A nova casa dos meus Tropheus


Recommended Posts

Pois é. Finalmente arranjei tempo para meter as mãos na massa e fazer o meu fundo 3D que há tanto tempo falo nele e nunca mais o construia.

 

O fundo é para um aqua de 190cm, com duas colunas secas em ambos os cantos. O objectivo é esconder as colunas secas e dar um ambiente mais realista ao aquário de acordo com o biótopo Tanga. Como alguns membros daqui sabem, só tenho tropheus e esta vai ser a nova casa deles.

 

Neste momento tenho o fundo modelado em esferovite e espuma de poliuterano e ando a amadurecer um pouco a ideia de como gostaria que ele ficasse a nível de textura.

 

Falta ainda um módulo do lado esquerdo, pois pretendo fazer mais um "esconderijo" para uma bomba de circulação de 5000l/h. No lado direito vou ter 2 bombas de 5000l/h cada. Portanto, no total, 15000l/h de circulação, fora o outflow da bomba da sump.

 

Não tive que me preocupar em criar buracos nos módulos para colocar tubagens de filtragem pois tenho 2 colunas secas.

 

O próximo passo será começar a dar "banho" aos módulos com uma aguada de cimento cola, para depois aplicar o cimento cola em pasta e criar a textura que pretendo.

 

E por fim o impermeabilizante.

 

Alguém sabe se existe tintas ou sprays de tinta de cor própria para aquários? Pretendo pintar algumas zonas dos módulos.

 

Aqui ficam as fotos (desculpem os reflexos) e fico à espera dos vossos comentários e opiniões.

 

Vista Geral

vistaGeral.jpg

 

Vista Direita

vistaDir.jpg

 

Vista Esquerda

vistaEsq.jpg

 

Pormenor

vistaPormenor.jpg

 

 

Finalização

 

Já com o cimento cola e impermiabilizante colocado, pintado e colado ao vidro. Já secou o silicone e agora é encher com água o aquário para curar e baixar o pH.

 

vistaGeral01.jpg

 

vistaDir01.jpg

 

vistaEsq01.jpg

Abraço
Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Filipe.

 

Gostaria de ter várias tonalidades de cores mas devido à urgência de ter o aqua a funcionar, não permitiu dispender mais tempo.

 

Mas com o tempo vai se acumulando algas e em termos de cor o background vai se modificar.

Abraço
Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos vossos comentários e sugestões.

 

O background foi criado algo a correr devido a questões de tempo. Foi a primeira vez que me meti numa "empreitada" destas e muitas questões e dificuldades foram surgindo conforme ia executando os moldes.

 

A primeira dificuldade foi com o facto de ter traves transversais e para colcar os moldes dentro do aquário teriam que ter dimensões que permitissem a sua inserção. Fui construindo o background com espuma de poliuterano e esferovite e fui moldando conforme as ideias iam me surgindo. O facto de ter formas muito quadradas não me preocupa muito pois irei colocar pedras roladas (basaltos) nos cantos escontadas aos moldes que escondem as 2 colunas secas.

 

Espero também que com o tempo, o verde vá surgindo devido ás algas que vão se criando no aquário, em especial no background. Vou colocar areia de silica ainda. Talvez, depois do aquário estar maturado e estar a funcionar a 100%, vá colocando umas anubias e valisnérias... A ver vamos!

Abraço
Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Bom, um update. O pH estabilizou, e já coloquei areia de silica e só falta encher de água e pôr o aqua a funcionar.

 

aquaAreia.jpg

 

 

Está muito bom. Depois quando isso se encher de algas vai ficar um espanto!

 

Eu quero é ver isso com os "putos" lá dentro!

 

posta fotos.

 

Abraço,

 

Filipe Almeia

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais