Ph de 4.5


Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um aquário com comp-80 cm xLarg- 30 cm x alt 40, aproximadamente 90 litros, há vários anos, faço as tpas não muito rigorosas, 2 em 2 semanas,

Fauna: 5 escalares médios e 2 dolares prata.

 

O meu pH estava sempre entre 7.0 e 7.5 . Comecei a notar que ao contrário de antes que todas as coridoras que compro morrem.

 

Verifiquei que o PH está a 4.5. Não tenho nitritos nem nitratos.

 

Há cerca de 2 meses quando limpei o aquário, resolvi colocar 3 troncos que já tinha usado noutros ambientes. Será por causa dos troncos?

 

Que devo utilizar? Os outros peixes há exepção das coridoras parecem estar bem. Recomendam-me algum produto?

 

Agradecia que me ajudassem.

Obrigado

Quim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos são boas armas para baixar o pH, mas essa descida foi bastante ascentuada.

Para elevar o pH temos pedras calcárias, bicarbonato de sódio ou conchas, mas sabendo que são os troncos que estão a insistir em destabilizar os parâmetros normais aconselhava a retirá-los e obtar por uma outra decoração que não influenciasse, tal como outras pedras inertes.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos são boas armas para baixar o pH, mas essa descida foi bastante ascentuada.

Para elevar o pH temos pedras calcárias, bicarbonato de sódio ou conchas, mas sabendo que são os troncos que estão a insistir em destabilizar os parâmetros normais aconselhava a retirá-los e obtar por uma outra decoração que não influenciasse, tal como outras pedras inertes.

 

Beta

 

 

Obrigado pela dica!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb me parece que os troncos são um bom motivo pela baixa de pH...retira-los, faz umas TPA's e verifica se o pH se mantém nos valores normais, se assim for os culpados são mesmo os troncos.

 

pH de 4.5 é realmente muito baixo

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também apostaria numas conchas no filtro.Mas já mediste a água da torneira?Pode estar a sair baixa e com os troncos baixar ainda mais mas descer tanto parece mesmo estranho.Tens CO2 ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez pudesses manter os troncos e meter uma pedras calcarias no filtro era capaz de establizar o ph nos 7´s digo eu....

 

Não sei se poderá acontecer um problema de gh, Seria mentir para tapar outra mentira e por consequência teria que arranjar outra mentira para tapar aquelas duas, que mais tarde ou mais cedo, iria ser descoberta.

Por ordem de ideias: o tronco provoca uma baixa de pH, as pedras calcária eleva-o mas não eleva o kh, daí resultaria uma dureza total (gh) tão descontrolado que para o controlar seria difícil controlar o nível de pH já que teria o agravante das pedras calcárias.

 

Se estiver a pensar mal, corrijam-me!

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O GH significa (ou a dureza total) e diz respeito à concentração de iões de magnésio e de cálcio. Existem outros iões que podem contribuir para a dureza da água mas são geralmente insignificantes e difíceis de medir. Quando dizemos que uma determinada água é “macia” ou “dura”, estamos a falar sobre o GH, não sobre o KH. Ao contrário do KH, o GH não afecta directamente o pH embora a água “dura” seja geralmente alcalina devido a alguma interacção entre o GH e o KH.

 

Falemos sobre o KH por alguns instantes.

 

O KH refere-se à alcalinidade da água, ou se preferir, à capacidade de buffering da água. O KH é frequentemente reconhecido como um tipo de dureza. Isto porque o KH deriva principalmente dos iões do carbonato e do bicarbonato. Esta forma de dureza é chamada também “dureza do carbonato” ou “dureza temporária” porque pode ser precipitado e removido fervendo a água. Esta é a razão pela qual se forma calcário nas chaleiras e nos chuveiros.

 

Mas, há também um outro tipo de dureza, que não é removida pela fervura. Este tipo de dureza não afecta o buffering, mas pode afectar os valores de pH. É a chamada “dureza permanente”.

 

A dureza total (GH) é a soma do KH e da dureza permanente. E isto leva-nos a um segundo aspecto. Os valores do GH e do KH são frequentemente muito próximos, este fenómeno acontece porque os carbonatos geralmente são predominantes (os carbonatos estão relacionados com o KH), e a dureza permanente é geralmente pequena. Isto significa que o GH normalmente é condicionado pelo KH, uma vez que a dureza permanente, na maior parte dos casos, é muito baixa.

 

Em resumo, quando falamos de KH, falamos de iões de carbonato e de bicarbonato, e quando falamos de GH, falamos de iões de magnésio e de cálcio. O facto de, na maior parte dos casos, ambos estarem tão próximos um do outro explica-se porque normalmente a maior parte da dureza é dada sob a forma de carbonatos de cálcio e de magnésio.

 

Em geral, a água dura tem uma boa capacidade de buffering, ao passo que a água macia tem uma capacidade menor de buffering.

 

Contudo, por causa das variações na composição da água, devemos estar cientes que é possível ter uma água dura com uma baixa capacidade de buffering (água onde a dureza permanente predomina), ou então ter uma água macia que tem uma boa capacidade de buffering (água com níveis elevados de carbonato de sódio ou de carbonato de potássio, em vez de carbonato de cálcio ou de magnésio).

 

Eles podem interagir, mas são diferentes, por vezes o GH e o KH podem ser afectados da mesma forma e ao mesmo tempo. Tomemos como exemplo o carbonato de cálcio (CaCO3). Pode encontrar-se carbonato de cálcio na pedra calcária, e muitas vezes a água passa por aquíferos de pedra calcária. Quando isto acontece, o carbonato de cálcio dissolve-se na água, aumentando quer o GH, quer o KH. O aumento no GH irá dever-se ao cálcio (CA), e o aumento no KH irá dever-se ao carbonato (CO3).

 

Portanto, embora diferentes, algumas substâncias, quando adicionadas à água, podem afectar ambos os indicadores. Se quiser alterar o GH certifique-se que não afecta KH e vice-versa. Recorde que o KH, ou a alcalinidade, determina a capacidade de buffering, ou a capacidade de manter estável o pH, evitando quedas repentinas. Se mudar o GH e acidentalmente alterar o KH, a estabilidade do pH pode estar seriamente comprometida.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também apostaria numas conchas no filtro.Mas já mediste a água da torneira?Pode estar a sair baixa e com os troncos baixar ainda mais mas descer tanto parece mesmo estranho.Tens CO2 ?

 

Ok, vou tentar as pedras calçárias e conchas.

 

A água da torneira tem 7.0 de PH. Como é que se mede o Co2?

 

Cumprimentos

Quim

 

Obrigado tb às outras opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dos troncos. Admira-me no entanto baixar para um nivel assim. Ja me sucedeu obter valores dispares entre duas marcas de testes quimicos. Pelo sim pelo não aqui deixo esta hipótese tb.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também é uma possibilidade a considerar a do cwp.

Quando falo do CO2 é se adicionas CO2.É que acho bastante estranho descer de 7 para 4.5 apenas com os troncos e com essa dureza.Se eu com dureza a 0 me vinha de 7 para 6.5 com 2 troncos enormes,estou a estranhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.