Mortes estranhas em camarões.


Recommended Posts

Aqui fica um pequenos registo fotográfico....

gallery_26497_843_422940.jpg

gallery_26497_843_32896.jpg

gallery_26497_843_199843.jpg

:(

Pronto vou começar de novo, mas como é óbvio para aqueles que já sabiam que ia adquirir crystal reds em breve , essa aquisição acho que por bem deva ficar adiada mais 2 semanas no mínimo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 54
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

posso dar-te red cherrys :(

O aqua estava muito bonito, é uma pena ter acontecido o que aconteceu...

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

snao te importares envia MP a dizer onde compraste esses tiger e ja agora porque preço compraste

 

digo isto pois nao sao Caridina cf. cantonensis "tiger", mas sim Caridina cf. cantonensis "super tiger"

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ia mesmo para an comida caseira... Ou por assim dizer envenenamento por fosfatos...

 

antes de teres um envenenamento por fosfatos terias um monte de algas muito grande, o envenenamento terá sido por amónia, não por fosfatos.

 

Por acaso não poderás ter feito tambem uma TPA no proprio dia?

 

antes de enterrar os mortos convem fazer a autópsia para saber o que os matou, para poderes tratar melhor dos vivos. (sentido figurado para dizer, aprender com os mortos para tratar dos vivos, esquecer simplesmente não é a melhor opção, porque não evita erros futuros).

 

colocaste 0,4ml de tropica no aquario? então depois mais logo já faço as contas para se ter uma ideia do nivel de cobre que foi acrescentado ao aquario.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de teres um envenenamento por fosfatos terias um monte de algas muito grande, o envenenamento terá sido por amónia, não por fosfatos.

 

Por acaso não poderás ter feito tambem uma TPA no proprio dia?

 

antes de enterrar os mortos convem fazer a autópsia para saber o que os matou, para poderes tratar melhor dos vivos. (sentido figurado para dizer, aprender com os mortos para tratar dos vivos, esquecer simplesmente não é a melhor opção, porque não evita erros futuros).

 

colocaste 0,4ml de tropica no aquario? então depois mais logo já faço as contas para se ter uma ideia do nivel de cobre que foi acrescentado ao aquario.

Mas as algas não aparecem tão depressa como os fosfatos ?! Não é necessário muito tempo para um pico de fosfatos... O mesmo não acontece quando este sobe gradualmente... Aproveito para dizer que as nertinas continuaram e continuam vivas, não apresentam qualquer sintomas de mau estar, mas foram transferidas para outro aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas porque é que achas que foram fosfatos??? ainda por cima na composição da comida que colocaste, a maior parte são ingredientes com baixos niveis de gordura...

 

de onde é que vinham os fosfatos?

 

entretanto vou fazer as contas da tropica.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dados da Trópica:

 

composição em W/W%

 

Cu 0,006%

 

500ml= 520g

 

ou seja 1ml = 1,04g

 

em cada ml existe por isso 1,04 *0,006%

 

0,0000624g = 0,0624mg

 

colocando 0,4ml de tropica estamos então a colocar 0,02496mg

 

se o colocarmos nos 18l dos teus aquarios (sem contar com a sump que dizes ter), temos então

 

0,02496/18 mg/L = 0,001386 mg/L

 

diga-se que por lei... o valor máximo de cobre em aguas para consumo é de 0,3mg/L , mais de 200x o valor de cobre colocado pelo master grow.

 

afinal, afinal, a agua da torneira pode ser um inimigo muito maior para os camarões...

 

para além de que, pode estar a ser tratada com cloraminas, que podem levar a picos de amónia rapidamente em aquários...

 

 

ter certezas é pior que ter dúvidas...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

afinal, afinal, a agua da torneira pode ser um inimigo muito maior para os camarões...

 

para além de que, pode estar a ser tratada com cloraminas, que podem levar a picos de amónia rapidamente em aquários...

 

 

ter certezas é pior que ter dúvidas...

 

É com enorme prazer que acompanho as exposições feitas pelo "Just me"...

Realmente contas do cobre feitas e visto que a fertilização foi feita 1 única vez essa chance foi afastada.

Com a quantidade de comida colocada julgo ser difícil a produção de fosfatos ou amónia em quantidades suficientes para fulminar uma colónia de camarões inteira.

A hipótese de produção de bactérias ocorrida pela secagem da fruta tb é possível visto estarem reunidas as condições ideais para o aparecimento delas, mas daí a sobreviverem num ambiente submerso parece-me difícil.

 

Parece-me mais relacionada com alguma troca de água que terás feito... o cloro é brutal!!!!

 

Cumps

José Graça

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me haver aqui algumas confusões.....

 

O aquário tem 18l já com o espaço da sump....

 

Viva.

O aquário tinha cerca de 18 l, era apenas temporário até eu montar um novo... que era hoje....

 

Depois outro engano, não foi um engano ao fertilizar, mas vários....

 

A dose dada foi menos de 0,4 ml a recomendada era 0,2 ml, no entanto isto significa que desde o ínicio tenho fertilizado sempre o dobro...

 

Pelo que pesquisei é desde 5 de setembro que tá montado o aquário.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 de Setembro foram dois dias antes do problema com os camarões... não há ai um lapso? há 3 dias...

 

não terá sido noutra altura?

 

ou 5 de Setembro do ano passado?

 

No entanto assumindo que ele colocou o produto já no passado, indicaria mais uma exposição crónica a niveis tóxicos, o que nos leva à consideração seguinte:

 

Acho estranho que o envenenamento tenha sido por exposição crónica, os individuos, teriam morrido em alturas diferentes, especialmente se forem de espécies diferentes, de idades diferentes, de dimensões diferentes. O facto de morrerem todos ao mesmo tempo indica que é algo agudo, e portanto assumindo que ele já colocou várias vezes o mesmo produto, menores evidencias há de que seja o produto discutido, o causador do efeito, ou já teria causado o problema agudo anteriormente, especialmente se é colocada sempre a mesma dose.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 de Setembro foram dois dias antes do problema com os camarões... não há ai um lapso? há 3 dias...

 

não terá sido noutra altura?

 

ou 5 de Setembro do ano passado?

 

No entanto assumindo que ele colocou o produto já no passado, indicaria mais uma exposição crónica a niveis tóxicos, o que nos leva à consideração seguinte:

 

Acho estranho que o envenenamento tenha sido por exposição crónica, os individuos, teriam morrido em alturas diferentes, especialmente se forem de espécies diferentes, de idades diferentes, de dimensões diferentes. O facto de morrerem todos ao mesmo tempo indica que é algo agudo, e portanto assumindo que ele já colocou várias vezes o mesmo produto, menores evidencias há de que seja o produto discutido, o causador do efeito, ou já teria causado o problema agudo anteriormente, especialmente se é colocada sempre a mesma dose.

 

 

mas assumindo que é um aquario bastante pequeno, e que ja sofrem de "abusos" que ate qui toleravam, e de repente é colocada a comida caseira_(foi nesse dia) e deixou de ser suportavel, tornou-se agudo o conjunto de factores

 

quanto as tpa´s, sempre fiz tpa´s directamente da troneira para o aquario

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a comida caseira não envenena por cobre, a assumir que é da comida caseira, o mais viavel é uma infecção bacteriana, ou envenenamento por amónia.

 

quanto as tpa´s, sempre fiz tpa´s directamente da troneira para o aquario

 

não estou a dizer o contrario, mas que há SMA's que por vezes utilizam cloraminas, há...

 

e "águas há muitas"

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a comida caseira não envenena por cobre, a assumir que é da comida caseira, o mais viavel é uma infecção bacteriana, ou envenenamento por amónia.

 

nao me estou a referir a cobre, estou a referir que algo produzido pela comida tenha sido a "gota de agua."

 

 

 

não estou a dizer o contrario, mas que há SMA's que por vezes utilizam cloraminas, há...

 

e "águas há muitas"

 

exacto, assim como ha aguas mais calcarias que outras e etc

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Quanto á comida, realmente não creio tratar-se duma infecção bácteriana, pois de facto trata-se de uma máquina de secagem de fruta para o consumo humano...

Realmente podem não ter sido os fosfatos, apenas pensava terem sido os mesmos visto não ter esse teste, e terem-me dito que o era...

Quanto ao cloro, dúvido imenso que tenha sido o mesmo pois trato sempre a água com sera aquatan e deixo a repousar durante 10 min antes da inserir no aquário, e também, não efectuei uma t.p.a depois da introdução dos tiger, apenas aspirei um pouco o areão e a sump... Atenção porque a sump também conta como parte do aquário, não está vedada nem nada, e não á nada que impeça os camarões de lá chegar....

Ora vejam:

gallery_26497_841_447612.jpg

gallery_26497_841_694510.jpg

 

Então isto exclui:

Fertilizante

Fosfatos

cloro

Talvez as báctérias

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para realçar que também existiam 2 neritinas no aquário, e as duas apresentam-se saudáveis, para além de que o aquário está destapado e elas nunca sairam do aquário, coisa que fariam se alguma coisa na água as tivesse a afectar...

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para realçar que também existiam 2 neritinas no aquário, e as duas apresentam-se saudáveis, para além de que o aquário está destapado e elas nunca sairam do aquário, coisa que fariam se alguma coisa na água as tivesse a afectar...

:(

 

 

eu ando a acompanhar este misterio, que me parece que pode ser importante para impedir que as pessoas repitam erros.

 

lamento pela perda dos animais, mas agr o mais importante sera mesmo todos ajudarmos a tentar entender este misterio...

 

que tal o cenario de doença?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que excluis as coisas muito rapidamente, tens que ter calma e tentar perceber o que aconteceu, para tentar evitar problemas futuros.

 

Qual o comportamento dos camarões?

 

Qual a temperatura da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que excluis as coisas muito rapidamente, tens que ter calma e tentar perceber o que aconteceu, para tentar evitar problemas futuros.

 

Qual o comportamento dos camarões?

 

Qual a temperatura da água?

Os camarões quanto estavam a morrer, parecia que tavam com uma espécie de contracções, e os red's um pouco antes de ter dado pela situação, andavam normalmente e depois se eu mete-se a rede junto deles, parecia que fingiam que tavam mortos...

A temperatura da água tava a cerca de 30 º mas tem tado assim desde que montei o aqua quase que a prpósito foi montado á cerca de 3 ou 4 meses...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30 graus, pouco oxigenado lá deve ter havido um pico de amónia....

Pouco oxigenado ?

Tinha uma bomba de água com o jacto para fora a oxigenar....

Amónia, talvez mas o aqua tava ciclado, deveri pelo menos ter alguns nitritos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Aquatan não dá conta de cloraminas, que basicamente é uma maneira mais eficiente que as SMA's teem de colocar cloro na agua. as cloraminas quando se degradam decompoem-se em amónia e cloro, o que não é uma boa combinação para peixes e especialmente para invertebrados.

 

30º também me parece um pouco elevado, para agua de aquario... provoca normalmente aumento de metabolismo, e por outro lado o teor de oxigénio que pode estar dissolvido na agua é menor.

 

Aqui é de citar o exemplo das trutas que só sobrevivem em zonas de agua fria e com boa oxigenação, em aguas quente e de boa oxigenaçãoa taxa de sobreviviencia cai bastante, simplesmente porque a agua a temperaturas mais elevadas não consegue ter tanto oxigénio dissolvido. O facto de existir menos oxigénio dissolvido na agua, também implica menor capacidade de nitrificação pelas bactérias, e portanto a taxa de degradação da amónia e dos nitritos também baixa.

 

Quanto à máquina de secagem de fruta, o que tu colocaste não era fruta aos pedaços, mas sim comida triturada e com alguns ingredientes muito ricos em água:

 

- por estar triturada tinha maior área de contacto

- por ter muita agua aumenta a duração do processo de secagem

 

mesmo assim essa gama de temperaturas tem alguns problemas:

 

1- alta o suficiente para potenciar o desenvolvimento de bactérias

2- baixa o suficiente para não as matar

 

não é por alguma razão que os alimentos devem ser cozinhados pelo menos a 70º, acima desta temperatura dá-se a desnaturação de muitas proteinas, entre as quais as das bactérias, sendo por isso uma meio de as eliminar.

 

por outro lado as frutas são para as plantas reservas de açucar, e portanto com alto teor deste o que faz com que uma diminuição da humidade eleve a concentração dos açucares, tornando a fruta um meio hostil para as bactérias. Alias é sabido que o mel tem um elevadissimo tempo de conservação e que as compotas não ganham bactérias mas sim fungos (os fungos são tipicamente concorrentes das bactérias).

 

Como o que tu la colocaste não foram frutas mas sim outros alimentos com niveis mais baixos de açucar e mais ricos por exemplo em proteina, este efeito "anti-bacteriano" não é tão acentuado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Aquatan não dá conta de cloraminas, que basicamente é uma maneira mais eficiente que as SMA's teem de colocar cloro na agua. as cloraminas quando se degradam decompoem-se em amónia e cloro, o que não é uma boa combinação para peixes e especialmente para invertebrados.

 

30º também me parece um pouco elevado, para agua de aquario... provoca normalmente aumento de metabolismo, e por outro lado o teor de oxigénio que pode estar dissolvido na agua é menor.

 

Aqui é de citar o exemplo das trutas que só sobrevivem em zonas de agua fria e com boa oxigenação, em aguas quente e de boa oxigenaçãoa taxa de sobreviviencia cai bastante, simplesmente porque a agua a temperaturas mais elevadas não consegue ter tanto oxigénio dissolvido. O facto de existir menos oxigénio dissolvido na agua, também implica menor capacidade de nitrificação pelas bactérias, e portanto a taxa de degradação da amónia e dos nitritos também baixa.

 

Quanto à máquina de secagem de fruta, o que tu colocaste não era fruta aos pedaços, mas sim comida triturada e com alguns ingredientes muito ricos em água:

 

- por estar triturada tinha maior área de contacto

- por ter muita agua aumenta a duração do processo de secagem

 

mesmo assim essa gama de temperaturas tem alguns problemas:

 

1- alta o suficiente para potenciar o desenvolvimento de bactérias

2- baixa o suficiente para não as matar

 

não é por alguma razão que os alimentos devem ser cozinhados pelo menos a 70º, acima desta temperatura dá-se a desnaturação de muitas proteinas, entre as quais as das bactérias, sendo por isso uma meio de as eliminar.

 

por outro lado as frutas são para as plantas reservas de açucar, e portanto com alto teor deste o que faz com que uma diminuição da humidade eleve a concentração dos açucares, tornando a fruta um meio hostil para as bactérias. Alias é sabido que o mel tem um elevadissimo tempo de conservação e que as compotas não ganham bactérias mas sim fungos (os fungos são tipicamente concorrentes das bactérias).

 

Como o que tu la colocaste não foram frutas mas sim outros alimentos com niveis mais baixos de açucar e mais ricos por exemplo em proteina, este efeito "anti-bacteriano" não é tão acentuado.

 

Ok.

ao menos já saio desta embrulhada mais "sabido"....

Então acho que se pode dar o caso por encerrado .... Certo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveitando a participação do Sr. Consultor Just me :P

 

Existe forma de saber a existência ou não de cloraminas na água dos smas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais