Vodka7 - Reeftank 1


Vodka7

Recommended Posts

Boas, finalmente montado!!!

 

Após umas horinhas a fazer o layout, ficou tudo montado.

 

O layout nas fotos parece muito cheio mas ao vivo não está assim muito cheio, após várias tentativas de montagem, foi este que gostei.

 

Mais tarde com a evolução do aquário ponho a hipotese de reduzir ou anular o lado direito do layout.

 

Quanto ao areão acho que ficou muito alto, não sei se deva tirar ou espalhar melhor.

 

Os brindes da rocha viva, deu direito a 4 caragueijos para a sump, 1 estrela do mar para o aqua, alguns buzios e 1 peixe morto.

 

Agora é tudo uma questão de retoques e aperfeiçoamento.

 

Digam de vossa justiça?!

 

Agradeço já a ajuda de todos especialmente do João Judicibus e André Silvestre.

 

Cumps.

Vodka7.

 

 

18aqurio20112009.jpg

 

11aqurio20112009.jpg

 

12aqurio20112009.jpg

 

13aqurio20112009.jpg

 

14aqurio20112009.jpg

 

15aqurio20112009.jpg

 

16aqurio20112009.jpg

 

17aqurio20112009.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Só um reparo. A bomba de retorno só tem o tubo encaixado ??? É que "erros" desses, deu direito a uma mini inundação aqui no escritório há uns anos.....

 

De resto e como já te tinha dito o importante é gostar.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, aquilo está provisório, hoje já vou tratar disso, mesmo assim tá metido a pressão, a mangueira quase nao cabia.

 

Digo provisório porque não gosto daquela bomba, e faz litros/h a mais, mesmo no minimo ainda tive apertar a mangueira para reduzir o caudal. :)

 

 

Cumps.

Vodka7.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei,eu sei, tens razão.

 

Mas como tinha-te dito, ia resolver com os loc-line. Mas o problema não é só o retorno, é mesmo o barulho/terpidação, não estou a gostar nada do barulho. :)

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vodka,

 

Tive o mesmo problema que tu com o caudal e trepidação e resolvi com um T como podes ver no meu post a solução e resultado:

 

Como reduzir o Caudal de uma bomba

 

Estou bastante satisfeito com a solução, e ao não strangular o tubo o barulho desapareceu. Coloquei ainda um pedaço de espuma debaixo da bomba que a tornou silenciosa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

looking good! :thumbdown2:

 

 

Eu resolvi o ruido/trepidação da minha bomba de retorno colocando-a suspensa, só com a orelha a uns 20cms consegues perceber que ela está a funcionar.

 

 

Abraço,

Rui feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está com bom aspecto. :discuss_gathering:

 

Atenção ao filter bag... convém colocá-lo abaixo do nivel do vidro para que caso entupa, não conhece a deitar água para fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Se a bomba tiver o caudal restringido à sua saída, vais ter barulho na bomba, pois esta vai ter que exercer uma maior pressão para debitar o seu caudal.

Passei por essa experiência com o meu skimmer quando equipado com os aspersores...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelos vossos conselhos.

 

Pus a bomba de retorno suspensa e reduziu bastante o barulho, mas mesmo assim o resultado não é satisfatório, no quarto ao lado onde durmo ainda oiço muito barulho...

 

O próximo passo será tapar o móvel para ver se reduz algo, se não terei mesmo de mudar de bomba, e mesmo depois de tapar o móvel e mudar de bomba, então ai tenho de mudar o quarto de dormir. lol

 

Fiz ontem os primeiros testes, mas o de KH e CA da Salifert não consegui, não me entendo com o que lá está escrito, alguém sabe explicar-me como eu fosse muito loiro?!

 

Aqui fica os resultados:

 

Dens. - 1020

Temp. - 26ºc

PO4 - 0,25-0,50

PH - 8,3

NO3 - 2,50

NO2 - 0-0,1

NH4 - <0,25

KH -?

CA- ?

 

Cumps.

Vodka7

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Apesar da bomba estar suspensa, deixaste-a proxima do vidro da sump? Convém deixá-la algo afastada do vidro para reduzir ao máximo o impacto das vibrações emitidas pela bomba ao embaterem no vidro. A minha está a uns 15 de distancia de qualquer coisa mas também é de 2500l/h.

 

Em relação ao teste de kH da Salifert, é só seguir as instruções ;)

 

Não tenho o teste perto de mim mas basicamente é recolher 4ml de água com a seringa com maior diametro e deita-o para o reservatório de plástico (falta-me o termo) e de seguida juntar-lhe duas gotas do liquido verde-escuro.

Depois pega-se na seringa com menor diametro, enfias-lhe aquele bocado de plastico afunilado e, começando com o êmbolo da seringa totalmente em baixo, colocas a seringa toda dentro do liquido do frasco maior (kH-2?) e puxas o êmbolo da seringa (começas portanto a inserir o liquido dentro desta) até que a parte de baixo do êmbolo (a parte que se encontra mais proximo do liquido) esteja na marca do 1ml. O que vais reparar é que a parte de baixo do êmbolo está na marca do 1ml mas depois tens um espaço com ar e só depois é que tens o liquido, é mesmo assim.

Feito isto é só começares a deitar o liquido gota a gota para o reservatório de plastico onde está a água recolhida do aquário, abanares ligeiramente e verificares quando é que a cor da solução no reservatório passa em definitivo de cinzento para o rosa. Quando isso acontecer lês o valor da escala graduada da seringa na parte de baixo do êmbolo (aquele que se encontra mais proximo do liquido) e tens o teu valor de Kh.

E, com esta pequena grande explicação provavelmente ainda ficaste mais confuso, sorry!

 

O teste de calcio é a mesmissima coisa.

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Parece-me muito bem, conseguiste fazer um bom layout, mas convém ter atenção a circulação, pois tens rocha quase até ao vidro da frente!

Mas gostei!

 

Em relação a potencia da bomba, eu andei algum tempo a luta com uma situação parecida mas apenas porque quero o escumador alimentado por gravidade, então fiz a tal derivação no tudo do retorno, com torneira na derivação, controlo a agua que vai para o aquário e que acaba por cair em litragem suficiente no escumador, e um restinho de agua vai directamente para a Sump. Podia fazer isto, é muito fácil e resolve o problema. um dia que queiras adicionar outro equipamento que precise ser alimentado, podes sempre fazer a derivação alimentar o mesmo.

 

Boa sorte e boa continuação sem pressas :x-mas:

 

Abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado Rui Feliciano, entendi a explicação e já consegui fazer os testes. :music_singguitar:

 

Esta semana vou os trabalhos que tenho para fazer é fechar a casa das máquinas e ajeitar a tubagem de retorno.

 

Penso que está tudo a correr bem, mas também ainda não fez uma semana de montado, mas o escumador é uma máquina! :thumbup3:

 

Cumps.

Vodka7.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, agora poucas novidades há... mas sempre vai havendo algumas.

 

Infelizmente já encontrei 3 caranguejos na rocha viva, fora os outros 4 que encontrei na montagem e consegui tirar.

 

Hoje ao acender a luz para ver como estava tudo, encontrei um pequeno a comer uma especie de relva verde, há problema com estas supostas algas?

 

Também encontrei uma preta que cresce do buraco +- 1cm e depois desaparece completamente...?!

 

Puxei a calha para cima estando agora +- 8/9cm da água.

 

Quanto a tubagem de retorno, já foi finalizada e agora muito mais silenciosa.

 

Amanha irei realizar a 1ª TPA e novos testes.

 

Cumps.

 

19aqurio30112009.jpg

 

20aqurio30112009.jpg

 

21aqurio30112009.jpg

 

22aqurio30112009.jpg

 

23aqurio30112009.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oiii,

 

Gostei dos suportes da calha... mas 8/9cm ainda é uma margem pequena. Tenta antecipar o verão, umas ventoinhas podem não caber entre a calha e o aquário/coluna de agua, mas isso são pormenores a melhorar com o tempo e podem até não ser relevantes :animal_fish:

 

A tubagem do retorno ficou muito boa!!

Agora é só esperar e fazer um ciclo como deve de ser para não incorreres em muitos percalços!!

 

Boa sorte, vai actualizando!

 

Abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Aqui fica fotos da "alga" que aparece-me, ela não aparece com luz, tive de a apanhar de surpresa, ela cresce e desaparece em segundos, não sei o que será,alguém sabe?

 

24aqurio30112009.jpg

 

25aqurio30112009.jpg

 

Quanto a obras penso que já terminei, fiz uma capa de móvel básico para não ficar tudo a mostra, visto que a minha ideia para daqui a +- 2 anos é outra...

 

26aqurio30112009.jpg

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

Isso que tens na rocha não é uma alga mas sim um espirógrafo.

Não é fotossintético e é filtrador. Não é prejudicial.

 

Não te preocupes que vais perceber melhor o que são as algas, quando elas aparecerem ( se aparecerem).

Se aparecerem, o tipo e quantidade vão variar com a colocação de vivos, bem como com a iluminação. :)

 

Em relação à cobertura da estructura, ficou com bom aspecto.

 

Talvez tivesse sido mais seguro fazeres a derivação do retorno em baixo, o mais dentro possível da Sump para prevenir problemas se houver fuga de água nessa zona. Fica atento a isso.

 

Todo o sistema tem pernas para andar e a espera a recolher material valeu bem a pena. A calha é fantástica.

Esses suportes verticais estão colados aos horizontais, certo?

 

Em relação ao layout, essa largura em detrimento da altura tornam a coisa difícil de equilibrar mas mesmo assim, acho que tens mais dimensão vertical do que horizontal e isso vai-te trazer dificuldade em arranjar área para a colocação de corais na rocha. Pela foto lateral, nota-se que ainda tens algum espaço correspondente à areia e, no teu lugar, experimentava jogar um bocado mais com esse espaço para fazer um crescente menos pronunciado da frente para trás, dando-te mais área para os corais, mais área para bom suporte da rocha,menos sensação de paredão e optimização da circulação. Enquanto não tens vivos nenhuns, é a melhor altura para estes acertos.

 

Coloca a Equipa de limpeza quando esta tiver realmente o que comer ( algas), bem como dar continuação ao ciclo . Até lá, deixa a rocha maturar mais um bocado porque toda essa rocha já está a contribuir para aumento da carga orgânica.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,obrigado pela ajuda.

 

O que lá está só aparece mesmo na escuridão total, mal acendo alguma luz, puf, desaparece e não volta com a luz.

 

Por falar nisso fui lá á pouco e lá estava ela de fora, e ainda consegui sacar dois caranguejos para fora que já andavam a raspar as rochas!!! :)

 

Outra evolução que tenho notado é num canto, o areão está a ficar castanho, e na ponta de uma rocha mais elevada, algum comentário?!

 

André, por acaso até já tenho uma fuga na derivação de retorno, mas essa pinga para dentro da sump... :mrgreen:

 

Quanto ao layout, digamos que é um layout de fundo falso, as rochas estão mais de frente, ou seja, como tu viste na foto lateral que há muito espaço para andar.

 

Caso venha a ter muitos corais e falta de espaço, tenho a facilidade de desmontar o lado direito...

 

Ontem fiz a 1ª TPA, amanha vou fazer os testes, e a minha ideia é por hermitas, turbos,etc daqui a 15 dias.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Após quase 15 dias da montagem do aqua fiz a 1ª TPA, e fiz os testes:

 

Temp. - 25,5Cº

Dens. - 1025

CA - 320

KH - 10,9

Mg - 990

NH4 - 0

NO2 - 0

NO3 - 5

PH - 8

PO4 - 0,25

 

O que acham?

 

Cumps.

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, com aparecimento das algas castanhas inseri os primeiros vivos, um deles é para sair mais tarde...

 

7 - Eremitas (Clibanarius SP)

 

1- Turbo (Astrea Tectum)

 

1 - Donzela (Dascyllus Aruanus)

 

 

Aqui fica as fotos:

 

27aqurio08122009.jpg

 

28aqurio08122009.jpg

 

29aqurio08122009.jpg

 

30aqurio08122009.jpg

 

31aqurio08122009.jpg

 

Cumps.

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após 23 dias de montado, uma TPA, um peixe e 7 eremitas e 1 turbo, eis os testes:

 

Temp. - 25,5Cº

Dens. - 1025

CA - 370

KH - 9.6

Mg - 1020

NH4 - 0

NO2 - 0

NO3 - 2.5

PH - 8

PO4 - 0,1

 

O que acham?

 

Quanto a relvinha verde que tinha, essa os eremitas já a limparam toda, agora tenho é castanhas, mas é só nas rochas, porque o areão e os vidros estão impecáveis.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.