Mudar de casa- aquario ás costas-JÁ TÁ


Recommended Posts

Boas;

 

Este mês vou mudar de casa, não para muito longe, (cerca de 5 Km) mas, não deixa de ser preocupante e trabalhosa toda a organização de mudança de casa. Como é perto, tem a vantagem de poder fazer varias viagens por dia.

 

Abri o tópico, não só para arrumar as ideias para a mudança, partilhar a experiência como tambem espero ser aconselhado e alertado para algo que falte ou esteja a fazer mal.

 

 

Em relação á casa, a mudança é "facilmente" (€) resolvida, depois de alguns orçamentos com várias empresas de mudanças, a mudança faz-se.

 

O problema é mesmo o aquario, não em si proprio mas tudo o que contem e o envolve,

Por ordem de "importância" para a mudança:

 

-Agua-Filtros-Peixes-----plantas-----Areia-Rochas----Termos e Iluminação (estas 2 ultimas ñão são motivo de preocupação)

 

Aquario a mudar:

 

150x60x60: 540 Litros

img023.jpg

 

 

Filtros:

1x eheim 2080

p6193535.jpg

 

2x eheim 2217

p6193536.jpg

 

Equipamento necessário á mudança:

 

- Aquario provisório montado na nova casa onde não estorve, para albergar temporariamente os peixes (este tem capacidade para 160 litros)

Este:

img08.jpg

 

[highlight=#FF8000]A banheira serviria para o mesmo efeito? (tenho muito receio que o ralo não vede bem..)[/highlight]

 

 

- Jerricans 2 x 65 litros para transporte e aproveitamento da água (velha) ciclada.

img013.jpg

 

- Muitos garrafoes de plástico de 5 litros (Luso, Caramulo,Gerês) para transportar cerca de 40 peixes.

 

- [highlight=#FF4040]Falta-me algo para transportar a areia, cerca de 50Kg seca, molhada nem sei![/highlight]

 

Procedimento para a mudança:

 

1 ou 2 dias antes:

 

- Deixar de dar comida aos peixes.- Impede que os peixes sujem muito a água nos garrafoes durante o transporte.

- Montar aqua provisório (160 litros) na casa nova

- Levar os dois jerricans (130 litros) com agua ciclada

- Levar e montar no aqua provisorio os 2 filtros eheim 2217- manter o maximo de bacterias vivas (devo perder 1 hora ou 2 nisto)

 

Dia seguinte:

 

- Encher outra vez os jerricans para aproveitar mais 130 litros de agua ciclada.

- Encher até meio os varios garrafões de plástico para transportar os peixes.

- Retirar pedras e plantas

- Desligar o eheim 2080

- Esvaziar o aqua ao maximo para apanhar os peixes facilmente e ir colocando nos garrafões.

- Retirar areia, ainda não sei para onde.

 

Transportar tudo para a nova casa

 

De imediato na casa nova:

- Ligar o eheim 2080 num dos jerricans de 65 litros

- Retirar os peixes dos garrafões para o aqua provisorio.

 

 

Esperar que a transportadora traga o aqua e o móvel sem partir nada, para depois começar a montar tudo calmamente.

 

Estarei a esquecer-me de alguma coisa?

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meu deus... que coragem... vais ter que ser rapido na passagem do filtro e da agua pa que tudo seja o menos mexido possivel... quantos peixes vais meter em cada garrafao?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da ultima vez que mudei o layot fiz 100% de água nova.O pH era igual por isso não me preocupei em nada.Tive 0 baixas.Acho que o mais importante é mesmo os filtros e não o aproveitamento da água.Na minha opinião ( e vale o que vale ) as bactérias andam quase todas albergadas nos filtros e substrato ao invés de andaram na água "ciclada".Pareces ter um layout simples,porque não metes os peixes nesse aquário de 160L enquanto mudas o aquário para a casa nova,fazes o layout e depois metes logo os peixes no aquário na casa nova?Parece-me que dessa maneira stressam menos.É apenas uma opinião e espero que não leves a mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coragem e força companheiro!

Quanto a vavula da banheira tenta por um pedaço de trapo que ajuda a vedar.Já passei por isso duas vezes com serca de 300l.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meu deus... que coragem... vais ter que ser rapido na passagem do filtro e da agua pa que tudo seja o menos mexido possivel... quantos peixes vais meter em cada garrafao?

 

Será a principal, ou uma das principais tarefas o transporte dos filtros e as suas ligações no aquario provisorio na nova casa, para não perder a carga biologica.

 

Vou meter por tamanhos, os frontosa serão, 1 por garrafão, já os cipris uns 5 ou 6...

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da ultima vez que mudei o layot fiz 100% de água nova.O pH era igual por isso não me preocupei em nada.Tive 0 baixas.Acho que o mais importante é mesmo os filtros e não o aproveitamento da água.Na minha opinião ( e vale o que vale ) as bactérias andam quase todas albergadas nos filtros e substrato ao invés de andaram na água "ciclada".

 

Boas Jorge,

 

É a 2ª opinião nesse sentido, começo a dar valor a essa opinião. Achas que nem vale apena aproveitar a agua para o aqua provisório? Dava-me imenso jeito até porque sou eu que vou acartar a agua.

 

Pareces ter um layout simples,porque não metes os peixes nesse aquário de 160L enquanto mudas o aquário para a casa nova,fazes o layout e depois metes logo os peixes no aquário na casa nova?Parece-me que dessa maneira stressam menos.É apenas uma opinião e espero que não leves a mal.

 

Nâo tinha pensado nisso, vou ponderar...muito obrigado pela tua opinião

 

Orlando

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coragem e força companheiro!

Quanto a vavula da banheira tenta por um pedaço de trapo que ajuda a vedar.Já passei por isso duas vezes com serca de 300l.

Abraço.

 

È um risco muito grande. :tongue:

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há cerca de 2 anos, também mudei de casa, como no teu caso relativamente perto (5 min carro)o que facilitou o transporte. Do aqua retirei tudo excepto maior parte da areia, o meu aqua é de 100Lt o que tornou a operação mais fácil que a tua.

 

Como tenho outro aqua de 60 Lt e estava desactivado, montei-o na casa nova com filtro, retirei agua do aqua de 100lt.

 

Não aconselho usares a banheira, normalmente as "marias" quando fazem as limpezas lavam com lixivia, produtos abrasivos (CIF, etc), o que poderá ser prejudicial para os peixes.

 

As plantas e peixes transportei nos sacos que nos costumam dar nas lojas quando se compram os peixes, como maior parte são guppys (cerca de 30) não tive problemas, meti cerca de 6/7 por saco.

 

Como tenho ampulárias e estava dificil apanhá-las a todas deixei ir quase toda a areia no aqua, a que retirei para poder fixar as plantas no aqua provisório transportei-a ainda húmida numa pequena bacia, como o percurso até a nova casa era de 5min não tive qualquer problema.

Se quiseres retirares areia sugeria talvez o transporte também em garrafões, o único senão que vejo será mesmo para a retirar, mas nada que não se resolvesse facilmente.

 

Este transporte fiz-o no meu carro, a transportadora apenas levou o aqua de 100lt com areia cerca de 2/3 dias depois, tenho que mencionar que a transportadora tinha um camião com elevador o que lhes facilitou a descida do aqua e consequentemente subi-lo para a nova casa, pelo que areia não foi muito mexida.

 

Não sei se o processo foi o mais correcto, o facto é que não tive qualquer problema nem nenhuma baixa.

Editado por fim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

força com isso e não desesperes!

 

Sei o que isso é... mudei de casa à 3 semanas atrás! só quem tem de o fazer é que sabe o quanto custa mudar o aquário.

 

No meu caso (120x50x60) foi quase mais fácil mudar o resto das coisas do que o aquário, em especial porque não o confiei aos tipos da empresa de mudanças, por isso fui eu a fazer tudo!

 

Quanto à vossa discussão da água ciclada... eu não tinha onde meter tanta água!

 

instalei um aqua mais pequeno na nova casa... mudei para lá água "velha", filtro e peixes... a restante água deitei fora.

 

depois enchi o aquário já na nova casa instalei o filtro e rezei para não haver desgraça! Não houve!

 

mas nem tudo é belo! morreram-me 2 tropheus na mudança! talvez com o stress... ;)

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo que por acaso não disse nem tu disseste mas é manutenção dos filtros.Eu nas 2 mudanças que fiz optei por 1 semana antes limpar o filtro e depois só voltar a limpar passado 2 semanas.Tu como tens 3 filtros podias limpar um na semana seguinte pois deve andar sempre algum lixo suspenso após a a mudança.Eu nas 2 mudanças que fiz o que me preocupou mais foi a temperatura da água onde os peixes ficaram e ambas as vezes deixei lá uma bomba de ar e nunca deitei comer.Dessas 2 vezes todo o processo demorou umas 8h aproximadamente e não tive qualquer baixa,nem um cardinal :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge,

 

É a 2ª opinião nesse sentido, começo a dar valor a essa opinião. Achas que nem vale apena aproveitar a agua para o aqua provisório? Dava-me imenso jeito até porque sou eu que vou acartar a agua.

 

 

 

Nâo tinha pensado nisso, vou ponderar...muito obrigado pela tua opinião

 

Orlando

Pois, mas não te esqueças das TPA´s generosas antes, para a água ficar semelhante ao depois.

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu montava o aqua pequeno na nova casa e levava para lá o filtro maior. Enchia o aquário pequeno com água do áquário grande.

 

Depois ia montando o grande com calma, se pudesse levava uns 40/50% da água velha. Montava o aquário principal com calma e metia o filtro grande que entretanto estaria no aqua peuqueno para o novo. Deixava o pequeno com o outro filtro.

 

A areia se desse deixava no aquário principal.

 

Arranjava uma tábua do tamanho do aquário principal, para transportarem o aquário em cima dessa tábua.

 

Se o peso da areia for muito.

 

Transportava a areia em baldes ou alguidares.

 

Os peixes transportava num balde ou em sacos.

Se stressarem muito, metia liquido anti-stress.

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Como andava por ai na "sombra" ;) resolvi actualizar este tópico.

 

 

Então a mudança comecou assim: (2 dias antes)

 

p8283982.jpg

 

Montagem do aqua provisorio na nova casa:

 

Seguindo o conselho do pessoal, não acartei agua de um lado para o outro, tive sim, o cuidado de mudar os filtros o mais rápido possivel para manter a colonia de bactérias.

 

Cá está o aqua provisório, o filtro grande eheim 2080 montei quando trouxe os peixes, 2 dias antes tinha só os 2 filtros pequenos e agua completamente nova.

Como o aqua não tinha peixes, meti um pouco de comida para as bactérias não morrerem :) á fome, não sei se fiz bem ou mal, mas foi o que me passou pela cabeça na altura :D .

p8283959.jpg

 

Começar a desmontar o aqua e preparar os garrafões de agua para transporte dos peixes:

 

Os garrafões:

p8283924.jpg

 

Tirar pedras:

p8283976.jpg

p8283927.jpg

 

 

Plantas e conchas, nas conchas é preciso verificar se tem algum peixe dentro: :fish_blue

p8283936.jpg

 

p8283938.jpg

 

e peixes:

p8283933.jpg

 

p8283928.jpg

 

Este rapaz que nunca se deixa fotografar:

p8283932.jpg

 

Desmontar o filtro, que já tinha alguma porcaria, mas nunca perdeu a força:

p8283942.jpg

 

Chegou a altura de levar o filtro e peixes para a casa nova, no entanto, :o lembrei-me que tinha um pequeno aquario com Reds, na cozinha. Sem grandes preocupações retirei-lhe a agua quase toda para 2 garrafões e siga para bingo, com ele em peso com substracto, plantas e camarões, o tempo não era muito. :roll:

 

Transformei o POLO em carrinha e toca a meter tuda lá para dentro:

 

O filtro á frente:

p8283946.jpg

 

o resto, lá para trás:

 

Aqua dos camarões:

p8283947.jpg

 

Os peixes em garrafões devidamente amparados:

p8283950.jpg

 

Pelo sim pelo não, levei 2 garrafões de reserva com agua do aquario , não fosse acontecer algum acidente com os dos peixes.

 

Da garagem para a casa, um carrinho de super-mercado deu um jeitão:

 

p8283953.jpg

 

p8283954.jpg

 

Em casa passar os peixes e plantas para o aqua provisório:

 

p8283963.jpg

 

p8283960.jpg

 

e devolver a agua ao aqua dos Reds assim como ligar o filtro "cascata":

 

p8283973.jpg

 

p8283975.jpg

 

p8283974.jpg

 

Voltar á casa antiga para tratar do resto do aquario:

 

Tirar a areia toda para o lixo:

 

p8283979.jpg

 

p8283978.jpg

 

Secar e limpar o aquario :chainsaw :

 

p8283981.jpg

 

Infelizmente uma destas tampas não chegou ao destino. :evil:

 

p8303988.jpg

 

2 dias depois chega a transportadora e:

p8293984.jpg

 

p8293983.jpg

 

Quando este aqua foi montado, foram precisas 5 pessoas, 4 para acartar e uma para dar ordens (que era eu) :mrgreen: Que diga a AquaVitro. Até porque havia escadas para descer/subir e curvas muito apertadas.

 

Para meu espanto, para o levar foram 2 pessoas (pessoas não eram :o ... com uma força daquelas :?: , mas não sei o que lhes chamar sem ser ofensivo. :toma ) uma á frente e outra a trás. A descer escadas... _eek

 

Com o móvel a mesma coisa, que é bastante mais pesado que o aquario...

 

O aqua já na casa nova e no sitio certo:

 

p8303987.jpg

 

Depois foi começar a encher de areia, pedras e agua

 

p9024009.jpg

 

Ir adaptando os peixes á nova agua:

 

p9064068.jpg

 

p9064070.jpg

 

p9064080.jpg

 

p9064086.jpg

 

p9064090.jpg

 

 

O aqua todo montado:

 

p9064095.jpg

 

 

Os primeiros habitantes deste aquario, foram cerca de 30 Reds juvenis do pequeno aquario de cozinha que tive de desmontar. (teve que ser desmontado porque a patroa também manda :marrar e eu já não inha muita paciencia para ele)

 

Devo dizer que quando entraram os Ciclideos, deixei de os vêr. Minto...ainda vi um adulto durante algum tempo:

 

p9064110.jpg

 

p9064106.jpg

 

p9064107.jpg

 

Agora é esperar a importação do Gil, para novos habitantes.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que Trabalheira..uff. Por acaso é algo que nos últimos dias me têm vindo a a cabeça se um dia tiver de mudar um aquário de casa ou trocar a fauna, vai ser uma dor de cabeça.

 

No meu caso que mantenho aquários plantados, sempre que é para apanhar um peixe, é de loucos... só algumas espécies se deixam enganar e tenho que recorrer a uma folha de acetato para os prender num canto e assim jogar-lhes o camaroeiro. No outro dia para tirar uns rosthodomos (tetra nariz vermelho) de dentro do meu 50l foi praticamente impossível, estes são extremamente rápidos, desconfiados e esquios, passando por qualquer abertura de troncos e pedras, escondendo-se atraz de plantas de tal forma que desapareciam. Não estava para arriscar destruir o layout e matar os ottos e tetras borboletas do coração..lol

 

Mas muitos parabéns, por esperiência própria, uma reinauguração é sempre mais trabalhosa que uma inauguração!!

 

Sheers

Editado por Vegans
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, que mega projecto

 

mas foi muito bem efectuado... tanto que as unicas baixas, pelo que percebi, foram os inverts que serviram para alimentar outros...

 

para bens por um processo complicado bem realizado

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que Trabalheira..uff. Por acaso é algo que nos últimos dias me têm vindo a a cabeça se um dia tiver de mudar um aquário de casa ou trocar a fauna, vai ser uma dor de cabeça.

 

No meu caso que mantenho aquários plantados, sempre que é para apanhar um peixe, é de loucos... só algumas espécies se deixam enganar e tenho que recorrer a uma folha de acetato para os prender num canto e assim jogar-lhes o camaroeiro. No outro dia para tirar uns rosthodomos (tetra nariz vermelho) de dentro do meu 50l foi praticamente impossível, estes são extremamente rápidos, desconfiados e esquios, passando por qualquer abertura de troncos e pedras, escondendo-se atraz de plantas de tal forma que desapareciam. Não estava para arriscar destruir o layout e matar os ottos e tetras borboletas do coração..lol

 

Mas muitos parabéns, por esperiência própria, uma reinauguração é sempre mais trabalhosa que uma inauguração!!

 

Sheers

 

Epa..se fosse um plantado, não sei o que seria... mais umas noites sem dormir era concerteza...

espero não mudar mais, ou melhor, se for para um aqua maior é na boa. Tenho parede para isso...

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suponho que tenhas tido 0 baixas que é o mais importante bigsmile

Quer dizer se juntares a 1º foto á entrada dos ciclideos eles agradeciam :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além da trabalheira ainda te deste ao trabalho de documentar. Obrigado pelo contributo! :animal_fish:

 

Mudei de casa há 1 mês mas esperei pela mudança para comprar um aqua. Quanto tiver que mudar nem quero imaginar. Uma mudança é complicada o suficiente sem aquários!

 

E tu tinhas um aqua provisório... sem ter 1 só se fosse mesmo na banheira (há quem só tenha poliban!).

 

Felizmente correu tudo bem. Congratz!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens, tambem vou ter o mesmo stress que tu, com um aqua do mesmo tamanho, e isto so em vidro sao mais de 120kg :S...

o problema é que no meu caso sao 130km de distancia para onde vou mudar o aqua.... lolo mas nao ha-de ser nada tb, desde que os homens nao partam nada :P abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suponho que tenhas tido 0 baixas que é o mais importante :D

Quer dizer se juntares a 1º foto á entrada dos ciclideos eles agradeciam :lol:

 

`

É sem duvida uma boa combinação, Cerveja/Camarão

 

Para além da trabalheira ainda te deste ao trabalho de documentar. Obrigado pelo contributo! :)

 

As fotos foi a parte mais fácil..

Quando tirava as fotos, era quando descansava e dava uns golitos na(s) SAGRES...

 

 

Mudei de casa há 1 mês mas esperei pela mudança para comprar um aqua. Quanto tiver que mudar nem quero imaginar. Uma mudança é complicada o suficiente sem aquários!

 

Foi o melhor que fizeste, mais vale esperar que complicar...

 

 

parabens, tambem vou ter o mesmo stress que tu, com um aqua do mesmo tamanho, e isto so em vidro sao mais de 120kg :S...

o problema é que no meu caso sao 130km de distancia para onde vou mudar o aqua.... lolo mas nao ha-de ser nada tb, desde que os homens nao partam nada ;) abraço

 

Nunca é demais de dizer aos homens "Muito cuidado com o aquario!"

 

Boa sorte!.

 

Obrigado pelos coments

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.