Recommended Posts

Boas pessoal,

estive ausente durante muito tempo, mas agora estou de volta e finalmente com a minha calha DIY pronta.

 

Se a minha máquina não tivesse com a H1N1 eu punha hoje as fotos, mas assim que conseguir ligar a máquina ponho-as logo.

 

Bom mas a minha questão é a seguinte, durante estes seis meses em que estive a desenhar e a construir a calha, fui beneficiando da boa vontade de alguns contactos que fiz e neste momento tenho lampadas a mais e não sei quais colocar! :D

 

Neste momento tenho:

 

2x Sylvania Grolux 54W - 8500K

1x Osram Lumilux CoolWhite - 4000K

1x Osram Lumilux Daylight - 6500K

1x Sylvania Aquastar - 10000K

 

Como a ideia é finalmente arrancar com o plantado, ja coloquei as 2 grolux e a Aquastar. No entanto agora não sei qual das duas lumilux colocar. Qual a vossa opinião?

 

Já agora qual a ordem pela qual as punham a acender? sendo que irão acender 2 a 2.

 

Eu estava a pensar em por 4 horas uma grolux mais uma lumilux. Depois 4 horas as 4 lampadas acesas e depois mais 4 horas a aquastar e uma grolux. O que vos parece? isto totalizava 12 horas de luz por dia, acham muito?

 

Dêem-me a vossa ajuda. Tou farto de ler artigos e cada uma diz a sua e não chego a conclusão nenhuma. Já agora o meu aqua é de 120x40x50 (240 litros).

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....

Neste momento tenho:

 

2x Sylvania Grolux 54W - 8500K

1x Osram Lumilux CoolWhite - 4000K

1x Osram Lumilux Daylight - 6500K

1x Sylvania Aquastar - 10000K

 

... Já agora o meu aqua é de 120x40x50 (240 litros).

 

Bem se a minha precepção não está mal por ser tão cedo, mas as lampadas ficam lado a lado do genero:

 

|----------| |-----------|

|----------| |-----------|

 

se assim for tens um dilema pois na minha opinião colocava duas de 6400K atrás e as duas de 8500k a frente... pois ao colocares atrás uma de 6500K e outra de 4000K vais ficar com diferenças em iluminação que podem tornar-se esquesitas no aspecto visual... mas isto também é só a minha opinião....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João e bem vindo ao vicio...

 

A minha opinião e esta por ordem de tras para a frente

 

1x Osram Lumilux CoolWhite - 4000K

1x Osram Lumilux Daylight - 6500K

1x Sylvania Grolux 54W - 8500K

1x Sylvania Aquastar - 10000K

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

desde já obrigado pelas vossas respostas.

 

Para responder ao barman, as lampadas estão colocadas lado a lado ou seja

 

|-------------------------|

|-------------------------|

|-------------------------|

|-------------------------|

 

Quanto à tua sugestão Paulo também me parece bem, mas achas que uma grolux (de tonalidade rosa) é suficiente para o crescimento e abundância de plantas?

 

eu queria desenvolver também um "relvado", para tapar toda a akadama, talvez com eleocharis. Achas que com a combinação que sugeres eu safo-me, ou prescindo da CoolWhite e coloco mais uma grolux?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre jogar com a tonalidade do aquario...se achares que fica demasiado amarelo ou demasiado branco podes sempre alterar mudando as lampadas...

Quanto ao ciclo de luz eu optaria por acender as de tras 30 minutos antes e depois as da frente, depois desligava as da frente 30 minutos antes das de tras, isto para simular o inicio e o fim do dia e tudo num total de 8 horas, com o desenvolver se achares que 8 horas e pouco vais aumentanto uma hora de cada vez ate achares um equilibrio...

 

A regra manda por as de menos kelvins de tras para a frente...Mas como sabes isto dos aquarios cada caso e um caso...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais