Aquário Malawi


lfdp

Recommended Posts

Quem me ajuda?

 

Montei o meu 1º 200L

 

100X30X50

 

Coloquei 1/3 de areia de mar( Troia) 2/3 arei do Guincho

 

Coloquei Pedras panhadas tb na Praia e algum Xisto

 

No inicio a água ficou bastante turva com aspecto Leitosoe ao fim de 48h como a alteração foi pouca ou quase nenhuma fui a uma loja que me 'receitou' algo para limpar a água, melhorou bastante agora já vejo as rochas e as bolhas que enfeitam o aquário e coloquei os seus habitantes que já vivem mais felizes e contantos do que no antecessor de 60Litros. A água passado quase 1 semana continua com aspecto leitoso apesar de notar melhorias muito reduzidas a cada dia que passa...

 

O que fazer?

 

Estou a Filtrar a água num filtro que trabalhava num 135Litros sem qualque dificuldade em filtrar, e tinha-no sempre no minimo.

 

Tenho um ponto de bolhas no meio do aquário por baixo da areia e pedras

 

Habitantes

 

10 Caeroleus jovens 3/4 cm

2 Acei adultos 10cm

4 iodotropheus 6cm

2 joias 5cm

2 nigro fasciatus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No início é normal que a água tenha ficado turva, especialmente se não limpaste bem a areia, mas isso passa. Não sei quanto tempo depois é que povoaste o aquário, talvez pudesses ter esperado mais alguns dias.

De qualquer forma é bem possível que a água fique turva durante umas 3 semanas depois da introdução dos peixes, isso significa que está a decorrer o ciclo do azoto. Na primeira fase do ciclo provavelmente haverá amónia na água que é tóxica para os peixes, por isso aconselho-te a fazer mudanças de água frequentes (de 3 em 3 dias por exemplo).

Quer me parecer que nem todos os peixes que tens são Malawi...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No início é normal que a água tenha ficado turva, especialmente se não limpaste bem a areia, mas isso passa. Não sei quanto tempo depois é que povoaste o aquário, talvez pudesses ter esperado mais alguns dias.

De qualquer forma é bem possível que a água fique turva durante umas 3 semanas depois da introdução dos peixes, isso significa que está a decorrer o ciclo do azoto. Na primeira fase do ciclo provavelmente haverá amónia na água que é tóxica para os peixes, por isso aconselho-te a fazer mudanças de água frequentes (de 3 em 3 dias por exemplo).

Quer me parecer que nem todos os peixes que tens são Malawi...

 

 

Obrigado pelo esclarecimento,

 

 

Ontem fiz algumas alterações, retirei um grande buzio que tinha no aquário e aumentei o carvão no filtro, tirei tambem uma das pedras Arenosas e aumentei o fluxo de ar no aquário.

 

Li algures para fazer um apagão de 24h, está às escuras desde ontem..

 

os peixes foram colocados 4 dias depois da água rochas e areão que foram devimanete lavados e fervidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias ter esperado muito mai antes de introduzires os peixes, depois de intalares o aquário. Normalmente dir-te-ia para não colocares carvão no filtro, mas atendendo a que não tens suporte biológico nenhum ao aquário, deixa-o ficar. De duas em duas semanas substitui todo o carvão e de cada vez que colocares novo, reduz a quantidade e aumenta a aquantidade de matérias filtrantes porosas.

 

Essa fauna é um exagero brutal para 200 litros (já para não falar em 60l !!!) prepara-te para reduzir isso.

 

Os joias e os nigros não são do malawi e, enquanto os joias são africanos (embora não do malawi) os nigros são centro-americanos e devem sair.

 

Peritos em Malawi - que não é o meu caso - podem aconselhar-te melhor quanto à fauna, mas será útil saber as espécies correctas que tens, já que o que indicas são identificações incorrectas/incompletas.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias ter esperado muito mai antes de introduzires os peixes, depois de intalares o aquário. Normalmente dir-te-ia para não colocares carvão no filtro, mas atendendo a que não tens suporte biológico nenhum ao aquário, deixa-o ficar. De duas em duas semanas substitui todo o carvão e de cada vez que colocares novo, reduz a quantidade e aumenta a aquantidade de matérias filtrantes porosas.

 

Essa fauna é um exagero brutal para 200 litros (já para não falar em 60l !!!) prepara-te para reduzir isso.

 

Os joias e os nigros não são do malawi e, enquanto os joias são africanos (embora não do malawi) os nigros são centro-americanos e devem sair.

 

Peritos em Malawi - que não é o meu caso - podem aconselhar-te melhor quanto à fauna, mas será útil saber as espécies correctas que tens, já que o que indicas são identificações incorrectas/incompletas.

 

 

Obrigado a todos pela ajuda, e pelos conselhos

 

De Facto já retirei os nigros, mas de todos os mais agressivos são os Acei, por isso aumentei o numero de esconderijos, baixei a temperatura aos 26º e aumentei a aliemntação para 2x ao dia,

 

Quanto á limpesa estou a limpar e substituir o filtro e 25L de água de 3 em 3 dias e a qualidade da água notou-se e bem.

 

Quanto à Fauna tenho notado que os Caeroleus estão magros e com o ventre em "meia-lua" para dentro em vez de gordos, já me morreu 1 que começou a ficar esbranquiçado, e isoleio e acabou por morrer.

 

Tenho mais um casal que nao consigo identificar a espécie, mas são branco/transparentes com manchas circulares pretas e em linha a meio do corpo. vou tirar fotos e colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais