Ínsulas da quitina


Sergio Torres

Recommended Posts

  • Replies 103
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Se não me engao deves estar-te a referir à Aponogeton madgascarensis

Encontras mais infos no site da tropica (que aparentemente de momento parece estar em baixo)

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tal como o Murkas disse chama-se "Aponogeton madgascarensis "! É um pouco dificil de encontrar!

Dizes que se torna dificil de manter! Eu apenas reparei que muito facilmente se enche de algas filamentosas! Nada que uns camarões com fome não tratem!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora a foto!

gallery_11815_1701_248885.jpg

Abraços

 

Boas..

 

Ainda não tinha visto esta montagem..

Parabens gostei bastante.. e sem duvida que sem a areia, ou melhor com menos areia ficou bastante melhor..

 

Parece me que vai no bom caminho para ser mais um sucesso..

 

Boa continuação e vai postando as evoluçoes...

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha até ao momento está a dar-se muito bem! Já cresceu bastante!

Começou a ficar com algas filamentosas mas os camarões ibericos em dois dias limparam tudo! Belos bichos!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois é! Grandes novidades nas Ínsulas da Quitina!

 

Os primeiros habitantes já estão instalados! E como é lógico, grande parte deles são invertebrados!

Então passo a apresentar!

Após a montagem, mantive durante umas duas semanas, três Anentome helena! Elas foram limpando alguns caracóis que sobreviveram ao banho de lixívia! Recentemente descobri que ainda ficaram alguns, após as ter retirado! Agora é tarde, terei que viver com esse tormento! lol

Aqui fica uma imagem para que o seu trabalho seja lembrado!

 

gallery_11815_1701_72598.jpg

Depois vieram os primeiros habitantes definitivos, vinte Atyaephyra desmaresti ou mais conhecidos por camarões ibéricos! Foram capturados no rio Mondego e mantidos em outro aquário! Foi também introduzido o velho Atyopsis moluccensis ou camarão madeira macho, que sobreviveu à anterior montagem, já vão 3 anos de casa, está enorme! E três Tylomenia zeamais adultas e cinco juvenis, também resistentes à anterior montagem! Destes inquilinos apenas tenho fotos das Tylomenias zeamais, que mostrarei mais à frente!

Para combater o aparecimento de algas foram colocados 3 ancistros juvenis que o meu amigo António Violante me emprestou e 2 SAE que adquiri! Por último, comprei 4 otocinclus hoppei na loja do Oliveira! De referir que os 2 SAE serão para retirar, quando tiver a limpeza pronta! lol

Mais uma vez, não tenho fotos dos peixes! Eles não param quietos!

Após ter introduzido as plantas no aquário e já com as Anentome helena, reparei que tinha dois caracóis um pouco diferentes! Retirei-os e coloquei num copo para crescerem! E voila, dois Planorbis rubrium!

 

Na quinta-feira passada, chegaram os verdadeiros ex-líbris das Ínsulas da quitina!

Cinco Spiral horn snail

 

gallery_11815_1701_139016.jpg

 

gallery_11815_1701_169585.jpg

 

Cinco Tricolor horn snail

 

gallery_11815_1701_311567.jpg

 

gallery_11815_1701_446909.jpg

 

gallery_11815_1701_38935.jpg

 

gallery_11815_1701_32693.jpg

 

gallery_11815_1701_98607.jpg

 

Aqui estão as ditas tylomenias zeamais com um tricolor!

 

gallery_11815_1701_140642.jpg

 

gallery_11815_1701_36828.jpg

Agora são três Tylomenias "super yellow", ou Golden rabbit snail

gallery_11815_1701_132825.jpg

 

gallery_11815_1701_37016.jpg

Depois sim, camarões! Os bichos mais bem-vindos aqui pelas Ínsulas!

 

E nada mais, nada menos do que 10 Caridina Spinata "fire red" ou seja Yellow nose red bee!

gallery_11815_1701_59183.jpg

 

gallery_11815_1701_196260.jpg

 

gallery_11815_1701_286085.jpg

 

Todos os invertebrados que recebi na quinta-feira foram comprados na loja do Oliveira na Amora!

 

Para finalizar, falta referir que já foram também introduzidas quatro Corbicula fluminea e um Unio crassus! Brevemente trarei fotos deles! Apreciem e comentem!

Editado por Sergio Torres

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estupendo, fantástico, maravilha, estônteante !

Estou sem palavras por isso...

:medieval_mace:

Viste como ficou bonito??? E como te disse o tempo é inimigo da prefeição!

Até agora, apenas morreu um spinata! E o motivo foi razoavel! Estava cansado/stressado e não venceu o filtro! Ou então morreu e foi sugado para lá! Mas continuo a votar na primeira, pois já lá andaram muitos camarões sem problema nenhum! Estava fraco!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viste como ficou bonito??? E como te disse o tempo é inimigo da prefeição!

Até agora, apenas morreu um spinata! E o motivo foi razoavel! Estava cansado/stressado e não venceu o filtro! Ou então morreu e foi sugado para lá! Mas continuo a votar na primeira, pois já lá andaram muitos camarões sem problema nenhum! Estava fraco!

E isso reproduz-se ? Ao seja, achas-te capaz de reproduzir isso ? :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles não são selvagens! Logo alguem os reproduziu! Na loja onde os comprei já existem pequenos! Será um grande premio se eles se reproduzirem! A 4,70€ cada, seria muito bom! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais umas fotos dos habitantes das Ínsulas!

Na primeira secção, caracois e ameijoas! Na segunda secção, camarões!

Tylomenia zeamais

 

gallery_11815_1701_99966.jpg

 

 

Clithon Sp.

 

gallery_11815_1701_161853.jpg

 

Tylomenia Super Yellow

 

gallery_11815_1701_154483.jpg

 

 

Corbicula fluminea

 

gallery_11815_1701_23004.jpg

 

Caridina sp. cf. spinata "Fire Red"

 

gallery_11815_1701_339977.jpg

 

gallery_11815_1701_173271.jpg

 

gallery_11815_1701_267525.jpg

 

gallery_11815_1701_314667.jpg

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui ficam mais umas fotos dos exlibris das Ínsulas!

 

Caridina Spinata "fire red"

 

gallery_11815_1701_55773.jpg

 

gallery_11815_1701_301415.jpg

 

gallery_11815_1701_365147.jpg

 

gallery_11815_1701_1997.jpg

 

gallery_11815_1701_331328.jpg

 

 

Caridina gracilirostris

 

gallery_11815_1701_175042.jpg

 

gallery_11815_1701_32016.jpg

 

Caridina Spinata "Fire red" e Unio crassus

 

gallery_11815_1701_283060.jpg

 

gallery_11815_1701_139293.jpg

 

gallery_11815_1701_139344.jpg

 

gallery_11815_1701_455606.jpg

 

 

Agora para terminar, mostro e pergunto, Alguem sabe quem meteu estes ovos?????

 

gallery_11815_1701_271751.jpg

 

gallery_11815_1701_51639.jpg

 

Fauna:

 

:music_singguitar: Invertebrados

 

:music_singguitar: Atyaephyra desmaresti

:music_singguitar: Atyopsis moluccensis

:P Caridina Spinata "Fire red"

:arrow: Caridina gracilirostris

:arrow: Clithon Sp. (principal suspeito)

:arrow: Tylomenia zeamais

:arrow: Tylomenia "super yellow"

:arrow: Corbicula fluminea

:arrow: Unio crassus

:arrow: Ottocinclus

 

 

:arrow: Peixes

 

:arrow: Ancistros

:arrow: Otocinclus hoppei

:arrow: SAE

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

mas que bela colecção tu tens ai, simplesmente lindos, qualquer dia ainda perco a cabeça e monto um pequeno "penico" de invertebrados :music_singguitar:

 

 

Abraço

 

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ainda não acabou! lol

Obrigado!

E fico à espera desse "penico"! Será um optimo nome para um aqua! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
E ainda não acabou! lol

Obrigado!

E fico à espera desse "penico"! Será um optimo nome para um aqua! lol

 

E uma actualização ?! seria bem vinda !

Já agora, os ovos, são provávelmente dos caracóis... As nertitinas põem uns iguais, por isso presumo que não nasça nada disso !

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Então cá vamos nós!

 

O Ínsulas da quitina tem andando um pouco em auto-gestão!

Os habitantes pouco alteraram!

 

Continuo com uns Caridina Spinata "fire red" ou seja Yellow nose red bee! Numero indeterminado! Penso não ter havido reprodução devido aos parâmetros da agua! Esta encontra-se acida (6,5º de pH) enquanto a agua para os sulawesi tem que ser um pouco alcalina! Tenho imensa pena!

O Unio crassus morreu! Para os que não seguem, o Unio crassus era o mexilhão de agua doce que possuía!

Foram adicionados alguns caridina cantonensis Bee grade B e C, que até agora não me deram nenhuma alegria! Penso dever-se ao cálcio que tive que adicionar à agua devido à deterioração da casca dos caracóis!

Neste momento encontro-me à espera dos Macrobrachium jelskii e de 10 Atyopsis moluccensis!

 

Mas deixemo-nos de conversa! E vamos às fotos!

 

Ínsula da esquerda

57103691.jpg

Ínsula da direita

32802380.jpg

 

Ínsula da esquerda com central

68219271.jpg

 

Ínsula da direita com central

10112318.jpg

 

Panorâmica

83252511.jpg

 

Entrada na sala

96485934.jpg

 

 

 

Espero que gostem da evolução! De referir que só após ter uma colónia estável de cantonensis bee é que irei introduzir os neocaridina Herapoda Var Red. Essa situação deve-se ao facto do índice de reprodução dos reds ser demasiado, eliminando assim a concorrência! Aproveito agora para pedir sugestões de alteração! Recentemente adquiri 5 pés de pogostemon helferi, mas como chegaram um pouco debilitadas, as Tylomenias andam a arranja-las (comer as folhas semi-mortas)! Vamos ver se se aguentam! Gostaria de introduzir dois tipos de musgo mas queria algo diferente do java! A rede que está enterrada na areia foi uma tentativa de criar uma placa de riccia! Mas como a rede que usei é demasiado fina, acho que a planta nunca irá vingar!

Gostaria de adquirir um pouco de pelia ou mini-pelia para colocar no aqua mas ainda é um pouco difícil de encontrar!

AGORA SIM ME DESPEÇO ATÉ NOVA OPORTUNIDADE! AGRADEÇO DESDE JÁ OS COMENTÁRIOS!

 

 

 

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:bs_quesexclaim:

 

damn, este forum está mesmo a subir de nivel... até em bicharada. muito bom!!!!

 

As ameijoas em termos de alimentação é como o camarão madeira? sempre tive esta duvida.... e há quanto tempo as tens, nas lojas morrem muito, o que me criou receio em comprar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim! As ameijoas também se alimentam de micro-organismos que estão em suspensão na coluna de agua!

Os grandes problemas prendem-se com a movimentação da agua, com a imobilização das mesmas e com a localização!

Nas lojas, o que às vezes aparece são mexilhões, dos mais variados tipos! O problema é que as colocam em substratos ou areão! Na natureza elas andam em areia fina ou lama! Logo nos aquas tem demasiada dificuldade em se enterrarem! Logo morrem após algum tempo!

Outro dos motivos é a movimentação da agua! Os camarões filtradores podem deslocar-se para sítios onde a corrente é superior! As ameijoas não! Apenas podem desfrutar do substrato do aqua! Logo se ficarem numa zona de pouca corrente irão morrer à fome!

Por fim um dos aspectos que poderá limitar a sua vida é os resíduos no fundo do aqua! Se o aquario não estiver limpo, é como ter XXXXXX até às orelhas! E acabam por morrer intoxicadas!

 

 

Eu tenho Corbicula fluminea desde o verão passado sem nenhuma baixa! Tive um Unio crassus que morreu, sem saber o motivo!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os grandes problemas prendem-se com a movimentação da agua, com a imobilização das mesmas e com a localização!

Nas lojas, o que às vezes aparece são mexilhões, dos mais variados tipos! O problema é que as colocam em substratos ou areão! Na natureza elas andam em areia fina ou lama! Logo nos aquas tem demasiada dificuldade em se enterrarem! Logo morrem após algum tempo!

Outro dos motivos é a movimentação da agua! Os camarões filtradores podem deslocar-se para sítios onde a corrente é superior! As ameijoas não! Apenas podem desfrutar do substrato do aqua! Logo se ficarem numa zona de pouca corrente irão morrer à fome!

Por fim um dos aspectos que poderá limitar a sua vida é os resíduos no fundo do aqua! Se o aquario não estiver limpo, é como ter XXXXXX até às orelhas! E acabam por morrer intoxicadas!

Corbicula fluminea é mesmo essa ameijoa que procuro, encontrei, mas mortas. Obrigado pelas dicas muito uteis, e pelo nome cientifico da ameijoa. eu tenho areia fina de silica, dá perfeitamente. e graças aos camarões sei que o aqua tem boa corrente em varios sitios, logo sei onde as colocaria. Ai que fixe, so de imaginar!!!

 

isso precisa de agua salobra para a reprodução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento penso que já é praga em alguns rios do norte!

Quanto à sua reprodução, não necessitam de agua salobra! Mas acho que tem um estado larvar que é parasita de alguns peixes!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, o aqua esta a ter uma evoluçao muito boa,sim sr.,estou a gostar

 

agora uma ma noticia, pelas fotos vejo um spinata doente,um que tem uma mancha nacabeça,penso ser um parasita comum nos spinatas

 

os ovos sao garantidamente dos clinthon

 

sim é verdade que as corbiculas sao consideradas praga, estima-se que no rio minho existam 1600corbiculas por cada metro quadrado

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.