Bogas-Portuguesas


Tugz

Recommended Posts

Tenho 5 bogas-portuguesas, que inicialmente eu pensava serem saramugos.

 

É uma espécie rara, tal como o saramugo, e encontra-se no livro vermelho dos vertebrados.

 

Se alguém, que tenha como objectivo tentar a sua reprodução as quiser, fale comigo.

 

Não as dou a ninguém que as queria só para ter no aquário, fica o aviso!

 

Não penso que seja possivel , ou fácil , distinguir sexos, mas com 5 é provável conseguir reprodução, penso eu!

 

Estão em aquário, á algum tempo, no mínimo desde o dia 22 de julho, mas penso que já estavam antes, um ou dois dias antes.

 

O ph do local da recolha é alcalino, e do aquário em que as mantenho está com ph 7.4-7.6.

 

São peixes que comem facilmente flocos, pois eu já os habituei, mas adoram mordiscar plantas, comem algas, e ajudam muito na limpeza pois são detritivoros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura no singular e já encontras.

 

http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/CB478D5...lusitanicum.pdf

 

Existem 5 tipos de bogas que são raras e endémicas da pensinsula Ibérica.

 

Mas estas só existem EM PORTUGAL!

 

Eu tenho quase a certeza que são bogas-portuguesas porque fui ver os estudos feitos aos rios Portugueses, com o auxilio da administração do Fluviário de Mora, e já em 97 foram avistadas no rio onde eu as coletei.

 

Desde ai não há registos, mas agora existe claro, eu ! XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é de facto uma atitude de louvar se as consegui-ses reproduzir e devolver á natureza.

Mas pergunto, tens de facto as condiçoes ideais para as manter e reproduzir?

 

é que se nao mais vale liberta-las no mesmo sitio que apanhas-te, ao menos ai reproduzem-se :character0050:

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em condições, é isso que tenho medo.

 

Se não ficava com elas.

 

Por outro lado foram apanhadas dum sitio super improvavel!

 

Um rio com terrenos agricolas de um lado e outro, ou seja, onde sazonalmente poluição cai sobre ele!

 

Além disso, há menos de 10 anos não havia nada naquele rio, a ETAR é que ajudou a sua purificação!

 

Em ph tenho igual ao rio, alimento não lhes falta, elas estão super bem adaptadas ao aqua, comem-e o musgo limpam tudo , tão bem ou melhor que as corydoras, enfim estão super bem, a crescer a olhos vistos, mas tenho medop que chegando a altura da desova, não saiba porque nunca tive peixes a ter filhos por ovos, só viviparos!

 

Uma curiosidade, o labio inferior destes peixes é duro de forma a raspar limos, e algas, dai eles passarem quase o dia todo de cabeça junto ao areao e ás decorações raspando e limpando!

 

São peixes espectaculares, e aprendem muito rápido.

 

Adaptaram-se aos flocos, e sempre que dou uns toques no vidro eles tal como a maioria dos outros sobem para se alimentar )salvo algumas excepções claro).

 

 

Mas pronto, apesar de saber que aquele rio , ou melhor rigueira! não é bom sitio para eles, talvez os vá devolver, se não arranjar dono para eles, ou se não reunir os conhecimentos ,e condições para eles (tambem de condições só me falta uma ou outra coisa).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tugz,

 

Podes sempre, em vez de os devolveres a esse mesmo rio, colocares num lago ou rio perto da tua zona que se note uma melhor condição de água para eles.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , como sabes não as podes ter em cativeiro com ou sem possibilidades de as manteres , as coimas vão desde os 500 a 2500 € por individuo visto estarem protegidas por lei , o melhor e as repores onde apanhaste assim havera uma maior possibilidade de elas acasalarem .

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não é proibido por lei nem saberem que elas lá existem, nem é proibido por lei eu andar a pisar dezenas de kilos de frutas e aboboras podres que lá estavam a estragar a agua?

 

Isso não é nada proibido, porque afinal de contas, são terrenos agricolas!

 

 

bah!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas tudo bem, vou devolvelas ao rio.

Mas devolverei quando elas ficarem maiores, e devolverei não onde as encontrei, mas mais á frente no rio (uns 2 km ou mais não sei), numa zona onde pelo menos não tem terrenos agricolas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu me ri

 

Andavam a dizer para devolver as bogas á liberdade?

 

O rio de onde as trouxe, ou melhor o ribeiro, por obra e graça de não sei quem, foi fechado, ou melhor, alguma escavadora pos-se a escavar até retraçar aquilo de forma a fazer um dique em terra.

 

Claro , um ribeiro que já de si tem pouco caudal, foi logo abaixo, e agora está seco, com tudo o que era vegetação e fauna a morrer.

 

TUdo bem que é um local improvavel de haver fauna, mas o que é certo é que havia lá animais em vias de extinção.

 

Mas os senhores da camara municipal sabem bem é disso...

 

AInda bem que os continuo a manter.

 

QUando chegar o Inverno , ou quando voltar a haver caudal no ribeiro devolvo-os

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu me ri

 

Andavam a dizer para devolver as bogas á liberdade?

 

O rio de onde as trouxe, ou melhor o ribeiro, por obra e graça de não sei quem, foi fechado, ou melhor, alguma escavadora pos-se a escavar até retraçar aquilo de forma a fazer um dique em terra.

 

Claro , um ribeiro que já de si tem pouco caudal, foi logo abaixo, e agora está seco, com tudo o que era vegetação e fauna a morrer.

 

TUdo bem que é um local improvavel de haver fauna, mas o que é certo é que havia lá animais em vias de extinção.

 

Mas os senhores da camara municipal sabem bem é disso...

 

AInda bem que os continuo a manter.

 

QUando chegar o Inverno , ou quando voltar a haver caudal no ribeiro devolvo-os

faz uma pequena pesquisa, e liberta isso numa zona como deve de ser, onde haja outras bogas.

No site do icnb deves encontrar qualuqer coisa do genero

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo, mas antes vou tirar fotos ao local onde foram recolhidas, para quando as devolver á liberdade mandar uma carta, ou um email á camara municipal para demonstrar a vergonha do que fizeram, sem estudo da zona e de impacto ambiental!

 

Enfim! É um ribeiro, mas tem uma espécie em vias de extinção nele!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo, mas antes vou tirar fotos ao local onde foram recolhidas, para quando as devolver á liberdade mandar uma carta, ou um email á camara municipal para demonstrar a vergonha do que fizeram, sem estudo da zona e de impacto ambiental!

 

Enfim! É um ribeiro, mas tem uma espécie em vias de extinção nele!

fazes muito bem. Envia á camera e á quercus ou greenpeace, ou ao ICNB.

 

O importante é nao libertares ai as bogas.

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes muito bem. Envia á camera e á quercus ou greenpeace, ou ao ICNB.

 

O importante é nao libertares ai as bogas.

 

Boas

 

Não sei se são essas as bogas a que eu chamo Bogas...mas se houver algum pescador por aqui de pesca fina, de certeza que já apanhou carradas de Bogas, aliás nos concursos é o que se apanha mais...já não pesco há muitos anos, e não sabia que estavam em vias de desaparecerem...

 

No rio Tejo, na zona de Rodão havia milhões de Bogas que em meádos de Março subiam os ribeiros para desovarem....aos milhares.

Não entendo como terão desaparecido assim, a não ser que se trate de outra espécie muito parecida, mas pelo desenho , parecem-me as mesmas.

Ou então foram predadas pelas Percas que também têm dado conta dos achigãs, quando estes ainda são pequenos.....

 

Em aquário deve ser dificil a reprodução, os machos adultos têm uns 30 cms, por isso o melhor é devolver isso á natureza.....

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deves ter percebido.

 

São bogas-portuguesas, não bogas normais.

 

Estas ficam muito mais pequenas, não são pescadas, e são endémicas de PORTUGAL!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho ca o lago e 4 tanques de criação com uns 500l cada um..se achares que ficam bem..podem vir para ca.

Mas se estao assim em vias de estinção acho que o melhor mesmo seria a liberdade.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas ficariam bem concerteza mas é muito longe, tenho medo de as enviar por correio :S

 

Eu vou mesmo é devolver á liberdade, mas bem mais á frente do percurso do rio, numa zona onde não existam muitas habitações, e acima de tudo onde acho que os funcionarios da camara não vão remexer o terreno GRRR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo, mas antes vou tirar fotos ao local onde foram recolhidas, para quando as devolver á liberdade mandar uma carta, ou um email á camara municipal para demonstrar a vergonha do que fizeram, sem estudo da zona e de impacto ambiental!

 

Enfim! É um ribeiro, mas tem uma espécie em vias de extinção nele!

 

Podes e deves fazer quixa à GNR, brigada do ambiente.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais