Ínsulas da quitina


Sergio Torres

Recommended Posts

Ola Sergio

Novidades do projecto?

 

Gostei da historia, tambem a minha famelga é de Arganil LOL mais propriamente de Linhares perto de Celavisa conheces?

O Aqua está mto bem e apos o trabalhinho que deu vais ter as recompensas vais ver.

Pena a ameija ter morrido, tenho que me informar mto bem se vou inciar um teste com bivalves como sabes.

N conhecia a loja Oliviera na Amora mas depois falamos melhor sobre isso =P parece ter umas coisas interessantes hehehehe.

 

Macrobrachium jelskii ja os tens?

De resto nada mais a dizer as plantas parecem respirar saude e o layout está brutal.

Como anda a primavera no Aqua?

Os ovos sempre resultaram em alguma coisa?

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • Replies 103
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

À muito tempo que não atualizo o tópico!

Mas já houve algumas alterações!

 

Os três ancistrus que o António Violante me "emprestadou" Criaram! Nasceram mais de 12!

Tenho que apanhar os pais (dois machos e uma femea) e os dois SAE! Estou farto de peixes! lol

Estou a brincar! Quero meter umas gertudae!

A filtragem actual consiste em três parâmetros! Mecânica, biológica e "Animal"! Sim filtragem animal! Isto consegue-se metendo 10 Atyopsis moluccensis e 4 Atya Gabonensis! São 14 camarões filtradores! Sendo que a sua maioria é juvenil! Se são demais para 170L??? Só posso dizer uma coisa, se estivessem mal, eu seria o primeiro a rever a situação!

 

Quanto a objectivos, os próximos são atingir 10 espécies de camarão de agua doce sem que haja cruzamento entre espécies!

Assim sendo:

10 Atyopsis moluccensis

4 Atya Gabonensis

3 Caridina Japonica

14 Caridina Cantonensis Bee (reproduzem, com índice médio)

3 Caridina gracilirostris

Atyaephyra desmaresti (reproduzem, com índice baixo)

 

6 espécies actuais!

 

Neocaridina Heteropoda Var Red (reproduzem, com índice muito alto)

Macrobrachium jelskii (reproduzem, com índice médio/baixo)

Caridina cf. propinqua

Caridina Babaulti green (reproduzem, com índice médio)

 

10 espécies pretendidas!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Tive ontem a oportunidade de ver ao vivo este aqua.

Adorei as gambas que por lá vi.

 

A dedicação do Sergio ao aqua é do melhor que pode haver, so assim penso estar no estado em que está e a sofrer as evoluções que sofre.

O cuidado e o estudo para as 10 especies pretendidas está em andamento e quase a cumprir o sue objectivo.

 

Obrg Sergio pelos conselhos... coloca mais um update e umas fotos que o aqua bem merece.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ponto de situação das Ínsulas da Quitina

 

A situação está calma!

De momento, encontramo-nos com 7 especies de camarões em simultaneo! Tendo alguns a criar!

- Varios Atyaephyra desmaresti, vulgo Camarão ibérico; que ovam, desovam, vejo inumeras larvas e tenho a certeza que algumas se estão a safar! Apesar de nunca me preocupar com elas.

- 10 Atyopsis moluccensis, vulgo camarão madeira; o grande macho que me acompanha à quase 4 anos e mais nove recentes aquisições! Destas nove existem algumas femeas que até ao momento, não se verifica ovação.

- 4 Atya gabonensis, vulgo camarão filtrador africano; camarões muito bonitos mas que quase nunca se deixam visualizar! Pena!

- 12 Macrobrachium jelskii, vulgo camarão brasileiro; como se tratam ainda de juvenis nunca se registou ovação! Grande amizade que eles tem comigo! Assim que sentem a aste do limpa vidros dentro do aqua, vem ter comigo na esperança de lhes dar uns caracóis esmagados!

- 4 caridina gracilirostris, vulgo nariz de bêbado; Infelizmente apenas tenho 3 indivíduos, à algum tempo que andava para os adquirir! Lindos e bastante agradáveis de se ver! Não se escondem e aquando das suas deslocações pela coluna de agua, deslocam-se na vertical, de cabeça para baixo!

- Caridina Cantonensis "Bee" grade C e B, vulgo camarão abelha; tenho neste momento a reprodução estável! Verifico quase todos os dias, duas ou três fêmeas ovadas! Pena o índice de reprodução bem sucedida em comunitário ser um pouco baixa em relação aos neocaridinas! A intenção é manter uma colónia estável de mais de 100 indivíduos!

- 8 Caridina japonica, vulgo camarão amano; nesta espécie sim existem grandes novidades. Encontrasse em fase experimental a reprodução destes bichinhos! Neste momento mantenho cerca de 1000 minúsculas larvas em agua salobra, à cerca de 5 dias! Tenho outra fêmea separada para tentar separar outra postura e uma terceira nas Ìnsulas que não irei retirar! Posso afirmar que logo após desovar, ao reintroduzir a primeira "mama", ouve logo um macho que não a largou, logo serão esperadas novidades para depois das ferias! Espero ter êxito com esta experiência!

 

 

Quanto aos restantes invertebrados, as Corbicula fluminea mantém-se estáveis, sem que haja uma única perda em quase um ano de captura!

O Unio crassus, ou mexilhão do rio; como é sabido morreu! A sua morte deveu-se a falta de cuidado da minha parte! Demorei um pouco a fazer a aspiração e o coitado deve ser morrido!

Os três SAE's foram finalmente capturados! Acabou-se a mariscada!!! Dois seguiram para a loja, outro anda a pastar num aqua mais pequeno lá de casa!

Os 3 ancistrus que o TOYOTA me arranjou (eu pedi dois mas atão...) já vão pelo menos na segunda postura! A primeira capturei 12 juvenis! Esta agora, devem ser uns 15!!! De referir que os três apenas se encontra nas Ìnsulas o casal! Sendo que o outro macho esta a tentar reproduzir com o SAE, lol.

 

Irei deixar apenas três fotos!

 

gallery_11815_1701_61173.jpg

Caridina gracilirostris, lindo de morrer

 

gallery_11815_1701_77084.jpg

Macrobrachium jelskii a pastar na areia!

 

gallery_11815_1701_39133.jpg

Primeira mama, que logo após desovar já tinha um macho em cima,lol

Editado por Sergio Torres

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os SAE também atacam camarões? que peixes mantes actualmente com os camarões. corys? Os teus camarões são timidos ou andam pela frente do aquario com normalidade?

 

pelo que li as larvas de camarão amano comem phytoplankton, logo não podes te-los num aquario recem-montado, o aquario tem que estar maturado.

 

também pelo que li têm que ficar o primeiro mes de vida em água salgada e depois passar para agua doce.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, por experiência própria, os SAE comem camarões! Claro que isso depende de cada peixe! Os meus sempre comeram, pois estavam em aqua de camarões!

Se em vez de aqua maturado, usar agua do rio tejo, com alguma filtragem???

Foi o que me aconteceu! E as larvas estavam a aguentar! Ontem misturei agua feita por mim, e em 5 min morreram todas! :discuss_gathering:

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.... quando eu era pequeno, também tentava criar peixes/camarões de água salgada, metendo simplesmente sal... claro que isso não funciona. tens que ter experiencia em salgados.

 

também acho que se usares água natural resultaria melhor! agora penso que deves ler reprodução de sucesso de alguem, pois não sei se é melhor agua da foz do rio tejo ou directamente do mar. Isso de fazer à mão claro que ia dar bronca, a não ser que tivesses experiencia em agua salgada.

 

mas olha não te culpes, porque elas não iam aguentar muito mais, basta leres muitos relatos. tens que pensar de antemao. tu no teu aquario, ao tirares agua, nao notas que a água é meia esverdeada? se olhares com muita atenção? eu no meu aqua mais antigo noto isso... nao é agua verde, mas tem tons de verde.

 

tens que ler de alguem que tenha efectivamente conseguido e tenha camarões! há ai alguns charlatões. Vi no youtube um gajo com 300 amanos criados em casa. Ao que parece também há portugueses a criar amanos, disseram-me que sim...

 

fixe, fixe... era tentares reproduzir camarão madeira, isso é que era um espectaculo, pois igual ao amano já há caridinas que reproduzem em água doce. Agora o Madeira é um camarão mais engraçado, um autentico "pet", mas tem esse calcanhar de aquiles. Seria bom saber uma tecnica.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como seria de esperar, não se sinto derrotado! Assim que vier de ferias irei voltar à carga!!! Sim, a intenção final é conseguir reproduzir madeiras! Neste momento tenho 10 nas Ìnsulas! Alguns de uma cor fora de serie!

Mas já que falas com "tanta certeza", coloca ai os sites onde leste essa informação toda!!! E já agora, quem é que em Portugal teve exito???

Abraço

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora achar os links...

 

falei do que me disseram, nao conheço... nem toda a gente relata na net.

 

não achei o link que tava a falar, mas achei melhor, um guia de como criar amanos :)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

As Ínsulas da Quitina estão de parabéns!

 

Hoje faz um ano que dois bocados de terra foram inundados por agua! Estou a gostar imenso desde projecto! Brevemente irei postar mais umas fotos!

Tenho que retirar todo a areia branca, criar uma barreira mais densa de pedras e voltar a encher de areia! Isto para evitar a mistura de substratos!

Espero que os seguidores deste projecto estejam a gostar!!!

 

Obrigado a todos!

Editado por Sergio Torres

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está mesmo brutal esse projecto...

tb tenho um aquario de inverts e já sei onde colocar ancistrus. tb tive um sae com uns 8cm num comunitario com red cherrys, e os red chery nunca tiveram a criação que seria de esperar... o sae foi para um aquario de ciclideos de um amigo meu e os plattys foram todos dados / vendidos.

agora a criação de camarões começa novamente a se erguer.

 

uma pergunta ao sergio...

a aponogeton?!

ela está bem desenvolvida, mas já tens rizomas de plantas novas?!

dizem que a planta é de dificil manutenção mas vendo a tua e a minha, não me parece que sejam assim tão dificeis!

são dificeis de conseguir, isso sim! eu tive de recorrer a uma importação!

abraço e dá noticias dos sulawesii

as tylos toma cuidado que elas cruzam entre si

pelo menos no meu caso!

tenho tylos pretas que apareceram num aqua em que só tenho orange e golden (sendo que as golden não seriam puras)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo a aponogeton está magnifica! Dificil??? Até hoje não acho! tem se dado muito bem! Risomas??? Se tem desconheço!

Eu comprei numa loja daqui, 5€! lol

 

Os sulwesi??? Já foram! O aqua é de aguas acidas e os sulawesi são de aguas basicas! erro!

 

As tylo estão bem! Apenas tenho 3 super yellow mas muito pequenas!

Editado por Sergio Torres

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo neste momento está um pouco baralhado! Tenho que aspirar a areia e colocar nova! Delimitando tudo novamente! Está um pouco baralhado! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um a pedir fotos!

Tenho uma enorme curiosidade em ver uma panoramica e algumas imgs de detalhes!

Votos de continuação do sucesso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois é! Grandes novidades nas Ínsulas da Quitina!

 

Na quinta-feira passada, chegaram os verdadeiros ex-líbris das Ínsulas da quitina!

Todos os invertebrados que recebi na quinta-feira foram comprados na loja do Oliveira na Amora!

 

 

Há uma loja na Amora? Também comercializam peixes?

Pode indicar-me onde fica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ponto de situação das Ínsulas

da Quitina

 

As novidades das Ínsulas são poucas! Neste momento estou mais virado para a minha nova descoberta, a reprodução de caridina japonica! Dentro em breve, irei introduzir os pequenos nas Ínsulas.

As novidades resumem-se à introdução de sete Iriatherina werneri e de duas Pseudomugil gertrudae! Introduzi também à algum tempo uma Cobitis taenia, mais conhecida por Verdemã e recentemente arranjei outra!

As três fêmeas de caridina japonica, desde que arranjaram macho anda sempre uma ou duas ovadas! Vira porca, venha outra!

A reprodução de ancistrus tem vindo a aumentar, apesar de neste momento ter apenas uns 20 pequenos!

A grande novidade mesmo das Ìnsulas da Quitina prende-se com a verdadeira identificação de uma das fêmeas de Atyopsis mollucensis que tenho! Afinal trata-se de outra espécie! E pelo que verifiquei é uma bela fêmea de Atya Scabra! Assim sendo, neste momento tenho 8 espécies de camarão de agua doce nas Ínsulas da quitina, sem que haja cruzamento de espécies. E pode não ficar por aqui pois, um dos Atya Gabonensis que tenho, tem uma cor demasiado rosa, podendo vir a distinguir-se como um Atya margaritacea, o tempo o dira!

Outra das especies recentemente introduzidas foi uma espécie de ameijoa que encontrei no KoiPark! Ainda não sei o seu nome pois não tive muito tempo para pesquisar!

Próximas aquisições, caridina Babualti green, caridina Babualti Stipes e caridina Propinqua!

Agora as fotos, que é o que a malta gosta!

 

dsc05604y.jpg

Vista geral das Ínsulas da Quitina

 

dsc05606s.jpg

Vista geral das Ínsulas da Quitina

 

dsc06421d.jpg

Vista geral das Ínsulas da Quitina

 

dsc06462.jpg

Entrada da sala

 

dsc06418.jpg

Ínsula da esquerda

 

dsc06427.jpg

Ínsula da esquerda

 

dsc06419q.jpg

Centro do aquário

 

dsc06420q.jpg

Ínsula da direita

 

dsc06409i.jpg

Fêmea caridina japonica

 

dsc06240.jpg

Caridina Cantonensis Bee a deliciar-se com um floco

 

dsc06514y.jpg

Finalmente vejo um desaparecido fora das tocas! Cheguei a dá-los como mortos! E são 4!

 

dsc06515p.jpg

Demasiado tímidos para ser fotografados!

 

dsc06527u.jpg

Atya Gabonensis

 

dsc06213g.jpg

Finalmente uma das duas Cobitis taenia enterrada no areão

 

Espero que tenham gostado!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o aquario ate porque estou a tentar fazer algo semelhante... Estava a pensar clocar no fundo do aquario para proteger o vidro das pedras que vao ser muitas uma pelicula esponjosa que se usa par apor debaixo dos soalhos flutuantes por causa da humidade, apenas por motivo de cuidado com o vidro. Haverá inconveniente para os peixes e plantas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite,

 

Após algum tempo afastado do fórum :blush: e da aquariofila :blush: gostava de ter notícias das "Ínsulas da Quitina" e se a já conseguis-te a reprodução de caridina japonica.

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno novidades são poucas em relação ao Ìnsulas da Quitina! Agora, em relação aos caridina japonica, podes procurar nos invertebrados! Lá há novidades, apesar do final ser triste! Mas sim, já reproduzi mas acabei por mata-los por vários motivos!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...

Boas Hélio! Desde já desculpa a demora na resposta! O Insulas está um pouco diferente! Já resistiu a uma mudança de casa sem haver remoção completa da agua e com todos os seres. Não houve baixas mas o aspecto final acabou por se deteriorar! A montagem resiste sem alterações graças aos cortes financeiros. A vontade seria começar de novo! Mas por agora, será para manter!

O trabalho já foi "premiado" pela Bioaquaria, pois participei num concurso para escrever um artigo e obtive o 1ºLugar! O prémio foi um eheim profissional 3 que neste momento se encontra no lugar do 2217.

De resto as alterações não são muitas! Qualquer dia coloco unas fotos!

Abraço e desde já obrigado pela atenção despendida!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.