Nothobranchius rachovii


MotarSolitario

Recommended Posts

Bruno

 

No meu site estão diversas informações sobre códigos de recolha. Penso que está lá o que precisas. Infelizmente o site tem estado inactivo desde há uns dias e assim deve continuar por mais outros tantos :wink: . Vai experimentando aceder ao endereço http://www.vascogomes.net mas dá-me pelo menos uma semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obg vasco eu bem que tentei atravez do site do apk ir a tua pagina, mas nao consegui, mas nao e a unica.

Entretanto consegui abrir a pagina do Alberto Reis, que tambem tem informaçao boa.

Mas fiquei baralhado:

eu coloquei turfa num recipiente no centro do aquario, mas no site do Alberto pareceume que ele diz par espalhar a turfa por todo o fundo do aquario.

Como acham que devo fazer?

Fiz bem?

ja agora se me poderem dizer o que quer dizer o codigo Moz 04/01, tambem agradeço.

Obrigada pela vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu site já está de novo online pelo que já lá podes ir consultar informações sobre códigos de recolha. Ainda está com alguns problemas mas espero tratar disso quando inserir as fotografias que tirei na convenção da APK.

 

Infelizmente não tenho ainda informação sobre o código MOZ 04/01. É uma viagem muito recente e ainda não recebí nada sobre isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estou imprecionado...

os peixitos sao um casal, e estao a crescer muito rapidamente.

Sao lindissimos especialmente o maxo, pena eu nao ter maquina para fotografar.

Ja agora alguem pode informar se devo ou nao colocar musgo java ou cabomba no aquario deles?

:(

Cada dia que passa gosto mais deles, parecem muito inteligentes.

parece conseguirem destinguir quando vou so para o computador e quando lhes vou dar comida, quando pego na caixa da comida ficam logo alerta a observar quando a colocarei la dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje pela primeira vez retirei a turfa e desidratei a mesma.

Espremi numa meia de senhora, depois coloquei numas folhas de jornais.

E com uma lupa e muita luz e paciencia la visturiei a turfa toda.

Infelizmente so encontrei 6 ovos.

E normal so encontrar esta quantidade de ovos ou normalmente sao mais?

o que fazer depois de encontrar os ovos?

Eu so coloquei uma caixinha um pouco de turfa e os 6 ovos la dentro.

Quardei num local fresco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Hoje tirei a turfa do aquario e estive a vereficar se havia ovos.

Encontrei 56 ovos depois de a passar a pente fino foram so 3 horas.

Mesmo assim optei por colocar novamente a turfa em todo fundo do aquario em x do tradicional tamparoware, mesmo sendo mais moroso e paciente.

A femea ja apresenta uma ferida no lombo nao sei se e normal, Quero dizer se e por ai que começam a definhar os anuais desta especie.

O maxo esta mais bonito que nunca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se a fêmea tem uma ferida o melhor mesmo é dar-lhe algum descanso ou corres o sério risco de a perder brevemente. A ferida pode ser causada por fricção com qualquer material existente no aquário ou pelo macho. Em qualquer dos casos o melhor é isolá-la até que fique curada. Apesar de não ter quase nenhuma experiência com anuais, o aparecimento de feridas não é um indício de velhice. Quando os peixes se aproximam do tempo de ir ter com o criador começam a ficar encurvados e a emagrecer, com ar vagamente senil.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, comprei agora um simpático casal de Nothobranchius rachovii, vi num site uma descrição a dizer que a femea é castanha, pois a minha é bastante pálida (branca) :D será que fui enganado? Até porque são bastante caros :x-mas: ....

No entanto o que queria mesmo era reprodução, segundo precebi é colocar uma caixa com uma entrada e com trufa la dentro, os peixinhos vao lá poe os ovos eu recolho seco e espero 6 meses... As duvidas são: Quando é que a femea está pronta para por os ovos ( a minha ta magrinha, e tanto o macho como a femea têm cerca de 3.5 cms), Onde é que posso arranjar trufa na zona de almada? (lojas de animais/ jardinagem???) o recipiente para colocar com a trufa no aquario tem que ser muito grande? tenho o casal junto com um beta, neon etc. , será que há problema?

Bem tou ansioso de ter sucesso na reprodução, embora saiba também que é bastante dificil e demoroso :D e estou também com bastante medo que o unico casal que tenho sofra Oodinium...

Espero que tudo corra bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais novidades:

a femea ontem ficou muito quietinha e acabou por morrer hoje de manha. Fiquei so com o maxo que separei para nao comer os ovos.

Agora digam-me se souberem:

Foi um tempo de vida normal para este peixe?

 

Agora vou esperar que os ovos nao se estraguem e para o ano vamos ver se temos mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Segundo indicação de uma pessoa com bastante experiencia, os Nothos. rachovii em aquario, se tudo correr bem e com temperatura entre 22/24 graus podem viver 8/12 meses.

Na natureza considera-se normal 6 meses de vida.

Pelo que li nestas mensagens parece-me que não podem ter tanto tempo.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Vou tentar ajudar naquilo que puder, porque embora tenha pouca experiência já reproduzi com sucesso várias espécies de Nothos entre eles os Rachovii. Gostaria ainda de dizer que embora muito bonitos não são uma espécie muito indicada para principiantes.

 

Mas enfim, já que os têm vamos tentar ajudar. Esta poderá não ser certamente a maneira correcta, mas era assim que eu fazia e como tive

sucesso dou as dicas e depois cada um tirará as suas próprias ilacções.

 

Antes de mais quando se pensa em reproduzir Nothos é fundamental os peixes estarem saudáveis, obviamente e bem alimentados. Assim eu começava a alimentá-los diáriamente 2 vezes ao dia de manhã e á noite com comida viva sempre que tinha e com comida congelada tambem.

Dois ou três dias depois de os ter começado a alimentar assim introduzia a turfa numa daquelas caixas do Ferrero Roche sem tampa e colocava-a no canto mais afastado do aquário. Eu criava os meus Nothos em temperaturas sempre a 25º e aquando da altura da reprodução subia para 26º para fomentar a reprodução. A partir daqui é só esperar que as coisas acontecem naturalmente, mas é quase sucesso garantido de que eles vão pôr ovos.

 

Cerca de duas semanas depois retiro a turfa e espremo bem em meia de senhora. O grau de humidade da turfa varia de espécie para espécie, mas para o caso dos Rachovii aconselho espremerem a turfa muito bem até não sair mais água e depois colocar em folha de jornal durante cerca de 10 horas agora no Inverno. No verão este tempo reduz drásticamente para menos de metade devido ao calor. Depois deste processo concluido ponho a turfa num saco herméticamente fechado e como se tratam de Rachoviis quase sem ar nenhum. O saco deverá ficar num local com temperaturas constantes a rondar os 25º . Depois é "só" esperar durante cerca de 8 meses e molhar a turfa.

 

P.S. Reparei que vocês todos se dão ao trabalho de contar os ovos.

Ufa que trabalheira. Confesso que nunca o fiz. Mas tambem é verdade que já molhei turfas em que não me nasceu nada e outras como as de Nothobranchius Foerschi já me chegaram a nascer mais de 300 peixes só numa turfa. Claro que ao fim de contares 150 te cansas, eh,eh....

 

Boa Sorte para todos com os vossos Rachovii

 

Sempre ao dispor

PedroFilipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...