Lampadas HQI versus METAL HALIDE


Recommended Posts

Gostava de saber se existe alguma diferença entre a designação HQI e Metal Halide, são coisas diferentes? ou estamos a falar da mesma coisa?

Já agora nas lampadas fluorescentes alguem sabe o que quer dizer "T5"?

 

Onde se podem adquirir boas lampadas para um reef? Numa loja de aquarismo ou pode ser numa casa de electricidade?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

hqi e metal halide sao designaçoes para a mesma lampada.

 

T5 sao lampadas fluorescentes VHO (very high output) ou seja sao mto mais "potentes" que as t8 (fluorescentes normais)

 

Qto as lampadas , podes arranjar aki no forum fala com o user ramirezi ou a pessoas que estejam a vender iluminaçao em 2 mao

ou nalguma loja de aquariofilia mas claro mto mais caro.

Podes tentar tambem mandares vir de fora..consulta os leiloes da ebay Alemã e algumas lojas online :lol:

Qto a armazens de iluminaçao tb te safas é procurar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T5 sao lampadas fluorescentes VHO (very high output) ....

 

 

E não só, também tens as HE (alta eficiência), maior eficiência que as que falas acima (VHO), as grandes vantagens das T5 são o apenas existir balastro electrónico, logo com isto ganhas ganhas em todas as vantangens da electrónica, ou seja em consumo, comportmaneto ao longo da sua vida útil, maior duração, menor dimensão maior controle do feixe e o mais importante o fluxo máximo desta é atingido a uma temperatura de 35º e não 25º como numa T8 (ou T26 conforme se queira chamar) o que quer dizer que a T5 trabalha (atinge o fluxo máximo) à temperatura que está dentro da luminária enquanto a T8 já estará na curva descendente do fluxo.

 

Apenas quero referenciar que quem tiver $$ não se ponha a inventar em fazer armaduras, pois não percebem um corno disso e só perdem, tanto em, rendimento como muito vezes (quase sempre) na duração do material. O que se ganha em qualidade (quantidade de fluxo dirigido para a água e tempo de duração dos aparelhos) compensa quase sempre o que se poupa.

 

Digo estas palavras aqui atrás porque trabalho em iluminação há uns anos e sei do que falo. Eu não comprei a iluminação na minha empresa, comprei a quem produz para aquariofilia há muitos anos e não me arrependo. Podem dizer que é muito caro e dou-lhes razão, mas também lhes pergunto se querem ir fazer uma prova de todo-o-terreno com um Ferrari (que não o trator).

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas quero referenciar que quem tiver $$ não se ponha a inventar em fazer armaduras, pois não percebem um corno disso e só perdem, tanto em, rendimento como muito vezes (quase sempre) na duração do material
Concordo plenamente (á parte da consideração tauromáquica), o probl€ma é qu€m não t€m... :idea:

 

Eu fiz a iluminação dos meus aquários todos e não estou nada arrependido. :?:

Inclusivé vou agora mudar e tudo. :lol:

 

Concordo que muitas vezes não compensa!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um reparo; a designação VHO que se vê em fóruns e revistas estrangeiras nada tem a ver com T5. Não é a mesma coisa em termos de potência nem em termos de diâmetro da lâmpada. As VHO são mais grossas que as T8 enquanto que as T5 são mais finas.

 

Em relação à diferença entre HQI e Metal Halide, de novo o que se lê pela net normalmente quer dizer o mesmo, embora haja quem distinga HQI como lampada de dois contactos e Metal Halide de casquilho de roscar. No entanto acho que Metal Halide é o mesmo que iodetos metálicos e HQI é um nome criado pela Osram (acho eu) que se adoptou tal como chamamos black and decker a um berbequim.

Este assunto já foi explicado pelo ramirezi há uns meses atrás e por isso ele é que pode esclarecer melhor. Pesquisem este subfórum.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um reparo; a designação VHO que se vê em fóruns e revistas estrangeiras nada tem a ver com T5. Não é a mesma coisa em termos de potência nem em termos de diâmetro da lâmpada. As VHO são mais grossas que as T8 enquanto que as T5 são mais finas.

 

 

A l e x a n d r e

 

 

A designação VHO e HE existem na realidade para as T5, a designação que dão nos foruns/revistas, desconheço (as mais grossas que existem são as T38).

 

Ainda um aparte, as ditas T5 VHO faladas acima têm um rendimento inferior em relação à T8 de 36 W.

 

Devem utilizar as T5 HE (estas tem o contra de serem maiores) que as HO.

Normalmente as fluorecentes quanto maiores, melhor pois a potência/fluxo destas é conseguido pelo tamanho dos tubos, daí as compactas fluorescentes terem vários tubinhos.

 

Não queiram comprar um Ferrari pelo preço de um Fiat. :shock:

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que existe VHO T5? É que em várias lojas me Portugal não se encontra.

As únicas (T5) que encontrei foram as HE (high efficiency) e HO (high output) e estas nada têm a ver com as VHO que se usam nos estados unidos por exemplo.

 

Onde é que posso encontrar VHO T5 em Portugal?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás, eu tenho um balastro electrónico para 4 lâmpadas VHO (Ice Cap 660) que usei há uns anos com 4 lâmpadas standard e com resultados bastante bons! http://www.championlighting.com/e/env/0001...ghting/vho.html

Se isto desse para lâmpadas T5 era excelente :lol:

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Parece que há aqui alguma confusão, especialmente com as designações das lâmpadas.

Vou tentar esclarecer aqui alguns pontos.

 

VHO – Very Hight Output

 

São lâmpadas T12 de 38mm de diâmetro de elevado rendimento luminoso. São muito usadas no mercado americano. São fabricadas em potências entre os 115w e os 215w. Ao contrário das T8, não precisam de arrancador e conseguem atingir o máximo fluxo luminoso mesmo debaixo de temperaturas baixas, razão pela qual em Portugal, por exemplo, são usadas no interior de câmaras frigoríficas. Em termos de comprimento, a de 115w tem 1,166cm e a de 215w 2,385cm. Portanto nada pequeninas. O casquilho também é diferente, tem a designação R17d, é um casquilho de um só pino.

Existem actualmente na america a mania de chamar às lâmpadas T5 normais VHO-T5, porque são ambas lâmpadas de elevado rendimento luminoso, mas a designação correcta das T5 é em termos gerais "HO" ou "HE". As VHO são lãmpadas de 38mm, as T5 de 16mm.

 

Também existe uma gama “VHO super safer”, que proporciona o mesmo desempenho luminoso que uma VHO normal, mas com menos consumo eléctrico.

 

HO – Hight Output

 

São lâmpadas T12 de alto rendimento luminoso. São semelhantes às VHO, diferem nas potências; são fabricadas em potências entre os 60w e os 110w.

 

T5

 

Parece-me que a confusão surgiu por causa das várias designações das T5.

As T5 de 16mm de diâmetro, diferem de designação consoante o fabricante. Existem actualmente duas gamas: “High Output” e “High Efficiency”.

 

As lâmpadas T5 “High Output” são fabricadas em 24, 39, 54 e 80w, respectivamente com 54,9, 84,9, 114,9 e 1149cm. A Philips fabrica uma lâmpada de 49w, com 1149cm, mas não fabrica a lâmpada de 80w.

 

“High Efficiency” são fabricadas em 14, 21, 28 e 35w respectivamente com 54,9 , 84,9 , 114,9 e 1149cm.

 

A gama “High Ouput” é designada pela Philips por HO;

 

pela Osram por FQ,

 

pela Sylvania por FHO,

 

pela RADIUM por BonaLux-NL.

 

A gama “High Eficciency” é designada pela Philips por HE;

 

pela Osram por FH,

 

pela Sylvania por FHE,

 

pela RADIUM por BonaLux-NL.

 

Quanto a diferenças técnicas e funcionais :

 

As lâmpadas T5 “High Output” têm um rendimento luminoso mais elevado em relação ás T8 em mais ou menos 5%. Por exemplo, uma T8 de 58w com 150cm na cor “Luz do dia” tem um fluxo luminoso de 5000 lumens…uma T5 de 54w na mesma cor consegue o mesmo fluxo luminoso com um tubo de 115cm, a consumir menos 4w.

Depois existem outros factores que já foram mencionados em que as T5 levam vantagem, como a durabilidade, qualidade de luz, consumo de energia, etc.

 

As T5 “High Efficiency” têm um rendimento luminoso ainda maior que as T5 “High Ouput”.

O que acontece é que este rendimento luminoso é feito às custas do aumento do comprimento do tubo.

Por exemplo, uma T5 “High Output” de 39w na cor “luz do dia” com um comprimento de 84,9cm tem um rendimento luminoso de 3500 lumens, enquanto que a T5 “High Efficiency” de 35w consegue atingir na mesma cor os 3650 lumens, mas precisa de 1,149cm de tubo. Portanto até consegue em termos de relação potência/rendimento ultrapassar a T5 de 39w, mas é obrigada a aumentar o comprimento do tubo para o conseguir.

 

Conclusão:

As lâmpadas T5 representam actualmente o último avanço em termos de iluminação moderna, principalmente quando associadas a balastros electrónicos com regulação. É pena que estejam, pelo menos no nosso mercado, ainda pouco exploradas para utilização na aquariofilia.

 

Acho que têm todo o potencial para serem a causa de uma pequena revolução na iluminação dos nossos aquários, e é sem dúvida ma minha opinião, um caminho a seguir, tendo em conta uma série de questões, mesmo a questão ambiental, já que estas lâmpadas são 90% recicláveis.

 

Só por curiosidade, existem actualmente na Alemanha, aquariofilistas de água salgada a substituírem os seus sistemas HQI por sistemas T5 . Os argumentos em prol das T5 são muitos: menor carga térmica, espectro luminoso constante durante toda a vida útil da lâmpada, facilidade de combinação de espectros, baixo custo de manutenção e menor consumo de energia eléctrica.

A titulo de exemplo de rendimento luminoso e consumo energético, uma HQI de 150w com 10000k tem no máximo um fluxo luminoso de 8000 a 9000 lumens. Se a Hqi estiver a funcionar com um balastro normal electromágnético estará a consumir além dos 150w da lâmpada, qualquer coisa entre os 16w e os 50w.

Se juntarmos duas T5 de 80w perfazendo um total de 160w, teremos cerca de 14000 lumens. As duas T5 de 80w além dos 160w, estarão a consumir se conduzidas por balastros electrónicos competentes 12w.

 

A iluminação dos nossos aquários tem vindo a reboque dos avanços da iluminação moderna, e o nosso dever é sem dúvida continuar a tirar partido disso da melhor maneira possível, não esquecendo nunca que a luz que usamos nos nossos aquários determina sem qualquer dúvida a qualidade de vida dos animais e plantas que lá habitam.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....

VHO – Very Hight Output

 

...

 

Certo!

 

 

 

 

As lâmpadas T5 “High Output” são fabricadas em 24, 39, 54 e 80w, respectivamente com 54,9, 84,9, 114,9 e 1149cm. A Philips fabrica uma lâmpada de 49w, com 1149cm, mas não fabrica a lâmpada de 80w.

 

“High Efficiency” são fabricadas em 14, 21, 28 e 35w respectivamente com 54,9 , 84,9 , 114,9 e 1149cm.

...

 

 

As de 80 W , bem como as 35W têm 1459 mm

 

A gama “High Ouput” é designada pela Philips por HO;    

                                   

pela Osram por FQ,  

 

pela Sylvania por FHO,  

 

pela RADIUM por BonaLux-NL.

 

A gama “High Eficciency” é designada pela Philips por HE;

 

pela Osram por FH,

 

pela Sylvania por FHE,

 

pela RADIUM por BonaLux-NL.

 

 

HO e HE são sa designações universais também depois uns adoptaram essa mesma designação e outros não.

 

Quanto a diferenças técnicas e funcionais :  

 

As lâmpadas T5 “High Output” têm um rendimento luminoso mais elevado em relação ás T8 em mais ou menos 5%. Por exemplo, uma T8 de 58w com 150cm na cor “Luz do dia” tem um fluxo luminoso de 5000 lumens…uma T5 de 54w na mesma cor consegue o mesmo fluxo luminoso com um tubo de 115cm, a consumir menos 4w.

Depois existem outros factores que já foram mencionados em que as T5 levam vantagem, como a durabilidade, qualidade de luz, consumo de energia, etc.

 

 

Por acaso a lâmpada de 36 W tem um rendimento superior às T5HO, e posso garantir (salvo raras ocasiões que as T8 terão sempre um fluxo superior ás T5 de 54W

....

 

 

Por exemplo, uma T5 “High Output” de 39w na cor “luz do dia”  com um comprimento de 84,9cm tem um rendimento luminoso de 3500 lumens, enquanto que a T5 “High Efficiency” de 35w consegue atingir na mesma cor os 3650 lumens, mas precisa de 1,149cm de tubo. Portanto até consegue em termos de relação potência/rendimento ultrapassar a T5 de 39w, mas é obrigada a aumentar o comprimento do tubo para o conseguir.

 

A T5 de 35W tem 1449 mm.

 

 

Conclusão:

As lâmpadas T5 representam actualmente o último avanço em termos de iluminação moderna, principalmente quando associadas a balastros electrónicos com regulação. É pena que estejam, pelo menos no nosso mercado, ainda pouco exploradas para utilização na aquariofilia.

 

Acho que têm todo o potencial para serem a causa de uma pequena revolução na iluminação dos nossos aquários, e é sem dúvida ma minha opinião, um caminho a seguir, tendo em conta uma série de questões, mesmo a questão ambiental, já que estas lâmpadas são 90% recicláveis.

 

....  

A titulo de exemplo de rendimento luminoso e consumo energético, uma HQI de 150w com 10000k tem no máximo um fluxo luminoso de 8000 a 9000 lumens. Se a Hqi estiver a funcionar com um balastro normal electromágnético estará a consumir além dos 150w da lâmpada, qualquer coisa entre os 16w e os 50w.  

Se juntarmos duas T5 de 80w perfazendo um total de 160w, teremos cerca de 14000 lumens. As duas T5 de 80w além dos 160w, estarão a consumir se conduzidas por balastros electrónicos competentes 12w.

 

...

 

Uma HQI-T/TS com menos de 10 000 lumens é de muito baixa qualidade

 

.... e o nosso dever é sem dúvida continuar a tirar partido disso da melhor maneira possível, não esquecendo nunca que a luz que usamos nos nossos aquários determina sem qualquer dúvida a qualidade de vida dos animais e plantas que lá habitam.

 

 

E a nossa também.

 

abraço,

Rui Alves

 

 

Agora atenção porque o que tenho tentado fazer passar é que não lhes vale de nada ter uma T5 com um reflector de uma T8. Façam bem as contas, porque na maior parte dos casos o barato sai caro, antes de fazerem alguma coisa, procurem informar-se bem, e esse bem geralmente (raras vezes) passa por quem vende.

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lpsimaof escreveu:

"As de 80 W , bem como as 35W têm 1459 mm"

 

Peço imensa desculpa porque enganei-me. Mas tu também...são 1449mm.

 

"HO e HE são sa designações universais também depois uns adoptaram essa mesma designação e outros não."

 

HO e HE são designações da Philips para lâmpadas T5, da mesma maneira que HQI é a designação da Osram para lâmpadas de iodetos metálicos.

 

"Por acaso a lâmpada de 36 W tem um rendimento superior às T5HO, e posso garantir (salvo raras ocasiões que as T8 terão sempre um fluxo superior ás T5 de 54W"

 

Eu falei em rendimento luminoso, não em fluxo, e falava em média. De qualquer maneira deixo-te aqui um exemplo:

Uma T5 de 54w na cor 84 tem 5000 Lumens e mede 115cm.

Uma T8 de 58w na cor 84 tem 5200 lumens e mede 150cm.

A primeira tem um rendimento luminoso de 92,59 por watt, e a segunda 89,59 por watt.

 

"Uma HQI-T/TS com menos de 10 000 lumens é de muito baixa qualidade "

 

Não existem lâmpadas HQI-T/TS, é HQI-TS.

Quer dizer: se uma lâmpada tiver muita luz é de boa qualidade, se tiver pouca luz é má!!!???

Não se pode só olhar para a qualidade de uma lâmpada pelos lumens que ela tem ou não, não é!?

 

"Agora atenção porque o que tenho tentado fazer passar é que não lhes vale de nada ter uma T5 com um reflector de uma T8. "

 

Bem, isto é uma barbaridade. Eu posso montar duas T5 num reflector T8, e duplicar até o fluxo luminoso da lâmpada...qual é o problema? Tens que ser mais especifíco, porque levantar os assuntos e não explicá-los é que não dá. Fico à espera do teu argumento para esta ideia.

 

"Façam bem as contas, porque na maior parte dos casos o barato sai caro, antes de fazerem alguma coisa, procurem informar-se bem, e esse bem geralmente (raras vezes) passa por quem vende."

 

Este comentário é o fim da picada. Por acaso não me considero vendedor, mas deixa-me dizer-te que as pessoas que eu conheço em Portugal e no estrangeiro e que mais conhecimentos têm sobre iluminação são vendedores e directores de vendas.

Para ti já vi que não vale a pena um gajo estudar e ter uma profissão, principalmente se for vendedor de alguma coisa.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lpsimaof escreveu:

"As de 80 W , bem como as 35W têm 1459 mm"  

 

Peço imensa desculpa porque enganei-me. Mas tu também...são 1449mm.

 

Certo

 

"HO e HE são sa designações universais também depois uns adoptaram essa mesma designação e outros não."  

 

HO e HE são designações da Philips para lâmpadas T5, da mesma maneira que HQI é a designação da Osram para lâmpadas de iodetos metálicos.

 

"Por acaso a lâmpada de 36 W tem um rendimento superior às T5HO, e posso garantir (salvo raras ocasiões que as T8 terão sempre um fluxo superior ás T5 de 54W"

 

Eu falei em rendimento luminoso, não em fluxo, e falava em média. De qualquer maneira deixo-te aqui um exemplo:

Uma T5 de 54w na cor 84 tem 5000 Lumens e mede 115cm.

Uma T8 de 58w na cor 84 tem 5200 lumens e mede 150cm.

A primeira tem um rendimento luminoso de 92,59 por watt, e a segunda 89,59 por watt.

 

"Uma HQI-T/TS com menos de 10 000 lumens é de muito baixa qualidade "

 

Não existem lâmpadas HQI-T/TS, é HQI-TS.

Quer dizer: se uma lâmpada tiver muita luz é de boa qualidade, se tiver pouca luz é má!!!???

Não se pode só olhar para a qualidade de uma lâmpada pelos lumens que ela tem ou não, não é!?

 

"Agora atenção porque o que tenho tentado fazer passar é que não lhes vale de nada ter uma T5 com um reflector de uma T8. "

 

Bem, isto é uma barbaridade. Eu posso montar duas T5 num reflector T8, e duplicar até o fluxo luminoso da lâmpada...qual é o problema? Tens que ser mais especifíco, porque levantar os assuntos e não explicá-los é que não dá. Fico à espera do teu argumento para esta ideia.

 

"Façam bem as contas, porque na maior parte dos casos o barato sai caro, antes de fazerem alguma coisa, procurem informar-se bem, e esse bem geralmente (raras vezes) passa por quem vende."

 

Este comentário é o fim da picada. Por acaso não me considero  vendedor, mas deixa-me dizer-te que as pessoas que eu conheço em Portugal e no estrangeiro e que mais conhecimentos têm sobre iluminação são vendedores e directores de vendas.

Para ti já vi que não vale a pena um gajo estudar e ter uma profissão, principalmente se for vendedor de alguma coisa.

 

abraço,

Rui Alves

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lpsimaof escreveu:

"As de 80 W , bem como as 35W têm 1459 mm"  

 

Peço imensa desculpa porque enganei-me. Mas tu também...são 1449mm.

 

Certíssimo

 

"HO e HE são sa designações universais também depois uns adoptaram essa mesma designação e outros não."  

 

HO e HE são designações da Philips para lâmpadas T5, da mesma maneira que HQI é a designação da Osram para lâmpadas de iodetos metálicos.

 

Vê bem e depois diz-me se não foi a Philips que adoptou também esta designação

 

"Por acaso a lâmpada de 36 W tem um rendimento superior às T5HO, e posso garantir (salvo raras ocasiões que as T8 terão sempre um fluxo superior ás T5 de 54W"

 

Eu falei em rendimento luminoso, não em fluxo, e falava em média. De qualquer maneira deixo-te aqui um exemplo:

Uma T5 de 54w na cor 84 tem 5000 Lumens e mede 115cm.

Uma T8 de 58w na cor 84 tem 5200 lumens e mede 150cm.

A primeira tem um rendimento luminoso de 92,59 por watt, e a segunda 89,59 por watt.

 

18W: 75 m/w

36W: 93 lm/w

58W:89,6lm/w

 

24W: 83,3 lm/w

39W: 89,7 lm/w

54w 92,5 lm/w

 

 

Para quem diz que é 5% superior, tens um superior, um inferior e outro que considero empate.

 

"Uma HQI-T/TS com menos de 10 000 lumens é de muito baixa qualidade "

 

Não existem lâmpadas HQI-T/TS, é HQI-TS.

Quer dizer: se uma lâmpada tiver muita luz é de boa qualidade, se tiver pouca luz é má!!!???

Não se pode só olhar para a qualidade de uma lâmpada pelos lumens que ela tem ou não, não é!?

 

Só não viste se não quiseste (HQI-T e HQI-TS), já está separado, estás contente? Ou não conheces as HQI-T e vais pesquisar agora.

 

Então vens a apregoar a mais valia em termos de fluxo/rendimento e não se pode  ver apenas pelos lumens que emite. mas isso é lógico, apenas coloquei alguns exemplos porque simplesmente denegriste tudo o que nã é T5 e esqueceste de dar algumas informações a quem não percebe nada disto.

"Agora atenção porque o que tenho tentado fazer passar é que não lhes vale de nada ter uma T5 com um reflector de uma T8. "

 

Bem, isto é uma barbaridade. Eu posso montar duas T5 num reflector T8, e duplicar até o fluxo luminoso da lâmpada...qual é o problema? Tens que ser mais especifíco, porque levantar os assuntos e não explicá-los é que não dá. Fico à espera do teu argumento para esta ideia.

 

 

Meu amigo ou não percebes mesmo ou não queres perceber, mas tu nem sequer deverias colocar esta questão, nem seria bem não colocar esta questão, mas dizer que faz a barbaridade que faz!!!!

 

 

"Façam bem as contas, porque na maior parte dos casos o barato sai caro, antes de fazerem alguma coisa, procurem informar-se bem, e esse bem geralmente (raras vezes) passa por quem vende."

 

Este comentário é o fim da picada. Por acaso não me considero  vendedor, mas deixa-me dizer-te que as pessoas que eu conheço em Portugal e no estrangeiro e que mais conhecimentos têm sobre iluminação são vendedores e directores de vendas.

Para ti já vi que não vale a pena um gajo estudar e ter uma profissão, principalmente se for vendedor de alguma coisa.

 

 

Não entres por esse campo, tenta perceber o que quero dizer! :lol:  

 

 

Se reparares eu dou ali uma no cravo outra na ferradura, agora entende como quiseres.

 

abraço,

Rui Alves

 

 

 

Peço desculpa mas nunca o meu post anterior foi no intuito de te atingir, mas antes rectificar alguns erros/omissões ou seja no meu ponto de vista completar a tua ideia e daí ter pegado nela.

Quanto à questão da venda, também não te era dirigida, penso que até te estaria a ajudar pois recomenda a compra de produtos feitos por fabricantes de iluminação e não defendo a sua elaboração em casa, mas se te cabe a carapuça, mais uma vez peço desculpa, não foi intenção atingir-te, e não te irrites que te tira alguns e bons anos de vida.

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui vai uma pergunta prática aos 2 excelentes conhecedores de iluminação lpsimaof e ramirezi

 

Num aquário de 160x80x80cm de recife com corais duros SPS qual seria a melhor iluminação considerando eficácia e economia

- 6 T5 de 80 W ( 480 W)

ou

- 2 HQI de 250W (500W )

?

E porquê?

A capacidade de penetração das T5 é igual à das HQI ? A capacidade de penetração depende apenas do rendimento luminoso ( lumens ) ou também de outros factores mantendo-se evidentemente igual a altura e características da coluna de água atravessada ?

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui vai uma pergunta prática aos 2 excelentes conhecedores de iluminação lpsimaof e ramirezi

 

Num aquário de 160x80x80cm de recife com corais duros SPS qual seria a melhor iluminação considerando eficácia e economia  

- 6 T5 de 80 W ( 480 W)

ou

- 2 HQI de 250W (500W )

?

E porquê?

A capacidade de penetração das T5 é igual à das HQI ? A capacidade de penetração depende apenas do rendimento luminoso ( lumens ) ou também de outros factores mantendo-se evidentemente igual a altura e características da coluna de água atravessada ?

 

Cump.

Rui

 

 

A luz das lâmpadas fluorescentes é sempre difusa, enquanto que com as HQI tens a possibilidade de concentrar. Salvo raras excepções os projectores de HQI (ter em atenção que existem várias lâmpadas de HQI) irão ter um ângulo de abertura do feixe luminoso menor(embora isto dependa do reflector, mas devido ao seu tamanho, nunca será igual a uma fluorecente), logo à partida não conseguirás ter uma distribuição homogénea de luz ou seja vais ter uma uniformidade má embora tenhas uma iluminação média superior. A meu ver (salvo queiras algo em contrário) o melhor seria teres as T5, tomando como nota que à profundidade máxima vais ter muito menos iluminação.

 

T5- tens mais ou menos entre 37 000 lumens a 42 000lumens - vais ter iluminação mais uniforme (melhor uniformidade média) mas não a muita profundidade

 

HQI- em termos de lumens tens mais ou menos a mesma coisa, mas com uniformidade média muito baixa, e onde está focado vai a grandes profundidades, tens locais com muita iluminação e outros com muito pouca.

 

 

Possivelmente tens uma possibilidade de tonalidade de cor muito maior nas fluorecentes, hoje em dia com restituiçaõ de cores também muito bom (cada vez melhor).

 

 

 

 

 

 

Um aparte: Daí as fluorescentes serem muito utilizadas para iluminações gerais (onde queremos homogeneidade de luz e as HQI ( halogénios, incandescentes, Sódios, Mercúrio) serem utilizadas na chamada iluminação decorativa (accent em espanhol, onde queremos tornar algo visivel, que se diferencie isso)

 

 

Quanto a mim não existe uma lâmpada perfeita, esta para existir teria de ser a combinação de várias lâmpadas de famílias diferentes.

 

Penso que o ideal neste caso é a conjugação dos dois tipos de lâmpadas, pois todas têm as suas vantagens e desvantagens, se queres que te diga

qual a escolha que faria utilizando apenas um tipo, eu digo que utilizaria as T5 com reflector bem feito (aqui muitas vezes está a difença), porque podes ter uma T5 com um reflector reles e com uma lâmpada T8 conseguires melhor prestação. Um aparelho de iluminação é composto por várias pecinhas e só sendo todas elas boas é que poderemos ter algo de jeito. O que nos servia um motor de um Ferrari num Fiat Punto (supondo que substituia o motor normal), se não conseguias tirar as melhores prestações dele?

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T5- tens mais ou menos entre 37 000 lumens a 42 000lumens - vais ter iluminação mais uniforme (melhor uniformidade média) mas não a muita profundidade
Segundo o catálogo da Osram para lâmpadas T5, apenas como exemplo, a Lumilux T5 FQ80W/965 HO (high output), emite um máximo de 5450 lm. Esta é a maior lâmpada com 1.5 metros e como é óbvio o valor diminui para potências menores.

 

HQI- em termos de lumens tens mais ou menos a mesma coisa, mas com uniformidade média muito baixa, e onde está focado vai a grandes profundidades, tens locais com muita iluminação e outros com muito pouca.

 

Também apenas a título de exemplo, a Gieseman Megachrome de 150W (lâmpada HQI) emite 8000 lumen e a mesma lâmpada a 250W emite até 14000 lumen.

 

Em relação à tua pergunta Rui, embora não seja especialista nem coisa que se pareça, deixo apenas aqui a minha opinião.

Um aquário com 80cm de altura sem areão, só fica bem iluminado no fundo, ou seja, com luz suficiente para fazer crescer uma acropora rôxa, se usares iodetos metálicos de 400W.

Com DSB pode não ser preciso tanta potência mas o meu aquário tem 45 cm de altura e com uma HQI de 250W garanto-te que não é luz a mais. Tenho a lâmpada a 25 cm de altura da superfície da água e a mesma lâmpada num aquário de 80cm de altura não é, na minha opinião, suficiente. Mas como é óbvio depende dos animais que queremos mantêr.

 

Em relação à comparação com T5, de certeza absoluta que não consegues a mesma intensidade do que com as HQI. Pelo que tenho lido a regra é não usar só T5 para alturas superiores a 60cm.

 

Tens aqui um excelente artigo em que se compara a intensidade entre HQI e PC's no mesmo aquário a diferentes profundidades.

 

http://www.advancedaquarist.com/issues/aug...003/feature.htm

 

O ideal era encontrar uma comparação semelhante entre HQI e T5 pois não faço a mínima ideia qual a diferença entre as T5 e as PC. Se forem semelhantes talvez seja possível tirar conclusões deste artigo.

O ramirezi poderá esclarecer esse e outros aspectos melhor que ninguém.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Alexandre

 

Em relação à comparação com T5, de certeza absoluta que não consegues a mesma intensidade do que com as HQI. Pelo que tenho lido a regra é não usar só T5 para alturas superiores a 60cm.  

 

Esta é também a minha ideia.

Esperemos pelo Ramirezi. Também gostaria de uma explicação mais tecnica sobre as diferenças entre as T5 e as PC em termos de eficácia .

 

Como nesse aquário do lado esquerdo vou fazer um "front reef" e do lado direito uma "cave" com corais mais altos na plataforma superior . Estava a pensar colocar 1 de 400W (ou eventualmente de 250W se colocar os SPS nas plataformas superires do frontreef ) à esquerda e uma de 150 W à direita

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre escreveu :

Segundo o catálogo da Osram para lâmpadas T5, apenas como exemplo, a Lumilux T5 FQ80W/965 HO (high output), emite um máximo de 5450 lm. Esta é a maior lâmpada com 1.5 metros e como é óbvio o valor diminui para potências menores

 

Alexandre, parece que deve haver aqui alguma confusão, porque a Osram não tem lâmpadas T5 de 80w na cor 965. A philips é que tem, e é de 49w.

As FQ da Osram existem em 4 tonalidades: cor 83/84/86/ e 67.

A FQ da Osram na cor 86 correspondente a “luz do dia” tem 6650 lumens.

Ainda bem que mencionas o fluxo luminoso da lâmpada HQI da Giesemann de 250w, porque dá para estabelecermos aqui uma comparação em termos gerais entre dois hipotéticos sistemas:

Se usarmos 2 lâmpadas HQI de 250w a 14000 lumens temos 28000 lumens num total de 500w.

Se usarmos 6 lâmpadas T5 Osram FQ 80/86 a 6650 lumens temos 39900 lumens num total de 480w.

A primeira conclusão que tiramos imediatamente é que na opção T5 temos mais luz usando menos potência…e temos uma coisa muito importante: menos carga térmica.

Bem agora podíamos começar já a tirar várias elações disto até ao nível de consumo de energia e gastos de manutenção.

Mas há uma série de questões pertinentes que se levantam, como a difusão da luz no espaço aquático e esta em função da profundidade. Como já foi aqui dito e muito bem, a luz produzida por um tubo fluorescente é mais homogénea apesar de mais difusa, enquanto que a luz produzida por uma lâmpada HQI é mais concentrada e portanto capaz de gerar a profundidades maiores, níveis de luz superiores, embora desuni formes. Portanto para aquários muito altos, eu diria a partir dos 70cm, que HQI´s com potências igual ou superiores a 250w misturadas com T5´s ou Pc´s seriam a melhor opção.

Vou deixar aqui alguns links sobre a questão HQI versus T5, que tenho estado a devorar compulsivamente e que me parecem muito interessantes.

T5 versus HQI

http://translate.google.com/transla...Flanguage_tools

 

T5 efficiency compared to T8

http://translate.google.com/transla...Flanguage_tools

 

T5 versus 250W HQI - Energy Savings

http://translate.google.com/transla...Flanguage_tools

 

Reparem bem nas fotos que comparam o crescimento de corais sobre a luz HQI versus luz T5.

Outra conclusão gira que se tira deste estudo é que tal como nas HQI´s, há boas lâmpadas T5 e más lâmpadas T5.

 

Não é o meu objectivo “denegrir a imagem” das HQI ou das T8.

Acho que não interessa a ninguém parar no tempo e viver no receio que os nossos conceitos enraizados antigos e desactualizados percam expressão.

Que as T5 e a tecnologia associada a estas lâmpadas representam um avanço notável na iluminação moderna, não pode ser questionada por ninguém.

A sua eficácia no campo da aquariofilia ainda só pode ser posta em causa pela ignorância.

 

Abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi ramirezi.

 

Eu por acaso nunca vi essas T5 ao vivo mas aparecem no catálogo da osram essas T5 de 80W com a designação de cor 965.

Realmente e pensando bem, essa designação pertencia às philips mas vê aqui a página 8 deste catálogo:

 

http://www.osram.com/pdf/products/general/...l/sortim_t5.pdf

 

Já estive em duas lojas onde me disseram que podia encomendar estas lâmpadas que arranjavam. Uma em Coimbra e outra em Leiria. Mas realmente estou a achar muito estranha esta designação das Osram, exactamente igual às philips :?:?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão Alexandre!

Estas são as versões T5 "Lumilux de luxe" com indice de restituição de cores superior a 90, mas que eu saiba não são comercializadas em Portugal.

Estas lâmpadas sacrificam o fluxo luminoso em prol do aumento da qualidade de luz, enquanto que na gama FQ/FE "Lumilux plus", o indice de restituição de cores é mantido casa dos 80, mas com um fluxo luminoso superior.

Obrigado pela correcção.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

........................vamos la entao

As T5 tem menos da metade da espessura, com apenas 16mm de diâmetro. Uma FQT5 da OSRAM tem 145cm de comprimeiro, consome 80W e produz 7000 lumens.

 

No meu aquário eu conseguiria colocar 30 dessas lâmpadas lado a lado, perfazendo um total de 1600W e 210 mil lumens. Mesmo q eu utilizasse menos lâmpadas, igualando o caso acima para ficar tb c/ 600W, seriam produzidos 52 mil lumens. Ou seja, as T5 são mais eficientes q as lâmpadas comuns (q totalizaram 40 mil lumens) e mais eficientes q as HQIs .

 

Um ponto a ser observado é o refletor. Numa HQI instalada correctamente a imensa maior parte da luz produzida q não iria diretamente para o aquário é refletida para ele. Numa fluorescente isso não acontece com tanta intensidade já q raramente são usados bons refletores com elas. E no caso de preencher toda a área da tampa com fluorescentes esse valor diminui ainda muito mais. Encostando uma lâmpada na outra o ângulo útil da lâmpada q será "visível" ao aquário será de apenas 120 graus (se alguem quiser depois eu explico o cálculo). Ou seja, apenas um terço da luminosidade produzida pela lâmpada vai directamente para o aquário. Os outros 2/3 vão para a tampa ou para outra lâmpada. Claro q parte disso acaba voltando para o aquário, mas acredito q a perda seja grande. Levando isso em consideração, dependendo da configuração de refletor, pode ser q as HQIs continuem sendo mais eficientes até mesmo q as T5. Mas na minah recente visita a alemanha conheci os novos reflectores desenvolvidos pela ATI e phillips que resolvem na totalidade o problema reflectindo na totalidade a intensidade luminosa.

 

A HQI tem uma característica interessante. A formação de ondulações luminosas no aquário, q costuma ser um efeito muito apreciado pelos aquaristas. Esse tipo de ondulação se dá por causa das ondas na superfície, q focam a luz das HQIs, criando áreas mais claras e áreas mais escuras, assim como as ondas focam a luz do sol no fundo do mar. Mas esse tipo de efeito só ocorre em gde intensidadade com fontes de luz pontuais (como o sol ou a HQI) e não em fontes contínuas, como as fluorescentes. Resumindo, qto menor a área q emitir luz, maior será o efeito. Assim uma "placa" formada de T5, emitindo luz em toda a sua extensão, não produzirá nada disso.

 

Agora essa desvantagem trás uma outra característica tb: Menor atenuação luminosa em relação a distância da fonte. No caso de fontes pontuais a atenuação se dá em função do quadrado da distância. Ou seja, se vc dobra a distância, terá 4 vezes menos luz. Se triplica a distância, 9 vezes menos luz.

 

No caso de uma fonte luminosa com área contínua a atenuação pela distância simplesmente não existe! Podemos considerar a mesma intensidade tanto na parte superior do aquário qto na parte inferior. Claro q isso é num caso ideal e tb sempre haverá perda por causa da turbidez da água, etc... Mas a atenuação será ínfima se comparada a atenuação de uma HQI. Se alguém quiser depois eu coloco os cálculos tb.

 

As HQIs permitem pontos com altíssima intensidade e pontos com iluminação bem moderada. As T5, não. Haverá uma iluminação média em todo o aquário. Aí vai de cada um qual sistema se adequa melhor as suas necessidades.

 

E qto a durabilidade? as T5 aguentam se 1 ano com intensidade quase plena !lampadas de 14000 k de HQI ao fim de 3 meses perde uma intensidade exorbitante.

Neste momento tenho as minhas BLV de 400 watts 4 horas por dia ligadas e as minhas T5 ligadas 12 horas havendo dias que n ligo as HQi e tendo uma abertura por parte dos sps encrivel.tenho taxas de crescimento de sps muito grandes neste momento e comparado com os dias em q usava apenas as BLV com pcs as diferenças sao enormes.

esta questao ja tinha sido lançada por mim num outro site.

 

neste momento estou pensando seriamente usar apenas t5 como estes dois aquarios (um deles será apresentado no proximo livro de julian sprung que confidenciou a bernd Mohr ser o maior dos maiores)

ambas as fotos foram tiradas por mim na minha recente viagem a alemanha

 

 

 

 

Pic_318_35.jpg

joe Buschner tem 1 metro de altura e tem acroporas na parte mais funda do aquario

Pic_318_34.jpg

Bernd Mohr trata-se de 1 senhor de mais de 60 anos q tenho o prazer de conhecer, tem as mais belas acroporas como echinata e cardus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Nelson, já tinhamos falado sobre isto á uns tempos e de facto os Alemães estão cada vez mais a mudar a iluminação para T5...

De facto elas apresentam varias vantagens face as HQI mas pecam em dois pontos inportantes...

A quantidade de lampadas que tens de usar para teres a intensidade de luz de uma HQI. Basta repararmos que esse aquario usa acho que cerca de 12 T5 para cada aquario, correcto ??... Para alem disso se repararmos bem nos aquarios, não consigo ver nenhum SPS exigente na metade de baixo do aquario ?? porque será ?? não estou a duvidar do que viste, mas viste mesmo SPS no areão ??

Por outro lado... a questão estética de que falaste que é o efeito dos raios de luz a entrar pelo aquario imitando quase na perfeição o sól não é conseguida pelas T5, o que para mim é algo muito bonito.

 

Como o Ramirezzi disse, eu não quero dar a impressão que estou contra as T5 em relação ás HQI ou vice versa. Apenas acho que são muito boas mas apenas para certas situações... como por exemplo a troca que ainda á pouco tempo fizemos na loja em que trocamos HQI por T5, mas estamos a falar de 35cm de altura, não de 80cm...

 

No caso da pergunta do Rui eu pessoalmente concordo com o Alexandre. Nunca colocaria esse aquario apenas com T5 não apenas pela estetica mas também pela perfundidade. Rui na minha opinião, optava por uma mistura entre HQI e T5. Colocaria algo em volta de 2 HQI de 250W + 2 T5 actinicas + 2 T5 Daylight para te dar um pouco de homogeneidade á luz total...

 

Façoaqui um pedido aos moderadores que não deixem que este tópico seja apagado já que contem excelente informação. :D

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais