ajuda urgente


Recommended Posts

Meus Caros,

 

Preciso de ajuda urgente. Tenho à cerca de 1 ano0 um aqua de 100l. Ontem fiz uma TAP como sempre costumo fazer mais ou menos de 15 em 15 dias. Introduzi uns peixes e uma planta. Acho que não foi por aqui o problema. O problema terá sido desconfio eu quando mudei o CO2. Uso aqule sistema dos reagentes. E não sei bem como acho que deve ter caído pó de algum dos reagentes no aqua, porque fiquei com umas bolinhas pequenissimas, como se fosse pó, brancas a flutuar no aqua. Co0m a rede ainda tentei tirar a maior parte, mas ainda lá ficaram concereteza.

Hoje tinha a água turva e os peixes a morrerem ou quase a morrerem. Fiz uma TAP maior (15l) e e meti carvão no filtro. Não sei se fiz bem mas foi o que fiz. A água continua turva e os peixes todos a virem à superficie.

Alguma ajuda? É urgente. Obrigado.

 

Ricardo Batista

S. João da Madeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se vires alguma coisa a boiar à superfície, experimenta retirar com papel de cozinha (aqueles rolos brancos), ensopa e retira o que lá estiver.

 

Aumenta a areação (bomba de ar, filtro a fazer de cascata (se for de flauta é só coloca-la fora de água)).

 

Se suspeitas de envenenamento, coloca carvão activado no filtro temporariamente e vai fazendo TPA'.s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado, Hugo. Segui os concelhos.

Algumas dúvidas:

- carvão activado? Eu tenho uma esponja que sei que é de carvão - vinha inicialmente com o aquário mas nunca a tinha usado. Pu-la no filtro. Não sei se é isso o carvão activado que recomendaste.

- TAPs: já retirei 5 garrafões de 5 litros. Não sei se posso fazer mais hoje ou se devo ir fazendo diariamente. A água continua turva.

- peixes a morrer: os peixes continuam todos a vir respirar à superfície. Já me morreu um ramirezi ;)(( Um escalar estava a dar as últimas; eu retirei-o do aqua para uma bacia com água tépida. A verdade é que ele já reanimou quando parecia estar a dar as últimas. Não sei se o volte a pôr no aqua. Os outros: rásboras, coridoras, SAE e botias estão no aqua a sofrer.

Mais aguma ajuda ( o que seja) agradeço imenso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Vou fazer isso.

É triste ver os peixes a sofrer no aqua e não saber o que fazer para salvá-los. O escalar continua na bacia mas não pode ficar lá por muito mais tempo. Se o meter no aqua temo que ele morra como os outros parecem estar a morrer. Curioso é que as corydoras, aparentemente não é nada com elas.

Será que o escalar aguenta na bacia uma noite?

Obrigado desde já pela preciosa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois não deve ser nada fácil.

 

Não terás morto a colónia de bactérias? uma solução era colocar daquelas bactérias em frascos à venda nas lojas, mas a esta hora.....

 

vai mudando a água, sobre o escalar, não tens caixas de plástico e um termostato a mais para lá colocares de noite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Mudei o escalar para uma bacia maior e com a água um pouco mais quente. Se calhar, de noite vou tirar o termoestáto do aqua e ponho-o na bacia. Obrigado pelos bons concelhos.

Infelizmente, estou a ver a coisa preta, ou melhor, turva.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Mudei o escalar para uma bacia maior e com a água um pouco mais quente. Se calhar, de noite vou tirar o termoestáto do aqua e ponho-o na bacia. Obrigado pelos bons concelhos.

Infelizmente, estou a ver a coisa preta, ou melhor, turva.

Um abraço

 

Esqueci-me de perguntar, o que é isso da colónia de bactérias?

 

É que há mais uma coisa. O aqua tem um filtro próprio, mas eu no ínicio, há pouco menos de 1 ano, pu-lo a funcionar com mais um filtro de menos capacidade (não sei ao certo) externo, que tinha do meu primeiro aqua de 50l. Isto fiz para ciclar a água e ter as bactérias (além disso ainda aproveitei parte da água do dito aqua de 50l.

Esse filtro adicional permaneceu no aquário. Mas no Sábado, quando fiz a TPA, introduzi peixes, uma planta, e activei o CO2, TIREI ESSE FILTRO.

Será que foi disso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

se eles vêm à superficie põe uma bomba de ar ou mais a funcionar que vai oxigenar a água e deve dar uma ajudinha.

tiraste mesmo o filtro? se tiraste então trata de comprar bacterias em frasco como te disseram antes, acho que há umas que se chamam aqua start ou filter strart, algo do género. a filtragem do teu aqua é feita por bacterias que "vivem" no filtro e te livram das impurezas.

tive o mesmo problema quando troquei o filtro e perdi bastantes peixes, mas com o aumento da oxigenaçao e as bacterias em frasco safei-me de pior.

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Rui. Tenho feito TAPs regulares e a água hoje de manhã já não está tão turva e os peixes parecem estar melhor, já não os vejo à superficie. O Escalar continua na bacia, mesmo encostadinho ao termostato que lá pus. A coisa parece estar a compor-se.

 

Eu retirei o filtro mas era um filtro secundário e externo, não era o principal e interno, por isso duvido que tenha sido por isso. Em todo o caso vou ver se arranjo as bactérias.

Admitindo que tenha sido de retirar o filtro, como se explica a água turva. A hipótese que mais desconfio é a que já disse, a de ter caído pó dos reagentes do CO2 no aqua e isso ter aduterado a água.

 

Bomba de ar? Desculpem mais esta ignorância mas não sei o que é.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

se o CO2 for caseiro o mais provavel é que utilizes fermento em pó e bicarbonato de sódio, açucar e gelatina, pois deu-se um acidente com o fermento em pó, se fosse com o bicarbonato de sódio, ou açucar esse iam logo ao fundo e não criava bolhinhas. conselho de amigo, arranja essas mistelas longe do aqua, tipo cozinha.

 

vais a uma loja e compras uma bomba de ar, que é nada mais nada menos que um aparelho que manda ar para o aqua, perguntas se ja vem uma mangueira para a bomba e uma pedra difusora, senão la tens que ir comprar separado, mas (desculpem la a publicidade) se tiveres um modelo, continente, jumbo, intermarche/bricomarche ou pingo doce (este de grande proporções, visto que o feira nova ta a deixar de existir) la tens esses materiais mais baratos.

 

é isto uma bomba de ar

T701732_p05_a01_v002.png

 

no caso das tpa's, para um aqua de 100L, 15L é muito pouco, tenta pelo menos retirar uns 30 a 40L, assim escusas de andar a tirar mais água que o normal.

 

na loja de animais tem sempre essas colonias de bactérias, pergunta la que eles te arranjam sempre, no hipermercados encontras alguns da tetra, são uns frascos amarelos, lê bem os rotulos que encontras colonias de bactérias.

 

não tens um tronco que tenhas colocado a pouco tempo? e se sim, tratas-te-o? e que tronco colocas-te?

 

espero ter ajudado.

Editado por Sok
Link to comment
Partilhar nas redes sociais