Preciso de ajuda!


jpedro.alves

Recommended Posts

:character0050: Boas. Preciso de ajuda! :medieval_mace:

Não consigo tirar nada das minhas posturas, acho que o grande problema esta em os ovos não ficarem castanhos.

já tive 5 posturas varias tentativas e nada, os ovos não fungão mas também não ficam castanhos, os pais andam sempre de volta dos ovos abanão, mexem, defender os ovos tudo normal mas não nasce nada.Já cheguei a ver 2 pontos nos ovos mas nada passam as 48 horas e nada. O que será? Poderá ser da dureza da água? (Não meto azul metaleno.)

Neste momento estou com uma postura no aquario. O que poço fazer? :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ovos não têm de ficar castanhos... ficam quase transparentes.

 

Os fungados ficam brancos.

 

Para poder tirar mais conclusões tens de nos falar mais do teu aqua.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vai ser desta :character0050:

Já têm barbatana e olhos, abanão que nem uns tolos chegando a cair da folha mas os pais apanham-nos e metem-nos na folha novamente.

Se nascerem gostava de saber quanto tempos os posso deixar com os pais ou se devo retirar os pais após eles nadarem. Qual a mais segura?

Não tenho artemia eclodida só congelada e seca. Qual dou?

Continuacão de um bom dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vai ser desta :thumbdown2:

Já têm barbatana e olhos, abanão que nem uns tolos chegando a cair da folha mas os pais apanham-nos e metem-nos na folha novamente.

Se nascerem gostava de saber quanto tempos os posso deixar com os pais ou se devo retirar os pais após eles nadarem. Qual a mais segura?

Não tenho artemia eclodida só congelada e seca. Qual dou?

Continuacão de um bom dia.

Para os pequenotes?! Nem uma coisa nem outra, tem que ser artemia recem eclodida precisamente por ser pequena e os alevins a conseguirem comer, de resto se não tiveres podes fazer como eu faço. Dou Nobil fluid da JBL, até ás 3 semanas de vida e depois começo a alternar com micro vermes. Quando tiverem 4/5 semanas começo a variar a alimentação mais um pouco, e aí já lhes dou flocos esfarelados e/ou micropan da Sera e micro vermes (deixo de dar o Nobil Fuid). Mas a taxa de sobrevivencia é baixa, cerca de 20%. Mas já estou a tratar do assunto para ter artemia a eclodir directamente dentro do aqua, com um kit que vou comprar á Aquaristic; e aí vou ter uma taxa de sobrevivencia bem mais alta.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi desta e o erro foi meu :snipersmile: . Paço a explicar:

Eu tinha-os num aquário comunitário dividido a meio que não estava nu, do fim das 45 horas ja tinham barbatana e caiam das folha os pais apanhavam-nos e reponha-nos na folha, entretanto começaram a tentar nadar e os pais engoliram-nos (eu pensei que tinham se sentido ameaçados e comeram os filhos) mas não bolhes a dar comer e eles metem-nos fora (muito, muitos mesmo) que caíram no fundo e os pais não os apanharam-nos. Mural da historia para a próxima não lhes dou recompensa pelo esforço.

Pergunto é normal acontecer ;)

Fica para a próxima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa tarde!

Estou de regresso ao fórum depois de um tempo "parado".

Tenho tido muitas posturas e dos 9 escalares já tenho 3 casais, mas não consigo tirar nem um único pequenote da posturas.

Neste momento tenho um casal num aquário nu, já lá tive uma postura que nem correu muito mal ate as 45 horas, os ovos ficam com um abanana, abanão e tentam nadar mas não conseguem, os pais metem-nos para a boca e devem em quando metem-nos fora e voltam para a boca, eu pergunto é normal isto acontecer, se não, porque é que acontece, o que poço fazer para melhorar?

Há isto pode ajudar!

Temperatura 26º

pH 6.8

KH 3ºd

GH 16ºd

NO₃ 0

NO₂ 1

Será algum parâmetro que não esteja a ajudar?

Editado por jpedro.alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

Estou de regresso ao fórum depois de um tempo "parado".

Tenho tido muitas posturas e dos 9 escalares já tenho 3 casais, mas não consigo tirar nem um único pequenote da posturas.

Neste momento tenho um casal num aquário nu, já lá tive uma postura que nem correu muito mal ate as 45 horas, os ovos ficam com um abanana, abanão e tentam nadar mas não conseguem, os pais metem-nos para a boca e devem em quando metem-nos fora e voltam para a boca, eu pergunto é normal isto acontecer, se não, porque é que acontece, o que poço fazer para melhorar?

Há isto pode ajudar!

Temperatura 26º

pH 6.8

KH 3ºd

GH 16ºd

NO₃ 0

NO₂ 1

Será algum parâmetro que não esteja a ajudar?

 

Boas, essa situação a que te referes é normal, os pais estão simplesmente a apanhá-los quando caiem ou a mudá-los para um local que acham mais seguro, e para isso utilizam a boca. Um factor de risco que pode ajudar no insucesso das posturas é o seguinte, possivelmente tens muitos casais para pouco espaço. Os pais sentem-se ameaçados e acabam por comer os pequenos. Ou separas o casal para outro aqua quando vires que estão quase a desovar, ou então tens que te livrar de 1 ou 2 casais. Já agora, que tamanho/litragem tem o teu aqua?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já para não dizer que os restantes escalares adoram alevins que não sejam deles.

 

Se tens posturas com mais que 1 casal não podes apagar a luz.

Tens de manter sempre alguma claridade no aqua para os pais poderem proteger os filhotes.

 

PauloA :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, essa situação a que te referes é normal, os pais estão simplesmente a apanhá-los quando caiem ou a mudá-los para um local que acham mais seguro, e para isso utilizam a boca. Um factor de risco que pode ajudar no insucesso das posturas é o seguinte, possivelmente tens muitos casais para pouco espaço. Os pais sentem-se ameaçados e acabam por comer os pequenos. Ou separas o casal para outro aqua quando vires que estão quase a desovar, ou então tens que te livrar de 1 ou 2 casais. Já agora, que tamanho/litragem tem o teu aqua?

Cumps.

 

;) Eu tenho dois aquários, um com 240 litros onde estão dois casais e restante população (quando há posturas divido a aquário a meio com um vidro, estas nunca passam do primeiro dia :thumbdown2: ) e um de 30 litros onde esta o outro casal sozinho, o aquário esta nu só tem um cone de desova ,(onde já tiveram uma postura) devo colocar alguma planta de folha larga ou assim, será pequeno para o casal, neste consigo ter ovos ate a altura de irem para a boca e depois desaparecem :eusathink: !

 

Já para não dizer que os restantes escalares adoram alevins que não sejam deles.

 

Se tens posturas com mais que 1 casal não podes apagar a luz.

Tens de manter sempre alguma claridade no aqua para os pais poderem proteger os filhotes.

 

PauloA :confused4:

 

:sign_welcome: Sim eu sei que não poço apagar a luz, mas os pais devem sentir-se ameaçados e comem-nos! :confused4: É a natureza!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

experimenta fazer como eu faço:

mantêm os teus 2 casais de escalares no aquário comunitário, se estiver bem plantado logo escolherão uma folha de aba larga para depositar os ovos; Verifica ( se puderes) que os ovos foram fertilizados pelo macho, depois tens 2 alternativas:

esperas que os alevins nasçam e sugas com um simples tubo de bomba de ar, e transferes para o teu 2º aquário de 30 l , ou então antes disso cortas a folha da planta com os ovos e transferes ( sempre com os ovos dentro de agua) para o aquário maternidade.

Depois é só aguardares que os ovos vinguem e nasçam os pequenos alevins. Nota bem: tens que pôr um filtro de esponja no aquário maternidade, de outro modo os pequenotes são literalmente sugados pelo filtro.

Abraço, Francisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais