Peixe demasiado grande – Texto longo.


Recommended Posts

Olá a todos.

É com grande alegria que regresso ao convivio do fórum que apesar de não ter andado mais activo no mesmo o meu gosto pela Aquariofilia nunca se extinguiu, no entanto confesso que esmoreceu um pouco, talvez devido à condição em que cheguei actualmente no meu hobbie e que me traz de novo ao vosso convivio na esperança de me ajudarem numa situação da qual não encontro uma solução concreta.

 

Eu passo a explicar sem mais demoras.

 

Tenho há cerca de 5 anos um aquário de 60 litros em pleno funcionamento e cujo único habitante até há cerca de um ano e meio é um gourami que partilhava o espaço com um pleco actualmente com cerca de 15 cm.

 

Estes dois peixes “herdeio-os” de um primo que desitiu da aquariofilia e cujo triste destino dos peixes era morte certa.

 

E como não queria ser testemunha deste acto irreflectido, decidi alojar os dois peixes no meu aquário de 60 litros e cujos habitantes eram um alegre cardume de neons bem como 4 coridoras (o meu peixe favorito).

 

Assim cometi, conscientemente, o maior erro que um aquariofilista pode cometer: colocar peixes de comportamentos destintos bem como de porte diferente no mesmo aquário.

 

O que aconteceu?

Já podem adivinhar:

Os peixes começaram a morrer e o pleco a crescer.

A situação tornou-se tão complicada que acabei por ficar apenas com os dois “estrangeiros” no aquário, a desmotivação a aumentar e sem as condições necessárias para manter os dois habitantes que não escolhi mas que por causa de um acto de salvamento destas duas criaturas, acabei por ter todo o meu esforço em manter um aquário maduro, com peixes que gostava deitado por terra...

 

Acabei assim por ficar com peixes que nunca compraria.

 

A situação piorou uma vez que o pleco, à medida que crescia, começou a perseguir o gourami dentro do aquario, situação que se tornou impossivel de continuar.

 

Como opção final acabei por ter de comprar, há cerca de um ano e meio, um aquário mais pequeno e com a ajuda de um termoestato antigo e um filtro, montei uma casa mais pequena para o pleco.

 

A situação está agora num impasse.

 

Quero evoluir com o meu hobbie, reformular o meu aquario de 60 litros e desligar o mais pequeno onde tenho o pleco, mas quando me deparo com a situação de ter dois aquários a funcionar com dois peixes que não se “gramam” juntos e dos quais eu não gosto tem-me desmotivado ainda mais.

 

Tenho andado a considerar entregar os peixes numa loja, para assim prosseguir, mas não sei até que ponto a loja que eu escolher, aceitará a minha oferta, porque afinal foram mal comprados pelo meu primo, desprezados por ele como quem compra um brinquedo e deita fora quando não gosta mais e apenas salvos porque os recebi para colocar no meu aquário, apesar dos meus protestos e conversa de alguma forma pedagógica com o qual aprendi neste forum.

 

As minhas tentativas para devolver os peixes ao seu dono tornaram-se infrutiferas pois o tamanho do pleco inviabilizam o desejo do meu primo em retomar o hobbie que o mesmo desafio a abraçar.

 

Neste regresso que faço ao fórum, reparei que existe um sub-forum onde podemos oferecer tudo o que é relacionado com peixes. E até podia fazer isso, sem estar a ter este trabalho todo a escrever este texto enorme, no entanto faço-o para que os mais novos neste hobbie tenham em conta o seguinte:

 

Nunca comprem peixes que sabem que irão ficar maiores do que a capacidade do vosso aquário tal como fez o meu primo, que apenas não descobriu isso porque me entregou os seus peixes quando desistiu deste hobbie.

 

Posto isto gostaria de saber a vossa opinião.

 

Entrego os peixes a uma loja, correndo o risco de ouvir vários “nãos” (e compreendo) ou arrisco e faço a oferta aqui no fórum para que alguém que goste destas espécies e que tenha condições físicas para os ter e queira ficar com eles?

 

O pleco, a minha principal preocupação é parecido à imagem que coloco aqui, pois ainda não tive oportunidade de o fotografar.

http://www.funfishtank.com/wp-content/uplo...enose-pleco.jpg

 

Obrigado pela ajuda e desculpem o texto longo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Isso é sempre uma situação complicada, queres salvar os animais mas depois vemo-nos de mãos atadas tb, nem para o que gostamos nem para os próprios animais em sim mesmo.

 

 

Eu no teu lugar colocaria tópico de oferta aqui no fórum e tentaria em lojas, sei que uma em Alvalade ficaria com eles quase de certeza (de forma gratuita) mas tb deve estar de férias. Só em Setembro penso eu.

 

Cumps e boa sorte tanto na entrega desses peixes como no teu regresso ao fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres fico-te com o pleco. Ficará a habitar um aquario de 2mt com uma arowana.

 

LL

"You're not your job.

You're not how much money you have in the bank.

You're not the car you drive.

You're not the contents of your wallet. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Isso é sempre uma situação complicada, queres salvar os animais mas depois vemo-nos de mãos atadas tb, nem para o que gostamos nem para os próprios animais em sim mesmo. Eu no teu lugar colocaria tópico de oferta aqui no fórum e tentaria em lojas, sei que uma em Alvalade ficaria com eles quase de certeza (de forma gratuita) mas tb deve estar de férias. Só em Setembro penso eu. Cumps e boa sorte tanto na entrega desses peixes como no teu regresso ao fórum.

 

De facto é uma situação desagradável, pois tenho um bom relacionamento com o meu primo mas infelizmente a minha ideia de Aquariofilia não é nem de perto nem de longe a mesma.

Mas enfim, só espero que um dia não lhe venha a febre do peixe e lhe dê para comprar mais peixes.

Se quiseres fico-te com o pleco. Ficará a habitar um aquario de 2mt com uma arowana. LL

 

Lluzio: obrigado pela tua disponibilidade e é claro que aproveito a tua oferta. Diz-me qual é a tua disponibilidade, manda-me MP, para podermos combinar a entrega.

 

Teremos que ter algum compasso de espera, pois eu amanhã abalo para Castelo Branco e só regresso lá para 4ª ou 5ª feira.

Diz-me qual é a tua disponibilidade e quais os locais por onde passas perto de Sacavém/Gare do Oriente/Parque das Nações ou então um outro local que te dê mais jeito.

Obrigado mais uma vez pela tua ajuda, pois assim fico mais descançado porque o peixe irá para um local onde possa passar alegremente o resto dos seus dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente uma situaçao complicada mas andam neste forum muitos aquas grandes portanto se puseres nas ofertas alguem hade aceitar, tenta e ter a certeza do tasmanho do aqua antes para nao acontecer aos peixes o que aconteceu quando o teu primo desistiu do hobbye.

abraço

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais