Glosso - Iluminaçao e substrato fertil(humus)


xikinho

Recommended Posts

Olá a todos,

 

já coloquei um tópico do que pretendo fazer na área dos invertebrados, mas a duvida sobre as plantas que pretendo utilizar mantém-se,

 

tenho um aqua de +/- 80L ( 60comx30altx45lar) o substrato que estou a utilizar é ADA Aquasoil Amazonia e tenho de plantas umas anubias e musgo de java, como vou mudar de casa vou ter que montar o aqua de novo e pretendo adicionar mais algumas plantas como glosso, blixas e musgo Fissidens fontanus(se alguém tiver para venda contacte :thumbup3:), as minhas duvidas são:

 

Iluminação, visto o aqua ter só 30cm de altura aplica-se na mesma o 1W/L ? e qual o espectro das lâmpadas para um bom crescimento do glosso ?

 

Substrato fértil, como não pretendo gastar muito mais €€ com a nova montagem e encontrei aqui um tópico sobre a utilização de Humus, estava a pensar fazer o mesmo e colocar uma camada de Humus por baixo do substrato da ADA, a questão é, será que vai trazer vantagens significativas para as plantas, principalmente para o glosso ?

 

desculpem testamento e a ignorância

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação uma opção de 3 lampadas T5 de 24 Watt será a mais indicada. Os espectros devem ser variados entre os 5.200 Kelvins e os 8.500 Kelvin

 

Por exemplo: uma de 5.200 K, uma de 6.500 K e uma de 8.500 K ou duas de 6.500 k e uma de 8.500k de tom azul.

 

Quanto ao substrato de humus, eu preferia por apenas o ADA uma vez que as plantas que queres colocar não têm sistemas de raizes grandes e com isso não absorvem muitos nutrientes pela raiz. Por isso, apenas o ADA será suficiente e diminuis as hipoteses de teres problemas com algas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para complementar a informação (correcta) do José: Diferentes tipos de temperaturas de cor estimulam diferentes tipos de clorofila. Logo uma maior Riqueza de espectro irá significar um possível crescimento mais rápido por parte das plantas.

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação uma opção de 3 lampadas T5 de 24 Watt será a mais indicada. Os espectros devem ser variados entre os 5.200 Kelvins e os 8.500 Kelvin

 

Por exemplo: uma de 5.200 K, uma de 6.500 K e uma de 8.500 K ou duas de 6.500 k e uma de 8.500k de tom azul.

 

Quanto ao substrato de humus, eu preferia por apenas o ADA uma vez que as plantas que queres colocar não têm sistemas de raizes grandes e com isso não absorvem muitos nutrientes pela raiz. Por isso, apenas o ADA será suficiente e diminuis as hipoteses de teres problemas com algas.

desculpa la uma questao se um aqua de 30cm leva tantas lampadas 1 de metro que iluminação e aconselhavel?

9 lampadas!!!!

Abraços
Jorge Paixao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa la uma questao se um aqua de 30cm leva tantas lampadas 1 de metro que iluminação e aconselhavel?

9 lampadas!!!!

estao a falar de 30 cm sim, mas nao de comprimento, sao 30cm de altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais