Discu Doente


bruno_emr

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho 3 discus, só que um deles é timido e tenhos á relativamente pouco tempo coisa de 1 mês e meio.

Só que começei a perceber que o mais timido ontem estava muito parado e sem reacção, pelo que percebo não tem andado a comer.

E hoje fui vê-lo e tá todo negro. Podem ajudar-me? o que pode ser o que devo fazer? eu sou novato com discus.

Já agora onde posso comprar o flagyl para os desparazitar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso compra-se na farmácia.

 

Qual o setup do teu aquário?

 

 

O PH = 6,8

NH3 /NH4 = 0

GH = 100mg/l

NO2 = 0

KH = 60mg/l

Temp. 28º

Aqua de 1,20m

É um comunitário por isso não tenho a temperatura mais alta.

Devo metê-lo noutro aqua sozinho e aplicar-lhe algum medicamento?

Editado por bruno_emr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PH = 6,8

NH3 /NH4 = 0

GH = 100mg/l

NO2 = 0

KH = 60mg/l

Temp. 28º

Aqua de 1,20m

É um comunitário por isso não tenho a temperatura mais alta.

Devo metê-lo noutro aqua sozinho e aplicar-lhe algum medicamento?

 

 

Fotografias podem ajudar.

Para além de estar negro que mais notas no discu?

 

Se ele estiver a respirar bem por ambas as guelras, sobe a temperatura para 30ºC.

 

O passo seguinte será descobrir se será parasitas internos ou externos.

 

Mas volto a dizer, com fotos de certeza que te vão puder ajudar melhor.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotografias podem ajudar.

Para além de estar negro que mais notas no discu?

 

Se ele estiver a respirar bem por ambas as guelras, sobe a temperatura para 30ºC.

 

O passo seguinte será descobrir se será parasitas internos ou externos.

 

Mas volto a dizer, com fotos de certeza que te vão puder ajudar melhor.

 

Boa sorte.

Eu logo coloco aqui as fotos. Eu ontem apanhei-o e pus-o sozinho na maternidade e dei comida mas em vão ele não comeu! acabei por o libertar.

A nivel de respiração aparenta estar normal, e mexe bem as barbatanas, não sai é do fundo do aquário e parece ter poucas forças.

A nível das mucosas não reparei em nenhuma deformidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu logo coloco aqui as fotos. Eu ontem apanhei-o e pus-o sozinho na maternidade e dei comida mas em vão ele não comeu! acabei por o libertar.

A nivel de respiração aparenta estar normal, e mexe bem as barbatanas, não sai é do fundo do aquário e parece ter poucas forças.

A nível das mucosas não reparei em nenhuma deformidade.

 

Metê-lo na maternidade não é boa ideia, se o disco já não come na maternidade muito menos porque é um ambiente novo e espaço muito reduzido.

 

O que eu te estava a perguntar é as dimensões do aquário, fauna, flora, filtragem, e já agora a alimentação e que mudanças de água costumas fazer (% e frequência).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Dentro da maternidade não o podes fazer... O melhor a fazer seria mesmo subir a temperatura para 32º e começar medicação.... E como já disseram aqui, mete fotos, que é mais facil para percebermos.

 

Abraço,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço mudanças de 20% de água por semana.

Como filtro utilizo o rena xp3.

 

Quanto à comida tenho dado flocos e comida congelada.

 

Já aumentei a temperatura para os 30º, mas mesmo assim não vejo melhorias, uma vez que é um comunitário não posso aumentar muito mais.

Quanto à fauna tenho:

-Neons;

-Cardinais;

-SAE's;

-lda pitbull;

-peixe Pinguim;

-Harlequin Rasboras;

-corridoras;

 

Quanto á flora:

-musgo de java;

-riccia;

-feto de java;

-Hygrophila Polysperma;

 

 

Segue a foto do Discu, ele tem estado a perder a cor, anda sempre junto ao areão e além de não conseguir subir, bate em tudo o que é sitio e não consegue virar-se como deve ser.

Comprei flagyl ontem mas não sei como aplicar, podem ajudar-me?

discu.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca usei esse medicamento por isso tem que ser outra pessoa a dizer-te alguma coisa sobre isso.

 

O que eu acho é que devias aumentar o volume de água em cada mudança, experimenta mudar 50%. Faz também uma limpeza ao filtro mas utiliza água do aquário para lavar os materiais filtrantes de modo a não perderes a colónia de bactérias.

 

Esse filtro debita quantos litros/hora?

 

Os outros discus estão bons?

Editado por Habanero04
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca usei esse medicamento por isso tem que ser outra pessoa a dizer-te alguma coisa sobre isso.

 

O que eu acho é que devias aumentar o volume de água em cada mudança, experimenta mudar 50%. Faz também uma limpeza ao filtro mas utiliza água do aquário para lavar os materiais filtrantes de modo a não perderes a colónia de bactérias.

 

Esse filtro debita quantos litros/hora?

 

Os outros discus estão bons?

 

 

As medidas do aqua são 120Cx60Lx50A cm.

O filtro debita cerca de 1300 litros/hora.

 

Os outros dois discos, um deles ainda é pequenino, mas comem bem e andam bem pelo aquário todo.

Em cima esqueci-me de dizer que também dou granulado da JBL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te dou a certeza mas é bem capaz de ter a ver com algum tipo de parasitas. O disco antes comia bem?

 

Para já melhora as condições do aquário com mudanças maiores de água e limpeza do filtro como te disse atrás. Quanto a usares o Flagyl, o que já por aqui li é que há quem o misture na comida, mas se o disco não come... acho que também há quem dissolva um comprimido no aquário, mas é melhor alguém que o costume fazer dar-te uma dica com mais certeza de como fazer e que quantidade de medicamento.

 

Também há quem dê um banho de água com sal mas acho que isto é mais arriscado e se for sal a mais pode não correr bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te dou a certeza mas é bem capaz de ter a ver com algum tipo de parasitas. O disco antes comia bem?

 

Para já melhora as condições do aquário com mudanças maiores de água e limpeza do filtro como te disse atrás. Quanto a usares o Flagyl, o que já por aqui li é que há quem o misture na comida, mas se o disco não come... acho que também há quem dissolva um comprimido no aquário, mas é melhor alguém que o costume fazer dar-te uma dica com mais certeza de como fazer e que quantidade de medicamento.

 

Também há quem dê um banho de água com sal mas acho que isto é mais arriscado e se for sal a mais pode não correr bem.

 

 

Eu tenho os discus à cerca de um mês, este sempre foi mais complicado de comer, mas ainda o via a comer de vez em quando. Mas agora mesmo deixou de comer.

Neste caso vou ter de aplicar o flagyl directamente no aquário, só não sei como.

 

Pois quanto ao sal não me parece uma tarefa fácil! Há alguma forma de o "obrigar" a comer, como dar comida á boca ou algo do género?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava em mudanças de água menores (15a 20%) e com mais frequência (tipo dia sim/dia não). Os 50% é capaz de ser um bocado à bruta.

 

Por outro lado mudanças de água para q? Os parametros não me parecem muito fora do que devem ser.

Parasitas tbm parece não ser, pois a barriga não está dilatada (e o cocó? tem pedaços transperente?).

 

O problema pode mesmo ser habituação ao meio. Há algum peixe que implique com esse disco?

 

PauloA :cry4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá se este link te ajuda: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33199

 

Não me parece que dar de comer à boca resolva, isso só vai stressar mais o peixe.

 

Já utilizei o sal há uns anos e na altura consegui recuperar alguns discus. O método é tirar água do aquário para um reservatório à parte, por exemplo 10 litros para um balde. Depois adicionas uma colher de sopa de sal ou uma colher e meia por cada 5 litros e, muito importante, colocar uma bomba de ar a movimentar a água através de uma pedra difusora. Depois metes o disco lá dentro e deixas ficar durante 15/20 minutos, mas convém estares atento para ver se ele está a aguentar o banho. No final do tempo voltas a metê-lo no aquário e deitas a água fora. Depois é esperar uma semana a ver se ele começa a comer. Comigo funcionou, mas é preciso ter algum cuidado porque o peixe pode não aguentar o choque se for sal a mais ou se já estiver muito fraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava em mudanças de água menores (15a 20%) e com mais frequência (tipo dia sim/dia não). Os 50% é capaz de ser um bocado à bruta.

 

Por outro lado mudanças de água para q? Os parametros não me parecem muito fora do que devem ser.

Parasitas tbm parece não ser, pois a barriga não está dilatada (e o cocó? tem pedaços transperente?).

 

O problema pode mesmo ser habituação ao meio. Há algum peixe que implique com esse disco?

 

PauloA :cry4:

 

Isso também é uma possibilidade, fazer mudanças de água mais frequentes. Falei em 50% porque dá menos trabalho fazer uma mudança por semana do que 3 ou 4. Eu faço uma mudança semanal de 50% no meu aquário e os peixes estão todos impecs...

 

As mudanças de água são sempre benéficas para renovar o ambiente. Pode estar a escapar-lhe ali qualquer coisa e uma boa renovação de água e limpeza por vezes fazem "milagres" não sendo necessário sequer utilizar medicamentos.

 

Pode ser, mas já tem os discos há 1 mês e os outros estão bem. É bem possível que os outros discus impliquem com ele, pois são apenas 3 e são poucos para distribuir a agressão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá se este link te ajuda: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33199

 

Não me parece que dar de comer à boca resolva, isso só vai stressar mais o peixe.

 

Já utilizei o sal há uns anos e na altura consegui recuperar alguns discus. O método é tirar água do aquário para um reservatório à parte, por exemplo 10 litros para um balde. Depois adicionas uma colher de sopa de sal ou uma colher e meia por cada 5 litros e, muito importante, colocar uma bomba de ar a movimentar a água através de uma pedra difusora. Depois metes o disco lá dentro e deixas ficar durante 15/20 minutos, mas convém estares atento para ver se ele está a aguentar o banho. No final do tempo voltas a metê-lo no aquário e deitas a água fora. Depois é esperar uma semana a ver se ele começa a comer. Comigo funcionou, mas é preciso ter algum cuidado porque o peixe pode não aguentar o choque se for sal a mais ou se já estiver muito fraco.

 

Eu estava já a ler o tópico que indicas-te e de facto ajuda e muito. Para já vou tentar fazer o tratamento com flagyl, como indicado no tópico.

Após isso vou ver como reagem.

 

Só tenho algumas dúvidas para desparasitar mensalmente os peixes é preciso fazer o tratemento de 4 a ou 8 dias com flagyl? ou há outro produto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho algumas dúvidas para desparasitar mensalmente os peixes é preciso fazer o tratemento de 4 a ou 8 dias com flagyl? ou há outro produto?

 

Epá! não te metas a fazer tratamentos desnecessários. Eu nunca desparasitei os meus peixes nem lhe administrei nenhum medicamento. O truque está na boa qualidade da água e na alimentação. Não vale a pena fazeres desparasitações ou tratamentos se não houver sintomas.

 

Fica aqui o link do meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=131283

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá! não te metas a fazer tratamentos desnecessários. Eu nunca desparasitei os meus peixes nem lhe administrei nenhum medicamento. O truque está na boa qualidade da água e na alimentação. Não vale a pena fazeres desparasitações ou tratamentos se não houver sintomas.

 

Fica aqui o link do meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=131283

 

 

Ok, sempre pensei que era necessário por uma questão de prevenção era a ideia que tinha após ler algumas coisas e ouvir opiniões.

Por acaso também tenho um escalar laranja como o teu, esse sim come tudo e mais alguma coisa. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, sempre pensei que era necessário por uma questão de prevenção era a ideia que tinha após ler algumas coisas e ouvir opiniões.

Por acaso também tenho um escalar laranja como o teu, esse sim come tudo e mais alguma coisa. :eusathink:

 

Os escalares é sempre a abrir :) ...

 

Na minha opinião, que vale o que vale, quanto menos quimícos se adicionar à àgua do aquário pior. Acho que não há necessidade disso. Mas também sei que há pessoal que faz as coisas de outra maneira e usa todos os produtos e mais algum, e tem bons resultados na mesma. Há mil e uma maneiras de manter os peixes em boas condições, cada um deve fazer como achar melhor, mas na minha opinião o mais simples é o que resulta.

 

O que costumo fazer é mudar 50% de água todas as semanas, vazo metade do aquário, meto 1 tampa e meia de Seachem Prime (é o único produto que uso, mas conheço quem não use nada), e depois é água directamente da torneira lá para dentro até encher. De resto, os únicos cuidados que tenho são a limpeza de folhas das plantas que os peixes arrancam, poda das plantas que cresceram mais com intervalos +/- a cada 3/4 semanas (quando já começam a tapar a superfície) e limpeza dos filtros de tempos a tempos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já efectuei o tratamento com Flagyl durante 6 dias dois dos quais já num áquario hospital de 50 litros. Mas sem resultado.

O discu continua a andar só no fundo do aquário e não se alimenta, continua magro.

Neste momento está sozinho no aqua. Nada quase sempre de lado e tenta estar sempre no mesmo canto.

A nível de respiração não aparenta ter dificuldades, lesões também não tem nenhuma visível. Por vezes fica escuro mas depois volta novamente a cor dele.

 

Podem-me ajudar? que outro tipo de tratamento posso efectuar? Deixo de lhe dar comida? aumento-lhe mais a temperatura?

 

Ele já anda assim há muito tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais