (ainda n sei como medi-los bem, mas falo da parte superior até à inferior), e são lindos!!! No entanto estiveram a tarde toda a ambientar-se ao aquario, pois à pouco qd estava-mos a jantar a minha mulher reparou que eles estavam aos beijinhos, eu que não gosto cá de poucas vergonhas separei-os logo... :)

 

era bom que fossem aos beijinhos mas de facto o que parecia mesmo é que se estavam a magoar um ao outro... o que me aconselham? amanha ir logo bem cedo comprar mais 3 ou 4 certo?

Editado por citrolois
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, hoje decidi entrar no mundo dos escalares, no entanto, acho que já entrei com o pé esquerdo, pois apenas comprei 2... Eles tem cerca de 10 a 12cm's (ainda n sei como medi-los bem, mas falo da parte superior até à inferior), e são lindos!!! No entanto estiveram a tarde toda a ambientar-se ao aquario, pois à pouco qd estava-mos a jantar a minha mulher reparou que eles estavam aos beijinhos, eu que não gosto cá de poucas vergonhas separei-os logo... :)

 

era bom que fossem aos beijinhos mas de facto o que parecia mesmo é que se estavam a magoar um ao outro... o que me aconselham? amanha ir logo bem cedo comprar mais 3 ou 4 certo?

 

 

Boas deves de ser ciumento lololol,a meu ver são dois machos a lutar pelo seu territorio

A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela prontíssima resposta... a minha divida é o que fazer agora... deixo-os lutar? mantenho-os separados até arranjar mais companhia para eles ficarem mais pacíficos? :)

 

já agora os bicho em questão são iguais a este:

 

acará%20bandeira%2004.jpg

 

já agora qual o nome da estirpe? é este: Pterophyllum scalare "Mármore Véu"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não te preocupes muito com isso...deixa-os estar mesmo assim, é um comportamento normal nos escalares, e outros ciclideos. O que não "ganhar", fica com o territorio, o outro vai procurar noutra freguesia eheheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não te preocupes muito com isso...deixa-os estar mesmo assim, é um comportamento normal nos escalares, e outros ciclideos. O que não "ganhar", fica com o territorio, o outro vai procurar noutra freguesia eheheh

 

obrigado pela resposta mas já foi um bocadinho tarde, hoje de manha saí do serviço e fui direitinho a loja e troxe mais 3 irmãos dos mesmos!! :confused4: Agora estão todos reunidos e só faltou trazer um para a família ficar completa, pelo menos dos que tavam na loja, custou-me deixá-lo lá mas ele tinha um olho que não estava nada bem de saúde e tive medo que fosse alguma coisa grave que pudesse afectar os demais... Enfim... O que está em causa não é isso, o que interessa é que agora os 5 estão em harmonia e deixou de haver sessões de pancadaria!! :medieval_mace:

 

 

Estou a pensar agora na alimentação deles, eu comprei flocos da sera normais e comprei larva de mosquito vermelha, eles acho que comem das duas coisas, pois apesar de não comerem quando estou a olhar para eles, eu tive a tarde toda a dormir e quando acordei uma embalagemzinha de larvas tinha desaparecido, o que me leva a crer que eles gostaram, ou então, foram os cardinais (9) e guppys e mollys que tenho lá misturados... :tapfoot:

 

 

Perguntas:

-Os escalares andam muitas vezes (parece que) a respirar ao cimo da agua... será normal por ainda não se terem ambientado ao aqua / companhia, ou serão problemas da água?

 

-Devo deixar os escalares sozinhos ou posso manter guppys/mollys/cardinais?

 

Bem pra já é só, mas aproveito desde já para avisar que vou colocar muitas questões, pois adoro esta espécie e tenciono ficar com apenas um casal assim que este se formar, se houver, e se possível reproduzi-los!! hehe :priere:

 

Abraço a todos e viva os "discus dos pobres" que por sinal são bem mais bonitos que discus!! :fart004:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta mas já foi um bocadinho tarde, hoje de manha saí do serviço e fui direitinho a loja e troxe mais 3 irmãos dos mesmos!! :discuss_gathering: Agora estão todos reunidos e só faltou trazer um para a família ficar completa, pelo menos dos que tavam na loja, custou-me deixá-lo lá mas ele tinha um olho que não estava nada bem de saúde e tive medo que fosse alguma coisa grave que pudesse afectar os demais... Enfim... O que está em causa não é isso, o que interessa é que agora os 5 estão em harmonia e deixou de haver sessões de pancadaria!! :thumbup3:

 

 

Estou a pensar agora na alimentação deles, eu comprei flocos da sera normais e comprei larva de mosquito vermelha, eles acho que comem das duas coisas, pois apesar de não comerem quando estou a olhar para eles, eu tive a tarde toda a dormir e quando acordei uma embalagemzinha de larvas tinha desaparecido, o que me leva a crer que eles gostaram, ou então, foram os cardinais (9) e guppys e mollys que tenho lá misturados... :tapfoot:

Como os alimentas-te?

 

 

Perguntas:

-Os escalares andam muitas vezes (parece que) a respirar ao cimo da agua... será normal por ainda não se terem ambientado ao aqua / companhia, ou serão problemas da água?

Eles costumam fazer isso, só notas realmente que é falta de oxigénio se as guelras abrirem muito. Como se estivesse muito sofrego.

 

-Devo deixar os escalares sozinhos ou posso manter guppys/mollys/cardinais? Cuidado com os guppys, até podes ter sorte, como podes acabar sem machos guppys.

Bem pra já é só, mas aproveito desde já para avisar que vou colocar muitas questões, pois adoro esta espécie e tenciono ficar com apenas um casal assim que este se formar, se houver, e se possível reproduzi-los!! hehe :priere:

 

Abraço a todos e viva os "discus dos pobres" que por sinal são bem mais bonitos que discus!! :fart004:

 

Atenção que dois escalares a lutar unidos pela boca, não é sinal de serem machos. No meu caso só vi isso acontecer com casais. Desconheço, eu pelo menos nunca vi acontecer entre dois machos.

Alguém mais sabedor que me corrija por favor!

 

Abraço

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como os alimentas-te?

 

Bem, primeiro meti flocos para todos no aqua, depois como vi que nenhum dos escalares se aproximou dos flocos meti uma embalagem de larvas vermelhas semi descongeladas lá para dentro, um até foi logo bicar mas os outros ficaram a olhar, vi foi que os cardinais alambazaram-se logo!! :discuss_gathering:

 

depois fui dormir e quando acordei fui dar um olhinho e das larvas nem uma...

 

 

Atenção que dois escalares a lutar unidos pela boca, não é sinal de serem machos. No meu caso só vi isso acontecer com casais. Desconheço, eu pelo menos nunca vi acontecer entre dois machos.

Alguém mais sabedor que me corrija por favor!

 

Abraço

 

pois os dois iniciais agarravam-se pela boca e parecia mesmo que se estavam a magoar, como tal decidi separá-los, e agora que juntei mais uns quantos eles ficaram mais amenos... estou de novo no trabalho, mas amanha de manha chego a casa e logo vejo o seu comportamento!!

 

obrigado pelas dicas, e era interessante realmente se alguem mais experiente esclarecesse isso desse tipo de luta não ser normal de 2 machos mas sim de um casal...

 

Um bem hajam!!

 

Abraço,

Lois

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, primeiro meti flocos para todos no aqua, depois como vi que nenhum dos escalares se aproximou dos flocos meti uma embalagem de larvas vermelhas semi descongeladas lá para dentro, um até foi logo bicar mas os outros ficaram a olhar, vi foi que os cardinais alambazaram-se logo!! :rolleyes:

 

depois fui dormir e quando acordei fui dar um olhinho e das larvas nem uma...

 

 

 

 

pois os dois iniciais agarravam-se pela boca e parecia mesmo que se estavam a magoar, como tal decidi separá-los, e agora que juntei mais uns quantos eles ficaram mais amenos... estou de novo no trabalho, mas amanha de manha chego a casa e logo vejo o seu comportamento!!

 

obrigado pelas dicas, e era interessante realmente se alguem mais experiente esclarecesse isso desse tipo de luta não ser normal de 2 machos mas sim de um casal...

 

Um bem hajam!!

 

Abraço,

Lois

 

Boas!

 

Eu tenho dois casais e só vi isso a acontecer entre um deles... relação conflituosa :D entre dois machos nunca vi, nem tenho relatos de acontecer.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:( hehehehehehe

 

Ok, antes isso!! Espero que se forme pelo menos um casal destes 5 que tenho... :alberteinstein:

 

Outra duvida:

 

Como os tenho só há 2 dias não faço a mínima ideia da sua idade, bem que perguntei na loja mas também não me souberam responder...

 

Eles têm entre 5 e 8cm's da boca até à parte mais curta da barbatana. Com que idade (cm's) é que eles normalmente formam casal? Onde posso ver a evolução dum escalar desde alevim até adulto? já procurei mas não encontrei...

 

 

Grato pela ajuda que tem disponibilizado!! :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tarda estão a formar casal, ou podem até já ter formado...

Na minha opinião não devias ter comprado irmãos, pois é mais fácil haver consaguinidade, e as próximas gerações podem ter algumas deficiencias. Se notares alguma má formação numa das barbatanas de algum, aconselho-te a não reproduzi-lo. é que dessa maneira a próxima geração terá muitos alevins com as barbatanas maradas. (experiencia própria)

 

Quando os alimentares, passa bem o cubo de gelo, por agua corrente, antes de colocares na água. Aquilo é muito rico em fosfatos. Fácilmente te altera os valores da água, e tem uns problema com algas...(experiencia própria)

 

Abraço e boa sorte

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tarda estão a formar casal, ou podem até já ter formado...

Na minha opinião não devias ter comprado irmãos, pois é mais fácil haver consaguinidade, e as próximas gerações podem ter algumas deficiencias. Se notares alguma má formação numa das barbatanas de algum, aconselho-te a não reproduzi-lo. é que dessa maneira a próxima geração terá muitos alevins com as barbatanas maradas. (experiencia própria)

 

Quando os alimentares, passa bem o cubo de gelo, por agua corrente, antes de colocares na água. Aquilo é muito rico em fosfatos. Fácilmente te altera os valores da água, e tem uns problema com algas...(experiencia própria)

 

Abraço e boa sorte

 

obrigadíssimo pelas dicas que me forneces-te!! vou tentar segguir a risca!!:P

 

quanto ao eles serem da mesma família não posso precisar, apenas sei que são todos muito parecidos (se não iguais) e que tem todos mais ou menos o mesmo tamanho... quantoa defeciencias, dos que tenho, todos parecem perfeitos, mas vou ficar mais atento!! :eusathink:

 

quanto a comida eu não sabia disso, mas ontem qd os alimentei com isso eu vinha a chegar da loja e aquilo já só vinha meio congelado, nunca tinha dado para lavar como se fosse um cubo de gelo, no entanto nas próximas vezes já vai dar e assim o farei!! :crazyeyes:

 

Questão:

Que mais posso lhes dar de comer, tirando flocos, larvas vermelhas e artémia congelada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as comidas congeladas, toda a gama de comidas com animais secos (camarão, dáfnia, artémia).

Não convém abusar de uma só comida congelada, principalmente bloodworms, pois é uma comida rica, tanto em proteína, como em "gorduras".

E não aproveites a comida congelada, para mais de um dia, abre-se de manhã, alimentas, metes no frigo voltas a dar a noite e deitas fora o resto se sobrar. Isto evita que a comida ganhe bactérias que provocam doenças nos intestinos dos peixes.

 

Podes fazer papa caseira, que normalmente é muito nutritiva e rica em proteínas (claro que depende das quantidades). Existem algumas boas receitas espalhadas pelos fóruns.

 

Eu uma vez experimentei camarinha descascada e passada por água e eles não gostaram. Mas há quem dê...

 

Depois existe toda a variedade de comidas vivas. Vermes, artémia viva, red's (este último existe a tal questão moral que já se debateu por aqui muitas vezes no fórm)etc. Também há quem venda aqui pelo fórum.

 

Eu já tive escalares a fazerem posturas valentes, e tinha um comida granulada "sera discusgranules" se não é isto anda lá perto. Tinha duas comidas de flocos, e depois variava em artémia, bloodworms e dáfnia. Mas cada um usa o que mais achar conveniente.

Editado por minum

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela longa resposta e esclarecedora!! Agora vou sair mas daqui a pouco já respondo, colocando mais questões claro (hehehe) não querendo abusar da tua boa vontade mas ávido por sabedoria nestes seres!! Vou tentar tirar umas fotos com a minha (pobre) maquina para pelo menos poder mostrar do que estamos a falar!! Até já e muito obrigado!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as comidas congeladas, toda a gama de comidas com animais secos (camarão, dáfnia, artémia).

Não convém abusar de uma só comida congelada, principalmente bloodworms, pois é uma comida rica, tanto em proteína, como em "gorduras".

E não aproveites a comida congelada, para mais de um dia, abre-se de manhã, alimentas, metes no frigo voltas a dar a noite e deitas fora o resto se sobrar.

Isto evita que a comida ganhe bactérias que provocam doenças nos intestinos dos peixes.

 

Bem eu como não sabia como dar fiz o que me disseram na loja... Deitei a embalagem inteira dentro do aqua... passadas 3 ou 4 horas já não havia nem vestígios... Mas n sei se foram só os escalares que comeram, o que duvido mesmo muito. Hoje não comeram larvas, ficaram apenas a flocos...

 

Podes fazer papa caseira, que normalmente é muito nutritiva e rica em proteínas (claro que depende das quantidades). Existem algumas boas receitas espalhadas pelos fóruns.

 

Pois acerca disto é que vou pesquizar, pois parece-me que sendo DIY fique um pouco mais barato... Já agora se tiverem algum link à mão para a melhor papa caseira para escalares agradecia imenso!!

 

Eu uma vez experimentei camarinha descascada e passada por água e eles não gostaram. Mas há quem dê...

 

Depois existe toda a variedade de comidas vivas. Vermes, artémia viva, red's (este último existe a tal questão moral que já se debateu por aqui muitas vezes no fórm)etc. Também há quem venda aqui pelo fórum.

 

Eu já tive escalares a fazerem posturas valentes, e tinha um comida granulada "sera discusgranules" se não é isto anda lá perto. Tinha duas comidas de flocos, e depois variava em artémia, bloodworms e dáfnia. Mas cada um usa o que mais achar conveniente.

 

Isto é o granulado próprio para discus certo? Amanha então já vou comprar para poder variar entre flocos, larvas e introduzir o granulado!! :)

 

 

 

Deixo então aqui algumas fotos do meu aqua e seus novos habitantes... infelizmente a minha maquina é tão boa comoo meu conhecimento de escalares, com a agravante que eu posso aprender e a maquina nunca vai passar disto... :)

 

Vista geral do aqua

img4418.jpg

 

 

img4401x.jpg

img4406v.jpg

img4419w.jpg

img4420.jpg

img4421cr.jpg

img4422a.jpg

img4424.jpg

img4425k.jpg

 

Este é o meu monstrão que duplicou o seu tamanho quase apenas num dia depois de um petisco de alface, a partir daí a minha mulher baptizou-o de monstrão.. hehe!! gosto bastante dele também!!

img4430z.jpg

 

Aquele copo que se vê é o meu filtro provisório, esta semana vou receber um eheim 2215 para o substituir, trata-se de um copo que tem metade de leca que se costuma encontrar nos vasos de jardim e depois tem uma esponja muito espessa que filtra a água com uma grande eficácia mesmo, ligado ao copo ve-se uma mangueira que vem de uma bomba de agua que debita 850l/h... este filtro é bastante eficaz mesmo, no entanto devido a espessura da esponja deixa a água muito limpida mas quase parada, não sei se é bom ou mau, o que é certo é que se não for amanha será na 6ª a montagem do 2215!!

 

Quanto a futura paisagem ficará:

O copo sairá fora com a entrada do 2215, as cabombas vão concentrar-se muito mais no meio do aqua fazendo uma floresta, e de cada lado do substrato irei colocar areia (silica/filtro de piscina/do rio/whatever) e colocarei um fundo preto no aqua tb!! :D

 

 

 

Espero não ter maçado muito, e grato por todas as ajudas que tenho recebido e espero opiniões/sugestões/ o que quizerem dizer digam!!

Abraços

Lois

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora cá esta o aquário do meu amigo.

Muito bem, ainda bem que ja veem o filtro externo, para ver se sai daí essa tubagem toda.

Mete o fundo preto e tira fotos sem flahs, acho que fica melhor.

 

 

um abraço

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora cá esta o aquário do meu amigo.

Muito bem, ainda bem que ja veem o filtro externo, para ver se sai daí essa tubagem toda.

Mete o fundo preto e tira fotos sem flahs, acho que fica melhor.

 

 

um abraço

 

sim, o fundo será em preto e o filtro estou a espera dele, espero mesmo que seja hoje, senão só amanha... :\

 

quanto as fotos não há salvação possível, se tiro sem flash só se vê sombras pois fica tudo desfocado... :S

 

 

abraços!! agora vou ver se descanso um pouco que já n tenho idade para estas directas... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, o fundo será em preto e o filtro estou a espera dele, espero mesmo que seja hoje, senão só amanha... :\

 

quanto as fotos não há salvação possível, se tiro sem flash só se vê sombras pois fica tudo desfocado... :S

 

 

abraços!! agora vou ver se descanso um pouco que já n tenho idade para estas directas... :roflroll2:

 

Ora diz-me quantos Litros esse aqua tem? E a iluminação, é que as plantas parecem ter falta de luz.

Os peixes estão giros, eu tive um casal de marmores.

A segunda foto parece-me que um deles se está a exibir, mas como é foto, não consigo perceber.

Eles quando se cortejam abrem muito as barbatanas, e as guelras, e nadam paralelamente um do outro. Não sei se é regra, mas em minha casa, as fêmeas começavam a fazê-lo primeiro e depois o macho acompanhava. Não garanto que assim seja sempre.

 

Quando se querem agredir a sério, eles embicam direito a um outro, e das duas uma, ou ameaça só, abre muito as barbatanas e os "bigodes", e fingem que investem parecendo que estão a levar "choques", esta descrição é um pouco esquisita quando vires isso vais perceber. A outra é para além de investirem agridem mesmo. Os de cá de casa, inclinam-se de lado ficando mesmo deitados e investem bicando a cauda ou o peito dos outros escalares.

 

Quanto a papas caseiras tens aqui este LINK aqui do fórum, este é um exemplo, mas também se fores à era dos aquários também lá tens. Bem sei que é de discus, mas não te preocupes que é igual.

 

Cumps.

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora diz-me quantos Litros esse aqua tem? E a iluminação, é que as plantas parecem ter falta de luz.

Os peixes estão giros, eu tive um casal de marmores.

A segunda foto parece-me que um deles se está a exibir, mas como é foto, não consigo perceber.

Eles quando se cortejam abrem muito as barbatanas, e as guelras, e nadam paralelamente um do outro. Não sei se é regra, mas em minha casa, as fêmeas começavam a fazê-lo primeiro e depois o macho acompanhava. Não garanto que assim seja sempre.

 

Quando se querem agredir a sério, eles embicam direito a um outro, e das duas uma, ou ameaça só, abre muito as barbatanas e os "bigodes", e fingem que investem parecendo que estão a levar "choques", esta descrição é um pouco esquisita quando vires isso vais perceber. A outra é para além de investirem agridem mesmo. Os de cá de casa, inclinam-se de lado ficando mesmo deitados e investem bicando a cauda ou o peito dos outros escalares.

 

Quanto a papas caseiras tens aqui este LINK aqui do fórum, este é um exemplo, mas também se fores à era dos aquários também lá tens. Bem sei que é de discus, mas não te preocupes que é igual.

 

Cumps.

 

Boas... quanto a luz eu tenho percepção que tenho mesmo falta dela, as plantas não apresentam aquele verde que todos gostamos e não crescem tanto como deveriam, no entanto não morrem e até crescem, ainda não modifiquei esta situação por alguns motivos, acho que não é muito importante para a peixarada, ainda não tive oportunidade de adquirir uma calha boa com mais lampadas e potentes, também porque se agora já não gosto nada da factura da Edp, imagino depois... Enfim, para o meu aqua de 100 a 120litros tenho apenas uma lampada de 25w uma Flora Glo...

 

 

 

Enfim, hoje andei a fazer uma boa tpa no aqua e a modificar umas coisitas poucas e no final eis o que reparo: coloquei um cubo de larvas vermelhas congeladas que foi para um canto do aquario e não é que reparei que estão nesse canto 2 dos escalares a comer e quando se chega qualquer um dos outros 3 tanto um como o outro abrem logo as asas e embicam logo para quem chega... parece que estou a assistir a formação de um casal, será que é isso? estes que eu acho que estão a formar casal (penso serem sempre os mesmos, infelizmente os meus escalares são os 5 muito parecidos) espantam todos os outros, no entanto ainda não os vi fazerem frente aos mollys, cardinais e guppys.... será que mais tarde se chegarem a por ovos o farão? ou corro um forte risco dos dos viviparos estragarem a vida ao casalinho?!?

 

 

Obrigado a todos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes muito com os viviparos, eles em principio não vão estorvar, agora os outros escalares, já não digo o mesmo.

É normal eles trincarem as plantas. Mas estando dois escalares a fazerem exactamente o mesmo ao mesmo tempo, é porque procuram sitio para a desova. Eles vão andar à procura de plantas de folha larga, uma pedra, vidro ou mesmo plástico para desovar. Vão debicar, em todo lado para testar.

 

25W é mesmo muito pouco tendo em conta a altura do aquário pouca luz chega ao fundo, isso pode ser uma coisa chata, no que toca a manter plantas que possam deixar os escalares calmos (por exemplo para servir de refugio, ou mesmo para fornecer sitio para a desova).

 

Se te quisesses tornar um criador "comercial" o aspecto do aquário não era de todo uma coisa que tivesses em vista, mas sendo criador de escalares nas horas livres, acho que esse é um ponto fulcral. Mas isso ao teu critério ficará.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta!! epa se eles realmente andarem a procura de sitio para desova era espectáculo, não é que eu queira ser criador comercial, mas é o que me dá mais gosto é ve-los reproduzir, pois, alem de significar que tenho boas condições para eles o que gosto é de acção e ver evolução!! :P

 

pode ser que com o tempo eu venha a adquirir uma calha porreira com uma iluminação a altura do aqua, mas infelizmente neste momento vai ter de esperar...

 

 

novamente em relação aos escalares, já consegui apurar diferenças entre eles pois eles são todos muito parecidos, no entanto reparei que tenho dois que tem aqueles dois "bigodes" da frente que são os dois brancos, e esses andam sempre os dois juntinhos, e depois tenho mais dois que tb andam sempre juntos e tem um "bigode" branco e outro preto, e tenho um que é um pouco neutro que tem os dois pretos, mas os que tem ambos os bigodes brancos são os que menos se dão com os restantes escalares... vou acompanhando o desenvolvimento e actualizando aqui sempre que ache oportuno!! #food

 

questão:

os escalares, gostam mais de aguas estagnadas ou aguas muito movimentadas, tipo rio, ou simplesmente um meio termo?

 

 

grato!!

Cumps,

luis tereso

 

 

PS. As questões que coloco são questões que poderia até encontrar na net, mas assim posso partilhar a minha experiencia com quem ache interessante e também obter respostas de pessoal mais experiente que até contam mais uma ou duas situações importantes, pelo menos para mim que já estive a zero na sabedoria acerca de escalares e neste momento sinto que já estou uns degraus bem acima, 0,0002% do total!! hehehehe

 

PS2. Também comprei ontem uma maquina digital (nova na minha mão), que deve chegar na próxima semana e espero poder começar a tirar melhores fotografias aos peixinhos!! #food É uma Panasonic Lumix FZ7, é antiga mas penso que seja bem melhor que a minha relíquia desfocada!! hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

novamente em relação aos escalares, já consegui apurar diferenças entre eles pois eles são todos muito parecidos, no entanto reparei que tenho dois que tem aqueles dois "bigodes" da frente que são os dois brancos, e esses andam sempre os dois juntinhos, e depois tenho mais dois que tb andam sempre juntos e tem um "bigode" branco e outro preto, e tenho um que é um pouco neutro que tem os dois pretos, mas os que tem ambos os bigodes brancos são os que menos se dão com os restantes escalares... vou acompanhando o desenvolvimento e actualizando aqui sempre que ache oportuno!! :bs_quesexclaim:

 

 

Pessoal!!!

Hoje reparei que um dos meus "supostos" casais esteve o dia inteiro a "beijar" uma pedra de xisto, ora um ora o outro, e reparei também que ambos tem um espigão de fora, na parte de baixo, a que eu suspeito ser femea tem um muito maior e mais comprido, o "macho" tem apenas um espinhozinho comparado a "femea", mas a que eu acho que é fêmea parece que tem a barriga superdilatada proximo a esse espigão!! O que me fez vir aqui postar? vis essa "femea" a esfregar o seu espigão no xisto enquanto o "macho" luta frenéticamente com os restantes escalares para que estes não se aproximem sequer do xisto!! espero que isto queira dizer algo...

 

logo já posto fotos e mais desenvolvimentos se houver!!

 

gratias a todos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para não ser mais logo dou novas agora mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

Já tenho ovos!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Fiz um video desde os primeirissimos e em cerca de 15min tenho mais de 200ovos!!!!!!

 

Question:

 

- a femea deveria por os ovos, seria normal o macho ir lá raspa-se logo a seguir em cima dos ovos?

 

Hoje vou deixar aqui muitas perguntas, esqueçam as fotos que não voupostar, agora vou tentar é postar o video, o pior é que nem sei como se faz, mas ficou lindissimo!!! os dois de volta da pedra e a espantar os outros e ambos a tratar dos ovinhos!!!!!!!!

 

 

:discuss_gathering: :discuss_gathering: :discuss_gathering: :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!!!

muitos parabéns!!!

afinal não foi com o pé esquerdo :discuss_gathering:

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais