[URGENTE] Peixes a morrer!!!


luixilva99

Recommended Posts

Boas pessoal..

 

Antes de mais eu sou novato na aquariofilia.. Comecei com uma aquário de 5l de no fim-de-semana comprei um de 60l porque o primeiro não tinha condições..

O que se passa é que terça o meu shubunkin deixou de comer e acabou por morrer agora.. O que me está a por doido é o facto de ter os meus outros peixes todos no fundo do aquário quando andavam sempre a nadar de um lado para o outro.. O shunbunkin que morreu também começou assim..

Um facto que acho importante referir é que comprei 3 peixes, na 2ªfeira, no El Corte Ingles e ontem quando voltei lá para ver se tinham peixs novos questionei o empregado sobre 2 dos peixes lá comprados terem umaspintinhas cinzentas.. Ele disse que os peixes não deveriam ter sido vendidos pois estavam em tratamento.. (wtf!?!?!?)

 

Alguém me pode ajudar? Ou melhor, alguém pode ajudar os meus peixes?

 

Desde já obrigado..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem vindo ao fórum e aproveita ao máximo este mundo fascinante que são os aquário...

Antes de mais nada:

. Preenche o teu perfil

. Indica o setup do teu aquário (medidas, equipamentos, etc)

. Fauna e flora que tens no aquário

. Datas de compra, de meter a funcionar, de entrada peixes

 

Depois alguém te vai dar ajudas e conselhos.

Se no El Corte Ingles te disseram isso, no minimo exige que os peixes sejam devolvidos à loja. Se estão em fase de tratamento, não são para venda. Não querendo dizer mal dessa loja nem fazer publicidade a nenhuma outra, tenta ir a loja especializadas em aquariofilia.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem vindo ao fórum e aproveita ao máximo este mundo fascinante que são os aquário...

Antes de mais nada:

. Preenche o teu perfil

. Indica o setup do teu aquário (medidas, equipamentos, etc)

. Fauna e flora que tens no aquário

. Datas de compra, de meter a funcionar, de entrada peixes

 

Depois alguém te vai dar ajudas e conselhos.

Se no El Corte Ingles te disseram isso, no minimo exige que os peixes sejam devolvidos à loja. Se estão em fase de tratamento, não são para venda. Não querendo dizer mal dessa loja nem fazer publicidade a nenhuma outra, tenta ir a loja especializadas em aquariofilia.

 

Abraços.

 

Antes de mais obrigado por responderes.. Vo postar aqui umas fotos porque não sei o nome dos peixes todos..

 

Tenho um limpa-vidros, um telescópio, uma carpa, um olho celestial e os outros não sei o nome.. são 6 no total..

 

dsc01699w.jpg w3264.png

limpa vidros e olho celestial..

 

dsc01704f.jpg w3264.png

carpa e peixe cinzento que tem as tais pintinhas..

 

dsc01701jau.jpg w3264.png

telescópio com as pintinhas..

 

dsc01702vqv.jpg w3264.png

este não sei o nome mas é um peixe vulgar.. é o mais antigo que tenho e ao que parece é dos mais saudáveis..

 

dsc01703s.jpg w3264.png

Editado por luixilva99
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 30ºC? Desculpa a n00bice mas não vou cozer os peixes?

 

 

nao é noobice nenhuma

 

de facto ha um risco... mas é a maneira mais facil/eficaz de o fazer... se tiveres possibilidade separa os doentes dos restantes...

 

em principio os peixes aguentam apesar de nao ficarem 100% confortaveis.

 

antes julgo que se tratava com azul metileno... mas eu nao consigo garantir que seja ictio

 

consulta a secçao de doenças e pragas e ve tudo para tentares confirmar o que é

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao é noobice nenhuma

 

de facto ha um risco... mas é a maneira mais facil/eficaz de o fazer... se tiveres possibilidade separa os doentes dos restantes...

 

em principio os peixes aguentam apesar de nao ficarem 100% confortaveis.

 

antes julgo que se tratava com azul metileno... mas eu nao consigo garantir que seja ictio

 

consulta a secçao de doenças e pragas e ve tudo para tentares confirmar o que é

 

Já subi para 30ºC..

 

Tipo só dois dos peixes é que têm as pintinhas.. Os outros não têm pintinhas mas provavelmente estão a apanhar também, não é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ìctio (Doença dos pontos brancos):

 

Sintomas: È uma das doenças mais comuns em aquários, caracteriza-se por pequenos pontos brancos, o peixe fica todo salpicado de branco, o peixe permanece com as nadadeiras fechadas e fica parado no fundo do aquário, cada ponto é um parasita que se alimenta do sangue do peixe, até leva-lo a morte, se os parasitas atacarem suas guelrras, o peixe morre por asfixia.

Causa: È causada pelo parasita Ichthyophthirius multifilis, ocorre pricipalmente no inverno devido a queda bruscas de temperatura, o parasita em estágio evoluido se salta da pele do peixe e vai se reproduzir no fundo do aquário, saltando milhares de esporos que vão infestar os outros peixes.

Tratamento: A primeira atitude é separar o peixe no aquário hospital, , aumentar a temperatura para 30°C pois acima de 28°C o parasita morre quando abandona a pele do peixe e portanto não consegue se reproduzir, também pode usar sulfato de cobre, 1ml para cada litro de água, até a cura, mas fazendo-se trocas parciais de 3/4 da água diariamente, mas tome cuidado pois o sulfato de cobre é fatal para o labeo bicolor.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ìctio (Doença dos pontos brancos):

 

Sintomas: È uma das doenças mais comuns em aquários, caracteriza-se por pequenos pontos brancos, o peixe fica todo salpicado de branco, o peixe permanece com as nadadeiras fechadas e fica parado no fundo do aquário, cada ponto é um parasita que se alimenta do sangue do peixe, até leva-lo a morte, se os parasitas atacarem suas guelrras, o peixe morre por asfixia.

Causa: È causada pelo parasita Ichthyophthirius multifilis, ocorre pricipalmente no inverno devido a queda bruscas de temperatura, o parasita em estágio evoluido se salta da pele do peixe e vai se reproduzir no fundo do aquário, saltando milhares de esporos que vão infestar os outros peixes.

Tratamento: A primeira atitude é separar o peixe no aquário hospital, , aumentar a temperatura para 30°C pois acima de 28°C o parasita morre quando abandona a pele do peixe e portanto não consegue se reproduzir, também pode usar sulfato de cobre, 1ml para cada litro de água, até a cura, mas fazendo-se trocas parciais de 3/4 da água diariamente, mas tome cuidado pois o sulfato de cobre é fatal para o labeo bicolor.

 

Obrigadão.. X)

 

O outro aquário que tenho só tem 5l e não tem filtro, bomba e aquecedor.. Sendo assim é melhor deixar os peixes junto com os outros, não é?

 

Já agora deixo a temperatura a 30ºC até que as pintinhas desapareçam completamente?

Editado por luixilva99
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadão.. X)

 

O outro aquário que tenho só tem 5l e não tem filtro, bomba e aquecedor.. Sendo assim é melhor deixar os peixes junto com os outros, não é?

 

 

sinceramente eu sou novato tambem... ideal seria separar...

 

mas experimetna visto que nao tens capacidades para separar.

 

boa sorte

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora eu nunca liguei aos pH, nitratos, etc.. Quando mudo a água a unica oisa que faço é acrescentar um líquido azul.. Acham que pode ser prejudicial limitar-me a acrescentar o tal líquido?

 

 

depende do lquido que for... ha quanto tempo montaste o aquario? e quando adicionaste os peixes?

 

isso pode ser importante...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende do lquido que for... ha quanto tempo montaste o aquario? e quando adicionaste os peixes?

 

isso pode ser importante...

 

Sábado: Montagem +3peixes +2plantas

Segunda: +3peixes

Terça: nada

Quarta: +1peixe

Quinta: -1peixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sábado: Montagem +3peixes +2plantas

Segunda: +3peixes

Terça: nada

Quarta: +1peixe

Quinta: -1peixe

 

 

nao nao nao

 

ma ideia... procura aqui no site sobre o ciclo do azoto

vai a uma loja e compra bacterias para adicionar o mais depressa possivel

 

Quimica da água - Ciclo do azoto

Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário.

No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos.

Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem.

O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos.

O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico.

 

 

 

 

Intoxicação por Nitritos(NH³):

 

Sintomas: Olhos embaciados, dificuldades respiratórias, inquieto, fica balançando na água e morre deitado.

Causa: Superpopulação, água não estabelizada e excesso de alimentos são as suas causas.

Tratamento: 20 min a alguns dias, trocar a água e manter o peixe em água nova bem estabelizada.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao nao nao

 

ma ideia... procura aqui no site sobre o ciclo do azoto

vai a uma loja e compra bacterias para adicionar o mais depressa possivel

 

Quimica da água - Ciclo do azoto

Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário.

No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos.

Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem.

O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos.

O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico.

 

 

 

 

Intoxicação por Nitritos(NH³):

 

Sintomas: Olhos embaciados, dificuldades respiratórias, inquieto, fica balançando na água e morre deitado.

Causa: Superpopulação, água não estabelizada e excesso de alimentos são as suas causas.

Tratamento: 20 min a alguns dias, trocar a água e manter o peixe em água nova bem estabelizada.

 

Porra estou mesmo mal.. Vou tentar comprar isso amanhã.. Tenho que comprar os testes e mais o quê? Um líquido para regular?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porra estou mesmo mal.. Vou tentar comprar isso amanhã.. Tenho que comprar os testes e mais o quê? Um líquido para regular?

 

 

dix de onde es... a mim deram-me um liquido que contem bacterias. se fores daqui de ao pe ainda te empresto. nem o usei...

 

precisas das bacterias ai o mais depressa possivel.

 

testes de ph, amonia e nitritos. mais nd... mas eu diria que o mais importante agr sao as bacterias... agr fica a duvida se os peixes teem mesmo ictio (para ajudar a festa)

 

porque se nao teem nao vale a pena a agua tar aquela temperatura... pesquisa na net sobre isso. tenta certificar-te de que teem (ou nao)... ve fotos... porque os pontos cizentos podem ser reacçao à amonia

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dix de onde es... a mim deram-me um liquido que contem bacterias. se fores daqui de ao pe ainda te empresto. nem o usei...

 

precisas das bacterias ai o mais depressa possivel.

 

testes de ph, amonia e nitritos. mais nd... mas eu diria que o mais importante agr sao as bacterias... agr fica a duvida se os peixes teem mesmo ictio (para ajudar a festa)

 

porque se nao teem nao vale a pena a agua tar aquela temperatura... pesquisa na net sobre isso. tenta certificar-te de que teem (ou nao)... ve fotos... porque os pontos cizentos podem ser reacçao à amonia

 

Sou de Sta Maria da Feira.. Porra na loja disseram-me que como ía usar peixes de água fria não havia problema em colocar logo os peixes que quisesse..

 

Sabes-me dizer +/- quanto vai ser o estrago (€) nos testes? E para além dos testes também não é necessário um regulador de pH? Como regulo a amónia e os nitratos? É só introduzir o líquido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou de Sta Maria da Feira.. Porra na loja disseram-me que como ía usar peixes de água fria não havia problema em colocar logo os peixes que quisesse..

 

Sabes-me dizer +/- quanto vai ser o estrago (€) nos testes? E para além dos testes também não é necessário um regulador de pH? Como regulo a amónia e os nitratos? É só introduzir o líquido?

 

pois, em principio os peixes vvao aguentar bem a temperatura e uma grande variedade de ph... talvez o de ph seja menos necessario.

 

os testes podem ser bastante careiros... se comprares so estes 3 deve-te ficar a rondar os 30€... mas procura aqui nos classificados... na volta ha ai uns baratos e perto de ti.

 

a amonia e nitratos nao as regulas directamente. vou-t explicar mais ou menos.

 

os peixes fazem porcaria. essa porcaria converte-se em amonia naturalmente. a amonia é extremamente toxica para estes.

 

ha bacterias que transformam amonia em nitritos (continua a ser toxico mas um pco menos)

 

ha outras que transformam nitritos em nitratos (sao maus mas so em quantidades muito grandes.

 

os nitratos sao controlados com as trocas parciais de agua, ou tpa's.

 

o que os liquidos teem é essas bacterias que se alojam no filtro e no aqua... é isso que tu precisas.... que as bacterias comam a amonia e nitritos. o pior é que meteste muitos peixes, causando logo uma quantidade enorme de amonia...

 

percebeste? julgo que me expliquei bem, ams se algum veterano da aquariofilia quiser acrescentar, por favor façam-no

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, em principio os peixes vvao aguentar bem a temperatura e uma grande variedade de ph... talvez o de ph seja menos necessario.

 

os testes podem ser bastante careiros... se comprares so estes 3 deve-te ficar a rondar os 30€... mas procura aqui nos classificados... na volta ha ai uns baratos e perto de ti.

 

a amonia e nitratos nao as regulas directamente. vou-t explicar mais ou menos.

 

os peixes fazem porcaria. essa porcaria converte-se em amonia naturalmente. a amonia é extremamente toxica para estes.

 

ha bacterias que transformam amonia em nitritos (continua a ser toxico mas um pco menos)

 

ha outras que transformam nitritos em nitratos (sao maus mas so em quantidades muito grandes.

 

os nitratos sao controlados com as trocas parciais de agua, ou tpa's.

 

o que os liquidos teem é essas bacterias que se alojam no filtro e no aqua... é isso que tu precisas.... que as bacterias comam a amonia e nitritos. o pior é que meteste muitos peixes, causando logo uma quantidade enorme de amonia...

 

percebeste? julgo que me expliquei bem, ams se algum veterano da aquariofilia quiser acrescentar, por favor façam-no

 

Ok.. Vou tentar arrajar o líquido com as bactérias ainda hoje.. Qual o valor ideal de amónia e de nitratos? O menor possível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.. Vou tentar arrajar o líquido com as bactérias ainda hoje.. Qual o valor ideal de amónia e de nitratos? O menor possível?

 

 

ZERO... o valor ideal é absolutamento zero...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ZERO... o valor ideal é absolutamento zero...

 

Fui ao horto e o fulano que lá está é bastante entendido na matéria.. Trouxe um líquido para tratar os peixes, um líquido com bactérias e uns testes.. Parece que ainda tenho nitritos e excesso mas desde que fiz o que o fulano disse os peixes arrebitaram bastante.. A carpa já parece uma carpa! x)

 

Agora eles andam é muito em cima.. Devem estar com diiculdades em respirar, não? Acham que devo trocar parcialmente a água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui ao horto e o fulano que lá está é bastante entendido na matéria.. Trouxe um líquido para tratar os peixes, um líquido com bactérias e uns testes.. Parece que ainda tenho nitritos e excesso mas desde que fiz o que o fulano disse os peixes arrebitaram bastante.. A carpa já parece uma carpa! x)

 

Agora eles andam é muito em cima.. Devem estar com diiculdades em respirar, não? Acham que devo trocar parcialmente a água?

 

pode ser por causa da quantidade de produtos... mas agr nao mudes pois vais deitar bacterias fora.... espera uns dias... ainda bem que ta a estabilizar

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.