criaçao de betas


Lfcosta

Recommended Posts

Primeiro ola a todos é o seguinte eu gostava de saber se para fazer criaçao de betas é melhor em agua quente ou fria?

 

é que eu ja tenho feito em agua fria e ele (o beta macho) até trata bem deles enquanto sao ovos depois de terem aquela barbatana e ja nadarem desaparecem me nao sei se é ele que os come ou o que é ajudem me se poderem gostava muito de fazer criaçao de betas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro ola a todos é o seguinte eu gostava de saber se para fazer criaçao de betas é melhor em agua quente ou fria?

 

é que eu ja tenho feito em agua fria e ele (o beta macho) até trata bem deles enquanto sao ovos depois de terem aquela barbatana e ja nadarem desaparecem me nao sei se é ele que os come ou o que é ajudem me se poderem gostava muito de fazer criaçao de betas

 

 

olá Lfcosta

 

O Betta é um peixe tropical, logo deve ser mantido em temperaturas dentro dos parâmetros do seu habitat. Apesar de aguentar água fria é preferível mantê-lo e reproduzi-lo em água quente 26 a 28ºC.

 

A melhor estratégia para reproduzir espécies em cativeiro passa por representar da melhor maneira possível o habitat natural da espécie. Os Betta Splendens, tal como a maioria dos anabantídeos, têm propensão a reproduzir na época seca, onde a temperatura aumenta e os leitos dos rios e ribeiras diminui. Daí a utilização dos 8 a 10 cm de caudal. Nessa época a àgua estagnada mantém-se a temperaturas entre 24 e 28ºC.

 

Esta temperatura é importante não só para a estimulação do ritual de acasalamento, como para o desenvolvimento dos alevins. As temperaturas elevadas aumentam o metabolismo, logo o crescimento. Por outro lado, aquando do desenvolvimento do labirinto nos alevins, temperaturas baixas podem matar as crias nesse momento. Deve-se mesmo evitar correntes de ar fria perto do aquário, a fim de promover o desenvolvimento pleno do labirinto.

 

Espero ter-te ajudado da melhor maneira, boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro ola a todos é o seguinte eu gostava de saber se para fazer criaçao de betas é melhor em agua quente ou fria?

 

é que eu ja tenho feito em agua fria e ele (o beta macho) até trata bem deles enquanto sao ovos depois de terem aquela barbatana e ja nadarem desaparecem me nao sei se é ele que os come ou o que é ajudem me se poderem gostava muito de fazer criaçao de betas

 

 

Boas, aconselhava te a ler, pelo fórum, as varias tácticas que existem para reprodução de bettas.

O que se passa ai eu penso que é excesso de tempo em que o macho fica com os alevins, ou seja, o macho tem de ser retirado quando os alevins já nadam na horizontal, caso contrario o macho vai comer os alevins mais cedo ou mais tarde.

Quanto a primeira pergunta, até agora sempre fiz em agua quente, tenho neste momento os alevins em agua fria a nadarem na vertical num cubo vodafone, por enquanto não te posso dar o meu feedback, so te posso dizer mais alguma coisa daqui a uns dias quanto a essa questão, mas o pessoal recomenda agua quente, ou situado em locais onde não faça frio, para ter temperaturas estáveis

Editado por Nosferato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado e sabes como devo fazer para tirar criaçao isto é se devo deixar a femea ou se a tiro e outras coisas

 

 

È assim, a femea é retirada quando já nao tem mais ovos, reparas que ela passado um tempo dps dos abraços fica longe do ninho, e é sempre posta fora do ninho por parte do macho, é nesse momento que deve ser retirada, para que nao seja morta, ou para que nao distraia o macho no controle aos ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes comprar comida liquida (noib fluid artemia dizem ke e fixe) ou preparar infusórios, pesquisa na net para veres cm se preparam.

 

Depois artemia, depois larvas, comida para alevins, e por ai em diante.

 

 

E fotos não há? posta ai!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só umas coisitas que acho importantes que não foram mencionadas:

 

A criação de bettas deve ser feita em agua parada, nada de filtros e bombas no aquário. Temperatura 28 graus.

No fim da desova deves retirar a fêmea, o macho fica a tomar conta dos ovos e futuros alevinos por aproximadamente 3 dias (assim que começam a nadar na horizontal, o macho deve ser retirado do aquário)

Nunca mexer na criação, nada de retirar os alevinos do aquário durante as 4 primeiras semanas, qualquer mudança poderia provocar uma mortalidade tremenda.

Atenção às mudanças de água e limpezas no fundo do aquário, pois eles tb são bastantes sensíveis a estas mudanças.

Aconselho a alimentação com comida liquida durante a primeira semana de vida (logo após retirares o macho) e ir juntando algumas artémias recém eclodidas e micro vermes (muitos conseguem comer estes dois tipos de alimento vivo o que lhes vai proporcionar um crescimento mais rápido, a comida liquida vai apenas servir para os mais fracos)

Coloca paltas no aquário onde irás fazer a criação, para que já hajam infusórios na água quando eles nascerem (são os melhores infusórios que podes encontrar, agora aqueles feitos com receitas malucas, eu não acredito muito neles)

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

podes me dizer o que devo dar aos alevins para comer na 1ª semana na 2ª etc...

e essas larvas e artemias acabadas de eclodir compram-se onde ????

é que antes de ter a minha criaçao queria saber tudo para que eles tenham as condiçoes necessárias

espero as voças respostas e criem muitos betas

Editado por Pedro Lupi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes me dizer o que devo dar aos alevins para comer na 1ª semana na 2ª etc...

e essas larvas e artemias acabadas de eclodir compram-se onde ????

é que antes de ter a minha criaçao queria saber tudo para que eles tenham as condiçoes necessárias

espero as voças respostas e criem muitos betas

 

Crias te um topico com a mesma questão relativa á cmida. No mesmo topico eu disse que podias encontrar essa informação aqui no forum que apenas precisavas de pesquisar um pouco, mas parece que não fizes-te nada disso.

Andas por ai a perguntar e a abrir topicos sem sequer pesquisares. Mas aqui esta a tabela: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...aded&start=

 

Primeiro pesquisa a informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas,

Eu tenho dois aquario dos pequeninos, de um só betta sem aquecedor nem termostato, porque nao cabe lá, e agora está a chegar o outono e eu nao sei como ei de fazer para os peixes se aguentarem!

Preciso de ajuda rápido para os meus dois peixinhos sobreviverem!

Também tenho um aquario de 35 de largura e 26 de altura, mas eu sei que se puser lá os dois eles se matam!

O que faço eu preciso de ajuda e rápido SFF!

 

Cumps, Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais