Cabomba apodrecida???


Lina Teresa

Recommended Posts

Título do tópico: “cale apodrecido”

 

Descrição do tópico: “raiz”

 

 

Descrição detalhada do Problema:

 

Testes Efectuados:------

 

Fertilização:------

 

Substrato usado:florite

 

Iluminação e temperatura de cores das lâmpadas: 80w 1grolux/16500k

 

Capacidade total do aquário em litros:120L brutos /+-100 reais

 

Bem conforme regras do forum +-

 

 

Boas tardes pessoal precisava de um help s.f.f.

Comprei a coisa de 2 semanitas 2 vasos de cabomba, ela ta muito bonita mas quase todos os dias anda a boiar lolllllllllllllllll, pensava que fossem as corys mas hoje com mais atenção reparei que o cale apodrece ao nivel do substrato e que a restante planta ta saudavel, será que me sabem dizer o que se passa, já vos aconteceu????

 

obrigada desde já

 

Lina

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupery

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lina,

 

Não fertilizas? Não há milagres :)

 

Uma lâmpada de 16500ºk? uma só lâmpada de 80W? Estou a fazer aqui uma confusão, certo?

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a mim acontece.me o mesmo ela cria raizes ao longo da plantas mas n tem tempode se enterrarem no substrato,fertilizo diariamente

 

 

 

Olá Lina,

 

Não fertilizas? Não há milagres :)

 

Uma lâmpada de 16500ºk? uma só lâmpada de 80W? Estou a fazer aqui uma confusão, certo?

 

Cmpts

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lina,

 

Não fertilizas? Não há milagres :blush:

 

Uma lâmpada de 16500ºk? uma só lâmpada de 80W? Estou a fazer aqui uma confusão, certo?

 

Cmpts

 

 

sorry são 2 lampadas de 39w 1x6500k e outra uma grolux não sei quantos k, em relação a fertilização defacto apenas só coloco uns ml de tropica master grow de 15 em 15d e o substrato é florite .

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupery

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fertilizar de 15 em 15 dias não dá com nada....

 

Experimente dividir a dose em 14 e fertilizar todos os dias. se necessário aumente um pouco a fertilização

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fertilizo diariamente ,nao de 15 em 15 dias, todos os dias

 

 

 

 

 

 

fertilizar de 15 em 15 dias não dá com nada....

 

Experimente dividir a dose em 14 e fertilizar todos os dias. se necessário aumente um pouco a fertilização

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vi o teu post, estava a responder à Lina.

 

No teu caso depende também da planta. Algumas têm mais tendência a ganhar raízes aéreas que outras. Plantas de caule "fraquinho" podem ganhar raizes de modo a ganharem mais alguma sustentação (quando atingirem o solo).

 

Olha... as raízes aéreas são algo estranho... vai cortando :(

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja vi que es entendido nisto, tenho umas ludwigias inclinata green mas tao a ficar com as folhas fraquinhas e meio esburacadas, penso que da fertelização nao seja sera que pode ser da insuficiencia da luz, pois tenho 2 t8 39 watts para 200 litros de agua, vou mudar para leds, o que axas que pode ser ?

 

 

 

Não vi o teu post, estava a responder à Lina.

 

No teu caso depende também da planta. Algumas têm mais tendência a ganhar raízes aéreas que outras. Plantas de caule "fraquinho" podem ganhar raizes de modo a ganharem mais alguma sustentação (quando atingirem o solo).

 

Olha... as raízes aéreas são algo estranho... vai cortando :(

 

Cmpts

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro é necessário fazer testes. Nitratos e Fosfatos.

 

As ludwigias gostam de boa luz. teres 80W para 200L não é assim muito, especialmente, se por exemplo, tiveres uma coluna de água >50cm... Perdes riqueza de espectro de luz à medida que esta penetra na coluna de água.

 

T8 de 39W? isso é que tamanho? 1,2m?

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao lampadas de 1,15m , pois a medida que começam a fazer moita a luz nao consegue penetrar dentro da moita e as folhas de dentro vao-se todos aconteceu-me com a rotala macandra, o nitratos estao a 10 ml/l e os fostatos 0,1ml /l penso que estejam bem tenho teste de ferro da sachem tb esta entre 0,5 e 1ml /l

 

 

 

 

 

Primeiro é necessário fazer testes. Nitratos e Fosfatos.

 

As ludwigias gostam de boa luz. teres 80W para 200L não é assim muito, especialmente, se por exemplo, tiveres uma coluna de água >50cm... Perdes riqueza de espectro de luz à medida que esta penetra na coluna de água.

 

T8 de 39W? isso é que tamanho? 1,2m?

 

Cmpts

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal que as folhas mais de dentro e principalmente as mais abaixo vão perdendo as folhas.... em caso de moita, pouca é a luz que lá chega.

 

É normal.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Cabomba quando enterrada no areão tem muita tendência para apodrecer o caule, visto ser uma planta flutuante. Pode ser enterrada e chega a criar raízes mas não é fácil de se manter "enterrada" muito tempo. Eu costumava fixar a Cabomba envolvendo um pouco de perlon (matéria filtrante à venda nas lojas de aquariofilia) na base e depois enterrava a parte envolvida em perlon no areão. Mesmo contra peixes que gostem de desprender as plantas é uma boa técnica, pois aumenta a fixação e como disse diminui o apodrecimento da base (muitas vezes esse apodrecimento começa a acontecer logo quando enterramos porque o areão vai prensar o fino caule da cabomba)

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais