Os meus aquarios de agua doce


Recommended Posts

Boa tarde,

tenho 2 aquarios de agua doce, e até agora tudo tem corrido dentro da normalidade.

A minha preocupação, prende-se com um deles, que está a ficar com a agua esverdiada e de nada têm adiantado as TPAs e as sifunagens de fundo.

Como não queria adicionar produtos, não sei mesmo o que fazer....

Será que se usar lâmpada UV o problema se resolve ou não devo?

Conto com a vossa ajuda!

Grata,

Manuela Barros

 

 

PS: Já li muito, e quanto mais leio mais me baralho, porque verifico que as opiniões divergem bastante... (na net, todos sabemos que há muito "lixo")

O vosso forum inspira-me bastante confiança, daí recorrer ao vosso apoio.

Mais tarde enviarei o setup dos aquarios e algumas fotos.

Editado por Manuela Barros

Manuela Barros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manuela,fizeste alguma alteração antes de isso acontecer?

Ele apanha luz solar directa?Diz ai o setup,pelo menos os valores que tiveres que isso tudo ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manuela,fizeste alguma alteração antes de isso acontecer?

Ele apanha luz solar directa?Diz ai o setup,pelo menos os valores que tiveres que isso tudo ajuda.

 

Olá Jorge,

Não, não houve qualquer alteração!

O aquário está colocado numa sala com boa iluminação, e nunca apanha sol ou luz directa por ter sempre as telas descidas.

Diariamente, tal como o outro, as luzes funcionam durante 8h-10h, sensivelmente.

E agora, vamos ver se sei dar as informações certas do setup:

 

Aquário de escalares/ comunitário: 100cm

 

Termperatura: 28º

PH: 6,8

Nitritos: 0

 

Flora:

echinodora amazonicus

elodea canadensis

anúbias

(outas que deconheço os nomes)- pequenas

 

Fauna:

2 escalares médios

2 escalares pequenos

3 colisas

1 botia

2 botia palhaço

2 colisas macho

3 colisas fêmea

2 limpa vidros

1 trico-leeri

 

Decoração:

1 tronco de madeira tratada

2 pedras de ganito

2 pedras de xisto

 

Filtro:

JBL CristalProfil e 900 (900L/H)

 

Massas filtrantes:

biológicas

mecanicas

quimicas

Manuela Barros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuela Barros;

 

Precisamos dos valores de

 

Nitratos

Fosfatos

 

Se fertilizas, se sim com o quê

Tipo de iluminação, horas já sabemos, precisamos de saber litragem do aquário e potencia das lampadas, se soberes o ºK ajuda tb

Se fazes injecção de CO2 ou não, se sim com botija pressurizada ou o CO2 caseiro

Tens filtro UV-C ?

 

Para já acho que os assuntos principais estão contemplados, edpois das tuas respostas acho que podemos delinear uma idea para a solução.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

é a água que está a ficar esverdeada ou estás a ficar com algas no aqua?

se tirares água para um copo incolor elaestá verde?

 

 

Então é assim Sergio:

Quando se olha para o aquário, o aspecto da água é de uma tonalidade verde, ou seja, não é cristalina como antes; e este é precisamente o ponto que me intriga, porque quando procedo á remoção de água, ela não tem uma tonalidade realmente verde. Num copo, como tu sugeres, a água está clara... Mas o meu receio é o de que isto seja já o início de uma "algaria" prestes a ecludir. Não será?

Já me ocorreu comprar uma lâmpada UV, mas como de experiência tenho 0, receio danificar as plantas e todo o ecossistema. Prefiro esperar e ouvir quem sabe.

A pressa é inimiga da perfeição!...

Baralhado?

Obrigada

Manuela

Manuela Barros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuela Barros;

 

Precisamos dos valores de

 

Nitratos

Fosfatos

 

Se fertilizas, se sim com o quê

Tipo de iluminação, horas já sabemos, precisamos de saber litragem do aquário e potencia das lampadas, se soberes o ºK ajuda tb

Se fazes injecção de CO2 ou não, se sim com botija pressurizada ou o CO2 caseiro

Tens filtro UV-C ?

 

Para já acho que os assuntos principais estão contemplados, edpois das tuas respostas acho que podemos delinear uma idea para a solução.

 

Valores de Nitratos e Fosfatos não tenho! :puppydogeyes:

 

Não fertilizo com produtos líquidos ou pastilhas mas tenho injecção de CO2 ( JBL- BioCO2 100-garrafa)

 

A litragem útil digamos que será de 220L; e não tenho filtro UV-C

 

Obrigada

Manuela

Manuela Barros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem saber + detalhes sobre o aqua, recomendava:

 

- Interrupção de 1-2h na luz a meio do dia (entre as 13h e as 15h) para combater o desenvolvimento das algas.

- Comprar 3 ou 4 NERITINAS ZEBRA que são excelentes comedores de algas

Editado por Korben_Dallas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao percebo muito disto mas se a água fora do aquário está cristalina, lá dentro tb tem que estar.

experimenta olhar os vidros de lado em vez de ser de frente e vê se não está verde, o meu está um pouco. são algas.

vê tb as lampadas, podem estar a precisar de substituiçao mas nao sei se isso fará com que se veja a água verde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente as valores de Nitratos e Fosfatos são os mais importantes.

 

Aposto que tens aí o começo de um descontrolo...e fazendo fertilização oposta quase sempre resulta, mas 1º precisamos de saber quais dos nutrientes extá em excesso e só com os testes podemos avaliar isso.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao percebo muito disto mas se a água fora do aquário está cristalina, lá dentro tb tem que estar.

experimenta olhar os vidros de lado em vez de ser de frente e vê se não está verde, o meu está um pouco. são algas.

vê tb as lampadas, podem estar a precisar de substituiçao mas nao sei se isso fará com que se veja a água verde.

 

 

Também me parece que devem ser algas a vir por aí!

Obrigada

Manuela Barros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente as valores de Nitratos e Fosfatos são os mais importantes.

 

Aposto que tens aí o começo de um descontrolo...e fazendo fertilização oposta quase sempre resulta, mas 1º precisamos de saber quais dos nutrientes extá em excesso e só com os testes podemos avaliar isso.

 

 

Então, 1º passo: adquirir testes de Nitratos e Fosfatos, certo?

2º passo: saber o qu é fertilização oposta, certo?

 

 

 

 

Grata pela diponibilidade

 

 

Manuela

Manuela Barros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, 1º passo: adquirir testes de Nitratos e Fosfatos, certo?

2º passo: saber o qu é fertilização oposta, certo?

 

 

 

 

Grata pela diponibilidade

 

 

Manuela

 

 

 

Testes são fundamentais

 

Se tiveres mais Niratos fertilizas com Fosfatos, se tiveres mais Fosfatos fertilizas com mais Nitratos, em ambas as situações fertilizas com Potássio, elementos micro para ajudar e se quiseres tb com Flourish Excel que elimina algas, não mata a biodiversidade e dá um valente empurrão às plantas, obrigando-as a consumir os nutrintes da coluna de água eliminando hipoteses de as algas aparecerem.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.