Primeiro aquario


pccorreia

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Depois de alguns meses como membro silencioso deste forum, durante os quais tentei absorver algum do muito conhecimento que este forum contém, decidi partilhar aqui a minha primeira experiência no mundo da aquariofilia.

 

Espero com isto poder receber conselhos e críticas que bem são precisos, pois este é o meu primeiro aquário e os erros de principiante são inevitáveis.

 

Setup do aquário:

O aquário é um Jebo com os cantos redondos, mas sem tampa e mais baixo que o modelo mais comum.

Dimensões: 120x45x50 (CxLxA) - 270L brutos.

Filtro: Eheim 2073 pofessional

Iluminação: Calha Boyu 4x36W pll de 7200K

Substrato fértil: Humalit 5 plus da HS

Substrato: Akadama II.

Termostato: Jager 150W

CO2: Caseiro.(pelo menos por agora)

Decoração: pedras escuras (do Nilo??) e troncos red moor wood.

 

Tenho o aquário montado desde 16 de Agosto 2009.

 

Depois de ter visto muitas montagens por aí, é normal que me tenha inspirado em algumas delas para a minha própria, por issoespero que ninguém se sinta copiado. :character0050:

Até agora, o resultado desta montagem é o seguinte (desculpem a qualidade das fotos e tentem abstrair-se das tubagens e material que está à vista):

 

aquario032.jpg

 

aquario033.jpg

 

Relativamente à escolha de plantas, como devem imaginar, sem nunca ter tido as mãos na massa, é normal que algumas escolhas não tenham sido as mais felizes, mas tenciono ir corrigindo aquilo que não gostar ao longo do tempo (por exemplo aqueles fetos de Java estão a meter-me algum pó! bang ).

 

Neste momento, é notório que o aquário ainda está muito "despido". Por exemplo, gostaria de ter alguma densidade de plantas altas por trás dos troncos e com isso formar um plano traseiro mais atractivo, e o solo também está com muitas clareiras. Espero que com o crescimento da Eleocharis Acicularis o plano frontal se componha.

 

Um dos problemas que estou a ter, passa pela circulação da àgua. À partida não deveria ter excesso de circulação com este filtro (ou estou enganado?) mas as plantas de caule que tenho (Rotala Wallichii à esquerda e Cabomba à direita) "vergam" com a circulação. Isto é especialmente grave do lado direito. A maioria das Cabombas ficam completamente deitadas, tanto que algumas ganharam raízes ao longo da planta toda por esta estar em contacto com o solo.

 

Depois desta introdução, gostava de receber as vossas críticas em relação ao setup, layout, escolha de plantas etc. Assim como sugestões para que plantas usar para completar este layout e como resolver, ou pelo menos minimizar o problema da circulação me vergar as plantas.

 

Todas as opiniões são benvindas! bang

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas esse aqua ta muito fixe .

 

Apesar de eu acreditar que á primeira se consegue fazer coisas muitos fixes , desta vez nao acredito que seija o teu primeiro aqua .

 

Ta muito fixe .

Editado por noddy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Desculpa mas esse aqua ta muito fixe .

 

Apesar de eu acreditar que á primeira se consegue fazer coisas muitos fixes , desta vez nao acredito que seija o teu primeiro aqua .

 

Ta muito fixe .

 

Mas é... ;)

 

Quanto ao problema da circulação excessiva, alterei a disposição do outflow o que reduziu bastante a circulação, agora tenho de arranjar tubo suficiente para mudar também o inflow.

Quando as plantas recuperarem e estiverem erectas, posto novas fotos.

 

Continuo à espera dessas sugestões para completar o layout ;)

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, este é mais um aquario para envergonhar o meu! e logo a primeira!

 

parabens! esta muito bom.

 

duas coisas (eu sou novato mas sao sugestoes...)

 

que tal uma cabomba do lado esquerdo? ia equilibrar com o direito, pois é algo grande e ia ajudar a esconder os tubos que ali andam... é uma planta bastante bonita...

 

e depois, porque nao poes o termostato mais perto do filtro? na altura do filtro, ira ajudar a aquecer a agua pois esta numa zona com circulação maior, propagando mais a agua quente...

 

que peixes ai vais por?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Por acaso, para primeiro aquário, este está muito bom.

Eu então no meu primeiro fiz muitas asneiras.

O que falta aí é algumas plantas para preencher e compor o aquário e depois é só deixar evoluir...

E que fauna é que vai prai pa dentro??

 

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá lgass e fabio, obrigado pelos comentários.

 

A cabomba é uma das hipóteses que eu tenho em mente para completar o lado esquerdo.

O motivo pelo qual ainda não está lá é porque tenho cabomba do lado direito e como ainda estou a pensar nas soluções possíveis para preencher o lado direito, estou a conter-me, pois a solução provavelmente passará por arrancar a cabomba do lado direito e replantar do lado esquerdo libertando dessa forma o espaço para o novo conjunto de plantas.

 

Realmente aquele termostato está ali mesmo mal! A minha ideia tinha sido exactamente a oposta, mantê-lo fora da zona de maior circulação de forma a que a àgua quente não arrefecesse novamente com a circulação de àgua fria. Na altura foi o que me pareceu mais lógico... enfim, raciocínios de principiante :animal_fish:

De qualquer forma, ali não vai ficar de certeza! Ou vai para um canto ou para outro.

 

Na altura em que tirei as fotos (10 dias depois da montagem), já tinha alguma fauna: 2 Otocinclus e 6 Red Cherrys.

Ontem introduzi mais alguns peixes, 7 nariz de bebado.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fores ver o meu aquario vais ver que tambem sou principiante.

 

a logica é que a intençao é que a agua esteja toda o mais homogenea possivel... acho que mesmo que se perca um pouquinho com a circulaçao, nao devera ser nada de grave.

 

que vai meter mais para alem desses? alguma especie que se destaque? nao sei porque mas acho que um casalinho de escalares ficava aí a matar...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fores ver o meu aquario vais ver que tambem sou principiante.

 

a logica é que a intençao é que a agua esteja toda o mais homogenea possivel... acho que mesmo que se perca um pouquinho com a circulaçao, nao devera ser nada de grave.

 

que vai meter mais para alem desses? alguma especie que se destaque? nao sei porque mas acho que um casalinho de escalares ficava aí a matar...

 

Sim, acho que não é um factor determinante. Em relação ao posicionamento do termostato vou preocupar-me mais com a estética do que com a eficiência do mesmo.

 

Não sei se algum dia vou ter peixes "grandes" neste aquário. Pelo menos não está nos meus planos a curto prazo.

 

Ando de olho nuns Iriatherina werneri, mas tudo a seu tempo :animal_fish:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá lgass e fabio, obrigado pelos comentários.

 

A cabomba é uma das hipóteses que eu tenho em mente para completar o lado esquerdo.

O motivo pelo qual ainda não está lá é porque tenho cabomba do lado direito e como ainda estou a pensar nas soluções possíveis para preencher o lado direito, estou a conter-me, pois a solução provavelmente passará por arrancar a cabomba do lado direito e replantar do lado esquerdo libertando dessa forma o espaço para o novo conjunto de plantas.

Boas correia,

Não te aconselho de todo a Cabomba,poucos são os aquariofilistas que a conseguem manter nas melhores condições por longos periodos,mas como é muito bonita acaba por atrair muitos principiantes que depressa se arrependem.

Se queres uma planta parecida mas infinitamente mais facil de manter tens a Limnophila sessiliflora,mas se queres a minha opinião,pra fazer ai uma boa moita optava pela Hemianthus micranthemoides.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

Obrigado pela resposta, vou ter em consideração os conselhos e sugestões.

Só para clarificar uma coisa, a sugestão da Hemianthus micranthemoides seria para o lado esquerdo, ao lado da rotala certo?

 

Mais uma vez obrigado pelo comentário.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando vais meter bicharada :D

Olá,

como disse, já tenho alguma fauna (Otocinclus, Red Cherrys e cardume de nariz de bebado).

Durante os próximos tempos não vou colocar mais porque estou a tentar acertar o KH da àgua que me sai da torneira a zero (ou perto disso) e me dá cabo do pH.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabens , optimo começo e agradavel ;)

 

O feto do lado direito é o "narrow leaft " ou o normal ???

Digo isso para teres em atençao as desproporçoes do tamanho das plantas que uses. ;)

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabens , optimo começo e agradavel ;)

 

O feto do lado direito é o "narrow leaft " ou o normal ???

Digo isso para teres em atençao as porpoçoes do tamanho das plantas que uses. ;)

 

Obrigado.

 

É o normal, mas tem apenas duas folhas.

Quando dizes para ter atenção às proporções, referes-te a quê exactamente? Desculpa a pergunta mas não percebi o que é que me estás a tentar dizer que devo evitar ;) mas parece ser importante...

 

De qualquer forma, os troncos irão sofrer algumas alterações em breve com a adição de um musgo que deve estar para chegar pelo correio.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Refiro-me á desproporçao do tamanho entre o porte das plantas.

Usares plantas de caule e folha fina de um lado e depois de folhas largas do outro.

 

Ou optas por plantas como stelatas , l.aromatica , hz , palustris , ect etc de maior porte a acompanhar o tamanho dos fetos que tens

ou se optares por plantas de caule fino e menor porte , trocas os fetos por narrow ou nem os uses.

 

Plantas de caule fino sao mais faceis de adençar e podar e dao-te a sensaçao de o aquario parecer maior ;)

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Refiro-me á desproporçao do tamanho entre o porte das plantas.

Usares plantas de caule e folha fina de um lado e depois de folhas largas do outro.

 

Ou optas por plantas como stelatas , l.aromatica , hz , palustris , ect etc de maior porte a acompanhar o tamanho dos fetos que tens

ou se optares por plantas de caule fino e menor porte , trocas os fetos por narrow ou nem os uses.

 

Plantas de caule fino sao mais faceis de adençar e podar e dao-te a sensaçao de o aquario parecer maior :mrgreen:

Olá.

Obrigado pelo aviso. Isso é daquele tipo de coisas que por mais que se leia e por mais montagens que se vejam, é difícil ter uma noção exacta do que é que combina com quê sem, literalmente, molhar as mãos :thumbup3:.

 

Obrigado e cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, para 1º aquario está ai um começo muito bom, agora é deixares as plantas desenvolverem para ires praticando as podas e perceberes como cada tipo de planta evolui etc etc.

Aproveita esta tua 1ª montagem para aprenderes o mais possivel, faz esperiencias (dentro do razoavel claro), testa e esperimenta varios tipos de plantas, aprende a fertelizar até encontrares o ponto de equilibrio que te convem para as plantas e montagem que tens etc.

Muitos parabens e já sabes se alguma coisa correr menos bem não desistas porque é com os erros que aprendemos.

Desejo-te muita sorte e vai mostrando a evolução para podermos apreciar :thumbup3:

 

Cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá a todos,

 

Venho só deixar uma pequena actualização.

Este aquário já passou por maus dias (algas) mas agora está estabilizado e tirando uma ou outra green spot as algas desapareceram.

 

Como é o primeiro aquário, este tem servido para experimentar como certas plantas se encaixam, ou se comportam a nível de crescimento, consumo de nutrientes etc. Nota-se bem a inexperiência na conjugação das plantas, uma vez que o aquário está, na minha opinião, bastante desequilibrado a nível do layout. Mas aos poucos irei corrigindo, experimentando e aprendendo e a coisa irá ao sítio.

 

Deixo algumas fotos (relembro que nem o fotógrafo nem a máquina fotográfica são grande coisa ;) ):

 

aqua07112009009.jpg

 

aqua07112009012.jpg

 

aqua07112009006.jpg

 

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esse tapete quando tiver fechado e mais composto vai ficar um mimo...

Ao nivel de hardscape está muito bom, agora em plantas, só falta umas plantas para fazer umas moitas atrás do tronco e na parte traseira do aquário.

Continua com esse projecto.... ;)

E uns disquinhos ai, nao?

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Obrigado pelas respostas.

 

"joaoadias", já tenho 3 neritinas, embora as minhas prefiram o tronco aos vidros. No entanto, como disse, não é de todo um problema porque neste momento as algas são residuais.

 

"fabio j", penso exactamente o mesmo, preciso de adicionar ali qualquer coisa para harmonizar os dois lados, mas não tenho conseguido encontrar plantas que possam "encaixar" bem ali ao lado da rotala wallichi.

 

 

Deixo também uma lista com a fauna que tenho neste momento:

 

6 Hemigrammus rhodostomus

6 Iriatherina werneri

3 Cochus Blue Tetra

4 Otocinclus affinis

2 Apistograma Cacatuoide

3 neritinas

4 Anentome helena (2 deles ainda muito pequenos)

4 Caridina multidentata

numero indeterminado de red's

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.