Vodka7 - Reeftank 1


Vodka7

Recommended Posts

Boa noite sr Sérgio Carmo tenho seguido com muita atenção o que aqui tem escrito,ora como eu sou um iniciado nestas lides de água salgada e os conhecimentos são muito rudimentares venho apelar à sua ajuda para me explicar o que é o termo (AA) e o que significa ULNS.Os meus agradecimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... este não será o local ideal para esclarecer essa dúvida em profundidade mas posso responder sumariamente.

 

AA - Aminoácidos

ULNS - "Ultra Low Nutrient System"

 

Basicamente é um sistema em que os nutrientes habituais nos nossos aquário, Nitratos e Fosfatos, estão tão baixos (mais próximos do que sucede no recife natural) que os corais são obrigados a deixar a simbiose com as zooxantelas (que permitem aos corais sobreviver nos nossos aquários) e começar a retirar a alimentação directamente da água. Isto torna os corais mais claros, e se mantidos em condições ideais, mais coloridos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste em areia viva?, pelo que tenho pesquisado ajuda muito um aqua, estou a pensar adicionar areia desta em vez de rocha viva no meu.

 

Boas. Eu uso areia viva e rocha viva. Ambos importantes para um bom ciclo do aqua.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Estás aí com uns belos peixes no aqua... e os corais continuam nice!!

Essas ciano é que te atacaram com alguma força... ver se elas não se esticam muito

 

Algumas novidades na manutenção?

 

Boas Sérgio, obrigado, tens de vir cá fazer uma visita.

 

Os Cianos estão a desaparecer de um lado e aparecer noutro, mas se der um abanão na água eles soltam-se todos, penso que mais dia menos dia desaparecem todos.

 

A manutenção continua a mesma de sempre, TPA de Osmose/Sal, e sacos de 15 em 15 dias, e limpeza dos vidros e copo do escumador semanalmente. De resto não faço mais nada.

 

É só alimentar os peixes 1 vez por dia, e fazer o zeovit, o balling faz por sim mesmo com o aparelho.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou para fazer a dita visita à algum tempo... mas o tempo tem sido pouco.

Vamos ver se dá para o próximo mês...

 

As ciano deverão desaparecer com a aplicação de novas resinas... depois é só mesmo aspirar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No meu aqua também me apareceram cianos com os nutrientes quase a zero. No entanto depois de 1 mês com o areão e rocha viva completamente cobertos, estas desapareceram em três dias sem que nada de diferente tivesse acontecido. A única alteração foi ter posto carvão activado uma semana antes.

Sinceramente ainda não percebi o mistério das cianos, mas a verdade é que depois de terem desaparecido nunca mais voltaram.

 

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não vou por resinas porque comecei a aplicar ZeoStart3, penso que com o sistema Zeovit só se usa o Carvão?

 

Cumps.

 

Correcto... apesar de haver alguns utilizadores que optam por utilizar resinas para redução mais eficaz de fosfatos. Tem cuidado com a remoção demasiado rápida das resinas... se vires que os fosfatos continuam a subir demasiadamente rápido é preferível fazeres algum desmame das resinas. É que o teu sistema não está maturado na remoção de fosfatos porque tu sempre utilizaste resinas... e o sistema zeovit demora algum tempo até ter bactérias que exportem fosfatos em condições. Aliás tu consegues ver isso perfeitamente... quando as resinas estão saturadas os teus fosfatos disparam de imediato...

 

A maneira que eu utilizo para controlo dos nutrientes é tentar equilibrar ao máximo os nitratos e fosfatos com as adições no aqua. Se tiveres o aquário demasiado tempo com fosfatos elevados e nitratos a zero é sinal de limitação do sistema pelos nitratos. Nesta situação o melhor a fazer é manter ou aumentar a dosagem de AA de forma a aumentar lentamente os nitratos e por sua vez aumentar o consumo de fosfatos concomitantemente. Com limitação de fosfatos, que normalmente é uma situação menos frequente, o melhor é reduzir adições de nitratos ao sistema e em último caso dar um docinhos com comida congelada.

 

Quanto à questão das ciano a razão é sempre a mesma... fosfatos!! Na situação em que os nutrientes parecem estar zerados o que normalmente sucede é a morte rápida de algas da rocha e do vidro traseiro do aqua, e o "leeching" de fosfatos de dentro das rochas e areao. Isto é, um sistema que já se encontra maturado (com nitratos e fosfatos controlados) e que é repentinamente privado desses nutrientes com a utilização de VSV, biopellets ou zeovit (Etc.), o que normalmente surge em seguida é a morte de toda a vida que ajudava anteriormente a manter esses nutrientes controlados... essa morte em massa dá o fuel que as ciano necessitam. Quando passa esta fase e esses fosfatos são exportados para fora do aqua as ciano desaparecem repentinamente. Não sei se fui muito claro... mas esta é a minha visão destas situações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ciano pode ter uma ajuda da iluminação gasta, já que escumador tens, circulação também....

Em relação ao fosfato, o inorgânico, pode estar presente e não aparecer nos testes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, as lampadas ainda estão boas,mas vou troca-las brevemente.

 

Quanto as resinas tirei-as logo todas e comecei logo com 0.01ml+0.01ml de Zeostart3. :P

 

Ontem dei o abanou nos Cianos e soltaram-se todas, e fiz TPA.

 

Actualmente os resultados são:

 

708655.png

 

Secalhar vou reduzir na dose diaria de Zeostart.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em relação ao fosfato, o inorgânico, pode estar presente e não aparecer nos testes.

Explica lá isso melhor...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, não sei o que está a passar-se com o aqua, mas os Cyanos continuam a evoluir numa certa zona do aqua, os valores estão todos a 0. :(

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teus valores zeraram rapidamente por causa das ciano e não do zeostart como referiste em outro post... admito que possa ter parecido que foi, mas o zeostart e outras fontes de carbono não são assim tão rápido a produzir esses resultados.

 

Já tinha deixado um post com a minha opinião do que possa estar a acontecer...

 

"Bruno... o meu espanto está relacionado com a minha opinião acerca das resinas. Eu não sou totalmente contra resinas redutoras de fosfatos mas a sua utilização parece-me muitas vezes excessiva. Provoca oscilações demasiado grandes... quando se coloca provoca uma redução rápida dos fosfatos, e mais importante, quando se encontra saturado, os fosfatos sobem rapidamente porque normalmente esses sistemas não têm formas de exportação desses fosfatos (algas residentes, bactérias, etc). Essa subida rapida é extremamente irritante para os corais. Então utilizado desde o startup do aqua ainda sou mais contra (eventualmente utilizar durante os primeiros tempos para absorver os excessos de fosfatos da rocha e da areia viva)... mas isso é a minha opinião e vale o que vale."

 

O que me parece é que o teu sistema não está nada habituado a ter fosfatos visto que tiveste sempre resinas em utilização... o sistema nunca foi obrigado a adaptar-se à quantidade de fosfatos que adicionas ao sistema diáriamente. Com a paragem súbita nas resinas (e mais a paragem das pellets) o risco é o pico de fosfatos e por isso a disseminação das ciano.

 

Tens duas opções... ou continuas como estás neste momento e deixas o zeostart fazer o seu efeito, o que vai demorar o seu tempo, ou colocas novamente resinas destruindo o efeito do zeostart em parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio, obrigado pela tua ajuda.

 

Sendo assim devo de aguardar pelo resultado do ZeoStart3, porque resinas já não tenho mais e acho que não vale a pena estar a comprar.

 

Estava a pensar usar ZeoZym ou Coral Snow, mas desconheço a sua utilização.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coral Snow + Zeobak é o mais indicado para esse teu problema. Existe a explicação que o Coral Snow neutraliza uma série de ácidos (normalmente substâncias em decomposição que provavelmente as ciano estão a utilizar), juntando a sua função como transportador (sempre foi utilizado como "binder") - isto deverá ajudar muito a neutralizar e remover substâncias em decomposição para posteriormente serem removidas pelo escumador com maior facilidade. A utilização conjunta com os agregados bacterianos poderá ser para ajudar a remover e decompor essas substâncias ou para substituir a carga biológica das ciano pelos novos agregados... esta parte ainda não é bem compreendida.

 

Quanto ao ZeoZym também ajuda na decomposição mas seria melhor começares com o CS+ZB para veres os resultados. Convém adicionares as coisas com algum espaçamento de tempo... para perceberes as consequências de cada um.

 

A utilização de CS+ZB que se encontra nos manuais zeovit - 1 gota de zeobak por cada 100 litros e 0.5-4ml de Coral Snow por cada 100 litro

Adicionas tudo e deixas repousar uns 5 min... depois lá para dentro

Podes utilizar a dose máxima sem problema...

 

E acho que fazes bem em esperar, sem dúvida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionas tudo num recipiente e fazes essa dosagem em dias alternados... não doseias o zeobak sozinho que costumavas dosear.

Só fazes esta adição CS+ZB e deixas de dosear o ZB que fazias em separado... e fazes essa dosagem até as ciano desaparecerem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.