Ampularias os ovos?


cwp

Recommended Posts

Ola a todos ,

De há uns meses para cá e depois de me oferecerem muito gentilmente 6 ampularias sempre aguardei o que se me deparou na noite passada. Um "cacho" de ovos bem colado no meu vidro.

Segui os conselhos aqui do forum e :

- tupperware com fundo de agua.

- Uma esponja embebida

- e um apoio para colocar os ovos e não ficarem em contacto directo com a esponja

- tudo tapado com m plastico daqueles de cozinha e furado

 

Mas os ovos parecem-me demasiadamente ressequidos. É mesmo assim? É que nos posts há uma dualidade. Enquanto uns dizem agua não outros pelo contrario dizem pulverizar e molhar. Em que ficamos?

 

Seria bom para 1ª experiencia com uma desova de ampularias poder contemplar alguns dos membros meus conhecidos aqui com as mins minis.

 

Abraços e aguardando informações,

 

AP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo um expert em ampularias mas pela pouca experiência que tenho fiz assim:

 

1º - Ter o aquário tapado;

2º - Se a ampularia colocou o cacho de ovos num determinado local com certeza que é o melhor local para os ovos eclodirem;

3º - Esperar entre 2 a 4 semanas;

4º - Nunca molhar os ovos, ou seja, colocá-los dentro de água.

6º - et voilá... mini ampularias a passearem pelo aqua.

 

O meu primeiro cacho de ovos eclodiu neste fim de semana. Agora só estou a aguardar que os 3 restantes eclodem.

 

Quando falas em ressequido é quando tocas no cacho ele está duro ou o cacho não tem humidade exterior?

 

Abraço,

ccm

Editado por ccm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falas em ressequido é quando tocas no cacho ele está duro ou o cacho não tem humidade exterior?

 

As duas coisas.

Já agora...deixas o cacho no mesmo local onde a ampularia o depositou? Sempre a aprender lool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As duas coisas.

Já agora...deixas o cacho no mesmo local onde a ampularia o depositou? Sempre a aprender lool

 

Sim deixo o cacho no mesmo local. Tenho reparado que colocam sempre no mesma zona da tampa do aquário, pelo que deve ser a melhor zona em termos de humidade para os ovos eclodirem.

 

Podes ver uma foto neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=136326

 

No cacho 2 as mini ampularias já eclodiram, mas na noite passada apareceu um novo cacho.

 

Os cachos de ovos são duros mas as ampularias conseguem abrir caminho para saírem. Se reparares na foto tenho a iluminação mesmo ao lado dos cachos de ovos que está ligada 6h/dia e ainda aquece um bocado mas não foi impedimento para o nascimento das ampularias, por isso, penso que não é necessário estar o cacho constantemente húmido mas também não pode estar sem humidade durante muitas horas.

 

A técnica que descreves já a tinha lido aqui no fórum mas nunca a usei e possivelmente nunca vou usar, pois dá mais trabalho do que deixar o cacho no local onde foi colocado.

 

Neste momento só de um cacho já contei mais de 20 mini ampularias mas devem ser mais eu é que não as vejo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Agradecido pela resposta. Ver o que sai dali então.

Abraço

 

Neste momento em que escrevo está a nascer de um cacho mais mini ampulárias....

 

Escusado será dizer que daqui a pouco lá vou ter eu que dar/vender ampularias.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Na minha opinião retirava o botia. Pois botias e caracóis... :)

 

Como disse no post anterior eu não retiro os ovos do aqua e neste momento tenho umas largas dezenas de ampularias, mas não tenho botias...

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais