situaçao estranho - areão


Recommended Posts

Ola pessoal

 

mais uma vez venho fazer um post sobre o meu ph

 

esta situaçao esta-se a tornar ridicula

 

ora bem, para tirar tdas as teimas, ontem foi dia de testes.

 

o meu aquario tem um ph de 7.6

 

anteontem fiz uma tpa do aquario de cerca de 60%, tendo que reposto tudo com agua do garrafao, com um ph de 6.4. para meu espanto, 20 horas depois, o ph ja estava a 7.6 novamente!!

 

fui tirar teimas... peguei nas pedras, raspei, limao em cima nada... raspei, vinagre em cima... nada.

 

fiz o meu com o areao... o resultado foi o mesmo... mas nao fiquei convencido

 

peguei em dois recipiente. num deles coloquei areao... no outro as pedras. somente com agua do garrafao (ph 6.4) 15 horas depois, o ph do recipiente com o areao esta a 7.1 e o das pedras a 6.8!!!

 

que raios se passa aqui?

 

eu substituo as pedras facilmente (se alguem me decidir onde posso ir apanhar xisto, ou se tiver extra, agradecia)... agora o areao vai ser um pesadelo... vou ter que desmontar o aqua mesmo todo ou ha outra maneira?

 

que outro areao poderei usar num comunitario? por baixo do areao tenho susbstracto fertil... isso vai ser um problema?

 

obrigado pelas respostas

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como há areões que descem o pH outros que tentam manter um pH neutro, há outros claro que o fazem subir.

 

Se queres mesmo descer o pH só vejo como solução trocares isso tudo e claro não sei se consegues aproveitar o fértil....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como há areões que descem o pH outros que tentam manter um pH neutro, há outros claro que o fazem subir.

 

Se queres mesmo descer o pH só vejo como solução trocares isso tudo e claro não sei se consegues aproveitar o fértil....

 

mas supostamente este nao alterava o ph. é da aquaplante e chamam-lhe areao arco-iris... diz mesmo no saco que nao altera... tou a ver que tenho que por mais 50 euros nisto caso nao salve o raio do substracto fertil... akadama ou silica servem?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

akadama como será 'rico' em micro nutrientes deverá descer um pouco mas pouco, sílica acho que não serve, ou mantêm ou sobe... mas acho que mantêm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

akadama como será 'rico' em micro nutrientes deverá descer um pouco mas pouco, sílica acho que não serve, ou mantêm ou sobe... mas acho que mantêm

 

estou mesmo inclinado para a akadama... o gramagem do areao pode ser que sirva de ajuda para salvar o substracto fertil... primeiro meti o substracto e por cima meti o areao... com sorte consigo salva-lo.... nem que tire as pedrinhas do areao uma a uma :dry:

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres tempo e paciência consegues, primeiro sabendo que altura terá o areão consegues ir tirando de forma a não chegar ao fértil e depois é que será mais trabalhoso, retirar uma camada fina, mesmo que leve algum do fértil....

 

 

 

Mas como dizia o outro "Sem trabalho nada se consegue...." :dry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres tempo e paciência consegues, primeiro sabendo que altura terá o areão consegues ir tirando de forma a não chegar ao fértil e depois é que será mais trabalhoso, retirar uma camada fina, mesmo que leve algum do fértil....

 

 

 

Mas como dizia o outro "Sem trabalho nada se consegue...." ;)

 

exacto... la tera que ser... mas isto ja começou a ser trabalho a mais... meu deus... ando com uma irritaçao por causa disto... lol

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lgass eu tb tive esse problema com o areão que comprei na Aquaplante, no meu caso era um que dizia "Areão do Rio Amazonas", a dar para o preto.

 

O que me acontece é que a água da torneira sai a 7.4/7.5 e o areão leva-me o pH para a casa dos 7.7/7.8.

 

solução: só lá coloquei peixes com pH alto (Guppy´s, platy´s, etc...).

 

No meu caso o Areão tinha uma nota a dizer que era possivel tornar-se alcalino com a adição de acidos. Eu tenho um tronco, não sei se foi por causa disso, mas uma coisa garanto, na próxima montagem hei-de comprar um areão da ADA ou ELOS ou Akadama desses da Aquaplante nunca mais.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lgass eu tb tive esse problema com o areão que comprei na Aquaplante, no meu caso era um que dizia "Areão do Rio Amazonas", a dar para o preto.

 

O que me acontece é que a água da torneira sai a 7.4/7.5 e o areão leva-me o pH para a casa dos 7.7/7.8.

 

solução: só lá coloquei peixes com pH alto (Guppy´s, platy´s, etc...).

 

No meu caso o Areão tinha uma nota a dizer que era possivel tornar-se alcalino com a adição de acidos. Eu tenho um tronco, não sei se foi por causa disso, mas uma coisa garanto, na próxima montagem hei-de comprar um areão da ADA ou ELOS ou Akadama desses da Aquaplante nunca mais.

 

Abraços.

 

pois... e fica o aviso para todos. na aquaplante, de areoes eles pouco devem testar!!!

 

eu sou me teimoso e quero mesmo o ph nuetro ou mesmo ligeiramente acido... e vou la chegar... e vou hoje decidir se, apesar de tudo, me ganham como cliente ou me perdem. ontem liguei-lhes e falei com o dono da loja sobre a situaçao - a contar dos testes - e ele disse para eu ligar hoje a informar... vamos la ver no que da (lembrei-me que tenho que mudar de feedback que lhes deixei).

 

para continuar a relatar a experiencia digo que agr a hora de almoço, o ph do recipiente so com areao ja vai em 7.3, ou seja, subiu quase um ponto num dia!!!

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas lgass,

 

Porque não colocas CO2 no teu aquário. O CO2 baixa o pH (neste caso não sei qual é que seria a variação...), mas terias ainda mais a vantagem de "ajudares" as plantas do teu aqua a crescerem um bocadito melhor.

Realmente esse areão tá a fazer subir o pH.

Foi só uma sugestão.

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas lgass,

 

Porque não colocas CO2 no teu aquário. O CO2 baixa o pH (neste caso não sei qual é que seria a variação...), mas terias ainda mais a vantagem de "ajudares" as plantas do teu aqua a crescerem um bocadito melhor.

Realmente esse areão tá a fazer subir o pH.

Foi só uma sugestão.

Abraços.

 

eu tenho co2... nao é constante

 

é o kit da sera. mas nao serve... no preciso momento em que coloco a pastilha, aquilo desce 0.3 na agua a volta mas passados 10 minutos ja ta td igual... aquilo juntamente com as pedras deram cabo de td... alguem tem uns xistos a mais?

 

ou onde posso apanhar ou comprar em lx?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basaltos ainda se arranjava qualquer coisa :P

Fazemos aqui já uma troca ;) eheheh Ando a querer uns belos basaltos mas ainda não arranjei.

 

lgass

Xistos apanhas aos Kg's ali no novo passeio maritimo de Paço de Arcos. Eles fizeram uma parede de km's :) com só com xistos, por isso existem milhares de restos espalhados pelos arredores do muro...

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazemos aqui já uma troca ;) eheheh Ando a querer uns belos basaltos mas ainda não arranjei.

 

lgass

Xistos apanhas aos Kg's ali no novo passeio maritimo de Paço de Arcos. Eles fizeram uma parede de km's :) com só com xistos, por isso existem milhares de restos espalhados pelos arredores do muro...

 

Abraços.

 

obrigado pela dica... tenho que la ir entao

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá agora fiquei nos cornos do touro lol

 

Tenho basaltos não sei se gostas, posso entregar em Algés (Rua onde vivo, não vou andar a passear com eles lol).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

qual é o valor do kH?

o facto de teres o pH alcalino, apesar de TPA's com agua ácida, deve dever-se mais á quimica da água (efeito tampão) do que propriamente ao areão.

por isso antes de conseguires baixar o pH, tens de "anular" o efeito tampão

na minha opinião, as duas melhores soluções são:

compra de um buffer alcalino ou água de osmose (eu uso 2/3 de osmose e 1/3 de água de torneira normal)

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

qual é o valor do kH?

o facto de teres o pH alcalino, apesar de TPA's com agua ácida, deve dever-se mais á quimica da água (efeito tampão) do que propriamente ao areão.

por isso antes de conseguires baixar o pH, tens de "anular" o efeito tampão

na minha opinião, as duas melhores soluções são:

compra de um buffer alcalino ou água de osmose (eu uso 2/3 de osmose e 1/3 de água de torneira normal)

 

No meu caso, a agua sai da torneira com o pH a 7.5 e o kh a 6. No aquario o pH está a 7.8 e kH a 7 (não considero o KH tão alto quanto isso). Só para completar que tenho o pH sempre estável, o que tb não é mau.

 

a minha conclusão é que a subida do pH e kH é mesmo do areão, mas tb posso estar errado e vir alguém com mais experiência comprovar isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como escrevi no post, fiz a experiencia, colocando so agua vinda do garrafao, juntamente com o areao num recipiente a parte... nao tinha mais nada... e o ph subiu... aqui nao houve misturas de agua... havia um ph que foi alterado por efeito do areao... (no aquario, o areao e as sacanas das pedras faziam ambos subir... e nenhum dos dois reage ao limao!!!!!|

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... e fica o aviso para todos. na aquaplante, de areoes eles pouco devem testar!!!

 

eu sou me teimoso e quero mesmo o ph nuetro ou mesmo ligeiramente acido... e vou la chegar... e vou hoje decidir se, apesar de tudo, me ganham como cliente ou me perdem. ontem liguei-lhes e falei com o dono da loja sobre a situaçao - a contar dos testes - e ele disse para eu ligar hoje a informar... vamos la ver no que da (lembrei-me que tenho que mudar de feedback que lhes deixei).

 

para continuar a relatar a experiencia digo que agr a hora de almoço, o ph do recipiente so com areao ja vai em 7.3, ou seja, subiu quase um ponto num dia!!!

 

Lgass, já tiveste feedback do dono da Aquaplante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.