killifilia


lgass

Recommended Posts

ora bem,

 

sinceramente estou a ter algumas dificuldades em entender o conceito da killifilia... ja fui ao site apk.pt mas ha algumas coisas que me escapam

 

como ja devem tar fartos de algumas perguntas, decidi criar este topico que pode servir de ajuda para mim, mas podera gerar respostas engraçadas para todos...

 

espero que colaborem

 

gostava entao que cada um completasse, a seu gosto, as frases... :)

 

para mim, killifilia é mais que aquariofilia porque...

 

para mim os meus killifishes são...

 

os killifishes sao diferentes dos outros peixes porque...

 

todos os dias, os meus killis são alvo de atençao especial na medida em que tenho que...

 

o que gosto mais nos meus killis é...

 

a minha especie favorita de killis é...

 

 

obrigado desde ja a todas as respostas

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem,

 

sinceramente estou a ter algumas dificuldades em entender o conceito da killifilia... ja fui ao site apk.pt mas ha algumas coisas que me escapam

 

como ja devem tar fartos de algumas perguntas, decidi criar este topico que pode servir de ajuda para mim, mas podera gerar respostas engraçadas para todos...

 

espero que colaborem

 

gostava entao que cada um completasse, a seu gosto, as frases... :)

 

para mim, killifilia é mais que aquariofilia porque...

 

para mim os meus killifishes são...

 

os killifishes sao diferentes dos outros peixes porque...

 

todos os dias, os meus killis são alvo de atençao especial na medida em que tenho que...

 

o que gosto mais nos meus killis é...

 

a minha especie favorita de killis é...

 

 

obrigado desde ja a todas as respostas

Sem querer ser rude, ou agressivo isto é uma criancice.

Vejamos, o site da APK disponibiliza informação necessária, mas nada melhor que ir ter directamente com estes entusiastas que se juntam mensalmente no Zoo perto do McDonald's no 2º fim de semana de cada mês.

Garanto que indo lá e falando com estes entusiastas vai ver a dificuldade que é em responder a estas perguntas.

 

A sério. Passe lá...

Ainda se arrisca a trazer um casalinho de peixes consigo.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, ok... ja vi que o pessoal da killifilia é todo muito fixe e activo para quem ja esta dentro do assunto.

 

a cena é que nem aqui nem no site do apk (que eu tenha visto) ha algo que explique o que sao os killifishes... e duvido que seja so eu que tenho essas duvidas.

 

falam de ovos, encontros, trocas... mas e o que sao e porque sao e o que os distingue, nao esta escrito...

 

esta tudo cheio de termos tecnicos e os imberbes como eu, chegam aqui e nao percebem nada...

 

para nao irritar o pessoal aqui que nao gosta de repetiçao de perguntas, tentei ser original mas ja vi que nao resultou...

 

acho que continuo a viver na ignorancia que, as vezes, traz felicidade.

 

(topico alertado para apagar)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, ok... ja vi que o pessoal da killifilia é todo muito fixe e activo para quem ja esta dentro do assunto.

 

a cena é que nem aqui nem no site do apk (que eu tenha visto) ha algo que explique o que sao os killifishes... e duvido que seja so eu que tenho essas duvidas.

 

falam de ovos, encontros, trocas... mas e o que sao e porque sao e o que os distingue, nao esta escrito...

 

esta tudo cheio de termos tecnicos e os imberbes como eu, chegam aqui e nao percebem nada...

 

para nao irritar o pessoal aqui que nao gosta de repetiçao de perguntas, tentei ser original mas ja vi que nao resultou...

 

acho que continuo a viver na ignorancia que, as vezes, traz felicidade.

 

(topico alertado para apagar)

Pelos vistos tenho de requisitar um Gervásio para aqui...

 

From WIKIPEDIA:

killifish is any of various oviparous (egg-laying) cyprinodontiform fish (including families Aplocheilidae, Cyprinodontidae, Fundulidae, Nothobranchiidae, Profundulidae, Rivulidae and Valenciidae). All in all there are some 1270 different species of killifish, the biggest family being Rivulidae, containing more than 320 species.[1] Although killifish is sometimes used as an English equivalent to Cyprinodontidae, some species belonging to that family have their own common names, such as the pupfish and the mummichog. The name killifish is derived from the Dutch word "kilde", meaning small creek, puddle. Most killies are small fish, from one to two inches (2.5 to 5 cm), with the largest species growing to just under six inches (15 cm).

 

Ou seja, Killis são cprinodontideos (ou lá como se escreve). Pertencem à familia das carpas dentadas e são originarios de todo o Mundo e vivem em correntes e pequenas poças.

Até em Portugal há killis.

 

Como vê meu caro, a informação está disponível, basta perder um nadinha e procurar

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos...

 

Ainda pensei se haveria de escrever neste tópico, porque não desejo atiçar fogueiras nem ser mal compreendido mas antes de ser moderador de qualquer coisa sou utilizador....

 

José Pedro, se ele passar nos locais de encontro e fica a saber um pouco mais, pq não podem responder aqui já que mais pessoas que dificilmente podem passar por esses locais, ficam tb a ler (e a saber)?!?

 

Por acaso sabe se a pessoa que está do outro lado não é incapaz de se deslocar?

 

Enfim acho que para determinadas resposta mais valia não escrevermos nada (como eu deveria ter ficado calado).

 

Se ele faz algumas perguntas pq não lhe podem responder de forma objectiva? tem que mandar ler noutro lado fora do fórum?!?!?

 

 

Enfim não vou perder mais tempo com isto, mas é triste ler algumas respostas.

 

 

Cumps a todos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Antes de mais, as minhas desculpas por não ter respondido mais cedo.

 

Obviamente se o lglass se podesse dirigir à reunião da associação poderia ter respostas a todas as questões colocadas e a outras que surgem durante as explicações dadas pelos Sócios da APK.

 

Respondendo às tuas perguntas:

 

para mim, killifilia é mais que aquariofilia porque... é tratar e cuidar de especies quase extintas.

 

para mim os meus killifishes são... especies unicas

 

os killifishes sao diferentes dos outros peixes porque... Não existem duas especies iguais

 

todos os dias, os meus killis são alvo de atençao especial na medida em que tenho que... dado serem seres vivos.

 

o que gosto mais nos meus killis é... as cores e os seus comportamentos.

 

a minha especie favorita de killis é... Rivulus

 

 

 

 

Eu proprio ja andei no mundo dos ciclidios e dos aquarios comunitários, mas dediquei-me a este tipo de peixes que como outros tem particularidades proprias.

 

PS: continuo a ter 2 aquarios comunicatários (1 com 400 Litros e outro com 200 Litros).

 

Sobre o site da APK e particularmente o forum especifico, não é surpresa existirem no mundo de aquariofilia multiplos Forum sobre várias especialidades e alguns especificos. Ex: aquariosfilia.net, apk, ciclidios e inclusivelmente Invertebrados.

 

Diz-me de onde és de forma a podermos convidar-te para uma reunião com os socios de uns dos nossos Nucleos (norte, centro e sul) ou envia-me um email para podermos dar-te todas as respostas ás tuas questões. se quiseres um casal de Killis avisa. e já agora convidamos-te a estares presente na nossa conveção em Outubro onde é normal termos cerca de 300 aquarios com as mais variadas especies de Killis.

 

lGlass - não apaguei o topico por achar que as tuas questões são as questões de outros elementos da aquariofilia que procuram aumentar os seus conhecimentos e procuram novos desafios.

 

Um abraço,

Luis Santos

Editado por Luís Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a cena é que nem aqui nem no site do apk (que eu tenha visto) ha algo que explique o que sao os killifishes... e duvido que seja so eu que tenho essas duvidas.

 

falam de ovos, encontros, trocas... mas e o que sao e porque sao e o que os distingue, nao esta escrito...

 

esta tudo cheio de termos tecnicos e os imberbes como eu, chegam aqui e nao percebem nada...

 

para nao irritar o pessoal aqui que nao gosta de repetiçao de perguntas, tentei ser original mas ja vi que nao resultou...

 

acho que continuo a viver na ignorancia que, as vezes, traz felicidade.

 

Viva.

 

Parece que as palavras do Zé Pedro não foram bem compreendidas… mas vê bem o link que ele indicou.

 

Vamos lá a ver se ajudo.

 

O que são Killis“Os killies são peixes que pertencem à Família dos Ciprinidontídeos (Cyprinodontidae) ou "carpas dentadas". O seu nome deriva da palavra flamenga "kil", usada pelos imigrantes holandeses que colonizaram a costa este dos Estados Unidos no século XVI para a designação de pequeno riacho.

Os pequenos peixes que habitavam tais riachos eram conhecidos por "kil-vissen", sendo que a American Killifish Association (AKA) adotou a designação "killifish" ou "killie" logo após a sua formação, no princípio da década de 60, tendo sido seguidos pela associação inglesa (British Killifish Association-BKA) em 1968, pela associação alemã em 1969 e pelas restantes associações por todo o mundo.

Em relação aos killies conhecem-se até à data de hoje algumas dezenas de gêneros, algumas centenas de espécies e muitos milhares de subespécies, variedades e localizações. Habitam todos os continentes com a exceção da Oceania. A descrição detalhada das diferentes espécies e a sua distribuição geográfica, habitat e comportamento, assim como a sua manutenção em aquário e reprodução é tema para muitos artigos dada a heterogeneidade desta família.

Fonte : Adaptado do texto da Associação Portuguesa de Killifilía-APK.

Autor do texto original : Alberto Reis.”

 

Sucintamente killis são peixes que desovam em plantas e raízes ou no fundo (areia, terra, turfa…) ou em plantas flutuantes e que pelas suas características chamaram desde logo a atenção.

Umas das maiores curiosidades é a de os ovos de algumas espécies (Nothobranchius) sobreviverem durante anos a secas prolongadas como as que existem no continente Africano nascendo em pequenos lagos ou poças de água após as primeiras chuvas, crescendo e reproduzindo-se ao fim de um mês de vida e completando o seu ciclo de vida em cerca de 3 meses.

 

Os ovos dos Killis podem ser recolhidos e enviados devidamente protegidos para qualquer parte do mundo. O tempo que vai da sua postura ao seu nascimento pode ir de alguns dias a meses ou anos dependendo da espécie e da população.

 

Algumas populações (uma população reconhece-se por um conjunto de letras e números que identificam quem apanhou os peixes e o local e ano onde foi apanhado http://www.apk.pt/?cat_id=3&scat_id=39...=static&u=1 ) estão de tal modo ameaçadas ou mesmo extintas que só existem em cativeiro tornando-se um desafio para quem os mantém a sua reprodução.

 

Existem vários projectos de manutenção de espécies ameaçadas especialmente na Europa e Estados Unidos com vista á manutenção e introdução de novo nos locais onde se consideram extintos – exemplo dos Aphanius iberius e outros Aphanius quase extintos na maior parte dos rios da Europa e Norte de África.

 

Dos mais fáceis de manter aos mais difíceis de criar mas especialmente pela sua beleza são pois peixes que despertam o interesse de algumas pessoas. As suas condições de manutenção requerem na maior parte das vezes apenas um pequeno aquário com 5 litros de água de boa qualidade e um pequeno “novelo de lã”. A alimentação é variada e algumas espécies até aceitam comida seca.

 

Se há algo que nos caracterize para além da nossa paixão por estes peixes é o facto de para nós ser um prazer oferecer a alguém um casal de peixes ou uma dúzia de ovos sem esperarmos nada em troca sendo este o culminar de por vezes muitos meses de cuidados e trabalho.

Somos pouco mais de 250 mas temos muitas e diferentes coisas entre as quais uma cooperativa que fornece quase tudo o que é necessário à manutenção deste tipo de peixes a preços muito mais acesssiveis mas somos pessoas absolutamente normais :puppydogeyes:

 

Se continuas a ter dúvidas vai ao fórum da APK. http://apk.pt/forum/index.php Existem alguns de nós dispostos a responder a perguntas sérias…

 

Caso estejas mesmo interessado e possas convido-te a ti e a todos para:

- Aparecer aos 2ºs sábados de cada mês no Jardim Zoológico de Lisboa às das 11 às 13 horas junto ao Macdonalds - é o local onde nos reunimos para falar, trocar killis beber um café... podes ter a sorte de alguem ter um casal de killis que te dispense...

 

- Visitar a IX Convenção Internacional da APK nos dias 16 a 18 De Outubro p.f. A entrada é de graça e é no Espaço Monsanto. Deverão estar presentes mais de 200 lotes de killis diferentes que serão postos a leilão no domingo apartir das 11 horas.

 

Espero ter ajudado em algo.

 

Cumprimentos,

Vitor Vieira APK192

Editado por VITOR VIEIRA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é muito melhor assim? sempre podem converter mais um elemento :)

 

:puppydogeyes:

 

 

Boa tarde Hugo,

É verdade, mas infelizmente nem sempre podemos estar agarrados ao Forum e dar uma resposta imediata às questões colocadas.

 

Como tu proprio dizes, existem repostas que se podem evitar e mais vale não responder do que colocar problemas onde eles não existem.

 

PS. tu tambem estás convidado :mrgreen::)

 

Luis

Editado por Luís Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:puppydogeyes:

 

Pode ser que apareça um dia destes, converter é pior, gosto muito deles mas não tenho espaço para eles :mrgreen:

 

 

P.S. Ninguém disse que as respostas tem que ser rápidas ou na hora.... devem é ajudar e não afastar que foi o que me pareceu estar acontecer.

 

Por mim tá terminado o assunto.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

É simples: Os killies são todos os cyprinodontiformes oviparos.

 

E o que são cyprinodontiformes? É uma ordem: ou seja, uma classificação taxonómica como o são "ciclideos" ou "loricarideos".

 

Cyprinodontiformes é simplesmente uma designação para um grupo de peixes que apresentam características fisicas e um parentesco genético comum.

 

Os cyprinodontiformes são peixes muito conhecidos em aquariofilia: a maior parte dos viviparos, como guppies, espadas, mollies ou amecas, pertence a esta ordem.

 

Mas guppies e espadas não são killies. Porquê? porque são vivparos. Os killies são apenas os cyprinodontiformes oviparos.

 

Fácil de compreender, não é?

 

Então porquê só oviparos, porque não todos os cyprinodontiformes?

 

Porque, neste caso, é grande a diferença em termos de hobby:

 

Os oviparos não se limitam a pôr ovos, certas especies têm ovos resistentes à seca. Em alguns casos, podem sobreviver MAIS DE 12 ANOS antes de serem colocados em água e eclodirem...

 

Esta caracteristica torna os killies muito particulares no hobby: a troca de ovos é extremamente facil e pode ser feita com todo o mundo, da Argentina ao Japão, passando pelos States, Canada, Suecia... etc, etc.

 

De facto, praticamente todas as especies de killies, têm ovos mais resistentes que o normal, aguentando, por exemplo, pelo menos 15 dias fora de água, em turfa humida. Portanto, a forma de lidar com ovos, com criações e com a sequencia de gerações, é algo muito próprio desta área.

 

Nunca passaria pela cabeça de um ciclidófilo apanhar, diariamente, um ou dois ovinhos do aquário para depois os incubar, religiosamente...

 

Estas particularidades originaram um termo próprio: "killifilia".

 

A killifilia é, de facto, uma área especial dentro da aquariofilia.

 

Ok, ok, talvez o nome mais correcto fosse... Ovofilia :)

 

 

Miguel

 

 

ora bem,

 

sinceramente estou a ter algumas dificuldades em entender o conceito da killifilia... ja fui ao site apk.pt mas ha algumas coisas que me escapam

 

como ja devem tar fartos de algumas perguntas, decidi criar este topico que pode servir de ajuda para mim, mas podera gerar respostas engraçadas para todos...

 

espero que colaborem

 

gostava entao que cada um completasse, a seu gosto, as frases... :)

 

para mim, killifilia é mais que aquariofilia porque...

 

para mim os meus killifishes são...

 

os killifishes sao diferentes dos outros peixes porque...

 

todos os dias, os meus killis são alvo de atençao especial na medida em que tenho que...

 

o que gosto mais nos meus killis é...

 

a minha especie favorita de killis é...

 

 

obrigado desde ja a todas as respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

agradeço a quase todos as respostas.

 

eu 'encolhi-me' pois vi um moderador responder daquela forma, logo julguei estar 'errado'

 

mas pronto...

 

ja percebi algumas das duvidas que tinha.. no proximo fim de semana (que sera o segundo do mes) nao conseguirei ir ao zoo, mas certamente pedirei a alguem (voluntarios?) que num futuro proximo me 'guie' num destes encontros para conhecer alguns peixes, pois parecem-me ser bastante interessantes...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

agradeço a quase todos as respostas.

 

eu 'encolhi-me' pois vi um moderador responder daquela forma, logo julguei estar 'errado'

 

mas pronto...

 

ja percebi algumas das duvidas que tinha.. no proximo fim de semana (que sera o segundo do mes) nao conseguirei ir ao zoo, mas certamente pedirei a alguem (voluntarios?) que num futuro proximo me 'guie' num destes encontros para conhecer alguns peixes, pois parecem-me ser bastante interessantes...

Vá...

O Moderador, até te pode levar á reunião, uma vez que também tem de lá ir...

Isto se estiveres interessado.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá...

O Moderador, até te pode levar á reunião, uma vez que também tem de lá ir...

Isto se estiveres interessado.

 

agradeço desde ja ao convite... no proximo f-d-s em principio nao poderei ir, infelizmente... talvez de para ir ao encontro que vai haver (16 a 19 ne?)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço desde ja ao convite... no proximo f-d-s em principio nao poderei ir, infelizmente... talvez de para ir ao encontro que vai haver (16 a 19 ne?)

 

Boas

 

vai ser a convenção ....uma boa oportunidade para veres muitossssssssssss e diferentes killies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se houvesse bastante adesao nao dava para combinar uma especie de ida em conjunto?

 

assim sempre aprendia mais com o pessoal...

 

so uma ideia claro

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se houvesse bastante adesao nao dava para combinar uma especie de ida em conjunto?

 

assim sempre aprendia mais com o pessoal...

 

so uma ideia claro

 

Boas

 

nada melhor que ires a convenção ...e lá vais ter muita gente que te vai ajudar de certeza.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

nada melhor que ires a convenção ...e lá vais ter muita gente que te vai ajudar de certeza.

 

Cumps

Vais á convenção e procuras qualquer pessoa que tenha um cracha a dizer "APK"...Vão-te tirar todas as duvidas que tiveres.

 

Ah e podes falar comigo claro...

Luís Passeiro-APK250

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...